PayPal inicia nova vaga de despedimentos que afeta 2500 funcionários
Apesar dos milhares de cortes de empregos em 2023, as demissões em empresas de tecnologia continuaram em 2024. Desta vez, o PayPal está a despedir 9% da sua força de trabalho, informou o CEO da empresa, Alex Chriss, numa carta enviada aos funcionários, que o PayPal tornou pública horas depois.
Os despedimentos não param...
As demissões do PayPal ocorrem quase exatamente um ano depois de a empresa ter demitido mais de 2000 trabalhadores para manter os custos baixos. Agora, a decisão terá impacto em cerca de 2500 funcionários, que descobrirão o seu destino até ao final desta semana.
No início deste mês, a Google despediu mais de 1000 trabalhadores nas suas divisões Assisstant e hardware, com o CEO Sundar Pichai a avisar os funcionários para se prepararem para mais cortes ao longo do ano. O eBay, Riot Games, TikTok, Microsoft, Amazon, Unity, entre outros, cortaram coletivamente milhares de postos de trabalho em janeiro.
O PayPal foi uma das primeiras empresas no setor dos pagamentos online, mas nos últimos anos, rivais e empresas tecnológicas com bolsos fundos como a Apple, entraram no espaço. A concorrência no setor dos pagamentos está a exercer pressão sobre o PayPal.
A empresa continuará a investir em áreas de negócios que acreditamos que irão criar e acelerar o crescimento.
Disse Chriss na carta.
PayPal teve crescimento de 8% em 2023
As demissões do PayPal estão a acontecer apesar do forte crescimento da empresa ao longo de 2023. A sua receita em setembro de 2023 foi de 7.42 mil milhões de dólares, um aumento de mais de 8% em comparação com a receita do ano anterior.
Esta superou as expectativas de lucro e relatou um "crescimento de dois dígitos" no número de transações que aconteceram na sua plataforma. Chriss, que assumiu o cargo de CEO da empresa em setembro de 2023, disse na última conferência de resultados do PayPal em novembro de 2023 que os seus custos eram "muito altos" e estavam "a atrasar-nos".
Leia também:
Eu já avisei aqui. O setor IT vai levar um desvaste.
*desbaste
E não é só o setor IT. É tudo o que implica automação, tarefas que podem ser feitas por mecanismos quer físicos quer digitais.
Com o advento das criptomoedas o futuro passará pela tokenização de tudo e smartcontracts. Muitas profissões e o dinheiro tal como os conhecemos sofrerão alterações profundas.
E a Bitcoin será cada vez mais uma realidade: de coisa estranha passará a reserva de valor, depois a dinheiro para o dia a dia e finalmente para unidade de conta!
Ninguém sabe o futuro a não ser Deus mas a visão (ou falta) de alguns será recompensada… e muito!
Ias tão bem até referir deus
faz-te comichão, eu sei… e tu tb sabes 😉
+1
Já ouço essas balelas há mais de 5 anos.
Commodities serão sempre commodities
e vais continuar a ouvir… a visão que todos têm é a curta… a longa, só alguns!
Tu e mais uns bons milhares de pessoas.
Se não existissem 2 vagas abertas por cada um que é despedido seria preocupante, assim sendo é uma coisa boa, as big techs contrataram quase tudo o que mexia e deixaram muitas empresas desfalcadas, agora é hora da redistribuição.
As IT vão sofrer ainda mais. Assim como todos os empregos susceptiveis de serem trocados por IA.
Entretando um canalizador já ganha mais 200 euros por dia sem problema.
Eu sou canalizador, é certo que a diária é boa, mas também tenho dias em que não há trabalho.
É porque trabalhas na zona errada acredita.
Trabalhas na zona errada, definitivamente.
Não sou canalizador.
Mas imagino se trabalha-se na zona certa! Uiiiiii
Por acaso precisei de um canalizador durante meses e ninguém queria trabalhar, por isso podem ficar meses sem trabalho, a ver se aprendem.
Tens que pagar
sofrer é a palavra de ordem, aumentos salariais na ordem dos 100% desde 2017, desemprego zero..
podiam despedir 10% de todo o IT mundial que mesmo assim existiriam vagas para todos.
200€ se tiverem de pagar impostos não ficam com mais que 2500€ liquidos, é o que um IT com 3 anos de experiencia ganha sem sair de casa.
Não há fome que não dê em Fartura, e Fartura que não traga fome.
Passo muita fome eu, mas é do jejum intermitente
Se irão sofrer? É capaz mas ainda falta muita mão de obra qualificada nas áreas de tecnologia, é só dar um salto ao LinkedIn e vês logo que tem mais de 1000 vagas, e isto só em Portugal!
E nem 100 tens à procura
Ainda perguntam se a IA vai afetar os empregos, a realidade impõe-se.