Marte: Elon Musk adia janela de lançamento da Starship para 2024
Elon Musk não faz das suas ideias segredo. Aliás, há muito partilhou que pretende enviar humanos para Marte, colonizando o planeta vermelho. Isto, porque acredita que esta é uma forma consciente e visionária de dar continuidade à raça humana, se algo acontecer de pior na Terra.
Apesar de ter sugerido o ano de 2022, Elon Musk recuou agora na sua palavra e é possível que a nave da SpaceX, Starship, só leve cidadãos a Marte em 2024.
Um génio também erra
O CEO é, sem sombra de dúvidas, um visionário e revolucionou o mundo dos elétricos. No entanto, possui algumas opiniões que geram bastante discórdia e, consequentemente, discussão. Uma delas foca-se na possibilidade de a Terra, um dia, deixar de ser uma boa casa para o ser humano. Por isso, a opção é, desde já, colonizar Marte.
Contudo, essa ideia não pode ser concretizada de um dia, nem de um ano para o outro. Como tal, são necessárias experiências, testes e avalizações que permitam perceber se é efetivamente concretizável. Inicialmente, Elon Musk anunciou que a próxima oportunidade de janela de lançamento da Starship seria em 2022. Contudo, voltou com a sua palavra atrás durante a convenção virtual da Mars Society. Conforme foi revelado pelo CEO, as expectativas prendem-se com próxima oportunidade de janela de lançamento a acontecer apenas em 2024.
Marte: Oportunidade de janela de lançamento da Starship adiada para 2024
Estas missões a Marte têm de ser muito bem pensadas. Isto, porque a órbita solar do planeta vermelho e da Terra levam os dois planetas a estarem o mais próximo possível um do outro a cada dois anos. Aliás, estão próximos este ano. Tanto que foram lançadas três missões robóticas para Marte, incluindo a Perseverance Rover, da NASA.
A nave espacial Starship, que ficará encarregada de levar dezenas de pessoas, de uma só vez, até Marte, vai causar ainda muitas dores de cabeça. Aliás, apesar de ter adiado o prazo para 2024, a SpaceX terá de trabalhar rapidamente para construir e preparar a Starship a tempo da janela de lançamento que agora anunciou.
Provavelmente, vamos perder algumas naves. [Mas] penso que temos oportunidade de lutar.
Disse Elon Musk.
Elon Musk e a colonização de Marte
De acordo com o CEO, uma cidade sustentável, em Marte, só será possível quando um milhão de pessoas quiser e puder trocar a Terra. Assim, está claro que a oportunidade só chegará àqueles cujas carteiras forem mais abastadas.
Agora, resta-nos esperar para saber das demais novidades que vão, entretanto, surgir.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Coitado. Nem na Lua consegue alunar quanto mais em Marte.
Vai lá mostrar como se faz que ele bem precisa
ja que sabes tanto podes ir ensinar o Musk como se faz …
E vai ter de adiar outra vez.
Eu sou como o Elon Musk, às vezes uso a minha mão direita e penso ir até marte. Por vezes vou até pultão, mas isso voces não tem nada haver com isso.
Uma pequena correcção:
Já não estava previsto o envio de tripulação em 2022. Segundo o slide publicado no fim do ano passado, em 2022 seriam missões não tripuladas e em 2024 missões tripuladas. Ou seja, com este “adiar” de um ano, que atira o que estava previsto para 2022 para 2024, as missões tripuladas só devem acontecer, na melhor das hipóteses, em 2027 (janela seguinte).
É importante perceber-se que os atrasos e adiamentos são comuns na industria espacial. É só ver o caso do SLS. Se adicionar mos o famoso “Elon time” à equação, fica tudo muito mais fácil de perceber 😀
Não me parece que seja em 2024 que haja um lançamento até Marte com tripulantes. Primeiro terão que fazer um lançamento sem tripulantes, já que o plano envolve que já haja equipamento na superfície de Marte antes dos primeiros humanos chegarem.
Nem em 2034. Primeiro têm que fazer umas missões na Lua para testarem todo o sistema, e só quando o sistema estiver afina é que devem pensar em missões bem mais longas.
Isto é a típica jogada do Musk para gerar polémica e aparecer nas news.
Embora a NASA esteja limitada por burocracias, orçamento e afins tem mais credibilidade para afirmar que na década de 30 possivelmente irá enviar humanos para Marte. Já tem muita experiência na exploração espacial.
O mais interessante da SpaceX é o plano de construir foguetes mais baratos e reutilizáveis para depois os venderem para as outras empresas.
Seja em que ano o façam, seria algo incrível
Nem mais! O negócio de Musk gira à volta de polémicas para aparecer nas notícias, quem acha que ele errou é que se engana.
Mais um bluff mal conseguimos ir pouco mais que acima da atmosfera e queremos ir a Marte…o corpo humano não aguenta tanto tempo sem gravidade basta ver os cosmonautas que chegam da ISS e é pouco tempo agora uma viagem que demora anos? só se ficarem lá para sempre!!! e mesmo assim não vão durar muito tempo…
A viagem para Marte demora cerca de 240 dias. O record de estadia continua no espaço pertence a Scott Kelly e é de 340 dias. Acho que não preciso de escrever mais nada…
Nao e informacao correcta. O recorde pertence a Valeri Polyakov, com 437.7 dias. Mas a ideia que querias dar mantence correcta.
É verdade. Não só a ideia se mantém correcta como até sai reforçada… É o que dá pesquisar num motor de busca Americano 😀
Então é só o tempo da viagem para lá que conta? e o resto!!! e se entretanto adoece…é que estar em orbita é fácil meter-se numa capsula e regressar em horas…já nem falo na parte mental!!!uma coisa é saber que se está a horas de um possível regresso outro é não haver regresso possível…antigamente no tempo das descobertas os marinheiros eram obrigados a ir á força e quem ía de livre (vontade!!) era na esperança de regressar rico…e agora?
Qual resto? O “tempo sem gravidade” é só durante a viagem. Em Marte há gravidade. É 1/3 da gravidade na Terra mas é o suficiente para manter as funções do corpo humano a funcionar como na Terra.
Se adoecer usa os recursos médicos que serão certamente incluídos na missão… Achas que ao inicio qualquer um vai? Vão ser escolhidos os melhores, que vão pelo espírito de exploração. Não vão os depressivos. Já se estão a fazer estudos de isolamento para perceber o impacto psicológico de uma missão destas. O que não falta são voluntários prontos para ficar na história da humanidade.
Agora ainda e melhor, pois só vai quem quer. Antigamente certamente as opcoes nao eram muitas. Mas hoje tens acesso as informacoes todas.
Os primeiros astronautas/cosmonautas as missões, muitas delas nao eram com certezas de regresso.
Para nao falar que a uns anos atrás, a empresa Mars One queria mandar pessoas para marte SEM REGRESSO e nao faltaram candidatos na altura. Agora se tu nao ves beneficio para ti e normal, mas no mundo somos 7 Mil milhões de pessoas, existe muitas formas de pensar.
Elon Musk a falhar os prazos que prometeu? Fake news XD
Achava estranho era se ele cumprisse com o que prometeu.