Fornecedor da Tesla diz que fabricou bateria que dura 16 anos e 2 milhões de quilómetros
A revolução das baterias poderá estar prestes a acontecer. Segundo o fornecedor de baterias da Tesla, atualmente, após um enorme avanço na tecnologia das baterias, os próximos anos serão incríveis no que toca à venda dos elétricos. A gigante chinesa afirma estar pronta a fornecer baterias que durarão 16 anos e permitem uma vida para ser possível fazer 2 milhões de quilómetros.
A base parece já estar disponível. Ter uma longevidade destas irá seguramente fazer com que o consumidor olhe para os elétricos com outros olhos.
Bateria que terá de ser mudada a cada 16 anos?
Conforme foi dado a conhecer pela gigante chinesa das baterias para automóveis, a Contemporary Amperex Technology (CATL), está pronta a tecnologia revolucionária. Assim, esta inovação poderá levar aos veículos da Tesla e da Volkswagen, baterias que durarão 16 anos e 2 milhões de quilómetros (ou 1,24 milhão de milhas).
Segundo o presidente da empresa, Zeng Yuqun, está tudo preparado para começar a atender os pedidos da bateria, mas não revelou se alguém já comprou alguma. Ele acrescentou que a bateria custa cerca de 10% mais que a média das baterias dos veículos elétricos.
A duração da bateria é uma das principais áreas que impedem a adoção de veículos elétricos. Assim, uma bateria de longa duração poderá trazer a oportunidade para transformar a indústria. As baterias são a parte mais cara dos veículos elétricos, e uma vida útil longa num carro elétrico poderá ser o trunfo, dado que vai reduzir significativamente o preço.
De acordo com as informações disponíveis, as garantias das baterias nos carros elétricos atuais cobrem aproximadamente 400 000 ou oito anos.
Tesla quer lançar inovação nos carros elétricos na China
Conforme foi avançado pela Reuters em maio de 2020, a Tesla estava a fabricar uma bateria de 1,5 milhões de quilómetros em conjunto a CATL. As fontes da notícia reportaram que a empresa de Elon Musk planeava lançar a nova bateria na China primeiro como parte de uma estratégia mais ampla de reposicionar a empresa. Apesar destas informações, a Tesla não confirmou tais notícias.
Numa entrevista à Bloomberg, Zeng parecia otimista sobre as perspetivas do setor, que sofreram uma queda com o advento da pandemia de coronavírus.
A pandemia pode ter um efeito duradouro ao longo de 2020, mas não será um fator importante no próximo ano.
Referiu o presidente da empresa chinesa.
Portanto, 2021 poderá trazer ao mercado dos carros elétricos baterias que poderão ter uma vida de 2 milhões de quilómetros.
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Este artigo tem mais de um ano
Para comerciais pode ser bom, agora não conheço ninguém que tenho um carrito com 2 milhões km’s … e mesmo 400 mil vai lá vai … sendo assim com os mesmos preços que um cumbustão já não há desculpas ou há?
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go …
O meu está quase a chegar aos 400mil, tem 14 anos.
14 anos e estas a chegar aos 400 mil bem eles dizem que esta dura 2 milhoes tirando as condiçoes ideais vamos colocar-lhe 1 milhao (metade) precisarias de 35 anos, boa sorte em encontrar um carro hj em dia que dure 35 anos, e tu andas bem a maioria das pessoas com 14 anos tem para ai 150 mil com sorte
Olha para o outro número mais importante: 16 anos!
O significa que um carro 60% da capacidade para circular só tinha mais 2 de vida antes de ir para a sucata…
+1
ter um carro que só dure 16 anos é ridiculo. Um carro tem que durar no mínimo 20 Anos.
O meu ainda não chegou aos 130 mil km (foi comprado com 0km)… e têm 13 anos, não tendo o mecanismo de propulsão, nenhum tempo de validade.
230 mil no meu e tem 19 anos. Still Going! Enquanto achar que não compensa a troca por um com uma tecnologia mais recente ele vai continuar…
Onde está um eléctrico ao mesmo preço de um familiar comum acessível à grande parte dos potugueses (+/- 25k a 30k) com autonomia de 800km e que demore menos de 10 minutos a reabastecer?! (tendo em conta que a maioria dos portugueses não pode carregar em casa nem pode estar mais de 1 hora à espera para carregar o carro em postos).
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go…
Tem sempre que dizer, ao primeiro era o preço depois o preço caiu, foram os Kms e durabilidade das baterias e isso também já não é um problema.
Agora querem carregar em 10 minutos, não te preocupes nao tarda nada é feita a tua vontade.
Quando chegar muda-se 🙂
Eu sou apologista do carro eléctrico, mas em termos de custo-beneficio para já não compensa – mas pode compensar para outros.
Espera-se que esse fosso se reduza, sem dúvida, mas para já não compensa pelo menos para mim…
Com a quantidade de comentários que leio a dizer que para uma utilização diaria, precisam de uma autonomia de 800 ou 1000km e que nao podem parar em que seja 30 minutos. Só posso concluir que muitos dos portugueses devem trabalhar em Madrid, Barcelona ou algo do género.
@Toni da Adega, conforme deves saber, uma pessoa compra um veículo tendo por base alguns pressupostos como por exemplo, comprar 5 lugares para levar a família num passeio de fim de semana. Mas isso não signifique que vá fazer passeios todos os fins de semana e como tal 99% do tempo o carro não vai transportar os 5 lugares extra MAS quando necessitar deles eles estão lá disponíveis. Assim da mesma maneira, quando se compra um carro, também se tem em vista se poder fazer uma viagem grande que embora não se realizem em 99% do tempo de utilização do carro mas sim para quando, e se, forem precisos…
Bem… Uma coisa é certa. Não se vê muitos carros a combustão com autonomias de 300km só porque é fácil e rápido de atestar… Por norma têm bastante mais. Por comodidade e praticabilidade.
E se por qualquer motivo essas férias forem com 6 ou 7 pessoas? um carro de 5 lugares já inútil.
E se for passar umas férias no meio de um quinta ou na montanha e for preciso um 4X4 esse carro já é inútil.
Se precisar de transportar algo ou fazer umas mudanças? esse carro já é inútil.
Se formos a comprar um carro que de para todas as situacoes, entao 99% dos carros sao inúteis
@Toni. Analogamente, e utilizando a tua resposta, se assim não pensássemos tínhamos todos carros mono-lugares e sem mala… certo?
dá pra colocar num segundo carro, reduzindo o custo a metade por carro
Alguém vai morrer…
Os produtores de energia não podem ficar a perder.
Bolas, será dificil falar em ciclo de vida?
As baterias duram horas. Depois ficam sem energia.
O ciclo de vida delas é que é de anos….
16 anos… O meu carro já vai com 13 e com carinho dura mais 13.
provavelmente a realidade muda dentro de 10 anos (gradualmente) …
https ://eco.sapo.pt/2020/06/05/bruxelas-vai-revelar-alianca-europeia-para-o-hidrogenio-projeto-de-sines-tera-destaque/
Gosto do pormenor:
Produção de hidrogénio verde em Sines, a partir da energia fotovoltaica.
Vão construir uma central eléctrica para produzir hidrogénio que por sua vez vai ser utilizado para produzir electricidade.
Vão construir uma central eléctrica para produzir hidrogénio (curiosamente a maior quantidade de átomos na natureza) que por sua vez vai ser utilizado para… construir viaturas mais amigas do ambiente. Apenas precisa de uma pequena bateria (impacto na reciclagem muito menor) e cuja emissão de gases, se chama… AGUA.
Não olhar apenas com palas nos olhos. É preciso ver o panorama geral.
Acho que não sabe como funciona um carro a hidrogênio. Tecnologia obsuleta.
Diz que, parece, poderá, não confirma vendas… Um empresa australiana tambem
diz que terá, poderá, talvez fabricar baterias com 2000km de autonomia. Até lá esperemos pra ver… Mais certezas e menos meias noticias.
Não esquecer que o fabricante das baterias é chinês. Portanto, se já estamos habituados a que a indústria automóvel ludribie toda a gente, com chineses vai ser muito mais!
A solução é a diversidade.