Um iPhone 17 Air sem porta USB-C? Regras da União Europeia não o proíbem
A mais recente notícia sobre o iPhone 17 Air mostrou que a Apple terá recuado numa das suas ideias, por culpa da União Europeia. Mas, uma análise feita vem mostrar que nada impede a Apple de comercializar um iPhone que apenas carrega por indução, sem porta USB-C. A União Europeia confirmou que tal dispositivo não causaria problemas em termos legais.
Apple terá iPhone 17 Air sem porta USB-C?
A Apple considera remover a porta USB-C do próximo iPhone 17 Air. O carregamento e a sincronização de dados seriam, portanto, feitos exclusivamente sem fios: Qi ou MagSafe para a bateria, Wi-Fi e iCloud para os dados. Mas, segundo que foi revelado, a empresa Apple decidiu manter a porta USB-C para não ter problemas na União Europeia, que teria imposto esta ligação física em todos os smartphones.
Não se sabe se a Apple terá perguntado à Comissão ou se simplesmente terá consultado a diretiva de carga única em vigor na União Europeia. Tal como está, o texto não proíbe em absoluto os smartphones sem uma porta USB-C.
O que a diretiva explica é que “na medida em que [os dispositivos] possam ser carregados via carregamento com fios”, devem estar equipados com uma porta USB-C. A ligação não é obrigatória, desde que o dispositivo em questão seja recarregado por meios sem fios. É exatamente este o significado da confirmação da porta-voz Federica Miccoli, que explicou que um smartphone sem porta USB-C pode ser vendido na Europa.
Regras da União Europeia não o proíbem
Nas suas palavras, “como este equipamento de rádio não pode ser recarregado por cabo, não necessita de integrar a solução harmonizada de carregamento com fios [USB-C]”. Relativamente ao carregamento sem fios, a diretiva não impõe nenhuma tecnologia. A longo prazo, a Comissão terá de trabalhar no sentido de promover e harmonizar estas soluções para evitar uma futura fragmentação do mercado.
Bruxelas foi mais longe nas palavras do seu representante. Garante que “irá monitorizar a evolução de todas as tecnologias de carregamento sem fios (não apenas a indução), em particular os desenvolvimentos do mercado, a penetração no mercado, a fragmentação do mercado, o desempenho tecnológico, a interoperabilidade, a eficiência energética e o desempenho do carregamento”.
Assim, o argumento revelado poderá não estar totalmente correto e a decisão está nas mãos da Apple. Se o fabricante americano quiser, poderá naturalmente desenvolver um iPhone sem portas.
Era evidente que não passava de uma desculpa , começo a ficar um bocado farto da Apple . espero que o próximo Iphone tenha realmente algo de novo , ou vou começar a procurar novos caminhos…
O Tim Cook nem vai dormir sossegado ao saber disso.
UE está a contradizer se agora com a notícia quer primeiro chantageou a Apple que tinha que ceder para ficar tudo como padrão agora esse já pode ter….se eu fosse a Apple agora nos próximos iPhones colocava novamente o Lightning .
Utilizador de iPhone aqui e posso dizer com toda a certeza e razão. O USB-C forçado no iPhone é um cancro.
Folga a porta facilmente ou com o passar do tempo. Prefiro mil vezes USB Lighting que a Apple tinha e devida voltar a isso. Nem que lute em tribunal.
Só há um ponto positivo poder usar carregadores universais. De resto, não vale a qualidade nem chega aos pés do USB lighting e quem disser ao contrário está a mentir ou então não possui um iPhone ou então adora comer o que inventam da sustentabilidade a tudo o custo e por cebolada!
Só quem tem e teve iPhone com USB Lighting saberá o que estou a dizer. Aquele “click” de segurança e a forma como estava bem mais seguro que o USB-C.
Só inventam coisas estupidas, obviamente que o iPhone deveria e pode ter entradas USB Lightining. Aliás se fosse essa opção como extra tinha comprado e aposto que a maioria também.
O USB-C não tem aquele “click” orgasmico… Apenas tem um “click” como todos os outros “clicks” de segurança, que nem o telemóvel me caiu da moto, porque o “click” USB-C tambem é de segurança… mas não é… aquele “click”!
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/usb-c-vs-lightning-qual-e-a-diferenca/
Ou és muito bruto ou o teu iPhone estava mal construído. Eu uso USB-C em vários aparelhos e não têm folga nenhuma. Além disso, ser USB-C dá-te acesso a muitos mais dispositivos que o Lightning.
Nem mais, se a entrada USB fica com folga ou é por falta de qualidade do componente utilizado no equipamento ou por falta de cuidado no uso, o resto são desculpas. Não ponho em causa as qualidades da porta Lightning, mas acho que já era mais que altura de haver uma uniformização na forma de carregamento e ligações nos dispositivos.
+1
Mais uma coisa para impedir a recuperação de um equipamento…
Tirem-lhe conecções fisicas acessiveis para o utilizador final, e depois queixem-se que se ficarem sem o modulo wifi /gsm a funcionar, não conseguem fazer backup dos dados antes de enviar para reparação.
Ok, agora os carregadores de inducao da Apple tambem carregam dispositivos android ou outros dispositivos?
Ou vao fazer marosca para apenas carregar Apple? Se for so Apple, tera que ser banido. Portanto sera bom que nao se armem em chico espertos.
Simples.
A Apple vai arranjar uma nova forma de ser incompatível com o mundo, aposto
Se fizer vai levar com uma multa daquelas
Estou a usar um carregador de 65W da Baseus, com duas portas USB-C e uma porta USB-A e:
– um cabo USB-C/USB-C, que dá para Mac. Sim, há anos que a Apple já tinha portas e carregadores USB-C no Mac e em iPad, antes da UE obrigar à sua adoção. Sem a UE, o iPhone iria trazer a porta USB-C, se não fosse no 15 era no 16
– um cabo USB-C/LIghtning, para os iPad e iPhone que tenho
– um cabo USB-C/carregador wireless do Apple Watch, que vinha com o Apple Watch.
Podia fazer tudo com o carregador USB-C, que vinha com o Mac, mas preferi comprar o Baseus, por ter mais portas.
“Ah e tal, com as portas USB-C passou a haver uma grande poupança nos carregadores …” Não houve poupança nenhuma, a poupança é, na Apple, os equipamentos virem com os carregadores à parte, só compra quem quer.
“Ah e tal, os carregadores USB-C são universais …” Não são nada, o que não faltam são pequenos equipamentos, com uma porta USB-C só na forma e que trazem um cabo USB-C/USB-A e que só carregam sem problemas nos velhos carregadores de 5W (com porta USB-A, e daí o cabo USB-C/USB-A).
Em termos de carregamento, um iPhone sem porta, o que obriga é a comprar mais cabos USB-C/carregador Wireless do iPhone (que não e o mesmo do Apple Watch), ou bases de carregamento wireless. Em termos de ligação a outros equipamentos, pode complicar, e muito.
Para mim Apple só é boa em termos de construção / facilidade de reparação do mesmo e optimização do sistema, tudo o resto é para esquecer. Quando digo facilidade de reparação é apenas na forma como está construído e na facilidade de trocar as placas, tudo o resto é para esquecer.