Google lançou o Gemini 2.5 Pro e agora tornou-o gratuito para todos
A Google parece estar a apostar de forma muito intensa na IA e no que esta pode oferecer aos seus utilizadores. Poucos dias de apresentar o seu modelo mais recente, torna-o agora acessível a todos. O Gemini 2.5 Pro experimental está agora disponível para todos os utilizadores, permitindo-lhes explorá-lo.
Há poucos dias, a Google anunciou o seu modelo de inteligência artificial mais avançado do mercado, o Gemini 2.5 Pro, e surpreendentemente, está agora disponível para todos os utilizadores. Esta é uma mudança que é bem vinda e que abre os modelos mais recentes de IA a todos os que necessitam de usar esta tecnologia.
Há alguns dias, o Google Gemini 2.5 Pro estava apenas disponível para subscritores do Gemini Advanced e do Google One AI Premium nos Estados Unidos. Isso mudou há algumas horas, estando disponível para todos os utilizadores com contas gratuitas e, aparentemente, em todo o mundo. Entretanto, com uma conta gratuita, já está disponível o Gemini 2.5 Pro experimental, uma versão preliminar antes do lançamento estável.
Para usar esta nova IA da Google, o utilizador deve selecionar o modelo no canto superior esquerdo do Gemini. Aqui pode escolher esta versão “ideal para tarefas altamente complexas” e começar a utilizá-la. Há que ter em atenção que está limitado a apenas cinco interações, pelo que não conseguirá tirar muito proveito. Felizmente, será redefinido com o tempo.
Gemini 2.5 Pro is taking off 🚀🚀🚀
The team is sprinting, TPUs are running hot, and we want to get our most intelligent model into more people’s hands asap.
Which is why we decided to roll out Gemini 2.5 Pro (experimental) to all Gemini users, beginning today.
Try it at no… https://t.co/eqCJwwVhXJ
— Google Gemini App (@GeminiApp) March 29, 2025
Este modelo Gemini 2.5 Pro foi anunciado como o modelo de IA mais inteligente da Google. Apresenta capacidades de raciocínio e suporta várias funções, como aplicações, extensões, carregamentos de ficheiros e ecrã. Para tirar partido dele, basta aceder ao site oficial do Gemini, embora de momento este novo modelo não esteja disponível para aplicações em iOS e Android.
Segundo o ranking da LMArena, o Gemini 2.5 Pro experimental lidera atualmente o ranking, especialmente nos testes de matemática e ciências. Não é claro se a versão estável do Gemini 2.5 Pro continuará disponível para todos os utilizadores e contas gratuitas com o lançamento da versão estável. Pode acontecer que apenas a versão experimental fique disponível, como é o caso atualmente.
Esta mudança da Google, e o acesso à sua IA mais recente, parece ser uma resposta a outras propostas. Quer atrair os utilizadores para esta proposta e assim garantir que estes usam o que a gigante das pesquisas desenvolveu no campo da inteligência artificial.
Depois de alguns testes diria que para os devs é comparável ao Claude 3.5 mas ainda não consegue competir com o Claude 3.7.
@Mário podes dar um exemplo on de o Claude e melhor que o Gemini?
Eu uso os 2 e as diferencas sao tao minimas que realmente nao tenho conseguido encontrar alguem que me explique as reais diferencas e beneficios
Pois,pois alguém parece quer quer controlar tudo e todos. Deixem-se levar pelas tretas e depois digam que “o exterminador implacável ” apareceu. Já é tempo de acabarem de vez com IA.
Já vens tarde
É daquelas coisas que eu não sinto necessidade de usar. Nem tenho isso ativo
A IA está a ser desenvolvida pela nossa geração por causa da nova geração, que está comprovadamente a tornar-se mais “burra”… Agora imaginem quando chegarmos à reforma e precisarmos de assitência médica… se estivermos à espera desta nova geração de médicos, estamos tramados, que só trabalham e estudam quando lhes apetece e aprendem tudo nas redes sociais… a IA é que se calhar ainda nos vai safar nessa altura… 😛
Na noite de núpcias ou quando tiverem sem luz em casa vai ser bonito… Ahahahahahah
Eu vejo isto de outra forma. Eles estão a oferecer cada vez mais ferramentas IA acessíveis a todos. E esta ferramenta poderosa vai ser como ter uma calculadora no exame de matemática, ou seja, imprescindível para muitos. Quando estivermos todos dependentes dela passam a pedir subscrição por ela. Tipo Netflix gratuita e depois foi o que se viu. O resto da história já sabem!!!
Quando o produto é grátis … Tu és o produto…