Samsung cria um protótipo de bateria de estado sólido para conseguir 800 km de autonomia
As baterias continuam a evoluir e os veículos elétricos dependem desta evolução. Apesar dos carros estarem mais otimizados, o principal calcanhar de Aquiles é mesmo a autonomia. Nesse sentido, a Samsung está a desenvolver um protótipo de bateria com 50% menos volume do que uma bateria típica de iões de lítio. São células de estado sólido projetadas para ser possível um carro elétrico viajar 800 km com uma única carga.
Este estudo acaba de ser lançado pelo Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT) e pelo Samsung R&D Institute Japan-Yokohama (SRJ).
Bateria de estado sólido
A nova bateria de estado sólido, ou bateria de metal de lítio, oferece melhor densidade de energia do que as baterias tradicionais de iões de lítio. Além disso, esta promete introduzir uma nova geração de baterias para alimentar todos os nossos dispositivos, não se ficando só pelos carros elétricos.
Comparada às baterias convencionais de iões lítio que usam eletrólitos líquidos, esta tecnologia é baseada em polímeros cerâmicos ou sólidos. Uma diferença que lhe confere uma certa segurança de uso e uma maior densidade de energia.
A nova fórmula de metal de lítio da Samsung remove eletrólitos líquidos, melhorando drasticamente a segurança da bateria. No passado, as baterias de metal-lítio eram propensas à degradação química à medida que os dendritos crescem nos ânodos. Contudo, a Samsung acredita que desvendou a chave para mitigar o crescimento de dendritos graças a um novo revestimento de prata-carbono (Ag-C) no ânodo.
Samsung poderá dar um passo forte na autonomia dos elétricos
O revestimento de 5 mícrones foi suficiente para evitar a degradação do ânodo nas células protótipo da Samsung. Desta forma foi permitindo um aumento na densidade de energia de até 900Wh/L. Isso traduz-se numa bateria 50% menor em volume do que a atual tecnologia de bateria de iões de lítio.
Como resultado, este protótipo agora desenvolvido permitirá que um veículo elétrico viaje até 800 km com uma única carga, oferecendo um tempo de ciclo de mais de 1000 cargas. Nesse sentido, este estudo poderá ser uma referência para futuras baterias mais seguras e de alto desempenho.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Seria espetacular conseguirem “transportar” essa tecnologia para os smartphones…como ando sempre que possível a pé ou de bicicleta podem “transformar” os 800 Km em 800 dias! Força…
O calcanhar de Aquiles no é autonomia, mas sim o tempo de carregamento
Isso mesmo e ainda a quantidade de energia electrica que é necessária existir na rede e que ninguém fala.
ninguém fala porque talvez ja existe soluções para isso? basta investigar um pouco e veras a tua resposta.
Gravitons a bosões catalíticos, como no Westworld!
Primeiro era a autonomia, agora é o carregamento, enfim as desculpas sempre uma desculpa qq entretanto o mundo avança e o pessoal a ve-los passar …
teremos de mudar os nossos hábitos. Ainda nao ouvi ninguém dono dum eléctrico a queixarem-se do tempo de carregamento ja que ou tem carregado ou carregam enquanto vai tomar 1 refeição.
Começa por ti e compra um! Deve-se falar do que se sabe!
Eu já comprei e subscrevo inteiramente o que diz o Rodrigo. Carrego sempre em casa à noite quando vou dormir, não achas que é tempo suficiente para as necessidades diárias?
Pois, o meu leva apenas 20 segundos a carregar, isso é muito tempo ?
800,000 KM ou 500,000 Miles de vida do pack e 800 Km de range, nunca tive carro precise de tanto, interessado. Digam quando esta tecnologia ser mainstream. obg
Já é. As baterias actuais, desde que bem mantidas, já podem fazer milhares de ciclos. É fácil chegar aos 2000 ciclos só tendo o cuidado de manter a carga entre os 10 e os 90% (podendo passar desses limites am caso de viagens longas). Com 2000 ciclos, um carro com 400 kms de autonomia já chega aos 800.000 kms.
https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries
Obrigado pela info, mas no meu caso particular preciso the 500 miles de range.
Pois, para isso, com a tecnologia actual, é preciso parar uns 20 ou 30 minutos para carregar. Na realidade já se deveria para esse tempo numa viagem de 800 kms, mas como não conheço os pormenores dessa necessidade, vou abster me de comentar acerca dela…
Tenho uma e bike com bateria de pilhas Samsung de lítio que pesa cerca de 3,5 kg com esta inovação em termos práticos passa para 1,75kg e tenho uma autonomia da bicicleta muito superior, será assim ?
Será que vamos ver esta nova bateria no novo Galaxy Note 20?! vai ser bombástico 😛
Ora ai está, baterias para uns 2 ou 3 % das pessoas, para os outros 97% já existem. lol
Ainda há muita gente que acredita que os carros a motor de combustão vão ser eternos! Essa era está a terminar e a marca que não acompanhar a evolução vai desaparecer! O futuro é já ali e o presente já é passado.