Tesla chama 2 milhões de carros nos EUA devido a defeito no piloto automático
A Tesla é, sem dúvida, a marca mais popular de veículos elétricos. No entanto, com frequência, é alvo de alguns problemas, seja nos próprios carros ou pela atitude do CEO Elon Musk. Notícias recentes mostram que a empresa chamou agora 2 milhões dos seus carros, nos EUA, devido a defeitos no piloto automático.
Tesla: 2 milhões de carros chamados por problemas no piloto automático
Segundo as recentes notícias avançadas pela Reuters, a Tesla chamou cerca de 2 milhões dos seus veículos nos Estados Unidos equipados com o seu sistema avançado de assistência ao condutor, designado de Autopilot, ou piloto automático, por defeitos no mesmo.
O recall serve para a marca de Elon Musk instalar novas proteções, e acontece depois de a entidade reguladora de segurança norte-americana ter dito que o sistema levantava algumas preocupações de segurança. Assim, pretende-se garantir que os condutores estejam atentos quando usam o sistema de piloto automático. Esta chamada à irá atualizar 2,03 milhões de veículos Model S, X, 3 e Y desde 5 de outubro de 2012 até 7 de dezembro deste ano.
Tal como sabemos, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) já está há algum tempo a investigar a Tesla como forma de perceber se os carros da marca de elétricos garantem a segurança adequada aos condutores quando o piloto automático está ativo.
O piloto automático é o sistema que permite que os carros conduzam, acelerem e travem automaticamente dentro da faixa e o sistema aprimorado ajuda na mudança de faixa, embora não os torne autónomos. E um dos componentes do piloto automático é o Autosteer, o qual mantém uma velocidade definida ou a distância de seguimento e serve para manter o veículo na sua faixa de rodagem.
No seu relatório sobre o recall, a Tesla disse que os controlos do sistema de software do piloto automático "podem não ser suficientes para evitar o uso indevido do condutor" e, como tal, podem aumentar o risco de haver acidentes. No documento lê-se ainda que "se o condutor tentar ativar o Autosteer quando as condições não forem ideais, o sistema dirá que está indisponível através de alertas visuais e sonoros, e o mesmo não será ativado". O recurso pode mesmo ser suspenso "se o condutor falhar repetidamente em demonstrar responsabilidade de condução contínua e sustentada".
Embora diga não concordar com a análise da NHTSA, a Tesla disse que vai implantar uma atualização de software over-the-air aos veículos afetados.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto a chamada à oficina é feita na minha casa. 😀 😀 😀
É preciso chamar os carros ? Essas coisas não se fazem pele internet ?
Portanto a tesla chamar é uma atualização OTA sem sequer sair de casa está certo ahah gostava que o meu vw tivesse sido chamado desta forma quando foi o escândalo das emissões.
E é incrível como é que ainda há 2 milhões de teslas de 2012 as baterias ainda duram há mais de 10 anos?? parece impossivel o pessoal diz sempre que duram 2 ou 3 anos
A Tesla produziu 2 milhões de veículos em 2012?
Nem se percebe pq tens um VW.
Quem diz isso é porque tem problemas.cognitivos o cérebro tem falta de capacidade devido a inalação do NOx :):):) carros a ice desfazem se todos e até perdem CV do celeiro com os esfregaços que tem das peças, esquece uma.bateria está no ativo durante milhares de.km e mesmo dps de atingir 75 por cento da sua capacidade sai e desmontada e vai para uma wall por exemplo para alimentar algum edifício por exemplo após atingir os menos de 50 por cento vai para reciclagem e volta a ser introduzida no sistema para novas baterias novas células.
2 milhões de carros ?? 2 milhões ?? Ui… 😐
2 milhões em 15 anos (2012 a dezembro 2023) de todos os modelos dá cerca de 133 mil ano.
Porque o espanto?
Agora a notícia é tendenciosa porque diz que a Tesla “chama” quando é algo atualizado over the air. É algo que os proprietários quase nem dão conta
Tendenciosa? Não diga disparates. O chama não quer dizer que os proprietários tenham de levar o carro a algum lado (em muitos casos até têm de o fazer). Neste caso o chamar é mesmo chamar, convocar, marcar o carro para uma atualização que será OTA e o proprietário tem de ter o carro com conexão. Na notícia não diz “chama os carros à oficina” 😉
Significado de Chamar:
Verbo transitivo
1. Fazer, com palavras ou sinais, com que outrem venha.
2. Invocar.
3. Proceder à chamada; dizer em voz alta o nome de.
4. Dar nome a. = APELIDAR, DENOMINAR
5. Escolher para desempenhar um cargo. = NOMEAR
6. Atrair.
7. Originar.
8. Exigir, merecer.
“chamar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Não quiseram publicar este comentário que não tem qualquer má educação nem comentário abusivo.
Estranho
E ainda diz que é um defeito, não é um defeito, é uma melhoria de segurança.
O sistema supostamente “defeituoso” funciona, vai ter é mais algumas camadas de segurança para que o condutor (esse sim com defeito) não continue a conduzir sem juízo.
+1, nao percebo onde está o defeito… pelo menos no meu nunca vi nada!
O pessoal tem dor de cotovelo. A Tesla ao menos assume que tem um problema.
Em Portugal, a Peugeot por exemplo tem inúmeros defeitos, desde a correia de distribuição embebida em óleo, á corrente da arvore de cames nos 1.5HDI, ao tanque de adblue, e o tuga paga e não bufa, quando é evidente que são defeitos da marca.
Sengundo vi na tv, a Tesla foi obrigada a chamar os carros, a mando de um tribunal
Pelo menos foi com essa ideia que fiquei
Quem não tem juízo é o vendedor de Teslas que convenceu os Clientes
a acreditar, na possibilidade de os carros da Tesla serem capazes de atravessar o País sozinhos.
https://electrek.co/2023/05/03/tesla-ai-trying-to-kill-you-steve-wozniak/
Curioso como uma marca que não faz publicidade, tem tanta publicidade feita por outros gratuitamente.
Engracado é alguem que não gosta de veiculos electricos ou tudo que nao deite fumo, passa os dias a pesquisar artigos acerca de veiculos electricos ou tudo que nao deite fumo.
Eu quando não gosto de algo simplesmente ignoro :D. Nao existe mais desperdicio de tempo.
Exato, depois chama malucos aos outros. Loooool
https://amp.theguardian.com/technology/2016/jan/11/elon-musk-tesla-cars-no-driver-model-s
Ena, essa é a prova da mentira da ME ? Como diz o yamahia ? Looool
@Toni da Adega, a mim os elektros não me aquentam nem me arrefenta. O q realmente me aquenta é a mentira pegada por detrás desta indústria. Esta do vendedor de Teslas é só mais um exemplo. Loool
Mentira ou a verdade ? Deve estar a fazer confusão, habitou-se a um século de mentiras e agora que tem uma indústria que não esconde nada, virou…
Tão verdade que o tribunal determinou que era mentira e ele só teve que acatar, reconhecer que mentiu e alterar os carros.
Ele quem ?
O vendedor de Telas que andou a apregoar que o Tesla era capaz de percorrer o país sem intervenção do condutor. A maioria terá caído na esparrela e zangaram-se qd perceberam o logro como é ex o Wozniak, outros já cá não estão para contar a história!
Para quando ele disse que era isso ?
Uuuuauuuu, que grande mentira para a mobilidade elétrica.
Quando disse?
Pergunte ali ao Wozniak e consulte uma série de outros artigos sobre o tema!
Uauuu, que grande mentira para a mobilidade eléctrica, zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. Loooooool
O piloto automático da Tesla tem algum problema???? A sério???
O KITT passou-se dos fúsiveis… 😀
“Pensava” que estes veículos super evoluídos poderiam fazer as “atualizações” sem precisarem de serem”chamados” onde quer que seja como se faz com um telemóvel/tablet/etc…
Teria muito mais sentido (a meu ver) serem chamados às oficinas para corrigirem algum “defeito” físico…
Bem, vou divagar para outro lado…
Diga isso ao Vitor (pplware) porque para ele a palavra “chamar” não dá a entender o que você percebeu e eu também percebi quando li o título.
Nem todos podemos ser iluminados e instruídos como o Vitor.
Mas, realmente a Tesla não chamou à oficina nenhum carro. Vai fazer a atualização over-the-air.
Podem ser sim instruídos, basta tirar a cabeça da areia no que torna à terminologia. E perceber do que se está a falar, sem aquela vontade birrenta de contradizer só porque sim. O recall é isso mesmo, o chamar, não diz “levar à oficina”. E se etimologicamente a palavra tem no dia a dia um significado diminuto, no caso em análise é muito mais abrangente.
Teria muito mais lógica (na minha modesta opinião) que o título fosse assim:
“Tesla atualiza 2 milhões de carros nos EUA devido a defeito/erro no piloto automático”…
Era um título mais apelativo e não induzia as pessoas em erro. É tudo uma questão de semântica eu sei mas induzir as pessoas em erro só para ganhar comentários/tráfego no site/blog. Além de que como refere e muito bem o @António, nem todos podem ser “iluminados” e fazer futurologia sobre quem escreve neste cantinho para entender o que vocês escrevem.
Já agora se me permitem, que tal incorporar uns ícones como no Facebook para demonstrar as opiniões em modo gráfico?
Abraço…
O que estava errado. A Tesla atualiza o seu software, com atualizações menores, frequentemente. E não é o caso 😉 Um Recall é mais que isso, até em termos legais 😉 e por isso não podes simplesmente abandonar a verdade dos factos (coisa muito própria dos funboys da marca, o que espero que não seja o teu caso 😉 ). E mais, este “chamar” dos carros à Tesla é uma alteração profunda no que a Tesla apregoou, por isso teve um impacto nas ações da empresa, com os investidores a ficar de pé atrás. Achas que num update (como queres dar a intender que seria) eles ficariam “receosos”? 🙂
Não inventem, não queiram branquear as coisas. Não é uma chamada à oficina, mas é uma chamada a uma reestruturação do software, que tem estado debaixo de fogo do regulador e que tem estado a ser apontado como causador de acidentes, até com mortes envolvidas, como se calhar sabes.
Se fosse como disseste, a Tesla não falava em Recall, dizia que era um Update 🙂 não achas?
Abraço.
Se fossem chamados os highland para instalar um “indicator stalk”, isso é que era de valor! 😀
Está quase disponivel.
https://soyacincau.com/2023/11/07/tesla-model-3-signal-gear-stalks-add-on-enhance-automotive/
E que tal substituir as palavras chamar (à oficina) ou recall por simplesmente atualização remota. As palavras têm peso e ontem as ações da Tesla caíram por isto. Esta atualização vai custar zero à marca. Quem está do contra aproveita sempre para pintar o lado negro e muitos média vão atrás.
As palavras são o que são e as ações não caíram por haver uma chamada dos veículos à necessidade de uma correção. É que até podem tentar branquear e dizer que é uma atualização, mas a entidade reguladora diz taxativamente que é uma correção. E para as ações caírem 😉 é porque não é uma coisa que passa despercebida… deve ter “desanimado” os investidores. Esses não se assustam com palavras meu caro 😉
Não é erro nem correcção, há sim uma adição de alertas no sistema, porque a entidade acha que pode causar acidentes.
E já agora tens de ir ver os gráficos outra vez, o stock não desceu, aumentou de 230 para 250 dólares
A entidade é de regulação. Ora se esta chamou à atenção e obrigou a marca a corrigir o problema, é porque o que foi apresentado está incorreto/incompleto, contém erros ou induz em atos que podem causar dano e é isso que diz o relatório da entidade.
Description of the Safety Risk: In certain circumstances when Autosteer is engaged, if a driver misuses the SAE Level 2 advanced driver-assistance feature such that they fail to maintain continuous and sustained responsibility for vehicle operation and are unprepared to intervene, fail to recognize when the feature is canceled or not engaged, and/or fail to recognize when the feature is operating in situations where its functionality may be limited, there may be an increased risk of a collision.
Sobre as stocks… caíram quando saiu esta resolução, mas numa altura de aumento de vendas, obviamente que as ações não iam continuar a cair… isso é óbvio 😉
Notícias como esta pode sim levar investidores a vender. mas mesmo assim esta não está má, na sic noticias nem sequer falam em actualização de software OTA.
Eles continuam a dizer recall porque não teem outro termo oficial para isso. Mas cabe aos jornalistas serem honestos e falarem as coisas como são.
Chama recado porque não têm outro termo oficial? 😀 essa é boa. Poderiam criar, ou não? Claro que podiam. Até porque a própria definição em inglês está outdated “ O termo recall (recolha de produto (português europeu, é um termo em inglês, que significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.
Portanto, nós ao adotar o “chamar”, que faz todo o sentido tendo em conta a forma como a Tesla o vai fazer, via OTA, estamos completamente alinhados com o significado da palavra chamar: convocar.
E em boa verdade os carros serão convocados para serem atualizados. Mas atenção, não é uma simples atualização de software. São modificações que vão ter impacto até nos manuais dos carros, nas descrições das tecnologias e nos documentos que a marca apresenta nos reguladores.
Os jornalistas são honestos, os desonestos são uma linha de pretensos entendidos que muitas vezes não querem saber da verdade dos factos, ficam-se pelas suas crenças, clubismos e exortações orgasmáticas em grupos de envagelização 😉
Já podem ficar todos descansados, na Europa não é necessário recall.
https://www.publico.pt/2023/12/15/fugas/noticia/tesla-evita-recolha-veiculos-europa-onde-autopilot-configuracao-distinta-2073840?ref=empresas&cx=page__content
Não estou preocupado. Não é marca de BEVs que eu gastaria dinheiro (se o tivesse). Mas o Mach-E da Ford já acho um veículo mais “bonito”. Até tem um cavalinho e tudo… 😉
A Tesla já se esta mazé a marimbar para os europeus que se preparam para lhe estragar o negócio da China.
Que se aguentem com os AP’s defeituosos.
Mimimimimimimimi
Isso e mentira :):):) o Yamahia aparece já com.uma.invencao.qualquer a dizer que e preciso trocar o óleo do Tesla e ver os retentores, e levar os Tesla a oficina para fazer o update OTA ….. Só que naooooooooooooooooo :):):):):):):)
Ele já está informado que se for preciso trocar óleo, considera-se uma troca de motor. looool