Voos da SpaceX emitirão mais CO2 do que a Tesla conseguirá poupar em 2024
Ainda que a Tesla se foque na transição energética, por via de carros elétricos e painéis solares, Elon Musk, que lidera a fabricante automóvel, é a cara de outra empresa relevante: a SpaceX. Esta empresa vai emitir mais carbono para o ar americano do que a primeira vai conseguir poupar...
Apesar do debate que prevalece, os carros elétricos são considerados menos poluentes, considerando a sua vida útil, poupando ao planeta largas quantidades de dióxido de carbono. Por outro lado, a exploração espacial entrega à Terra quantidades alucinantes de CO2.
Operando nos dois ramos, Elon Musk está perante uma situação curiosa: a sua SpaceX vai emitir mais carbono para o ar americano do que a sua Tesla vai conseguir poupar, segundo estimativas do Jalopnik, um website de notícias e opinião sobre a indústria automóvel e aeronáutica.
Tesla não conseguirá compensar as emissões da SpaceX, concluem estimativas
Dados sobre a SpaceX
Até agora, em 2024, a SpaceX já lançou 90 foguetões Falcon 9, além de dois lançamentos da Starship e um do Falcon Heavy. A empresa tem planos para efetuar pelo menos mais 27 lançamentos até ao final do ano. Estes 120 foguetões produzirão, em conjunto, uma estimativa de 3,71 milhões de toneladas métricas de CO2.
De acordo com a Environmetal Protection Agency, o carro americano médio movido a combustão interna produz cerca de 400 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, o que significa que as emissões do foguetão da SpaceX este ano equivalem a cerca de 927.500.000 quilómetros percorridos.
Quanto é que a SpaceX está a lançar?
As estimativas atuais apontam para um lançamento de um Falcon Heavy de cerca de 79.000 toneladas métricas de CO2, enquanto um lançamento de uma Starship é ligeiramente inferior, com 76.000 toneladas métricas.
O lançamento mais comum, o Falcon 9, emite cerca de 28.000 toneladas métricas de carbono.
Dados sobre a Tesla
Relativamente à Tesla, sabe-se que as vendas caíram significativamente em relação a 2023 nos Estados Unidos, com uma queda de 8,5% no primeiro trimestre e uma queda de 5% no segundo trimestre para 386.810 e 422.405, respetivamente.
O terceiro e quarto trimestres não têm, ainda, dados concretos. Contudo, com base nos números do ano passado, prevendo uma queda conservadora de 5%, é possível que vejamos algo em torno de 413.300 entregas no terceiro trimestre e 460.300 no quarto trimestre.
Estes números correspondem às vendas globais, e aquelas nos Estados Unidos têm sido cerca de 26% desse valor nos últimos anos. Se considerarmos 26% dos 1.682.815 carros estimados que a empresa venderá este ano, isso totalizará cerca de 437.500 carros que chegarão a novos proprietários este ano no país americano.
Quantas emissões conseguem as vendas da Tesla poupar?
A atual rede elétrica dos Estados Unidos emite cerca de 475 gramas por quilowatt-hora de energia, e o Tesla médio consegue fazer cerca de seis quilómetros por kWh.
Se um Tesla médio percorrer cerca de 18.500 km num ano, estará a utilizar 2875 kWh de eletricidade, o que equivale a 1,37 toneladas métricas de emissões por carro. Isto é um pouco menos de um terço do que os foguetões da SpaceX emitirão este ano.
(Por uma questão de simplicidade, o Jalopnik não teve em conta as condições meteorológicas nem as perdas de transmissão da rede elétrica.)
Considerando os 437.500 carros e multiplicando-os por 1,37, obtém-se 599.375 toneladas métricas de emissões emitidas.
O carro a gasolina médio nos Estados Unidos faz cerca de 36,2 km por galão (que são cerca de 3,8 litros), emitindo cerca de 4,6 toneladas métricas de carbono como resultado.
Assim, a pessoa média que muda de um carro a gasolina médio para um Tesla está a reduzir o seu impacto de carbono no ambiente em cerca de 3,23 toneladas métricas por ano. Esses mesmos 437.500 automóveis estão a reduzir as emissões de carbono em 1,4 milhões de toneladas métricas.
O website ressalva que o número de pessoas que trocam os carros a gasolina por um Model 3 é provavelmente muito baixo, pelo que estes números serão um pouco mais elevados. Se o condutor passou de um Prius para um Tesla, a sua redução de emissões será significativamente inferior à média.
Posto isto...
Apesar de a Tesla vender carros em mais países, e de se esperar que a maioria dos seus carros ainda estará na estrada após o primeiro ano, a SpaceX está em crescimento, pelo que estes números poderão piorar.
De ressalvar, ainda, que estes números são estimativas e não têm em conta uma série de variáveis, que podem interferir.
Fonte: Jalopnik
Neste artigo: emissões CO2, spacex, Tesla
Qual é a pegada de carbono dos servidores do Pplware?
Muito baixa, possivelmente a mais baixa de Portugal (e uma das mais baixas da Europa). Isto porque o Data Center da Covilhã é reconhecido como um dos mais eficientes da Europa em termos de sustentabilidade e foi projetado para reduzir significativamente as emissões de CO₂.
Gostava de saber de onde vêm estes dados porque a principal fonte de Co2 num lançalmento de um falcon 9 é o combustivel Rp-1 que produz cerca de 3,15 toneladas de cO2 por cada tonelada de RP-1, ora o falcon0 tem 147 toneladas de RP-1 em cada voo portnato fazendo as contas estamos em 463 toneladas de Co2, as vossas contas dá 28 mil toneladas portanto o que estão a considerar ?
Lá vem esta … o Elon Musk se pagasse renda do tempo que lhe vive na cabeça deixava de ser o homem mais rico do mundo. Gentinha limitada e short sighted.
hahahahahaha!!! emitir para o ar americano!!!
Qual a relação entre as empresas?
Sim porque tudo isto foi para o Musk preparar o turismo espacial (ele com 20 clientes ali faz mais dinheiro em 5 anos que uma vida a vender carros), o resto era peanuts para ele…toma lá o ambiente…
Mesmo que fosse mil vezes mais valeria a pena
O dito turismo espacial devia ser banido da ideia de todos os responsáveis ligados á indústria espacial, e o artigo apresenta razões Cada lançamento polui e muito, os recursos utilizados são enormes.
Vês , é mesmo isso, aqui já não há problema, se houvesse abundância e tudo estivesse controlado, etc, mas não é o caso…
Lá está o Musk a fazer boas acções, segundo dizem torna o tempo menos frio e alimenta as plantas.
$$$$$$$$$
“…os carros elétricos são considerados menos poluentes…”
Entre ser considerado menos poluente e efetivamente ser menos poluente, vai uma grande diferença!
Lá está você.
Uau… mais uma história cheia de pesquisa e de utilidade pública…
Mas por acaso sabem quanto é que fica o CO2 por cada Kg lancado no espaço da SapceX vs o resto do Mundo…. não….???
Pois olah que engraçado… não sei porque existem os carros desportivos fora das pistas … estes gastam 10000X o CO2 de um smart para transportar pessoas de um lado para o outro…
Ou porque falar na SpaceX … porque não na China … os foguetões deles gastam 10x mais quimicos tóxicos… e tem metade da eficiência por kg … mas está tudo bem …
Temos é que lançar boatos e hipóteses sem sentido ou lógica contra tudo que é do Musk …
Homem muito mau …
A realidade é muito diferente … e a realidade não quer saber de sentimentos…