Fim do suporte ao Windows 10 pode enviar 240 milhões de PCs para aterros sanitários
O plano da Microsoft de acabar com o suporte ao sistema operativo Windows 10 poderá resultar na eliminação de cerca de 240 milhões de computadores pessoais (PC), aumentando potencialmente os resíduos em aterros, afirma relatório.
Fim do Windows 10 poderá gerar 480 milhões de kg em resíduos
Embora muitos PCs possam permanecer funcionais durante anos após o fim do suporte do sistema operativo, a Canalys Research advertiu que a procura de dispositivos sem atualizações de segurança poderá ser baixa.
A Microsoft anunciou um plano para fornecer atualizações de segurança para dispositivos Windows 10 até outubro de 2028 por um preço anual não revelado. Se a estrutura de preços para o suporte alargado ao Windows 10 espelhar as tendências do passado, a migração para PCs mais recentes poderá ser mais económica, aumentando o número de PCs mais antigos que vão para a sucata, disse a Canalys.
A Microsoft pretende descontinuar o suporte ao Windows 10 até outubro de 2025. A próxima geração do sistema operativo, que deverá trazer tecnologia avançada de inteligência artificial para os PCs, poderá impulsionar o seu lento mercado.
A Microsoft não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o impacto ambiental da eliminação dos dispositivos compatíveis apenas com o Windows 10. Os discos rígidos utilizados nos computadores pessoais e nos servidores de armazenamento de dados são reciclados para recolher materiais a utilizar nos motores de veículos elétricos e até na produção de energia renovável.
Transformar computadores em fim de vida útil em ímanes que alimentam tecnologias sustentáveis como veículos elétricos e turbinas eólicas ajudará a satisfazer a crescente procura global de eletricidade.
Afirmou Peter Afiuny, Diretor Comercial da Noveon Magnetics. Afiuny acrescentou que os discos rígidos (não só de PCs com Windows 10) são frequentemente descartados antes de atingirem o fim da sua vida útil, criando um excesso de resíduos de materiais magnéticos de terras raras.
A empresa de reciclagem de baterias Redwood Materials afirmou que as baterias podem ser recicladas quase infinitamente para recuperar metais como o lítio, o cobalto, o níquel e o cobre.
Leia também:
Distribuição Linux neles e se for o caso doar para escolas
Não precisam de enviar 240 milhões de PCs para aterros sanitários, instalem LINUX
E que tal um Linuxzinho nesses PCs? Não?
Como este planeta é rico…
O planeta não é rico….é bastante esgotável até, nós é que vivemos na abundância como se não o fosse!
em 2025 os pc’s não conformes vão ter mais de 8 anos…, e sempre vai ter a possibilidade de ter o suporte alongado desde que paguem as atualizações. o Windows 10 foi lançado em 2015…
Ainda esta semana instalei Linux Mint num Macbook Pro de 2010 que a minha irmã tinha e ia deitar o portátil ao lixo porque era muito lento e tinha a bateria viciada…comprei uma bateria nova e temos portátil para mais uns anos, ela até ficou surpreendida com a rapidez do sistema e adaptou-se bem. Há sempre opções, temos de começar a fazer menos desperdício e poupar o planeta.
Pois, deixa ela começar a precisa de softwares que só trabalhem noutros sistemas que vais ver o que vai acontecer ao Mac pro, chuta pó canto….
13 anos na informática é muito tempo o equipamento é feito para operar sempre numa média de 10 anos depois disso é por arames, sempre foi assim e sempre será, por mais que se tente dar a volta…
WINE.
Filho o wine não faz, nem nunca fez milagres, eu uso Linux sei bem do que falo…
De onde o instalas? Da app store do linux, do synaptic ou do site? Qual é a versão?
Eu tenho-o instalado e funciona muito bem. O problema das app stores do Mint e do Ubuntu é estarem desatualizadas. Por essa razão eu só o retiro do site.
Claro que nem tudo corre lá mas sei que 80% dos programas e jogos do Windows correm lá. Eu jogo um videojogo que gosto muito mas só tem versão Windows e graças ao WINE posso o jogar.
WINE 8.0.2 Stable (retirado do site winehq.org)
tantos pc’s ainda com o 7
e servidores fom o server 2008
e as vezes em coisas e instituiçoes importantes.
O win10 mesmo sem atualizações en 2030 ainda vai haver muitos
Olha tantos com win 7, o problema é que ainda no setor empresarial anda maquinas com 40 anos a funcionar e em diante, MS_DOS, win95, 98, 2000, WinXP, Vista, seven, win8. Simplesmente são maquinas que controlam outras maquinas e tem softwares proprietários que não foram atualizados para ser instalados em versões mais recentes tanto de hardware como de sistemas operativos…
Muitas vezes a maioria da malta nem sonha que há fabricas, edifícios empresariais inteiros a funcionar com tecnologia mais que obsoleta e continua a ser mantida a funcionar, simplesmente ir trocar tudo, envolve custos astronômicos e por norma só é mesmo trocado quando os custos de manutenção já começam a ficar perto de ter de comprar algo mais moderno para continuar…
O problema maior é a malta continuar a misturar pc’s domésticos e empresarial, os pc’s domésticos não duram tanto, como os que são usados para o setor empresarial e mesmo sem qualquer suporte depois de este deixar de existir duram e duram até justificar a troca…
Nada contra meter linux nisso, mas provavelmente havia mais que podia ser feito. Tenho lá um iMac de 2007 (Core 2 Duo T7700 com 2Gb de ram) que foi só trocar lhe o disco por um SSD barato e atualizar para o último OSX suportado. Corre lindamente, muito melhor que o que eu estaria à espera. Para ver meia duzia de sites, youtube e bater uns textos, tá excelente. Nem sequer é lento a fazer isto. Era uma pena desperdiça-lo, tem um ecrã de 24′ bastante bom e umas colunas excelentes.
O pinguim me chama… xD
Isto na realidade, não é bem assim, quem lêr isto pensa que os pc’s vão para aterros, são sucata e como tal, são reciclados todos os metais do qual foram feitos para fazer outras coisas, ponto…
Agora é que a malta anda muito preocupada com durabilidades e afins, isto é tudo balelas, apenas interesses, pois os Gigantes não querem saber disso para nada, eles só querem meter inovação cá fora e mesmo assim dar 10 anos de suporte já é muito bom, em 10 anos muda-se muita coisa, não se pode querer que maquinas obsoletas ao fim de uma década ainda tenham capacidade de competir com as acabadas de sair para correr com os novos softwares cada vez mais exigentes, o mundo gira em massa sobre o Windows, a seguir MAC Os e por fim Linux a nível de desktop, o ultimo ainda está a anos luz dos outros por falta de maior suporte de softwares competitivos ao nível dos mais usados na concorrência, se não se calhar o paradigma era outro…
Nada está concebido para durar muitos anos e neste momento a tecnologia evolui muito rápido nem dá para pensar muito no assunto, qualquer dia nem de pc vamos precisar, apenas um mero simples equipamento e trabalha-se virtualmente tudo via internet.
+1
E depois lá vem o Bill Gates com a sua fundação a querer salvar o planeta etc hipocrisia!!!!
Ahaha, a malta do linux está cá em peso. Não creio que a maioria faria isso. Quem está habituado ao Windows fica no windows, na maioria das vezes. E não creio que a maioria iria deitar o pc para o lixo. Provavelmente irão ficar com o pc sem atualizações.
Isso já acontece, o problema depois é o suporte dos restantes programas que usam, simplesmente vão deixando de ser suportados para aquele sistema operativo e deixam simplesmente de funcionar corretamente ou na totalidade, obrigando mesmo a ter de se atualizar para versões mais recentes…
Eu usei Windows durante 20 anos ou mais, e depois mudei para Linux, e posso dizer que a máquina com 14 anos funciona perfeitamente bem.
A nível de suporte, há mais documentação na net, para Linux, do que para Windows.
Vamos lá ver uma coisa, mudou é porque não usa nada que dependa do windows, agora linux sim é uma boa opção para máquinas mais velhas em que para correr Windows já são mais limitadas, tem muito suporte, de resto ter mais informação sobre como resolver problemas no windows, nem por isso, a informação existe em grande escala mas tal como no Linux tem de a saber interpretar…
Os dois Pcs que tenho foram comprados recondicionados, um tem Debian 12 e outro tem Linux Mint 21.2 com suporte até Abril de 2027. Se já reutilizei para poupar uns euros, o planeta e vou continuar. Depois vem a M$ falar em sustentabilidade, não me façam rir. Em Portugal um PC dito normal custa no minimo 800€, foi exatamente o que dei por um portátil e uma Workstation HP Z600 dual Xeon e 32GB de Ram. Estar com Linux chega a ser entediante por ser só usar e quase não dar problemas, a menos que faça asneira. Para quem quiser faça o seguinte: no windows usem aplicações que façam o que pretendem mas que sejam usadas em Linux, dessa forma será mais fácil migrar, foi o que fiz e só dependo de impressão de dvds que faço em máquina virtual. Ajudem o software de código aberto e não usem pirataria, vão ficar mais seguros.
Para mim este ano foi de mudança, estou pronto para a “morte” do Windows 10
Ainda há máquinas bem antigas a funcionar com windows 11 (SSD e aumento de RAM ajuda !)
Uso Linux em larga escala no que posso, depois há muitas áreas que não dá. Trabalho em audiovisuais e o software é todo para Windows ou Mac e têm ligação a hardware que só há drivers para Windows ou Mac, para Linux é muito raro.
É realmente pena que a Microsoft não faça no Windows 11 a mesma compatibilidade que tem o 10.