ChatGPT está novamente disponível em Itália depois de ter sido banido temporariamente
A chegada do ChatGPT à Internet veio colocar alguns reguladores em alerta, como aconteceu em Itália. Mais do que o serviço em si, o problema está na forma como os dados recolhidos são usados. Depois do seu bloqueio em Itália, o ChatGPT voltou ao país e pode novamente ser usado, revelou a OpenAI.
ChatGPT já pode ser usado em Itália
Foi em março deste ano que o regulador italiano colocou o ChatGPT em pausa no país. Com uma proteção grande sobre a privacidade e a utilização dos dados dos utilizadores, exigiu que este serviço cumprisse algumas regras básicas para poder ser usado em Itália.
A data limite para que as alterações fossem realizadas era o dia 30 de abril, algo que foi cumprido na íntegra. Assim, e como pode ser visto, a proibição foi removida e o serviço está novamente disponível no país. Muitos utilizadores já mostraram isso mesmo com imagens de acesso e novas notificações.
Para conseguir este levantar do bloqueio, a OpenAI adicionou algumas correções que conseguiram eliminar todas as preocupações das autoridades de Itália. Falamos dos métodos de treino de IA da possibilidade de estarem a violar RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) da União Europeia.
we’re excited chatgpt is available in again!
— Sam Altman (@sama) April 28, 2023
OpenAI banido por falhas na privacidade
Enquanto trabalhavam na implementação das novidades, as autoridades ordenaram que a OpenAI parasse de processar as informações pessoais. Além disso, e enquanto investigavam também a possível violação de dados, o serviço esteve suspenso.
Assim, e como já pode ser visto, os utilizadores em Itália e no resto da UE, podem controlar se os seus dados são ou não usados para alimentar o ChatGPT e a sua IA. Ao mesmo tempo, podem também exportar os seus dados e pedir que os mesmos sejam removidos do serviço.
Esta é uma mudança importante e que poderá eliminar problemas no futuro. Para além da Itália, outros países ponderavam bloquear este serviço, com a mesma preocupação de violação de privacidade e recolha de dados dos utilizadores.
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Agora só falta deixarem mudar o número de telemóvel (que nem dá para ver em lado nenhum, mas está guardado na base de dados deles), e mudar o email.
E quando se apaga a conta, que o email e telemóvel sejam apagados da base de dados deles, que não é o caso, pois quando se tenta criar uma conta nova depois de eliminar a antiga, não se pode usar o mesmo número de telemóvel.
Isto são regras básicas do RGPD…
E eles NUNCA respondem às perguntas no chat de ajuda (quando o bot não consegue ajudar).