PplWare Mobile

GeForce RTX 5090 da NVIDIA está a queimar os cabos de alimentação dos utilizadores

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. themoreyoubuy says:

    As ligações/cabos 12VHPWR nunca deviam ter saído do papel, isso e placas gráficas a gastar 600W em computadores de secretária.

    • Perfectly Balanced says:

      O problema não é as gráficas consumirem 600W mas sim usares um cabo que suporta no máximo 600W para alimentar uma gráfica que consome 575W, a RTX5090 devia ter dois conectores 12VHPWR e ter o consumo dividido pelos dois cabos.

  2. Corrector says:

    xD o cabo era velho. Além disso o cabo já esteve montado noutro angulo antes onde levou calor e foi “acamado” (na 4090 o cabo saia por cima ou por baixo, nesta 5090 sai para o lado). E por fim o cabo não é o original. A coisa mais comum nos pcs é substituir cabos de origem por cabos mais “bonitos” e/ou colocar adaptadores de pci-e para a placa gráfica ficar na vertical, mas isso não é propriamente para que o sistema foi desenhado. Neste caso a nvidia não tem culpa de nada e o resultado será a nvidia começar a indicar na garantia que não se responsabiliza por cabos e adaptadores de terceiros que causem danos ao equipamento. O procedimento profissional é: colocar o cabo e antes de fechar a caixa usar um aquecedor para dar um angulo ao cabo para que este não fique a forçar os pinos da placa. O cabo até pode estar todo encostado mas se houver que force os pinos estes não vão encostar como deveriam e depois acontecem as desgraças.

    • Marco says:

      Nao digas asneiras e vai ver o video do Derbauer que tem essa mesmo gráfica o cabo e a fonte.

      • Corrector says:

        Isto é uma ciência exacta não é achiologia. Em vez de palreares o teu youtuber favorito já viste alguém a por 1000w nesse cabo? É que ele aguenta e sem problemas. Sabes porque antes eram do pino s1 ao pino s6 e agora são apenas os das extremidades?Porque antes dobrava para baixo agora dobra para o lado. Ou seja, os que fazem mau contaco como expliquei acima, a solução também é a que expliquei em cima para diminuir a pressão e os contactos ficarem melhor acomodados na ficha, é estranho? Estranho é montar um adaptadores no pci-e e adaptadores de energia de quem não faz hardware e fechar curvas com o cabo a forçar a ficha. Agora em vez de veres videos de amadores começa a ver de engenheiros que testam em laboratórios enfiam potência até dar ripple, se souberes o que isso é. Ou então monta assim à cabelereiro e deixa pregar fogo quero lá saber xD.

        • Marco says:

          já vi que deves ser engenheiro tipo sócrates… para tua irformação o Derbauer é engenheiro e é somente o dono da Thermal Grizzly e se fores ver o video vez que o problema é o load inconsistente de corrente, ou seja está a passar 20 amp num terminal enquanto outros estao com 1 a 2 amp. agora a razão de isso acontecer? Uma coisa é certa não é do cabo. Fonte ??? é possivel é uma questão de testar diversas fontes e apurar resultados

          • Corrector says:

            Viste foi mal que eu não disse que era o engenheiro que fazia os testes. Ser sócio media for equity e ceo secundário de uma empresa de pasta termica não lhe dá autoridade sobre o assunto. O problema é que estás a respirar muito rápido, respira mais devagar. ponto1: a bancada dele é uma fonte whitelabel do mais ruim que existe, corsair (não fazem nem projeto nem fabricam fontes); ponto2: quando um existe resistencia num cabo os demais ficam com mais corrente, mais corrente, mais aquecimento(se duvidas verifica o video nas leituras); ponto3: o exemplo deste artigo os cabos que queimaram foram os das extremidades e foi o que comentei; ponto4: os cabos com sobreaquecimento do teu youtuber favorito são os do centro; ponto5: o teu youtuber favorito não fez o básico, testes com várias fontes, vários cabos e leitura de tensão à entrada da vrm por cada cabo e leitura de resistência por pista. “Ses” há muitos, mas resolver o problema no mundo real está descrito aí acima, recomendado por quem percebe da poda e não youtubers que shareholders de pasta termica.

          • Norm says:

            Corrector
            ponto AAAAAAAAA
            Para um equipamento que consegue consumir 50A de corrente, o fabricante deve fazer todos os possíveis para assegurar que o cabo que o alimenta não vai derreter – deve ser no mínimo à prova de parvos! E asseguro-te que havia maneira para o fazer, desde limitar a corrente em cada condutor, apenas aceitar cabos certificados e fontes certificadas, etc!
            Por mais voltas que se dê, neste limiar de utilização de corrente, a culpa já não pode ser apenas má utilização, ou o teste não ser científico! O fabricante tem enormes responsabilidades. A norma deste cabo deixa muito a desejar em termos de segurança

  3. Rogerio Figueira says:

    Fontes Modulares. Ninguém está falando delas.

    • Perfectly Balanced says:

      Ninguém fala é do facto de o cabo 12VHPWR suportar 600W e a RTX5090 consumir até 575W de fábrica, os antigos cabos de 8 pinos permitiam um consumo máximo 150W por conector mas o cabo em si suportava 288W – 1.9x margem de segurança, não é à toa que os casos que se houve falar de cabos e conectores danificados é tudo com a RTX5090 e não com a RTX5080 que consome até 360W.

      • Marcos says:

        Em minha opinião, vocês dois estão corretos.

      • Norm says:

        É um pouco pior que isso…
        Ao limitar a conversa a potência (watts), com valores que parecem normais para outros aparelhos eléctricos, acabamos por “esquecer” que esta potência é à custa duma enorme quantidade de corrente. Com 600W a 12V estamos a falar em 50A de corrente.

        50A só por si é já um valor que deveria soar vários alarmes…
        Pior é que o calor que é produzido por um condutor aumenta com o quadrado da corrente… Ou seja a margem de tolerância dos cabos é facilmente ultrapassada com aquilo que pode parecer uma pequena oscilação.
        Se fossemos a usar as normas para as instalações eléctricas, isto provavelmente não passava numa inspecção. Estas empresas estão a brincar com a vida das pessoas

    • Julio says:

      Está certo, toda emenda gera calor e perdas. Em cabos eletrônicos, penso que é mais problemático ainda.

  4. Pintor says:

    Quando troco de gráfica troco todos os cabos ligados a mesma.Dar 3000€ por uma placa gráfica e não quer gastar uns trocados em cabos novo?

    • Técnico Meo says:

      Já deviam vir incluindos, atendendo ao preço super inflacionado que se está a pagar.

      • Marco says:

        sim e não, o que vem incluído é um conversor de 3x8pin para 12vHpower, no caso dele nao servia visto estar a usar uma fonte já com cabo 12Hpwer o problema é mesmo a gráfica usar apenas 1 ficha devia ser 2x12vHpower por forma a distribuir melhor o consumo energético e aumentar o limite de segurança e evitar o aquecimento excessivo dos cabos, pode-se dar o caso das próprias fontes estarem a fornecer corrente de forma incoerente forçando o dobro ou triplo da amperagem num cabo enquanto os outros estão a usar uma amperagem muito inferior provocando um aquecimento excessivo e o possível derretimento da proteção de plástico

        • Técnico Meo says:

          Correto Mestre Marco, mas a fonte entrega a corrente que a gráfica demanda. O fluxo de electrões direciona para onde existe o consumo, as perdas de valência atraem mais electrões e por ai fora. Eletricidade ” 1 o 1 “. Mas…. presumo que tenha sido um erro de desenho. Correntes de 20 amperes contínuos já exigem espessura e isolamento adequado. Seja em electronica, baixa tensão alterna ou DC. Aqueles pinos envolvidos em plástico….uma red flag. Outro problema, a GPU deve estar a ser usada para inferência de IA. Puxa tanto como minar. Se fosse para jogos, não faria isto. Nem mesmo a jogar Crysis 24/7….presumo……

      • Ricardo says:

        Por 3000 mil euros já devia vir incluído era outro PC completo para spare.

        Valores ridículos. Mas é como é. Os smartphones são outro produto na mesma vertente – no que respeita valores completamente absurdos. E as pessoas compram.

        Anda tudo doido! Mas é como é.

  5. nameblomcc says:

    Gráficas de 2.000-5.000€ a derreteram conectores. LOL!

    GreedVidia.

  6. M says:

    O problema é precisamente o design miserável da NVIDIA…
    Isto poderia ser evitável se a NVIDIA não quisesse poupar uns miseráveis cêntimos nas current sensor resistors…
    Para quem quiser entender melhor:
    https://youtu.be/kb5YzMoVQyw?si=axMxFGl2bUk4UGFA

  7. 2 dedos de testa says:

    Todos errados, não leram as letras pequeninas, mas muito pequeninas mesmo.

    Estas gráficas são para serem alimentadas diretamente do posto de transformação de baixa tensão mais próximo, e com cabos grossos em que para descarnar é preciso um serrote…. ah pois é

  8. Sérgio V. says:

    Usem. Isso. Com cabos. Mais. Grossos e dweixam de ter problemas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.