OpenAI lança plano ChatGPT por menos de 5 euros! Para quando em Portugal?
A OpenAI anunciou uma nova estratégia para o mercado indiano, um dos seus maiores a nível mundial. Lançou um plano de subscrição do ChatGPT por menos de 5 euros, e planeia expandi-lo a mais países no futuro.
ChatGPT Go: a nova aposta da OpenAI na Índia
A OpenAI lançou oficialmente na Índia um novo plano de subscrição pago para o ChatGPT, consideravelmente mais acessível. Denominado ChatGPT Go, o novo plano tem um custo mensal de 399 rupias (cerca de 4,30 euros), uma alternativa significativamente mais económica em comparação com o plano Plus, que custa 1999 rupias (aproximadamente 21,50 euros) por mês.
Este lançamento surge poucos dias após a empresa ter implementado a apresentação de preços na moeda local para todos os seus serviços. Adicionalmente, com o plano Go, os utilizadores indianos passam a poder efetuar pagamentos através da Unified Payment Interface (UPI), a popular infraestrutura de pagamentos da Índia.
Segundo Nick Turley, vice-presidente da OpenAI e responsável pelo ChatGPT, este plano foi concebido para oferecer um aumento substancial das capacidades disponíveis. Em comparação com o nível gratuito, o ChatGPT Go multiplica por 10 os limites de mensagens, a geração de imagens e o carregamento de ficheiros.
Turley destacou ainda que o plano Go duplica a capacidade de retenção de memória do chatbot, o que se traduz em respostas mais personalizadas e contextualmente relevantes ao longo de conversas mais longas.
Tornar o ChatGPT mais acessível tem sido um pedido fundamental dos utilizadores! Estamos a lançar o Go primeiro na Índia e iremos aprender com o feedback antes de o expandir para outros países.
Afirmou.
We just launched ChatGPT Go in India, a new subscription tier that gives users in India more access to our most popular features: 10x higher message limits, 10x more image generations, 10x more file uploads, and 2x longer memory compared with our free tier. All for Rs. 399. 🇮🇳
— Nick Turley (@nickaturley) August 19, 2025
Boa estratégia para conquistar o mercado indiano
O objetivo da OpenAI é claro: capitalizar a enorme base de utilizadores na Índia, que, segundo o CEO Sam Altman, constitui o segundo maior mercado da empresa. Embora o país lidere em número de downloads da aplicação, a monetização tem sido um desafio.
Dados da empresa de análise AppFigures revelam que, nos últimos 90 dias, a Índia foi responsável por mais de 29 milhões de downloads da aplicação do ChatGPT. No entanto, a receita gerada no país durante o mesmo período foi de apenas 3,6 milhões de dólares.
Com um preço mais competitivo, a OpenAI espera convencer um maior número de utilizadores a aderir a um plano pago, o que poderá aumentar a sua taxa de conversão.
Esta iniciativa da OpenAI surge num cenário cada vez mais competitivo, onde outras gigantes tecnológicas procuram cativar os mais de 850 milhões de internautas indianos. Recentemente, a Perplexity estabeleceu uma parceria com a operadora de telecomunicações Airtel para oferecer subscrições Pro gratuitas, e a Google disponibilizou o seu plano AI Pro sem custos para estudantes no país durante um ano.
Apesar de o ChatGPT Go estar, para já, restrito geograficamente à Índia, a OpenAI já confirmou na sua página de suporte que está a trabalhar para expandir esta oferta a mais regiões no futuro. A existência deste plano, aliás, já tinha sido antecipada por Tibor Blaho, um engenheiro de software conhecido por revelar com precisão informações sobre futuros produtos de IA.
Leia também:





















hummm…cheira-me a VPN….
Não vai chegar a PT, vai ser só para países emergentes.
Btw, parece que o GPT5 foi o verdadeiro flop, muito marketing e uma mão cheia de nada, quem paga premium ficou pior servido e já pondera mudar
VERDADE!
Eu fui assinante premium, desisti após 2 meses. Muita censura, erros de lentidão no servidor ou na resposta. Esperar uma hora até poder criar mais imagens, etc.
Agora uso o “No Filter GPT”, barato e sem censura em nada.
“Recentemente, [na índia] a Perplexity estabeleceu uma parceria com a operadora de telecomunicações Airtel para oferecer subscrições Pro gratuitas!”
Cá fez o mesmo com a MEO durante 1 ano (tem que se aderir à oferta no site da MEO até final deste ano).
A lógica de todos é – com as versões gratuitas “engodar”o pessoal. Mesmo a 4,30 euros, na Índia, com uma grande adesão é uma grossa maquia. Cá os 20-21€/mês é “chapa” para as várias IA, já há algum tempo. Quando um baixar é natural que os outros também baixem.
Eu vou dar um exemplo, o “GOOGLE VEO 3” para criar vídeos com IA. Eles cobram assinatura de 250$. Recentemente lançaram a versão “fast” que é apenas 30$ porque gera vídeos de 720P com menos qualidade e menos resolução (ou seja porcaria). Mas tem imensa censura. Não podes criar vídeos de zombies, terror, ou gangsters a dar tiros, pois tem “violência”. liberdade expressiva é quase zero.
Já estão a surgir geradores de vídeos da concorrência com qualidade boa “Hailuo 2.0”, “Kling 2.0” e o “Wan 2.2”. Alguns desses websites cobram mensalidade de 20$, e cada vídeo custa 50 créditos. É mais barato que o “Google Veo 3” que cobra 150 créditos por cada vídeo de 5 segundos.
Se eles não começarem a baixar as calças (ou seja os preços), milhões de pessoas vão abandonar o produto e migrarem para os geradores de vídeo “Wan 2.2” (do grupo Alibaba) ou outros.
A Ganância dá lucro mas por pouco tempo, pois a concorrência na IA é muito grande.
Eu já começo a ver muito cache nas AI, por isso 5€ até é caro…
Desculpem a minha ignorância mas isso, “plano ChatGPT”, serve para quê exactamente? Exemplos… Obrigado.
“Limites de mensagens 10 vezes maiores, 10 vezes mais gerações de imagens, 10 vezes mais uploads de ficheiros e memória 2 vezes maior em comparação com o plano gratuito”.
Alguns certamente vão criticar-me, mas aqui vai: Eu, jamais iria pagar ao Chat GPT nem que fosse 5 euros! É LIXO. Eu uso umas vinte ferramentas de IA todos os dias, algumas para revisão e tradução de documentos (como o DEEPL translator, e Quillbot), uso de edição de imagens (como o PIXLR). Uso de edição de vídeo e remoção de watermarks (Vamake.ai), uso chatbots como o “Claude” e “Gemini” ou “Vance.ai”, etc. Uso outros.
Do CHAT GPT na época que só tinha versão 4.0, eu cheguei a pagar mensalidade (22 euros, pois inclui ainda taxa VAT, ou seja imposto). Não gostei. Muitas vezes mesmo ao gerar imagens (usando o DALL-E) eu tinha limites e teria de esperar uma hora até poder criar mais imagens. Outras vezes em conversas de texto, o servidor ficava lento ou dava erro ao gerar resposta (mesmo eu pagando mensalidade!!!!). E há a questão da censura, certos temas ele não pode responder. Cheguei à conclusão que não valia a pena pagar mensalidade por um serviço com problemas técnicos, limites, lentidão, e CENSURA.
Eu agora uso o “No Filter GPT”, é barato e sem censura (seja em conversas texto e geração de imagens).
E é tão bom ou melhor, usa o mesmo código fonte mas modificado (para não ter filtros, não ter censura).
Pagar para ser espiado. LOL