Facebook poderá processar a Apple por causa dos recursos de privacidade do iOS 14
No ano passado, a Apple informou as empresas com software para iOS que as regras sobre a privacidade e a publicidade iriam mudar. Contudo, o novo sistema do iOS 14, que desde início de dezembro obriga a uma apertada política, parece estar a revoltar o Facebook. A empresa de Zuckerberg está mesmo a ponderar medidas mais duras contra a gigante de Cupertino.
Segundo informações, o Facebook está a planear levar a sua batalha de longa data com a Apple para os tribunais.
Facebook não concorda com as medidas de privacidade da Apple
Conforme revela o The Information, o Facebook está a trabalhar com consultores jurídicos externos para preparar um processo antitrust contra a Apple.
Conforme argumentam, a Apple “abusou do seu poder no mercado de smartphones ao forçar os programadores de aplicações a cumprir as regras da App Store que as próprias aplicações da Apple não precisam".
O relatório explica que o processo do Facebook provavelmente concentrar-se-á em parte nas alterações que a Apple introduziu no iOS 14. Isso inclui o recurso App Tracking Transparency, que será lançado nos próximos meses e exigirá que os utilizadores autorizem as aplicações a monitorizá-los.
Facebook receia perder grande parte das receitas no iOS
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está a tentar construir um amplo caso legal, argumentando que as regras da Apple para programadores de apps - que os forçam a usar o serviço de pagamento na aplicação da Apple, por exemplo - tornam mais difícil competir com a Apple em áreas como jogos, mensagens e compras.
Segundo fontes familiarizadas com a ação, o próprio processo do Facebook, se se materializar, deve concentrar-se em parte na grande atualização mais recente que a Apple fez no seu sistema operativo móvel, o iOS 14, que foi lançado em setembro.
No entanto, o relatório adverte que o Facebook pode não acabar a entrar com o processo antitrust contra a Apple. Na verdade, dizem que os executivos do Facebook estão a “enfrentar resistência interna” dos funcionários sobre a preparação da ação contra a Apple.
Do lado do inimigo
No entanto, não deveria ser uma surpresa ver o Facebook pelo menos a considerar a possibilidade de levar a Apple a tribunal. No mês passado, a empresa ofereceu-se para ajudar a Epic Games na sua batalha contra a Apple, fornecendo documentos internos.
O Facebook e a Apple estão envolvidos numa batalha pública pela privacidade há anos. A Apple criticou o Facebook por recolher “o máximo de dados possível dos utilizadores” e lançou os seus recursos focados na privacidade como uma forma de “defender os nossos utilizadores” contra empresas como o Facebook.
Enquanto isso, o Facebook criticou a Apple com um anúncio de página inteira em jornais americanos devido às novas diretrizes da App Store. Ainda ontem, Mark Zuckerberg acusou a Apple de ter “incentivo para interferir” no Facebook por razões competitivas.
Este artigo tem mais de um ano
“Que desde início de dezembro obriga a uma apertada política, parece estar a revoltar o Facebook. A empresa de Zuckerberg está mesmo a ponderar medidas mais duras contra a gigante de Cupertino.”
Ainda querem mais provas de que o WhatsApp não é flor que se cheire? Não esquecer que o WhatsApp faz parte do Facebook, e que já pediu para partilhar dados.
É isto que me refiro, só tiros no pé. Porque algum tribunal haveria de dar razão ao Facebook? O Sistema Operativo é da Apple, desde que o Facebook funcione corretamente não vejo o porquê de querer ir a luta por causa de definições e recursos de Privacidade.
Quem devia perder este recurso no Tribunal, era o Facebook e ainda ser multado.
É por isso que fico longe do WhatsApp, sempre que possível.
É o problema da Facebook ter um sociopata como CEO, perdem a noção das coisas… é o vale tudo!
Outra vez arroz? Estás em todos os posts do facebook/whatsapp, etc.
Já chega, moço.
Estou nos posts que me interessam, se fores ver não estou por exemplo em Posts de Jogos, iOS etc (excepto se me interessar)
Qual é o problema? Cá para mim, tu nem lês a noticia, queres é dar scroll e ir para a secção dos comentários.
Haja paciência.
Tem é de calar e viver com isso que a Apple não está a dizer nenhuma mentira..
Não sou cliente da Apple (a não ser num macbook pro já com 9 anos), mas tenho a tirar o chapeu com as deciões deste ano, telemóveis potentes e de tamanhos adequados, boas politicas de privacidade (pelo menos tentam) e preços baixaram um pouco
Então se puser uma tranca mais segura na minha casa vou ser processado pelo ladrão?
E basicamente isso…o ladrao tem de ir comprar “ferramentas” melhores tambem e isso seria impensavel…
+1000
Nunca tive nada contra a marca em si, apenas nunca quis ser mais um do rebanho de snobs agorrantes com manias supremacistas só porque têm um tijolo de telefonar todo catita e caro que dói… Mas atitudes destas por parte da marca faz-me reconsiderar.
Talvez uma capa personalizada a dizer: “Não, não sou o que estão a pensar” me salve! xD
É que se há personalidade da tech que desprezo, é esse mete nojo do marco zucas.
E acrescento, os utilizadores é que deviam processar o “livro das fuças”.
processar, ou seja, eliminar a conta…
Quando criam uma conta no facebook aceitam os termos (que não leêm).
Ninguem é obrigado a ter conta de facebook, whatsapp, instagram.
Não querem ser “analisados” não usem.
Mas não se esqueçam que as receitas dessas empresas vêm da publicidade direccionada ao utilizador.
O facebook, instagram, google, bing, etc só são de acesso gratuito porque geram dinheiro com a publicidade.
Aquela conta de gmail, apple, outlook, etc só é gratuita porque as empresas ganham dinheiro a vender as vossas informações a terceiros e a apple não é diferente. De certo que o IOS do vosso smartphone recolhe informações sobre voces e os vossos habitos e guarda nos servidores da Apple. Agora como o codigo é fechado ninguem sabe ao certo o que faz…
Inventas muito, o negócio da Apple é a privacidade e segurança o dia que venderem dados dos seus utilizadores acabam com uma empresa bilionária.
Não tem lógica nenhuma o que acabaste de dizer!
Uma boa parte é sim senhor, à parte dos seus bons produtos e serviços. Mas de facto um ponto muito importante no negócio da Apple é a privacidade e segurança, sem dúvida.
Ninguém sabe ao certo também o que o facebook faz com os dados
Exatamente. A Apple não proibiu ninguém de usar. Apenas informa as pessoas e as mesmas precisam dar o ok. Podes continuar a ter conta e a ser espiado. O que o FB não gostou foi das pessoas que disseram não..
“Fakebook” não e nunca foi confiável!
Sou utilizador de Android e nunca tive um iPhone.
Mas tenho de louvar estas decisões da Apple de valorizar a privacidade dos utilizadores.
O Facebook, está a fazer este drama todo apenas porque já não consegue roubar os dados dos utilizadores, no ecossistema da Apple.
A maior parte das pessoas está-se bem marimbando para a privacidade.
Só se lembram disso quando há azar.
Deixa andar…
As ovelhas e os carneiros nao querem saber de privacidade, eles querem é transar o resto nao conta, logo que transem é o essencial.
Facebook e privacidade na mesma frase?! Sem ler o artigo já dou razão à Apple…
Como utilizador do IOS a melhor coisa q podiam fazer era deixarem de ter a aplicação do Facebook na store.
O tribunal da razao a quem lhe pagar mais, o marquinho ja anda com medo de perder clientela.
Aplicaçoes que nao respeitassem a privacidade deveriam ser banidas das stores, que arranjassem a meneira de as descarregar do site, depois ja nao tinham nada que ir contra a empresa.
É por isto que confio na Apple.