Salas de aula dos EAU terão tutores alimentados pelo ChatGPT
A Inteligência Artificial (IA) já vinha a ser explorada, mas, de facto, a chegada do ChatGPT parece ter destravado a vontade de enveredar por "mares nunca dantes navegados". Por exemplo, os Emirados Árabes Unidos (EAU) estão a planear equipar as suas salas de aula com tutores alimentados pelo ChatGPT.
Em breve, os professores dos EAU poderão ver-se acompanhados por robôs alimentados pelo ChatGPT, segundo adiantou o The National.
No Ministério da Educação, estamos comprometidos em adotar tecnologias pioneiras e estamos a colaborar com os nossos parceiros para desenvolver tutores de IA com tecnologia GPT e desenvolver tecnologia educacional para elevar o sistema educacional nos EAU.
Explicou Ahmad Al Falasii, durante a Alef Education Summit, no Museum of The Future, no Dubai, acrescentando que o país trabalhará com empresas como a Microsoft e a OpenAI.
ChatGPT vai auxiliar os professores nas salas de aula dos EAU
A ciência e a tecnologia educacional estão a desenvolver-se, em todo o mundo, e, para o ministro, os "métodos tradicionais de ensino foram transformados, com ferramentas inovadoras, revolucionando a sala de aula através da aprendizagem interativa e à distância".
Tendo em conta o medo emergente relativamente à possibilidade de o ChatGPT e outras tecnologias semelhantes substituírem os seres humanos nas várias áreas, Ahmad Al Falasii assegurou que a IA será usada para "melhorar a qualidade da aprendizagem e da educação", não servindo para substituir os professores.
Na opinião do ministro da educação dos EAU, a chegada do ChatGPT e a emergência da IA está a fazer com que os professores e os académicos de todo o mundo "reavaliem não apenas a forma como ensinam, mas também como avaliam [os estudantes]".
Se, por um lado, há zonas do globo a negar e, consequentemente, a proibir a tecnologia, Ahmad Al Falasii assegurou que os EAU estão a abraçá-la, orientando os professores sobre a melhor forma de usar os modelos de linguagem para ajudar os estudantes, assegurando o proveito na aprendizagem.
Recordando a COVID-19 e as adaptações que a pandemia exigiu, em todo o mundo, o ministro da educação dos EAU disse que, ao invés de pensar na tecnologia como uma ferramenta para superar uma crise, "devemos pensá-la como ferramenta para nos ajudar a transformar a educação".
Este artigo tem mais de um ano
só eu é que vejo a curto prazo o professor a ser substituído ou a passar a ser um assistente do chatGPT?
Eu também já pensei nisso à poucos dias!
À pergunta: “Corrige a seguinte frase: Eu também já pensei nisso à poucos dias!”, oChatGPT respondeu o seguinte: A frase corrigida seria: “Eu também pensei nisso há poucos dias!” A palavra “à” deve ser substituída por “há” para indicar passado e acentuar corretamente a palavra “poucos”. 😉
*há
“há” de “haver poucos dias”.
Eu vou mais longe. Se isto realmente for adotado como sendo uma coisa de génio, vejo o declínio de toda a sociedade ainda mais rápido..
Eu vou mais longe. Se isto realmente for adotado como sendo uma coisa de génio, vejo o declínio de toda a sociedade ainda mais rápido..
Foi o que os nossos avós disseram da televisão.
Eu vou mais realmente. Se isto for adotado longe como sendo o declínio, vejo uma coisa ainda de génio mais rápido de toda a sociedade.
Se vivessemos numa sociedade “perfeita” ai sim teria pena do declínio mas a atual realidade tal como está não vamos longe, é preciso mudar, abraça o “fim do mundo” tal como conheces, sempre existe a possibildiade de construir algo melhor.
A culpa e do Chines!
Para começar gostava de dizer que o homem é um ser inteligente, criativo, inovador e com uma capacidade ilimitada, pois, o seu contributo científico fez nascer a IA. Agora está toda a gente à nora por não saber tirar partido dela. A verdade, verdadinha é que nesta fase de mudança, muita gente vai perder o seu emprego e poucos vão cantar de galo. Quem irá beneficiar rapidamente desta “mravilha” é o poder económico, as grandes multinacionais, os senhores do mundo. Salvámo-nos duma pandemia há pouco tempo mas agora temos outra ainda pior. Passem bem!
Se tudo o que dizem desta tecnologia for verdadeira, daqui a pouco não é necessário o Homem para nada. Qual vai ser a nossa função no mundo?
Se as tarefas industriais, médicas, educacionais, judiciais. Segurança, comércio, etc. forem realizadas por estes sistemas informáticos, os empresários vão vender a quem os seus produtos, aos robôts?
Caminhamos para outro mundo que não contemplará a nossa biologia natural. provavelmente apenas as coisas funcionarão com um tipo qualquer de energia e sem qualquer alimento.
Excelente iniciativa, porem senti falta de um planeamento para o quesito PESQUISA e consequentemente da realocação do professor capaz. Eu pensei neste processo durante a pandemia, mas infelizmente não recebi apoio., tenho um modelo guardado. A AI é apenas uma maquina (e software, muito software) de processar informações. Alguém precisa continuar com a curiosidade e desejo de aprender mais e fazer pesquisas em laboratórios, salas de estudos, pesquisas de campo, etc para gerar mais novas informações. Outro ponto importante está na veracidade ou confiabilidade destas informações. Vamos lembrar que a AI, trata as informações com base em um modelo de tratamento de dados, ou seja, se eu modelar o aprendizado da maquina para que um “carro” seja um objeto com uma porta, uma janela e com uma cozinha dentro, isto será uma verdade até que outra regra da modelagem negue. Aquele que só enxerga a participação do AI na salas de aula sem se aperceber dos inúmeros benefícios que isto traz, ou é preguiçoso, cego ou já ficou pra trás nesta revolução da Informação e ainda não notou. Só há benefícios, é extremamente necessário e leva a educação de qualidade para todos (raça, credo, condição financeira e condições especiais).