Pandemia da COVID-19 faz disparar downloads de Torrents em Portugal
Com a maior parte do país parado e de quarentena, os consumos de Internet dispararam e estão em valores nunca vistos. Os operadores reagiram e este é um comportamento normal e até esperado.
Os números apresentados faziam prever que este crescimento se devia à utilização de serviços de streaming como o Netflix. A verdade é bem diferente e sabe-se agora que a pandemia da COVID-19 faz disparar os downloads de Torrents em Portugal.
Mais tráfego durante a pandemia da COVID-19
Os dados são claros e não surpreendem a maioria. Os consumos de Internet cresceram de forma exponencial nos últimos tempos e a causa é apenas uma. Com cada vez mais gente em casa, todo o trabalho e diversão assenta na World Wide Web.
Com os números apresentados por serviços como o Netflix, que atingiu já os 182,9 milhões de assinantes, esperava-se que a maioria do tráfego estivesse aqui. Afinal, e com dados revelados, o crescimento dos downloads de Torrents em Portugal foi grande.
Downloads de Torrents cresceram em todo o lado
A informação apresentada pela MUSO revela que o crescimento em Portugal foi de 47%. Este valor surge da comparação da última semana de fevereiro com a última semana de março. Esta situação não é exclusiva do nosso país e acontece em Espanha (+50%) ou Itália (+66%)
Dados com mais detalhe mostram que há um aumento claro no número de downloads e que os endereços IPs cresceram, mas de forma menos acentuada. Estes foram obtidos no site I know what you download para o nosso país e espaçados no tempo.
O cenário detalhado de Portugal
No que toca aos conteúdos descarregados, a distribuição no nosso país pode ser vista acima. Mais de metade foca-se nos filmes, seguidos por jogos e pornografia. Curiosamente, a música está abaixo, por haver serviços de streaming gratuitos.
A MUSO revelou ainda uma curiosidade quase óbvia. O acesso e tráfego de sites de transmissão de eventos desportivos caiu 50%. Sem eventos a decorrer, a opção foi para os eventos online, que decorrem de forma aberta.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: MUSO
E então vão processar todos os portugueses por acederem aos sites?
Para quem quiser aceder e tem poucos conhecimentos técnicos ou não quer dar-se ao trabalho, usa este programa basta selecionar um DNS e voila, alem disso perdem menos tempo a mudar de DNS caso tenham algum problema ou queiram mudar só porque sim:
https://www.sordum.org/7952/dns-jumper-v2-2/
Esperavam o quê? Malta em casa, quase tudo fechado sem nada para fazer. Isto era mais que obvio!
Enjoy
se calhar ninguém deu conta… mas o netflix custa dinheiro, mesmo em modo quarentena.
Já tive Netflix, arranjei mais 3 amigos e dividimos o valor pelos 4, ficou uma ninharia por mês.
Não sei se ainda se pode fazer isto, dado que há muito tempo que deixei de usar…
Entretanto, usem sempre vpn com os torrents…
Uso e abuso de torrents sem vpn e 0 problemas
E penso que o meu IP não muda há ano e meio, segundo o meu doc Excel, se não tive problemas judiciais durante anos a fio porque os vou ter agora?
Empresa usa torrents também para ficheiros de grande porte ou backups
Os downloads para consumo privados são permitidos por lei e até agora ninguem foi detido ou julgado por fazer downloads de software, filmes e series piratas.
Quando há venda e ganho ilicito de dinheiro e tudo o que não esteja relacionado com consumo privado, fora desse paradigma é crime.
Existem n casos lá fora de pessoas que receberam cartas intimidatórias de autoridades por causa dos downloads e uploads de torrents.
Há sites estrangeiros, onde se mostra a carta que alguns receberam, a serem “convidados” a parar de fazer tantos downloads e uploads…
O não ter havido problemas até agora justifica-se porque estamos em Portugal mas as coisas podem mudar, basta começarem a implicar com isto para desviar a atenção de outros assuntos.
Tendo vpn sempre é um factor de protecção.
Aliás, nem basta andarem atrás de toda a gente, basta apertar o cerca a meia dúzia e isso ser noticiado nos media, que logo a seguir o pessoal fica com receio.
Depois esquece-se LOL mas durante uns tempos treme-se um bocado.
Mullvad, iPredator, DoubleHop e ta feito.
Acho que essa solução será mais sensata, está na mesma a dar uma contribuição aos artistas.
Vou pedir ao papa para rezar um pai nosso e uma avé maria por essa informação, amen a isso, que essa informação seja banhada de luz e eluminação! Amen!
Esta mentalidade de “para quê pagar se posso sacar ou ver online” é o motivo de Portugal ter sempre tudo mais tarde, para que é que hão-de investir em trazer os serviços para cá se as pessoas não pagam?
Vive noutro mundo!
Essa mentalidade esta presente em diversos paises, basta veres e analisares o gráfico, para alem de não leres a noticia toda, nem te deste ao trabalho de ver os gráficos.
Portugal é sempre o mau da fita… E os outros? De onde pensas que são os grupos que crackeiam os jogos? China, Turquia, Japão por ai fora!
Se metade da população usar VPN, Portugal nem entrava com metade do que entrou nas estatisticas.
Como podes ter a certeza que em outros paises não é mais, que outro? Diversos factores VPNs, Proxys, RDPs…
Eu não vivo nos outros países, vivo em Portugal, e não falei em lado nenhum que os outros países faziam ou não. E li sim a notícia toda, e o comentário iria ser o mesmo caso não tivesse lido dado que isto não é uma opinião específica desta mas sim o que vejo há muito tempo, apenas acho que o conceito de pirataria já está demasiado esquecido.
Já se paga na compra de qualquer coisa com capacidade de armazanemento uma taxa extra para direitos autorais. Isto faz com que os consumidores todos paguem por conteúdos, mesmo que deles não façam uso, ou que só comprem software ou entertainment.
https://pplware.sapo.pt/informacao/saiba-quanto-vai-pagar-com-a-lei-da-copia-privada/
O mesmo em relação à fatura audiovisual, que pagas com a eletricidade, mesmo que já pagues por TV cabo e não ouças rádio.
https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/contribuicao-audiovisual/
Já que se paga um serviço, é melhor que fazer usofruto dele.
Como dizem em relação a skill (e direitos): “Use it or lose it”.
Só 10% ???!!!! Fraquinho… 🙂
Tenho exatamente a mesma duvida, para uso pessoal há algum problema em fazer download torrent seja para jogos, series e filmes?
Não tenho vpn nem nada disso, e se usar é gratuito.
Há casos de pessoas que receberam algum tipo de aviso, multas ou mesmo detenção em Portugal, ou é “tranquilo”?