Starlink da SpaceX já conta com mais de 500 mil pré-reservas e algumas são de Portugal
Depois de terem iniciado a comercialização do seu sistema de internet por satélite no ano passado, a Starlink já conta com mais de 500 mil pré-reservas. Ainda são poucos os países abrangidos, mas a empresa SpaceX prometeu um serviço global ainda este ano. Portugal também já tem clientes à espera que o serviço fique disponível no país.
A confirmação destes números foi feita pelo CEO, Elon Musk, à CNBC.
Starlink da SpaceX já conta com mais de 500 mil pré-reservas
A SpaceX de Elon Musk recebeu mais de 500.000 pedidos até agora para o serviço de internet via satélite, anunciou a empresa na terça-feira.
Até o momento, mais de meio milhão de pessoas fizeram um pedido ou fizeram um depósito na Starlink.
Disse o engenheiro de operações da SpaceX, Siva Bharadvaj, durante o webcast de lançamento da sua 26.ª missão Starlink. Também Michael Sheetz fez eco destas informações na sua conta do Twitter.
News – SpaceX says it has received more than 500,000 orders for Starlink satellite internet to date, but the $99 deposits are fully refundable and do not guarantee service.https://t.co/VS8tOrjN7R
— Michael Sheetz (@thesheetztweetz) May 4, 2021
O projeto visa construir uma rede de internet interligada com milhares de satélites - conhecida na indústria espacial como uma constelação - projetada para fornecer internet de alta velocidade aos consumidores em qualquer lugar do planeta.
Além dos anseios para um futuro próximo, o projeto é já a maior constelação de satélites do mundo, com mais de 1.500 satélites Starlink lançados em órbita até o momento.
Conforme demos a conhecer, a SpaceX, em outubro, iniciou um programa beta público para a Starlink, com serviço ao preço de 99 dólares por mês. Além disso, existe um custo inicial de 499 dólares para solicitar o kit Starlink, que inclui uma antena parabólica, um router WiFi, fonte de alimentação e cabos.
Portugal está já na lista para comercializar a internet por satélite
Também em Portugal já foram abertas as pré-reservas, no passado mês de fevereiro. De acordo com a pré-reserva que fizemos, o hardware tem um preço de 499 euros e o serviço em si tem um valor de 99 euros mensais. Há ainda um custo adicional de 61 euros referente ao envio de material.
De referir que o valor é totalmente reembolsável. Relativamente ao material, o utilizador adquire uma parabólica e respetivos cabos (de rede e energia) e suporte e também um router.
De acordo com as informações da própria SpaceX, a rede de internet por satélite terá a capacidade inicial de fornecer 50 mil acessos em Portugal e poderá chegar a 16 mil utilizadores já em 2021.
Espera-se, contudo, que o serviço comece a ser comercializado em junho deste ano. Segundo Musk, a rede Starlink vai oferecer ligações a 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
ui é o que dá a NOS, MEO e VODAFONE esquecerem se do interior
a reserva que tem nas fotos é em Famalicão, não tem nada a ver com o centro. aliás é uma zona com fibra dst já…
“mas a empresa SpaceX prometeu um serviço global ainda este ano” já veio desmentir. Já avisou que pode haver atrasos
quem é que vai pagar 100€ por mês para ter isto ?? fora o material lool
quem paga no interior tipo 50 paus mensais por 10, 20 megas
50 paus por 20 megas? Isso é o que eu pagaria na minha rua por 1Gb e ainda sobrava para 2 cafés .
@kodiakshadows: “no interior” são as palavras chave. E em muitos locais, como onde vivo, só mesmo por 4G(lol) e, com sorte, chego aos 15 megas.
Ou isso, ou não tenho net.
Eu só tenho 3G e chego a 1.5 megas. espero por starlink para me “salvar” o tele trabalho
Parabens nao vives numa aldeia no interior e pensas que toda a gente vive na tua rua
Pessoal que não possui acesso á internet. Também existem muitos que pagam para ter telefone por satélite.
A Starlink poderá permitir 4000 a 5000 utilizadores portugueses até Dezembro de 2021… não são 50000.
Os testes que fiz, em Castelo Branco, mostram que funciona mas, não é o paraíso que tanto é apresentado e nem 10000 utilizadores estavam a usar o serviço. Além de que a velocidade varia muitíssimo conforme as horas do dia e do número de operações em curso. O router também tem limite em 5 utilizadores em simultâneo, facilmente contornável através de um router externo.
A velocidade que a empresa diz nunca vai ser essa é sempre menos!! Ainda a cobrar €100 que muita gente não consegue pagar vai ser menos que 3000 utilizadores portugueses!!
Só adere quem consegue. Quem não tem dinheiro, não tem vícios, sempre ouvi dizer
Sabes que quem está em tele trabalho, ter internet é obrigatório, não um vicio, e nem toda a gente tem dinheiro para ir morar para fora das aldeias.
Se numa segunda fase reduzirem o preço e aumentarem velocidade vai aumentar adesões.
Se acrescentarem VOIP e IPTV nesse caso ainda mais.
Estamos no inicio, ainda não lançaram todos satélites. Os primeiros utilizadores pagam sempre mais.
Muita gente, em especial estrangeiros a viver por esse país fora vão aderir, aliás muitos já usam outros serviços de Internet via satélite devido à inexistência de fibra óptica ou de um 4G em boas condições na área.
Muitos só estão a pensar nos portugueses, mas para muitos estrangeiros, pagar todos os custos para obter o equipamento e depois a mensalidade não é um valor assim tão mau e para muitos para o tipo de trabalho que fazem é apenas mais um custo que talvez até deduzam nas contas da empresa, ou que não tem impacto na sua carteira porque ganham bem.
Para uma pequena aldeia poderá ser uma boa solução .
Além de ser extremamente cara, o valor de utilização não deverá ser superior a 60Mbps https://stopthecap.com/wp-content/uploads/2020/08/starlink-speeds.jpg