Renault 5 E-Tech: pintado com cores de futuro, o icónico R5 é a nova cara da revolução elétrica
O Renault 5 circula pelas estradas desde 1972, altura em que conquistou um público completamente novo: mulheres e jovens. Indo ao encontro da máxima "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", a marca pintou o icónico modelo com as cores do futuro, eletrificando-o e entregando ao mercado um R5 E-Tech, pronto para aqueles que o recordam com um sorriso, mas, também, para as gerações mais novas, que expectam detalhes diferentes.
Por se tratar de um carro icónico, que tantas aventuras transportou, a equipa da Renault dedicou-se a perceber como poderia adaptar o R5 que todos conhecem a um veículo que o século XXI exige. O Pplware foi conhecê-lo a Paris e é, de facto, uma máquina que vai agitar vontades!
Detalhes do R5 E-Tech
Dimensões e peso
- Comprimento: 3,92 m
- Largura: 1,50 m
- Distância entre eixos: 2,54 m
- Saliência frontal/ traseira: 749 mm/ 633 mm
- Distância ao chão: 145 mm
- Peso: 1450 kg (versão de 52 kWh)/ 1350 quilos (versão de 40 kWh)
- Capacidade da mala: 326 l
Motores e baterias
- 70 kW (95 cv/ 215 Nm)
- 90 kW (120 cv/ 225 Nm)
- 110 kW (150 cv/ 245 Nm)
Bateria de ião de lítio
- Comfort 52 kWh (autonomia até 400 km WLTP)
- Urban 40 kWh (autonomia até 300 km WLTP)
Carregadores
- 11 kW CA unidirecional para motor de 70 kW
- 11 kW AC bidirecional para motores de 90 e 110 kW
- 80 kW DC para motor de 90 kW
- 100 kW CC para motor de 110 kW
Desempenho (versão 110 kW / 52 kWh)
- 0 a 100 km/h / <8 seg
- 80 a 120 km/h / <7 seg
Velocidade máxima
- 150 km/h
Não podemos fugir às evidência e temos de começar pelo design, percebemos que a tarefa seria desafiadora, pois trata-se de um modelo cunhado pelos consumidores. A equipa responsável tinha, porém, muito por onde brincar. Numa abordagem "emotiva", a Renault adotou um estilo "retrofuturista", com cores vivas, faróis com um visual atrevido, luzes traseiras verticais, acabamentos coloridos no teto, entre outros.
Essencialmente, segundo a Renault, a ideia passou por entregar um R5 renovado, com os detalhes que as pessoas já conhecem, a par das exigências do século XXI e da transição elétrica.
Por exemplo, a grelha de ventilação no capô do carro original foi reinventada, por forma a acompanhar os tempos. Hoje, "é um indicador de carga na forma do icónico número 5": quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina.
Fazendo jus à modernidade, o Renault 5 E-Tech elétrico apresenta um grande ecrã tátil multimédia de 10" com uma interface luminosa e fluida.
O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto Ircam, de música e som, e com Jean-Michel Jarre - o renomado artista, compositor e autor, pioneiro da música eletrónica e apaixonado por tecnologia, desenvolveu também as paisagens sonoras de bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo carro em velocidades abaixo de 30 km/h para alertar os pedestres.
Plataforma elétrica de nova geração e única na Europa
Apesar do design dos veículos ser, geralmente, adaptado à plataforma na qual se vai erguer, neste caso, os engenheiros da Renault trabalharam ao contrário, desenvolvendo a plataforma com base no design que conquistou o coração de Luca de Meo: um mock-up em resina criado pelo departamento de Design Avançado.
O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo totalmente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma da Ampere dedicada aos veículos elétricos do segmento B. Isto torna-o num veículo único com vantagens competitivas reais, incluindo piso plano, longa distância entre eixos (2,54 m), espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), centro de gravidade mais baixo e peso reduzido (menos de 1500 kg).
A plataforma AmpR Small também trouxe economias de escala em muitas áreas, sem comprometer os componentes elétricos ou tecnologias que são úteis aos consumidores. Através desta abordagem disruptiva, implementada pela primeira vez, a Renault conseguiu reduzir o tempo de desenvolvimento para apenas três anos.
Além disso, o Renault 5 E-Tech elétrico apresenta um novo carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid).
Este sistema pioneiro está prestes a ser amplamente utilizado, tornando o novo elétrico da Renault num verdadeiro ator do ecossistema energético, por via dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade livre de carbono. Assim, os utilizadores irão desfrutar de poupanças significativas nas suas contas de eletricidade.
Sob o capô, o motor do Renault 5 E-Tech elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico, nos quais também se baseia. Permanece fiel à 2tecnologia síncrona de rotor bobinado preferida da Renault". Por não possuir ímanes permanentes, não utiliza terras raras, reduzindo, assim, o seu impacto ambiental.
Com base na experiência dos seus antecessores em termos de durabilidade, o motor estará disponível com três potências: 110, 90 e 70 kW.
Renault oferece o "prazer da condução excecional" ao volante do R5 E-Tech
O Renault 5 E-Tech elétrico é um automóvel versátil, tanto em casa, como na cidade e na estrada, graças ao carregador AC de 11 kW, ao carregador DC de 80 ou 100 kW e à sua bateria de até 52 kWh. Estas características conferem uma autonomia de até 400 km WLTP.
Uma raridade no segmento de citadinos elétricos, pode até rebocar um reboque, com capacidade de reboque de 500 kg.
Exemplifica a Renault.
O R5 E-Tech elétrico é extremamente ágil, com uma suspensão dianteira otimizada e uma suspensão traseira multi-link. Emprestada dos segmentos de mercado topo de gama, esta proporciona um nível de aderência à estrada e desempenho anteriormente desconhecidos neste segmento.
É por via de tudo isto que a Renault promete "um prazer de condução excecional, sem comprometer o conforto".
R5 elétrico traz tecnologia na medida certa
O Renault 5 E-Tech elétrico assume-se como um automóvel de alta tecnologia repleto de inovações de ponta para proporcionar uma experiência a bordo única, com benefícios práticos para o conforto e a segurança do condutor e dos passageiros. Este modelo é, portanto:
Conectado - O R5 E-Tech elétrico conta com o sistema OpenR Link de nova geração com Google integrado, além de mais de 50 apps e serviços práticos, como um planeador de viagem elétrico.
Intuitivo e acolhedor - Com os serviços conectados da Google, o Renault 5 E-Tech elétrico estreia o Reno, um avatar interativo que é, também, um companheiro de viagem inteligente e útil. Desenvolvido pela Renault para levar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e intuitiva, o Reno tem verdadeira personalidade. Projetado para responder às dúvidas e comandos do utilizador, confere ao veículo uma assinatura relacional, empática.
Confortável - O conforto sonoro é otimizado com o sistema patenteado de isolamento acústico smart cocoon e um para-brisa acústico, um recurso emprestado de outros mercados. Para conforto térmico, uma bomba de calor económica poupa energia da bateria.
Seguro - Na vanguarda da segurança, o Renault 5 E-Tech elétrico apresenta ajudas à condução (ADAS) emprestadas de outros mercados, incluindo o controlo de cruzeiro adaptativo inteligente, que lê a estrada, e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2.
Inclui, também, tecnologias inovadoras para facilitar o trabalho dos serviços de assistência em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e Rescue Code). O novo sistema de travões One Box reduz em metade o tempo de reação da travagem automática. Por último, o Safety Coach apoia o condutor na redução do risco de acidentes.
Simples - O carregamento é mais fácil e inteligente com o Renault 5 E-Tech elétrico, graças à ampla gama de serviços oferecidos pelo ecossistema Mobilize: Mobilize Power Solutions para encomendar através da rede de concessionários Renault uma solução de carregamento para instalar na casa do cliente; e Smart Charge para oferecer carregamento doméstico inteligente a um custo menor.
Além disso, Charge Pass para aceder a mais de 600.000 pontos de carga públicos em 25 países europeus com um único cartão. Este sistema funciona em modo mãos-livres em muitos pontos de carregamento de rede DC compatíveis. Basta conectar o Renault 5 E-Tech elétrico para iniciar o carregamento e a faturação segura, sem cartão ou código, graças à função Plug & Charge.
Com o ambiente em mente, Renault quer um "vale elétrico europeu"
O Grupo Renault está empenhado em produzir o Renault 5 E-Tech elétrico – e a sua bateria – em França a partir do verão de 2025. Os veículos e as baterias serão produzidos na fábrica de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original.
A partir do verão de 2025, o motor (máquina elétrica, redutor, eletrónica de potência) será fabricado em Cléon, e os módulos serão produzidos pela Douai Gigafactory (parceria Envision AESC).
Até 2030, a pegada de carbono dos módulos será 35% menor do que a do ZOE.
O Renault 5 E-Tech elétrico será construído no norte de França, recorrendo a um ecossistema compacto de fornecedores localizados num raio de 300 km do complexo ElectriCity. Este compromisso com uma produção local competitiva é a base para o desenvolvimento de um "vale elétrico europeu", especializado na cadeia de valor dos veículos elétricos. Desta forma, a Renault procura garantir empregos e reduzir a sua pegada ambiental.
Conforme recorda a Renault, o R5 foi o primeiro automóvel a reduzir o consumo de combustível abaixo da marca simbólica dos 5 litros/ 100 km a 90 km/h... e estava disponível numa versão elétrica já em 1974, com uma autonomia de 110 km.
Além disso, na altura, o icónico automóvel marcou, também, o início do eco-design, com uma cobertura feita de fibras naturais coladas para melhorar o isolamento acústico, o espaço interior, o design e o consumo de combustível. "Visionária até ao fim, lançou-se um desafio final em 1986, aventurando-se na economia circular com modelos Renault 5 recondicionados."
Este "espírito vanguardista" permanece vivo em toda a cadeia de valor do R5 E-Tech elétrico. Aproveitando a experiência da The Future is NEUTRAL, filial do Grupo Renault especializada na economia circular, e indo ao encontro dos compromissos da marca, o Renault 5 E-Tech elétrico alcançará um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% dos materiais retirados provenientes da economia circular, incluindo 41 kg de polímeros reciclados.
Os tecidos dos assentos serão feitos de material totalmente reciclado nos níveis de acabamento Techno e Iconic Cinq. Este último também incluirá materiais de origem biológica para o volante e isolamento interior.
Em breve, prometemos um ensaio deste icónico carro que ainda vagueia no sonho de muitos dos amantes das 4 rodas.
O antigo dá sempre outro ar ao moderno. Saudades do Super 5 1.4 GTL que foi o primeiro carro do meu pai e que orgulhosamente ele o tratava.
Espaço atrás muito reduzido. E baterias é o mesmo de sempre. 400km significa que nem 300km irá fazer em percusos de auto-estrada a velocidade 120km/h. Para quem quer andar apenas na cidade, se calhar é uma boa aposta. Agora, o espaço atrás para os passageiros é mesmo bastante mauzinho. Por 25k tinham a obrigação de ter espaço decente. Como se 25k fosse uma ninharia.
Carros pequenos não podem ter espaço generoso a frente e atrás. Isso já se sabe e se der para 4 pessoas nas pequenas viagens nada mau. E 25 mil euros é barato, porque vai acabar por baixar. Aqui em França vai vender como bolinhos.
Vê o review do Mat Watson e como é que ele fica lá atrás mais duas pessoas. Praticamente nem tem espaço para ter as pernas. Eu já tive um renault 5. Não era assim tão mau o espaço atrás. Neste parece bastante limitador. 25k não é muito por um carro. Mas o carro tem que valer a pena. Talvez para ubers seja bom.
Eu entrei no habitáculo com o banco dianteiro ajustado para uma pessoa de 180 cm e atrás estava com espaço normal. Não é nada que comprometa.
Este carro tem um bom preço face à tecnologia que oferece. E vai vender bem, está muito bem construído e tem pormenores com toque desportivo muito interessantes.
O carro por dentro é muito bonito. No video que eu referi acho que só 1 é que era um pouco mais largo. E estavam todos como sardinhas em lata. Mas se dizes isso então espero para ver pessoalmente o carro. Mas é um aspeto negativo que todos os reviews que estão a surgir na net estão a referir. Gostava de ver um pouco mais de autonomia para este carro. 250km ou coisa que o valha para uma viagem a 120 é ainda uma barreira para mim.
Tenho curiosidade no ensaio. Quando ficar disponível traremos a nossa apreciação. Agora, não se pode e não acontece em nenhum, ter um carro com estas dimensões e querer os espaço de um Austral 😉 como algumas reviews querer dar a entender. Temos de ser honestos, se temos um carro com estas dimensões, com esta bateria, motorização e outros elementos fundamentais, não podemos esperar que o espaço seja muito maior que o que este tem. Mas, como disseste e bem, só quando o ensaiarmos com cenários do dia a dia vamos perceber.
Epá, claro que não estou a querer um espaço de um carrão. Mas o que vi nos vídeos era uma coisa ridícula de espaço. E acho que 25k ou 30k não é assim tão barato para irmos todos em sardinha em lata atrás. Tenho também um fiat uno do tempo do napoleão que não deve ter muito mais de 4 metros e nem por sombras vamos assim apertados. Mas pronto, logo se verá.
descer não acredito, se o litio vem da china e a europa continuar a querer taxar os carros electricos chineses a china vai subir o preço do litio para provocar o aumento dos carros electricos europeus.
O litio não vem só da China, aliás, nem está perto de ser o maior produtor mundial.
Sim, parece um pouco acanhado, mas para andar dentro da cidade chega e sobra, mas acho que o
E-C3 parece ser melhor opção, embora ache este bastante giro também, a avaliar assim pelas fotos
Um carro com menos de 4 metros nunca será um carro espaçoso nem um carro para grandes viagens.
Gostei do conceito e tambem é bom saber que começam a aparecer alternativas nessa gama de preços.
A versão de 52kwh vai ficar mais cara do que se pensa…
25k, ou mais, para a versão de 40kwh com 95cv e creio que todos com pack NCM.
Pessoalmente, com o que se sabe, prefiro o e-C3 com Lfp.
Será que é desta que vão lançar um VE abaixo dos 20 mil euros?
Nope! Acho que nem o Twingo elétrico venderá cá por menos de 20k…mas espero vir a estar enganado!
Bonito, deve ser o próximo para a mulher se a Tesla não lançar nada mais pequeno….
Porque é que os carros peuqenos são para mulher? Eu tenho visto exatamento o contrário nas estradas…. mais mulheres a conduzir SUVs
Porque ela não gosta de conduzir o meu que é maior que o dela, e a desculpa que dá é porque é muito grande, portanto só vai ter aquilo que quer.
A escolha será sempre dela, mas pelo que a conheço, a este não se negará..
Porque é que ataca desta forma?
A minha é exatamente ao contrário, quer carros tipo o clio e odeia a de um captur por exemplo, acha demasiado alto…
A minha gosta de carros pequenos, e baixos, ok ok, é ao tamanho dela, pouco mais de metro e meio. LOL
Nice toy, keep coming.
Eu gostei, acho que vai fazer sucesso.
Será que fazem com motor a combustão?
Por acaso esta giro. Pena ser elektro.