Considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia?
O tema do dia continua, infelizmente, a ser a guerra da Rússia contra a Ucrânia. A todas as horas são reveladas novas informações do que se passa no país liderado por Volodimir Zelensky e que nos deixam a todos com o coração nas mãos.
Para ajudar na luta contra as investidas russas, vários grupos e pessoas individuais em todo o mundo estão a unir esforços para deitar abaixo sites de serviços e entidades importantes russas. Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia. Participe.
Considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia?
A Ucrânia está a resistir incrivelmente aos fortes ataques da Rússia. Os homens do país estão a ser obrigados a lutar, devido à Lei Marcial, mas muitos já o estão a fazer por verdadeiro gosto e orgulho em combater o país.
Mas a guerra também está a ser feita fora do território, nomeadamente através de ataques DDoS a vários sites de serviços e entidades importantes e com um peso significativo na Rússia. O popular grupo Anonymous começou por declarar uma guerra cibernética contra o governo russo logo no início das invasões do país de Vladimir Putin.
Para impulsionar ainda mais esta ajuda, a Ucrânia criou o grupo IT ARMY of Ukraine, que se trata se um verdadeiro exército digital como o objetivo de angariar pessoas com conhecimento e talento para realizar ataques informáticos ou denúncias a diversas páginas da Rússia. Esses mesmos ataques têm surtido diversos efeitos, sendo que o dia de ontem (28) ficou marcado pelo informação de que o banco Sberbank, o maior da Rússia e da Europa de Leste, estava já offline devido aos ataques, assim como o site do Serviço Federal de Segurança russo.
Assim, participe na nossa questão semanal e diga-nos então se considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia nesta guerra.
Participe na nossa questão desta semana
Considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Favorece os ladrões de dos do povo russo e europeu. isso sim. Depois vão roubar as contas das famílias de lá. E cá.
Não me parece que tenha qualquer efeito na guerra, apenas é um inconveniente para os habitantes, mas para o estado é indiferente.
Se conseguissem bloquear todas as comunicações utilizadas pelos militares (fibras-ópticas, links micro-ondas, comunicações satélite, comunicações de onda-curta, etc.) então talvez tal afectasse o resultado da guerra. Mas os Russos é que possuem essa capacidade de fazer aos outros.
O Russos têm capacidade de bombardear a torre de comunicação que transmitia televisão. O resto, se assim fosse, os jornalistas estrangeiros que estão na Ucrânia conseguiria comunicar com o resto do mundo.
Se estes ataques se focarem na propaganda enganadora da Russia com o seu povo, sobre bancos, empresas que ajudam a cortar com cashflow, etc. Se tem resultado, só o tempo o dirá.
Posso ter entendido mal mas um dos grupos do Anonymous conseguiu mandar abaixo o sistema de captura de imagens satélite dos Russos, o que se for verdade pode ajudar a atrasar possiveis ataques.
Por fim, não nos esqueçamos que o outro lado, os Russos também estão a realizar os seus ataques informaticos, apesar de não se estar a ouvir/ver. E isso até pode ser preocupante
Anonymous começou por declarar uma guerra cibernética contra o governo Russo, porque deve ter uma noção da dimensão e do real objetivo da palhaçada que está aqui armada.
Sempre é mais útil que atacar hospitais no resto da Europa
Isto vai ser uma guerra de nervos, as sanções são lentas mas ande fazer efeito, acredito que na Rússia vai demorar um pouco mais, já não é a 1ª vez que os Russos se vêm abraços com sanções, acredito que desta vez possa ser diferente porque vêm de um período de propriedade como nunca tiveram.
Acho que os primeiros a capitular serão os jovens, não estão habituados a privações a população mais velha, essa é mais resiliente.
Não desejo a ninguém o que os Ucranianos estão a passar.
Para desanuviar toda esta confusão, tudo isto vai resultar num valente traumatismo ucraniano 🙂
Não podem ajudar. Mas a questão não se põe nesses termos. Quando alguém invade a nossa casa devemos admiti-lo? Não, devemos usar todas as armas que temos.
Se ouvesse uma forma de bloquear as armas de grande potência.
Os ataques informáticos, a censura nas redes sociais, a censura no acesso a informação,a propaganda, não resolve nada.
O que pode resolver, é ou os contingentes militares, ou decisões saídas de negociações de paz.
Fun fact desde 1776 os EUA invadiram mais de 70 paises,.. o nivel de vitimas e elevadissimo.
este conflicto Russia – Ukrania e mais um ,nao em uma invasao directa mas forcada pelos EUA e o seus lacaios da NATO. Triste ver a maquina de propaganda mais uma vez a trabalhar no seu explendeor de desinformacao.
Tem sido anunciado em diversos meios de comunicação, principalmente na Internet.
Exemplo : YouTube bloqueia acesso a canais russos ou Europa censura canais Russos !
https: //expresso.pt/guerra-na-ucrania/europa-bloqueia-todas-as-plataformas-dos-canais-de-informacao-estatais-russos/
https: //www.dnoticias.pt/2022/3/1/299102-youtube-bloqueia-acesso-a-canais-russos-rt-e-sputnik-na-europa/
https: //www.tsf.pt/mundo/youtube-bloqueia-acesso-a-canais-russos-rt-e-sputnik-na-europa-14637388.html
https: //www.publico.pt/2022/03/01/culturaipsilon/noticia/youtube-bloqueia-acesso-canais-russos-rt-sputnik-europa-1997200
E eu pergunto se estão a falar a sério ? O meu PC acede a tudo…… não percebo……..
Votei não porque não acredito em semelhante situação…