NOWO é a operadora com mensalidade mais baixa para 8 serviços
De todas as operadoras, a NOWO é a que apresente mensalidade mais baixa para oito serviços/ofertas. A MEO diminui mensalidade de um serviço e a NOS e Vodafone aumentam mensalidades.
A Autoridade Nacional das Comunicações publicou recentemente um documento sobre a Evolução dos preços das telecomunicações - maio de 2021. A principal conclusão revela que os preços aumentaram 1,1% em maio de 2021.
Os preços das telecomunicações em Portugal continuam a subir apesar da operadora NOWO ter baixado preços. Em maio de 2021, os preços medidos através do sub-índice do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 1,1% face ao mês anterior devido a aumentos de preços de algumas ofertas em pacote.
Entre o final de 2009 e maio de 2021, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 8,1%, enquanto na UE diminuíram 9,7%. A diferença estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-UE.
NOWO com mensalidade mais baixa para oito serviços/ofertas
As mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO, a Vodafone e a NOS, apresentaram as mensalidades mais baixas para três, dois e um tipo de serviços/ofertas, respetivamente.
Sobressaem as seguintes variações de preços:
- a mensalidade mínima das ofertas 4P diminuiu 1,1% (devido à redução de 50% na mensalidade da oferta da NOWO com box nos primeiros 6 meses);
- a mensalidade mínima da Banda Larga Móvel através de PC/Tablet aumentou 4,3%, na sequência da eliminação da oferta da primeira mensalidade do serviço base da MEO;
- as mensalidades mínimas de TVS e TVS+STF aumentaram 30,8% e 77,6% em resultado do fim da comercialização de uma oferta por parte da NOS;
- a mensalidade mínima da banda larga fixa individualizada (BLF) aumentou 4,3%, devido ao fim da oferta da primeira mensalidade pela da NOWO.
MEO diminui mensalidade de um serviço
A MEO diminuiu a mensalidade mínima de um serviço/oferta em relação ao mês homólogo do ano anterior e aumentou a mensalidade em oito serviços/ofertas.
O serviço da MEO cuja mensalidade diminuiu significativamente foi a oferta de serviço telefónico móvel com Internet no telemóvel (oferta UZO), que apresenta agora valores próximos da mensalidade mínima (disponibilizada pela NOWO).
NOS e Vodafone aumentam mensalidades...
NOS aumentou as mensalidades mínimas de oito serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade uma oferta (serviço telefónico móvel com Internet no telemóvel - oferta WOO).
A Vodafone aumentou as mensalidades mínimas de quatro serviços/ofertas.
Destaca-se, em particular, o aumento da mensalidade da oferta “triple play” da MEO, NOS e Vodafone ocorrido em outubro e novembro de 20201 e das ofertas “quadruple e quintuple play” da MEO e NOS ocorrido em maio de 2021.
Preços em Portugal ocupam entre a 6ª e a 25ª posições do ranking da UE
De acordo com o ICT price trends da UIT, que pretende aferir a acessibilidade dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas, os preços praticados em Portugal ocupavam em 2020 entre a 6.ª posição e a 25.ª posições no ranking da U28, dependendo do tipo de serviço.
Em termos absolutos, e de acordo com o EUROSTAT, em 2020, os preços das comunicações em Portugal encontravam-se 18,1% acima da média europeia.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mas a Nowo é só em Lisboa…
Como assim? Tem em todo o pais.
todo o país é relativo, é pior que a fibra em todo o país 🙂
mas há de norte a sul, mas nem sei se há em todos os distritos quanto mais concelhos ou afins.
Açores também?
Eu estou a 70 Km de Lisboa e tenho Nowo voz e dados móveis – 5€/mês.
Aveiro tem Nowo
Nowo tem preços imbatíveis neste momento mas… serviço com muitas falhas.
Tive o serviço da Novo durante os 2 anos, e fui “forçado” a mudar e pagar mais por um serviço de melhor qualidade (neste momento MEO). Preferi pagar mais 10 euros mensais (+/-) por um serviço melhor.
A Nowo tinha sempre muitas quebras de internet, falha no serviço geral (net e TV), o menu da TV era lento, no geral fiquei muito descontente com o serviço deles. Tentei cancelar pelas falhas de internet, mas claro que este processo nunca é fácil… Tive mesmo de esperar os 2 anos.
O mesmo aconteceu com a minha mãe e mudou pra Vodafone, agora 0 problemas
Poderá ser um problema relacionado com a zona de residência? Aqui em casa (zona norte de Lisboa) temos Nowo já há muitos anos, desde o tempo em que ainda era Cabovisão, e o serviço é muito estável, com 1 ou 2 falhas mais prolongadas por ano (em média, mais ou menos). Ocasionalmente também noto quebras na velocidade da net, mas não costumam durar mais do que 15 minutos.
Queres o mais barato e a melhor qualidade… assim não dá jovem escolhe 1.
Eu escolhi os dois… Dei um belo de um chuto à NOS e mudei para a NOWO…
Até agora serviço 5 *.
Zona: Barreiro
O serviço não é mau. Só achei a box básica(não tem app do youtube e assim) mas também para o tempo que passo em frente à TV tá mais que bom.
Também aconteceu comigo, mas conseguir rescindir a meio da fidelização… depois de muitas reclamações no livro de reclamações.
Ainda gostava de saber porque razão aumentaram o preco dos serviços, tendo a inflacção sido nula em 2020. É só chular a malta…
Pela mesma razão de tudo o que aumentou, desde comida, combustível, sardinhas, electricidade, gás, etc…
Esta frase diz tudo: “Entre o final de 2009 e maio de 2021, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 8,1%, enquanto na UE diminuíram 9,7%”.
E quais são os respectivos valores para o mesmo serviço em cada país?
E quais os respectivos valores de ordenado em ada país?
Sermos uma porcaria de país não é da conta das operadoras, nem do fabricantes de automoveis, a maior vergonha nacional.
E quais sãos os respectivos valores dos valores? /s
Faltou referir com menor qualidade também. Falhas de serviço constantes e depois das 20h a velocidade da internet fica apenas em 10% ou menos do que foi contratado.
pela mesma razão que a nike (ou outra marca qualquer) aumentou o preço das sapatilhas, etc.
Tenho Nowo e Nos há anos em duas casas.
Tanto em atendimento ao cliente como nos equipamentos que utilizo, sobretudo o Router a Nowo dá um baile à Nos. Numa casa com 3 andares em que o Router está no terceiro andar, o sinal praticamente chega ao rés do chão. Na Nos com um Router que parece uma cápsula espacial xpto o sinal mal passa 3 paredes finas de um pequeno apartamento…já para não falar de que com a NOS tenho sempre que andar a apontar as conversas, os operadores etc pois é surreal as trocas e baldrocas que têm feito sempre em desprimor do cliente. Tem mais variedade e oferta de serviços, mas na Nowo nunca tive qualquer problema exceto algumas falhas pontuais de sinal que são imediatamente comunicadas ao cliente. Qualquer instalação que tenha que fazer estão no dia certo, à hora certa e o atendimento telefónico célere e impecável ( nesta parte a MEO podia tirar um curso de formação em como tratar bem o cliente pois está a anos luz). Na Nos .:. É sempre-viçosa incógnita as contas deles e a demora para resolver qq problema. Já nem falo na MEO pois essa está proibida de cá entrar …
acho que esse router na nowo não está a cumprir com potências máximas permitidas
Sou cliente nowo há 6 anos e sem razões de queixa a apontar. Com serviço de net, tv, fixo e 2 móveis, mais nenhum operador oferece condições que consigam sequer chegar perto. É certo que o serviço de tv é inferior a outros operadores, mas para mim não faz grande diferença pois na tv apenas vejo notícias e pouco mais.
Tive Cabovisão/Nowo durante 12 anos.
Sem dúvida que é a mais em conta. Mas o calcanhar de aquilis é a net fixa. Com muitas falhas.
Nada a apontar da tv e do serviço móvel (rede MEO).
Resumindo, quem quem pagar menos (uns 30% a 40% menos que os outros operadores), mas com falhas na net fixa. Pode escolher a Nowo.
Quem não suporta essas falhas e não se importa de pagar mais…. é escolher outro operador.
Relativamente à implantação, não é apenas em Lisboa. Praticamente é quase, repito quase em todas as áreas urbanas do centro do país para baixo.
Exactamente,referiu bem.Do centro do país para baixo.É que cá para cima não tem a mínima hipótese. 🙂
Muita atenção que a NOWO agora só emite em digital.Canais analógicos,chapéu !! Implementaram esta medida relativamente há um tempo.Agora digam-me o que as pessoas vão fazer às televisões que têm por casa ?? Vão à página do Facebook da NOWO e vejam as dezenas de queixas que já existem por causa disto. 😐
Existem adaptadores e descodificadores que resolvem esse problema.
É preciso ter uma televisão bem antiga para não suportar DVB. E para quem tem uma televisão dessas pode sempre arranjar um descodificador externo.
Os canais analógicos ocupam muita largura de banda (8MHz por canal). Nesse espaço podes enfiar uns 4 ou 5 canais digitais ou então 50Mbps de largura de banda para internet. Daí ser importante remover os canais analógicos, visto serem um desperdício
Talvez nunca teve NOWO, pois o serviço digital deles é DVB-C e não DVB-T/T2 e desde que foi lançada a chamada TDT as televisões tem maioritariamente sintonizador DVB-T/T2 e não DVB-C tenho 3 televisores pequenos em cada e nenhum tem DVB-C
Eu não fiz a distinção entre DVB-T/C. Mas assumia que a norma C seria a usada devido ser a mais indicada para cabo.
Eu tenho a experiência contrária, todas as televisões que tenho tido contacto suportam DVB-C, é assim que recebo o meu sinal de TV
Metem uma box com descodificador DVB-T/ DVB-T2 e está resolvido. Por uns 15 euros arranja-se na Internet.
A qualidade digital é muito superior no cabo.
Podes comprar esses descodificaedores, mas não vais sintonizar nenhum canal digital da NOWO, pois eles emitem em DVB-C e não DVB-T/T2
Há descodificadores DVB-C no mercado.
Eu não disse que não há, mas aqui falou-me em DVB-T/T2 e isso é má informação. Mas mesmo com DVB-C a qualidade não é das melhores.
Fui cliente Cabovisão, e depois Nowo por mais de 12 anos e a cada ano a qualidade deteriorava-se até que chegou ao ponto de rotura. 250Mbits de net onde 95% to tempo tinha 30Mbits, sinal de TV com quebras constantes, e a Box a reiniciar todos os dias pelas 20:30 para manutenção e Router/MTA a reiniciar todos os dias o WiFi esqueça mal saia da sala.
Sou cliente NOWO na área de Portimão desde 2018 e estou muito satisfeito.
Pago um excelente valor e o serviço é muito bom. Sem falhas.
Estive muito tempo na nowo pois era a única disponível. Alguns problemas de velocidade variável sim. Maior problema: sem sport TV nem o canal gratuito.
Não são as dos cartéis ? Parece que sim. Então ?
Então, será publicidade da boa …
Hahaha!!
Sou cliente da NOWO há muitos anos. A operadora até há pouco tempo apresentava falhas, contudo, não sei o que se passou, há um tempo considerável que não tenho tido falhas em nenhum serviço.
ja tive cabo visao durante anos e foram raros os problemas.
actualmente voltei para a NOWO e 0 problemas
Quem tem unhas toca viola ou seja, se não há dinheiro não contratam um serviço de net. Sendo assim quem não tem dinheiro que vejam as tv analógica é que se contentem com os 4 canais
A TV gratuita é em digital.
Eu estou na Nowo ah 3 anos e renovei recentemente por mais 1, aqui o preço praticado é cumprido do inicio ao fim do contrato, sem grandes problemas aqui na zona de Viseu.
Já fui cliente Novo, entretanto mudei para Vodafone. O preço não é tudo, onde está a qualidade se serviço e image da Nowo. LOL
Até pode ser mais barato, mas só existe em 1% do território nacional, ora bolas 🙁
Se optares por serviços móveis já tens no país todo.
São no mínimo 10€ mais barato! No fim de 24 meses são 240 paus! É muito dinheiro!
A nowo é boa se uzar a fibra da DST. É moro numa aldeia do norte.
Eu tenho nowo fibra na casa dos meus pais, e antes tinha vodafone, a única diferença que notei foi a preço a nowo. Faz mais barato, mas muito mais barato. Tenho contratado 120/120. Net, Telefone TV, telemóvel 32€ E pelos testes nunca abaixo dos 140 .
A nowo é boa se uzar a fibra da DST. É moro numa aldeia do norte.
Eu tenho nowo fibra na casa dos meus pais, e antes tinha vodafone, a única diferença que notei foi a preço a nowo. Faz mais barato, mas muito mais barato. Tenho contratado 120/120. Net, Telefone TV, telemóvel 32€ E pelos testes nunca abaixo dos 140 .
Claro que a Nowo tem os preços mais baixos. Não rodasse ela na fraca rede da NOS. E a NOS aumenta os preços porque a “sua” oferta através da Nowo já faz mossa que chegue. Agora, num período de crise, a Vodafone aumentar preços é que já escapa ao meu entendimento. Só porque é a rede com mais qualidade, acho pouco ético aumentar agora. Por outro lado, a crise deve estar a roubar clientes da Vodafone para Nowo e a Vodafone para compensar, aumenta os preços. O pior é que com isso podem perder ainda mais clientes… Enfim… Desde a altura em que aderi ao serviço TV+NET+VOZ da Vodafone: 28,90. 4 anos volvidos, já vai em 34,50€.
Nowo? Barato sim, de resto é tudo a enganar. Assistência menos, é sempre caro as outras operadoras, claro. Tou numa operadora à vários anos, faz atualização durante a madrugada, só tive umas 4, 5 vezes e foi geral