Quantcast
PplWare Mobile

Microsoft e Amazon vão demitir 28.000 funcionários esta semana

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. SANDOKAN 1513 says:

    Isto está a ser uma debandada de pessoas no mundo da tecnologia que só visto.E,ou muito me engano,ou isto não vai ficar por aqui.Está tudo a cortar nos custos. 😐

    • Diogo says:

      No entanto, mesmo com despedimentos ainda não vi qualquer alteração ou falha nas plataformas.
      Parece o Twitter que reduziu a massa laboral mas que continua a funcionar em pleno.

      Ainda não percebi a necessidade destas empresas de contratarem tanto só para dizerem que têm muitos funcionários.

      • Gonçalo Gonçalves says:

        Viva Diogo

        Acho que o melhor mesmo é o Diogo juntar-se a uma dessas empresas, e avaliar por si só o porquê destas empresas necessitarem de “tantas” (e em muitos casos, tão poucas) pessoas para exporem as funcionalidades que todos podemos usufruir dos serviços que estas empresas providenciam-nos. Assim vai conseguir perceber qual é realmente o esforço que existe em manter clientes o mais felizes e fidelizados possíveis.

        Com certeza não deve achar que o ChatGPT está por detrás de tudo, nem que os robôs da Boston Dynamics estão capazes de fazer todo e qualquer ação?

        Sim, existem muitos postos que se vêem como redundantes, necessidade criada a partir de uma excepção e de um boom (covid) em que as empresas tecnológicas foram requisitadas como não antes e que todos agradecemos termos podido manter a qualidade de serviços! Por alguma razão foi!

        Não quero com isto dizer que não existem erros, e que se calhar em vez de 10 pessoas, 9 teriam sido suficientes. Mas repare, só aqui são 10%. As empresas estão a avaliar 1% ou 6%. Não me parece que seja “tanto” só para os números.

    • deepturtle says:

      Sandokas, és um fervoroso da tecnologia.
      Candidata-te a um lugar desocupado. Tens umas ideias muito à frente! 😉

    • Franxiko says:

      vai tudo trabalhar para o sector primário 😛

    • Naodouonome says:

      Mesmo assim não existe falta de trabalho na área, há muitas empresas a procura de colaboradores.

  2. says:

    Desde que sejam os incompetentes por mim está tudo bem.

  3. Fusion says:

    Não queria confinamento lá atrás no tempo e parar o mundo?
    Não defendiam com unhas e dentes ficar em casa a ver Netflix e afins por causa de uma doença que afinal não era assim tão mortífera para pessoas saudáveis?

    Então agora colham os frutos disso, só temos aquilo que pedimos.
    A brincadeira de ficar em casa em 2020/21 não ia sair de borla 😉

    Mas sim eu sei a culpa foi do Passos Coelho =)

  4. Jorge says:

    Não faltam vagas de Ministro, Secretário ou Sub-Secretário de Estado cá em Portugal …
    Basta terem “perfil de corrupto” para poderem concorrer.

  5. Profeta says:

    Bem eu presumo que a area de programacao nao e assim tao facil de se manter no topo apenas com meia duzia de funcionarios. Vejam o caso do kernel linux, e os milhares de colaboradores que existem, e o resultado e a cada 2 meses uma nova release mais estavel e funcional. Dei o caso do kernel mas tambem existem outros exemplos no caso da microsoft, se ja anda mal a desenvolver os seus produtos e a reduzir pessoal essencial (eu acho se forem o caso de programadores) de certeza que isso se ira reflectir no produto final. Digamos que ha prazos a serem cumpridos nas empresas e menos uma cabeca a pensar faz alguma diferenca. Estou apenas a referir-me na area da programacao.

  6. Yamahia says:

    Se contrataram 50000 e agora despedem 10000, então até nem foi mau. No fundo criaram mais 40.000 postos de trabalho em 2 anos.
    De que se queixam?

    • SANDOKAN 1513 says:

      Porque pode não parar por aqui.Com o advento disto da Inteligência Artificial muitos postos de trabalho podem ficar em risco.Quem está lá “em cima”(se me faço entender),é que manda e esses em princípio quando o barco está a meter água as decisões que tomam são sempre as de suprimir os postos de trabalho.Pelos vistos tem sido aos milhares em grandes empresas mundiais.E não só.Até pequenas e médias empresas têm feito o mesmo.

  7. dfs says:

    As empresas Americanas são muito ágeis a despedir,, ou quando tem probllemas, ou quando pensam que podem vir a ter problemas. Mas também são muito ageis a contratar. O mercado de emprego americano é muito mais dinâmico que o europeu, o que tem obviamente desvantagens e vantagens. Contudo mostra muito maior proatividade da gestão das empresas e normalmente conduz a um maior crescimento económico.
    Além disso, é também um facto importante que estas empresas são cotadas em bolsa e que os americanos investem muito na bolsa, direta e indiretamente. Assim estes despedimentos costumam levar a um aumento do lucro das empresas e a uma valorização das acções, ou a uma queda menor quando o mercado está em baixa. Isto tem impacto no dinheiro disponível pelas famílias americanas e com impacto na economia.
    Não é o caso destas grandes empresas, mas muitas vezes uma empresa que não sabe reduzir os custos na altura certa pode conduzir a curto prazo à falência, despedindo 100% das pessoas.
    O importante é que as pessoas despedidas sejam apoiadas, tanto com um rendimento satisfatório, e essencialmente com novas oportunidades de emprego, boa educação, e promover uma mentalidade adequada.

  8. SANDOKAN 1513 says:

    Hoje,Sexta-feira,dia 20 de Janeiro de 2023—>(https ://www-jornaldenegocios-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/amp/dona-da-google-vai-despedir-12-mil-trabalhadores). Vejam bem,a Google prepara-se para despedir 12.000 trabalhadores dos seus quadros a nível mundial.Eu não disse que isto vai ser uma bola de neve daqui para a frente ?? Que até pequenas e médias empresas vão seguir os mesmos passos que estas gigantes devido à mais que provável recessão económica mundial prevista já para este ano e devido ao advento de tecnologias como a Inteligência Artificial ?? Infelizmente isto está a confirmar-se. 😐

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.