YouTube também reduzirá a qualidade dos seus vídeos na Europa durante a quarentena
A quarentena obrigada pela doença COVID-19 está a mostrar um lado diferente do mundo da tecnologia. As limitações já se fazem sentir em vários serviços. Segundo foi dado a conhecer, a Netflix foi a primeira plataforma a reduzir a qualidade da reprodução do seu conteúdo na Europa. Esta decisão tem como objetivo reduzir o consumo de dados, consumidos nos vídeos, e aliviar a sobrecarga nos servidores dos fornecedores de Internet.
Agora, é a vez do YouTube também diminuir a qualidade dos seus vídeos no velho continente durante a quarentena.
YouTube perde qualidade, mas favorece a Internet
Conforme confirmado pela Reuters, o YouTube é a segunda plataforma de vídeo a determinar uma redução da qualidade da transmissão de conteúdos. Esta medida tem como objetivo aliviar as ligações à Internet durante o período em que um grande número de pessoas está a trabalhar em casa.
Na verdade, estas medidas são importantes e estão já a levar os operadores a otimizar o tráfego. Além disso, na quarta-feira passada, a Comissão Europeia tinha pedido à Netflix e outras plataformas de ‘streaming’ para adaptarem os serviços ao aumento da procura em altura de isolamento social pelo surto de Covid-19, pedindo ainda às operadoras para evitar congestionamento da internet.
Para se adaptar a este pedido, o Netflix decidiu reduzir a taxa de bits da transmissão de vídeo na Europa. Contudo, o YouTube optou por reduzir temporariamente a qualidade dos vídeos à sua resolução padrão.
Quarentena obriga a aliviar o tráfego essencialmente de lazer
Conforme foi referido, a União Europeia convidou os principais fornecedores de conteúdo de streaming a tomar medidas, evitando sobrecarregar os servidores. Como tal, muito do trabalho agora feito a partir de casa poderá beneficiar milhares de pessoas, forçadas a ficar a casa por causa do surto. Estas estavam já a pressionar os IPS dadas as dificuldades nas ligações.
Assim, a partir de agora, o YouTube irá mostrar a resolução SD como a configuração predefinida. No entanto, os utilizadores terão a possibilidade de aumentar a resolução dos vídeos para melhorar a sua qualidade. Mas, tenham em atenção que isso irá consumir mais largura de banda.
Em termos comparativos, esta é uma medida menos drástica do que aquela tomada pela Netflix, já que esta última impede que os utilizadores usem a taxa de bits máxima suportada pelo serviço.
Resultados que serão muito importantes no imediato
Seguramente que a decisão tomada pela Google ajudará bastante a aliviar a sobrecarga de dados consumidos pelos vídeos. No fundo, estamos a falar do serviço de streaming de vídeo mais usado no planeta e de uma das plataformas com o maior número de utilizadores no mundo.
Portanto, se não estiver logo a ver os seus vídeos favoritos na melhor qualidade, não estranhe, não é do seu computador ou dispositivo móvel. Esta é mais uma "consequência" da pandemia do novo Coronavírus, a COVID-19.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Para a maioria dos conteudos, 720p chega e sobra. E se for para ouvir podcasts enquanto se trabalha, nem isso é preciso – 480 chega.
Se vais so ouvir até chega 144p
muita gente não escolhe 144p só para ouvir porque pensa que o som fica pior (antigamente ficava) mas hoje em dia isso já não acontece.
eu reparei nisso antigamente quando punha alguma coisa de apenas musica ou podcast e punha a 144p para estar com ele minimizado em background o som ficava com um pouco de ruido parecia arranhado mas ultimamente nao tenho notado muito isso apesar de sempre que posso usar o spotify pois a qualidade e melhor e nao consome tanta ram
Boas,
Uma medida mais eficaz é forçarem a utilização do novo codec AV1 já disponível no Youtube.
https://www.youtube.com/account_playback
Coloquem Preferir AV1, apenas se vocês tiverem um computador recente e com um podero computacional decente.
Reduz o tráfego consumido e mantém a qualidade.
pounhão masé tudo a 144 pés
A ser verdade espero a netflix nao cobre o valor que pago para ver os filmes 4k se nao nos deixa ver os filme em 4k…