China acusada de ciberataques à Ucrânia antes da invasão russa
Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a China poderá ter sido protagonista de ciberataques a alvos militares e nucleares do país, de acordo com um novo relatório.
Embora seja uma possibilidade, especialistas pedem que não sejam tiradas conclusões precipitadas.
O governo britânico confirmou que o National Cyber Security Centre (NCSC) está a investigar alegações que afirmam que mais de 600 websites da Ucrânia, incluindo o do Ministério da Defesa, foram sujeitos a milhares de tentativas de ciberataque protagonizadas pelo governo chinês.
De acordo com um novo relatório, a China atacou alvos militares e nucleares da Ucrânia pouco antes da invasão desta pela Rússia.
O National Cyber Security Centre está a investigar estas alegações com os nossos parceiros internacionais.
Disse um porta-voz do governo do Reino Unido.
De acordo com o The Guardian, as alegações de supostos ciberataques dizem respeito a memorandos conseguidos pelo The Times, que se pensava estarem preparados por outro país, e nos quais estavam detalhados ciberataques a alvos nucleares, por exemplo, que seriam lançados a 23 de fevereiro, um dia antes da invasão russa. Contudo, o Security Service of Ukraine (SBU) negou ter fornecido qualquer informação relativamente aos supostos ciberataques.
O SBU não tem nada que ver com as conclusões do The Times. O Security Service of Ukraine não dispõe atualmente desses dados e não está em curso qualquer investigação.
Para Jamie MacColl, um investigador do Royal United Services Institute for Defence and Security Studies, essas tentativas de ciberataques relatadas parecem fazer parte de uma tática da China que pretende obter vantagem de possíveis vulnerabilidades nas infraestruturas de tecnologia da informação, como firewalls e redes virtuais privadas.
Isto parece-me relativamente rotineiro, se for verdade. Alguns grupos chineses foram novamente encarregados de recolher informações sobre o conflito na Ucrânia. As agências de segurança recolhem informações para informar a política. E é isso que parece ter acontecido neste caso.
Afirmou MacColl.
Por sua vez, Ciaran Martin, professor na Blavatnik School of Government e antigo responsável pelo NCSC, afirmou que devem ser “muito cautelosos a este respeito em duas áreas”.
Primeiro, existe uma diferença importante entre espionagem digital e ataque disruptivo, e, com base na informação publicamente disponível, esta parece ser a primeira.
Em segundo lugar, não há nada nas provas publicamente disponíveis que implique conluio entre a China e a Rússia. A isto junta-se agora, é claro, a negação oficial do Security Service of Ukraine. Mais factos são necessários, mas por agora não devemos tirar conclusões precipitadas.
Clarificou Martin.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Hoje 3 de Abril 2022 não houve transportes ferroviários na Holanda.
A explicação dada foi que tinha havido uma avaria no IT – rede de segurança, e foi preciso reiniciar
todo o sistema
Há três teorias principais sobre a avaria
1 – Incompetência dos responsáveis do sistema, desde os diretores até aos programadores, resultado de
nomeações politicas, estupidez, desinteresse. corrupção etc. etc.
2 – Retaliação vinda de Leste
3 – Intenso (e discreto) transporte de certas “mercadorias perigosas” em direção ao Leste
Os passageiros foram de forma geral abandonados nas estações, e foram convidados a procurar transporte alternativo, a NS ( = CP de Portugal) não se responsabiliza por nada.
Memória,
Estamos a viver o fim do globalismo, como o conhecemos..
Sanções ilegais, ataques de pirataria, roubo e aresto de bens, armas a granel disponíveis para a malta “curtir”( enquanto estiverem vivos ), etc.
E quem vai pagar a factura são sempre os mesmos, nós o povo…
O estranho é que dizem que numa democracia o povo é que manda, mas eu tenho visto tudo menos o povo mandar..
A Holanda também anda metida nisto?hehehe, todos a tentar fazer alguma coisa para parecer que são relevantes..que mesquinhice.
A Polónia quer agora vir a ter armas nucleares, andam doidos para servir como alvo de um ataque, não percebo esta gente sinceramente.
O Pior é que eles foram eleitos por alguém, quero dizer os lideres claro porque os outros são todos apontados de forma não democrática..
Agora veem nos a baboseira de a China andar metida nisto também.. o que eles se esquecem é que a China é dos poucos países com algum Juízo, é simplesmente ridículo.
“a China é dos poucos países com algum Juízo”
Alguém que afirma isto é que aí tem juizo nenhum. E o que me preocupa mais, já que se falou em democracia, é que gente que vive estas fantasias perigosas tem o mesmo direito de voto que os restantes… Pelo menos enquanto não forem internados compulsivamente.
*não tem juizo nenhum.
Quantas guerras provocou a china neste seculo? Os americanos foram ao afeganistao, kuwait, iraque, vietname, alemanha, coreia, venezuela, argentina, siria, libia…..mas a china e que e ma.
“Livro-vos da guerra, mas não vos livro da fome”
De outro “bom, com juízo”
Não provocou – caso contrário lá ia para o galheiro as intenções para exportar maise de crescer para se tornar a potência máxima vizando, para não variar os EUA -, mas vontade não lhe falta, está em conflito praticamente com todos os vizinhos com exigências territoriais chegando mesmo a construir bases já em território do Butão sem dar explicações a ninguém, vá confirmar! Tem precisamente os mesmos “tiques” expansionistas da Rússia e ocupou ilegalmente o Mar do Sul da China, onde exige inclusive território marítimo ou ZEE de outras nações, construiu ilhas artificiais destruindo todos os ecossistemas locais – aonde andam os “ambientalistas do megafone e tambores feitos de lata? – pior armou-as ! Falo da ocupação e limpeza etnica do Tibete, do Xinjiang – a maior “província” em área – além das constantes ameaças a Taiwan – o paleio sobre a autodeterminação dos povos só funciona num sentido pelo visto -, que é de facto um país independente. Nem sofreu os mais ataques infames da História, mas guarda rancor pela ocupação durante a II G.M. até aos dias de hoje. Está a armar-se até aos dentes, sempre com os EUA na mira. Sim, não iniciou guerra “quente”, anda à chapada na fronteira da Índia, mas criar conflitos com ameaças veladas é coisa que não de coíbe de fazer. Até um dia…
A Russia esteve n Afeganistao, Siria, Georgia, Ucrania, Chechenia. Forneceu misseis aos separatistas que abateram um aviao de passageiros. Basta ir ao reddit que tem as imagens deles ao lados dos destrocos a celebrar. Ameaca os paises todos, atualmente a Suecia e a Finlandia. Os EUA entraram nesses paises para combater terroristas. A Russia ameaca constantemente usar armas nucleares. A Russia nao reconhece a Ucrania como um pais soberano. A Russia faz guerra para conquistar e aumentar o trerriotorio. Os Russos cometeram crimes de guerra, balear civis, esmagar pessoas, torturar.
Por ultimo, o teu argumento e idiota. Entao se o teu vizinho ja bateu e bate na mulher, fazes o mesmo so porque ele tambem fez?
Ja agora, ve o que a Russia fez na Alemanha a populacao durante a divisao da mesma.
Não tentes discutir com um idiota, ele arrasta-te ao nível dele e vence-te em experiencia.
“. . . Os EUA entraram nesses paises . . .”
“. . . A Russia esteve . . .”
Uma quantidade enorme de asneiras, mas estas duas em especial . . . .
A Rússia esteve no Afeganistão a pedido do Governo do Afeganistão, esteve na Síria a pedido do governo Sírio.
Na Georgia é um caso complexo( Em 2008 a Georgia matou 200 capacetes azuis da ONU que estavam na Ossetia em missões de paz ) e na Chechenia( Ressurgimento do Extremismo islâmico…como agora acontece na Ucrânia com os Nazis, que andam a tentar exterminar metade do povo Ucraniano porque segundo eles não pertencem á Raça superior..o mesmo aconteceu na Georgia com a Ossetia a se separar..mas hoje esta mais ou menos estabilizada aquela zona ).
Tanto o conflito com a Chechenia, como o Conflito na Ossetia, foram com o objectivo de estabilizar aquelas zonas, na Geórgia, parte da mesma separou-se porque não se revia nos valores que a Geórgia queria implementar, como negação de língua, cultura, religião, etc a uma parte da população..o mesmo aconteceu com a Crimeia e com Donbass na Ucrânia mais recentemente..
O problema é que a infiltração de extremismo no Governo/Forças armadas não permite o País aceitarem estados Autónomos dentro da Ucrânia..e essa é a única saída para o conflito.
Há muitos Países na EU com problemas destes, basta ver aqui perto Itália por exemplo, Falam Italiano, Alemão, e ainda mais uma língua, dentro do mesmo País, a solução passa por zonas autónomas, a Itália conseguiu sobreviver e evitar o derramamento de sangue a sério agindo de uma forma responsável, e permitindo o direito á autodeterminação dos seus povos, isso foi conseguido com zonas autónomas..
Um outro grande exemplo de um País Federado, a Alemanha, e um Exemplo ainda maior… a Rússia, no fundo é como se eles tivessem dezenas de Países dentro da Rússia, são todos Rússia, mas cada região autónoma tem direito á sua língua, a sua cultura, etnia,religião,governo autónomo, etc..
Agora para isso acontecer é preciso estarmos a falar de um País minimamente civilizado, a Ucrânia com a quantidade de nazismo que pra la vai…não se qualifica.
Estas questões de emancipação, autonomia, independência, são bastante complicadas, como (quase) todos os pais sabem no que diz respeito aos seus filhos e às mudanças/revoluções da infância para a adolescência e a idade adulta.
Portugal vai ter ainda de se adaptar às aspirações p.ex. da Madeira de que (já há muito tempo) me falaram vários amigos holandeses que a visitaram e ouviram coisas que os continentais raramente ouviram/ouvem.
No Publico de hoje está um artigo muito interessante sobre a revolta de 1931 na Madeira
Abril de 1931. Quando a Madeira desafiou a ditadura militar e Salazar não perdoou
https ://www.publico.pt/2022/04/04/politica/noticia/abril-1931-madeira-desafiou-ditadura-militar-salazar-nao-perdoou-2001205
@bola8
Grande discurso de propaganda, a culpa é de todos menos da Russia, a Russia só intervem para ajudar…
Só escrevi a verdade, foi um discurso alargado porque parece que há muita gente por aqui( tu incluído ) que continua a achar que a Rússia entra em guerras só porque sim.. a Rússia não é os EUA!
Confesso que tb não acredito na propaganda ocidental, os EUA não vão só ajudar, têm muitos interesses, mas mais cedo ou mais tarde descobre-se a verdado nos mesmos meios que vocês dizem que foram censurados, enquanto que do outro lado a “verdade” é sempre a mesma, “os outros são maus”, “nós somos vitimas”, “só participamos para ajudar”, mas para ti, se vem do outro lado então é verdade.
Parece-me que @Jane Doe acredita nas vantagens do sistema aqui descrito.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_pol%C3%ADtico_da_psiquiatria_na_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
Não sou eu que acredito em vantagens de qualquer sistema russo.
Também não sou eu que defendo ditaduras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura
dizes que não a defendes mas estas a viver numa..
Jane Doe, lá está vc com os seus moralismos.
Deve ter um poço de água benta por casa…
Sabe o que me preocupa?
Não é, como vc diz, gente que vive fantasias.
A mim o que preocupa é que gente que nunca fez nem fará descontos na vida, que vive à custa do contribuinte, no dia de votar o voto dele vale o mesmo que o meu que trabalho e desconto há quase 40 anos.
Isso a mim é que me preocupa.
Vc tem as prioridades trocadas…deve ser algo a ver com a embaixada.
Quem devia ser internada compulsivamente e numa cela masculina era vc, onde já se viu não se poder ter opinião diferente da Doutora?
Que grande democrata que me saíu tb.
Já sei, a democracia só serve se for como eu quero.
Se não for assim, já não me interessa…
Vc deve ter algum problema, mas eu não a posso ajudar.
Procure um especialista.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Se é alguém em Inglaterra a afirmar é porque é “verdade”… Tal como as tais “armas” no Iraque.
Esta acusação tem motivo político.
O dono do jornal “The Times” tem forte ligação com os republicanos dos EUA.
A vítima, neste caso, o governo Ucraniano, nega que foi atacado pelos Chineses.
Os Ingleses acusam, com base de um “memorando do jornal “The Times” que estes ataques foram efetuados pelos Chineses.
Faz-me lembrar a tal ilustre frase: “Quando uma mentira é dita mil vezes torna-se verdade”.
Esta acusação serve para manipular a opinião pública ou orientação política. Só falta saber quem ganha com esta acusação contra os Chineses.
Contentam ao menos alguns leitores aqui no pplware que são contra os chineses (não só o governo mas também o povo chinês em geral)
“Esta acusação tem motivo político.”
Com certeza o objectivo é político.. 🙂
Se os Ingleses dizem que o Iraque tem armas de destruição infernais que põem em perigo a Terra e a Lua e mais além, então é verdade.
Vamos invadir, então onde estão essas armas terríveis que não as vemos?
Estão cá, só que são tão terríveis que são invisíveis, por isso são ainda mais terríveis do que terríveis de início..
O ataque químico levado a cabo pela Síria, tudo treta, tudo encenado com figurinos e tal, uma peça de teatro para dar pretexto para o escalar da guerra.
Quando dois inspectores descobriram a marosca foram logo silenciados e não se ouviu falar em mais químicos.
Por isso, meus caros. se a imprensa Ocidental diz, é a pura verdade.
A outra imprensa, do outro lado, só diz tretas, nós só dizemos verdades.
E se disserem o contrário, é mentira.
E para as pessoas não ouvirem as mentiras deles, vamos silenciá-los.
Ah malandros, malditos regimes, as nossas emissões foram censuradas nos países deles.
Estão a ver? Censura aos média isentos…
Quem é verdadeiro, quem é? Nós não fazemos censura… só estamos a proteger os cérebros dos mais fracos…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Os Jornalistas são a Associated Press, a mesma comandita da Siria.. 🙂
Lembras-te do video, que correu mundo, a dizer que a Russia tinha feito um ataque Aéreo a um Hospital/Maternidade em Mariupol?
É falso..
Vi uma entrevista de uma das mulheres que estava la para ter bebe e foi filmada, e ela diz que não houve nenhum ataque aéreo, mas sim duas explosões fora do hospital…
E de repente quem é que aparece?
Exacto a Associated Press, a dizer que estava a reportar depois de um ataque Aéreo, a mulher filmada numa maca, era ela mesma(Marianna Vyshemirskaya ), os nazis instalaram-se no hospital e elas foram movidas para outro..
No dia seguinte quem é que apareceu no outro hospital?
Exacto a Associated Press, mas ela reconheceu-os, eles tentaram arrancar dela uma confissão de que tinha sido um ataque aereo mas é falso!
Os nazis até a comida das gravidas roubaram, é para tu veres, e quem ficou mal foi a Rússia!
Os Russos disseram a verdade desde o inicio, acreditou quem quiz, quem não quiz foi enganado!
Bola8, infelizmente, como eu venho dizendo aqui, o estado da educação em Portugal está abaixo de zero.
Hoje em dia não se fazem pessoas com pensamento crítico e que desconfie dos arranjinhos.
Sabe porquê?
Porque gente que discuta, que analise, que tenha pensamento próprio, não interessa a quem nisto manda.
O que interessa é ovelhas e carneiros…
Daí eu ter escrito o que sempre venho dizendo, não se pode confiar num lado cegamente e desconfiar do outro igual.
Dizem as verdades os dois, quando lhes interessa, e dizem tb as mentiras, tb quando interessa.
O que há a fazer é, antes de acreditar, analisar os dados que há, em vários locais e assim passar um crivo na informação disponível.
Não há nada de mais medíocre do que as agências de notícias ocidentais.
Estão todas, mas todas, a mando de um certo cartel.
Só não vê quem não quer…
Não estou a dizer que as outras são melhores, apenas estou a dizer que as deste lado são uma autêntica nulidade.
Eu não entendo como é que ainda há gente que se deixa influenciar tão facilmente.
Realmente, há mesmo que proteger as criancinhas…
São protectores de ovelhas e conhecedores da verdade.
Têm acesso a toda informação e conseguem discernir qual pé informação falsa com precisão absoluta.
Tenham vergonha