TOP 5 distribuições Linux mais populares em 2020! Usa alguma delas?
O ano de 2020 trouxe várias novidades ao mundo Linux. Em alguns períodos do ano, a adoção do Linux chegou mesmo a crescer sendo que, atualmente, tem apenas 2% da quota de mercado. Dentro das distribuições Linux houve também algumas novidades e o Linux Ubuntu parece já não ser a distribuição mais popular.
Conheçam quais as 5 distribuições Linux mais populares em 2020.
Tal como fizemos em outros anos, o TOP 5 das distribuições Linux apresentadas neste artigo teve como base o parâmetro hits per day disponibilizados no site Distrowatch.
5 - Pop!_OS
Pop!_OS é um o nome (original) que a empresa System76 (fabricante de referência no mercado do Linux) decidiu dar ao seu sistema operativo direcionado para quem costuma “criar” coisas com o computador. O objetivo desta distribuição é facilitar o trabalho de engenheiros, programadores, devops, etc, garantindo a melhor produtividade de cada um.
Esta distribuição é muito semelhante ao Linux Ubuntu, mas mais robusta em termos de design. Além disso, esta distribuição tem também especial foco na privacidade.
4 - Ubuntu
O Ubuntu sempre foi uma das distribuições Linux que mais atraiu os utilizadores, quer os mais antigos como os mais recentes. De utilização simples e direta, mostra a forma como a Canonical entende que deve ser um sistema operativo.
No entanto, os utilizadores têm vindo a trocar o Ubuntu por outras distribuições. Com o novo Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” a Canonical trouxe uma evolução e não propriamente uma revolução do sistema operativo.
3 - Mint
Quando se fala em distribuições Linux estáveis e com bom look and feel o Linux Mint é provavelmente dos primeiros da lista. Esta distribuição, que é baseada no Ubuntu, tem evoluído significativamente e até já ultrapassou a distribuição da Canonical.
Em junho foi lançado o novo Linux Mint 20 que está disponível com os ambientes gráficos de trabalho MATE, Cinnamon e Xfce.
2 - Manjaro
O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).
O Manjaro Linux é uma das melhores distribuições da atualidade.
1 - MX Linux
Chama-se MX Linux e é a distribuição Linux mais popular do momento segundo o site DistroWatch. Esta distribuição ultrapassou outras bastante populares, como é o caso do Ubuntu ou Debian, e tem ganho várias novas funcionalidades.
Para quem procura uma distribuição Linux leve, mas com bom suporte, a nossa sugestão de hoje vai para a nova versão da distribuição MX Linux. Esta distribuição Linux continua a ser a mais popular segundo o site DistroWatch.
E são estas as cinco distribuições Linux mais populares segundo o popular site Distrowatch. O Pplware testou todas as distribuições aqui apresentadas e são todas bastante estáveis e até simples de trabalhar. Outra característica comum a estas distribuições são as comunidades que as acompanham, disponibilizando fóruns e espaços de discussão.
Este artigo tem mais de um ano
Manjaro é a minha escolha, estou a testar Garuda que é Arch based e está interessante.
Ainda uso Windows 10 porque gosto de jogar aqui e ali, cada vez menos mas ainda jogo e Windows 10 é must have na minha opinião.
Uso MacOS que para mim até é a mais popular
Isso não é uma distribuição linux…
MacOS NÃO É Linux.
Sim MacOS tem Kernel Unix o XNU exclusivo para Mac.
mas não é linux.
e mais nunca será open source como o Linux. As diferenças são mais que muitas.
@samuel MG: deixa de dizer asneiras o kernel é open source.
Asneiras desde quando!? Linux é open souce e por isso não pagas para o ter. Além traz software grátis incluído.
mp3, DivX, mpeg, mp4, avi, asf, wmf são formatos proprietários. Tente convencer a um usuário novato a usar Linux sem alguns formatos proprietários para ver no que dá.
MacOs tem a sua origem em BSD, que também é um sistema Unix, mas não Linux.
Lol como é possivel não estar o Fedora, da RedHat, fonte do RHEL e do Centos e de tantas outras?
mas n é cool dizer que se usa Fedora ou RedHat, o que está na moda são os derivados de Arch e de ubuntu.
Nem mais. No entanto não percebo o porquê de estar o Mint e o Ubuntu quando na verdade são “quase” (e atenção às aspas) a mesma coisa.
Eu neste momento voltei à distribuição que mais usei no passado, Slackware. Quando me perguntam qual a melhor distro, a resposta é: para quem não ter chatices, Ubuntu. Para quem gosta de aprender, Slackware. Para meio termo, OpenSuSE e/ou Fedora.
Julgo que não existe maneira eficaz de saber ao certo quais as mais usadas
Distrowatch confirma o numero de clicks feitos para pesquisar sobre as várias distros dentro do próprio site. Julgo que é facilmente adulterado, existem rumores que adulteraram a posição sobre o manjaro inicialmente e agora é sobre o mx linux, oh well são rumores
Nenhuma das acima referidas!! Eu uso LinuxLite 5.0 Emerald (baseado em Ubuntu 20.xx LTS) sendo mais leve e os requisitos são inferiores ao do Ubuntu.
3 semestres do meu curso de técnico superior de informática (2018-2020) foram feitos com o Mint, o último semestre, o do estágio como Manjaro. Neste momento estou a tirar a licenciatura, mas 2 disciplinas exigem o Windows, de resto contínuo com o Manjaro como principal.
Estou a acabar a minha licenciatura em Eng. Informática e foi toda em Linux, excepto em 2 disciplinas. Em todos os trabalhos que fiz (que tinha que escrever relatórios) foi mencionado o uso de FOSS.
KDE Neon! 🙂
Com personalização à mac OS!
Zenwalk aqui nunca me deixou ficar mal.
Uso o Mint há cerca de 10 anos e nunca me deixou ficar mal, quer dizer por vezes ao atualizar para versões mais recentes, já tive de instalar tudo de novo e repor os ficheiros das cópias de segurança, mas foi pacifico…
Uso o Mint no meu PC de Backup (sistema espelho JBOD). Instalei-o agora num portátil e num outro pc recuperado, que ofereci a um amigo. O sistema é simples, fácil de usar e robusto.
Uso o Windows 10 no trabalho e, em casa, tenho o muito estimado MacBook, simplesmente o melhor computador que já tive: para lazer e edição de vídeo, etc.
Aqui só se usa o ParrotOS ou o Kali.
Profissionalmente: RHEL, CentOS e Amazon Linux
Uso caseiro: Ubuntu, KALI, ParrotOS (versão pentesting e versão desktop para alguns portateis), Tails
Cuidado com O kali e até mesmo ParrotOS alguns downloads podem estar comprometidos, mesmo quando pensamos que estamos a tirar de um sitio fidedigno, bom pode acontecer com todas as distros mas as únicas que vi pessoalmente com trojans por exemplo foram estas duas.
Porquê retirar dos sites se tens tudo na app store da distribuição ou mesmo no GePaSy.
A que App store te referes? a App Store Linux? e o que é isso do GePaSy? não conheço.
Estou a falar das app store das distros pois existem distros com app store no O.S.
e GePaSy é a abriviação Gestor de Pacotes Synaptic.
E ver as checksums das ISOs?
Aconselho toda a gente a fazer isso mesmo sempre.
e eu aconselho a ir aos sites oficiais.
Tecnico superior de informatica, nao é engenheiro informatico, apenas pergunto porque tenho um sobrinho que andou 3 anos no ipb e diz ser engenheiro informatico, a tugolandia é o país do mundo com mais engenheiros por cada 100 000 habitantes.
Eu se ouvesse um sistema linux sem essas distros todas até mudadria, enquanto nao existir me vou ficando com o mac os.
Dou-lhe alguma razão.
Em vez de existirem duzias de distribuições, diferentes, deveria existir maior esforço em desenvolver menos e melhores. Creio que nunca acontecerá, pois a propria fundação linux é apoiadas por grandes empresas, por vezes com interesses opostos. Enfim, para uso pessoal uso o Debian, no trabalho sou obrigado a usar o windows pelas aplicações corporativas.
É bom existir escolha mas concordo que no caso do Linux é demasiado alem de existirem diversas bases como RPM, Debian, Pacman, Gentoo, Slackware, etc.. e ainda independentes existem por cima destas centenas de distros, concordo que menos podia ser mais mas ter escolha é bom e existem distros para todos os tamanhos, feitios e gostos e isso é bom, depois a possibilidade de compilar e tornar ainda mais personalizado é infinita.
Linux Fedora 🙂
XUbuntu Linux 20.04 em um Macbook Pro 13″ mid-2009 – com SSD e upgrade de RAM – que “ressuscitou” após a substituição do OS X pelo Linux.
Pop!_OS leve, fácil e estável, excelente para trabalhar vários aplicativos ao mesmo tempo. POP Shell está muito elaborada e bem estruturada, o Ubuntu esta a ficar para trás e com muitos bug que o tornam lento, a desvantagem do POP é a instalação, não é muito intuitiva e para fazer dual boot, é necessário fazê-lo após a instalação e pelo terminal.
Qual distribuição é a mais usada em desktops coorporativos?
Nenhuma. Microsoft oferece soluções para desktop que o Linux não oferece. Se oferecesse, que empresa preferiria pagar muito mais pelas soluções baseadas no Windows?
Ubuntu
Ubuntu.
Anteriormente vc comentou se os usuários não viveriam sem formatos proprietários. Vc obviamente não sabe nem o que é Linux, deve ser um mecânico se metendo em conversa de sistemas computacionais. Formatos proprietários não tem relação com isso, inclusive existem softwares proprietários rodando no mundo Linux, e nativamente, pagos. É escolha de cada um. Sim, é perfeitamente possível usar Linux no mundo corporativo, o que ocorre, é que pessoas como você, não se interessam por coisas novas,eu chamo profissionais básicos, estagnados, ficam ali… somente ocupando um espaço, desperdício pela sua existência…
Qto ao Windows, está sempre cada vez melhor, afinal, tem a obrigação de ser melhor, é um software PAGO.
Mas claro que estamos falando de um SO, open source e que a maioria é gratuito e que não precisa uma tonelada de softwares PAGOS para a segurança das redes e dos hosts além de pesar o recursos do PC.
Tentei instalar num PC antigo mas não funciona. Diz que tem que ser uma distribuição i686. Alguém me pode dar um link direto para alguma arquitectura que eu possa fazer um ISO? Obg
i686 significa 32 bits. Diversas distribuições Linux abandonaram o suporte a processadores de 32 bits, em suas edições (“releases”) mais recentes (após o ano 2018). Sugestão: instale o LUbuntu 18.04.5 de 32 bits. O ISO oficial dele está disponível em https://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/bionic/release/lubuntu-18.04.5-desktop-i386.iso