Microsoft e Amazon vão demitir 28.000 funcionários esta semana
Nem mesmo as grandes empresas fogem à crise e às dificuldades económicas. E, tal como já aqui havíamos referido, só neste mês de janeiro houve mais 74% de demissões no setor tecnológico do que em dezembro de 2022.
Sabemos também que nomes como a Amazon e a Microsoft lideram essa mesma taxa de despedimentos e as últimas informações avançam que estas duas gigantes vão despedir, juntas, cerca de 28.000 funcionários ainda esta semana.
O ano de 2023 não começou lá muito bem no mundo tecnológico. São muitas as notícias que mostram que a situação não está fácil, sendo que algumas marcas já fizeram cortes ao nível da produção dos seus equipamentos e também baixaram o preço de alguns produtos para tentar fazer frente à inflação económica que se faz sentir atualmente.
Microsoft e Amazon vão despedir 28.000 pessoas esta semana
Já sabemos que estas duas empresas se preparam para despedir milhares de trabalhadores, mas o número real chega a ser assustador. Segundo as informações, já esta semana a Microsoft e a Amazon se preparam para despedir juntas cerca de 28.000 funcionários. Em concreto, a empresa do sistema operativo Windows tem planos para demitir 10.000 trabalhadores, enquanto que a marca de comércio digital vai dizer adeus a 18.000 pessoas que compõem a sua força de trabalho.
A nível de percentagem, se considerarmos os cerca de 221.000 trabalhadores em todo o mundo da Microsoft, então estamos a falar de cerca de 5% do seu pessoal. Já a quantidade de despedimentos da Amazon representam cerca de 1%, mas se considerarmos os 350.000 funcionários dedicados aos armazéns e entregas, então essa percentagem sobe para 6%.
Este fenómeno tem várias causas, sendo que a pandemia da COVID-19 tem sido apontada como uma delas, uma vez que nesta altura a empresa de Redmond contratou cerca de 50.000 pessoas a mais para responder às necessidades e à enorme quantidade de pedidos. Mas a culpa é sobretudo atribuída à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Este conflito trouxe várias consequências para a maioria dos setores, incluindo o tecnológico, uma vez que promoveu a inflação económica que temos vivido e que se traduziu no aumento dos custos de produção, entre outros.
Espera-se que no próximo dia 24 de janeiro a Mictosoft apresente os seus resultados financeiros. Para além disso, o CEO Satya Nadella adiantou que "num mundo que enfrenta crescentes ventos contrários, a tecnologia digital é o melhor vento a favor. Estamos focados em ajudar os nossos clientes a fazer mais com menos, enquanto investimos em áreas de crescimento secular e gerimos a nossa estrutura de custos de maneira disciplinada".
Este artigo tem mais de um ano
Isto está a ser uma debandada de pessoas no mundo da tecnologia que só visto.E,ou muito me engano,ou isto não vai ficar por aqui.Está tudo a cortar nos custos. 😐
No entanto, mesmo com despedimentos ainda não vi qualquer alteração ou falha nas plataformas.
Parece o Twitter que reduziu a massa laboral mas que continua a funcionar em pleno.
Ainda não percebi a necessidade destas empresas de contratarem tanto só para dizerem que têm muitos funcionários.
Viva Diogo
Acho que o melhor mesmo é o Diogo juntar-se a uma dessas empresas, e avaliar por si só o porquê destas empresas necessitarem de “tantas” (e em muitos casos, tão poucas) pessoas para exporem as funcionalidades que todos podemos usufruir dos serviços que estas empresas providenciam-nos. Assim vai conseguir perceber qual é realmente o esforço que existe em manter clientes o mais felizes e fidelizados possíveis.
Com certeza não deve achar que o ChatGPT está por detrás de tudo, nem que os robôs da Boston Dynamics estão capazes de fazer todo e qualquer ação?
Sim, existem muitos postos que se vêem como redundantes, necessidade criada a partir de uma excepção e de um boom (covid) em que as empresas tecnológicas foram requisitadas como não antes e que todos agradecemos termos podido manter a qualidade de serviços! Por alguma razão foi!
Não quero com isto dizer que não existem erros, e que se calhar em vez de 10 pessoas, 9 teriam sido suficientes. Mas repare, só aqui são 10%. As empresas estão a avaliar 1% ou 6%. Não me parece que seja “tanto” só para os números.
Sandokas, és um fervoroso da tecnologia.
Candidata-te a um lugar desocupado. Tens umas ideias muito à frente! 😉
vai tudo trabalhar para o sector primário 😛
Mesmo assim não existe falta de trabalho na área, há muitas empresas a procura de colaboradores.
Desde que sejam os incompetentes por mim está tudo bem.
PS: Último parágrafo tem “Mictosoft” em vez de Microsoft.
Não queria confinamento lá atrás no tempo e parar o mundo?
Não defendiam com unhas e dentes ficar em casa a ver Netflix e afins por causa de uma doença que afinal não era assim tão mortífera para pessoas saudáveis?
Então agora colham os frutos disso, só temos aquilo que pedimos.
A brincadeira de ficar em casa em 2020/21 não ia sair de borla 😉
Mas sim eu sei a culpa foi do Passos Coelho =)
Então mas a Amazon foi das empresas que mais lucrou com o confinamento…
Não faltam vagas de Ministro, Secretário ou Sub-Secretário de Estado cá em Portugal …
Basta terem “perfil de corrupto” para poderem concorrer.
Bem eu presumo que a area de programacao nao e assim tao facil de se manter no topo apenas com meia duzia de funcionarios. Vejam o caso do kernel linux, e os milhares de colaboradores que existem, e o resultado e a cada 2 meses uma nova release mais estavel e funcional. Dei o caso do kernel mas tambem existem outros exemplos no caso da microsoft, se ja anda mal a desenvolver os seus produtos e a reduzir pessoal essencial (eu acho se forem o caso de programadores) de certeza que isso se ira reflectir no produto final. Digamos que ha prazos a serem cumpridos nas empresas e menos uma cabeca a pensar faz alguma diferenca. Estou apenas a referir-me na area da programacao.
Se contrataram 50000 e agora despedem 10000, então até nem foi mau. No fundo criaram mais 40.000 postos de trabalho em 2 anos.
De que se queixam?
Porque pode não parar por aqui.Com o advento disto da Inteligência Artificial muitos postos de trabalho podem ficar em risco.Quem está lá “em cima”(se me faço entender),é que manda e esses em princípio quando o barco está a meter água as decisões que tomam são sempre as de suprimir os postos de trabalho.Pelos vistos tem sido aos milhares em grandes empresas mundiais.E não só.Até pequenas e médias empresas têm feito o mesmo.
As empresas Americanas são muito ágeis a despedir,, ou quando tem probllemas, ou quando pensam que podem vir a ter problemas. Mas também são muito ageis a contratar. O mercado de emprego americano é muito mais dinâmico que o europeu, o que tem obviamente desvantagens e vantagens. Contudo mostra muito maior proatividade da gestão das empresas e normalmente conduz a um maior crescimento económico.
Além disso, é também um facto importante que estas empresas são cotadas em bolsa e que os americanos investem muito na bolsa, direta e indiretamente. Assim estes despedimentos costumam levar a um aumento do lucro das empresas e a uma valorização das acções, ou a uma queda menor quando o mercado está em baixa. Isto tem impacto no dinheiro disponível pelas famílias americanas e com impacto na economia.
Não é o caso destas grandes empresas, mas muitas vezes uma empresa que não sabe reduzir os custos na altura certa pode conduzir a curto prazo à falência, despedindo 100% das pessoas.
O importante é que as pessoas despedidas sejam apoiadas, tanto com um rendimento satisfatório, e essencialmente com novas oportunidades de emprego, boa educação, e promover uma mentalidade adequada.
Hoje,Sexta-feira,dia 20 de Janeiro de 2023—>(https ://www-jornaldenegocios-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/amp/dona-da-google-vai-despedir-12-mil-trabalhadores). Vejam bem,a Google prepara-se para despedir 12.000 trabalhadores dos seus quadros a nível mundial.Eu não disse que isto vai ser uma bola de neve daqui para a frente ?? Que até pequenas e médias empresas vão seguir os mesmos passos que estas gigantes devido à mais que provável recessão económica mundial prevista já para este ano e devido ao advento de tecnologias como a Inteligência Artificial ?? Infelizmente isto está a confirmar-se. 😐