Equipamentos a correr flash podem fritar ovos…
Foi um expressão que deixou algumas pessoas muito furiosas. O tema é quente até pela expressão usada: "you can cook an egg on [devices] once you start running Flash on them". Esta afirmação pertence a Phillip Grønvold, analista da Opera Software.
Os responsáveis pelo Opera, da Opera Software juntam as suas vozes e reforçam o que Steve Jobs tem vindo a afirmar: A Adobe tem de melhorar o Flash se não quer ser constantemente atacada.
Afinal Steve Jobs tem razão!
Numa entrevista ao site TechRadar a Opera junta-se à argumentação sobre os problemas de que padece o Adobe Flash. A Opera continuará a suportar Flash, mas sugere à Adobe que melhore a tecnologia abraçando os web standards se não quiser continuar debaixo do fogo cerrado das críticas.
Esta opinião vem numa altura chave, pois a influência do Opera cresceu bastante com o gigante passo conseguido ao entrar para o iPhone como um browser de potencial extremo. No entanto, a empresa também esteve debaixo do fogo de Steve Jobs quando viu por várias vezes o seu produto vetado quando submetido à App Store, o que acabaria por se tornar uma realidade. Fica assim a Adobe mais só debaixo das críticas preconizadas pelo Steve Jobs.
O analista de produtos da Opera, Phillip Grønvold, acredita que é critico o suporte ao Flash neste momento, mas que esse tempo está a mudar rapidamente com a iminente chegada do HTML5.
Dependência do Flash
"Nos dias de hoje, a Internet está sob dependência (em parte) do Flash". Se removermos o flash possivelmente alguns (muitos) serviços/sites deixarão de funcionar.
"Tentamos que a experiência com a Internet fosse cada vez mais simples para todos os utilizadores. O Flash ajudou em parte."
"Mas na Opera Inc. dizemos que o futura da web passara por standards abertos e não por flash".
"O Flash tem as suas finalidade (especialmente para conteúdos dinâmicos), assim como o Silverligt e outros."
"No entanto, o flash não está optimizado para certas arquitecturas. Um site desenvolvido com flash requer maior processamento por parte do CPU, o que se reflectirá também num maior consumo de energia da bateria. Podemos fritar uns ovos (nos equipamentos) que estão a correr flash, e não há razão para isso".
Urge uma mudança
Grønvold acredita que a Adobe deve mexer-se rápido para aceitar a abertura da web para "evitar" a tal premunição que Jobs teve sobre o fim desastroso da empresa.
"Por alguma razão o Flash actualmente não vem embutido nas ferramentas web, nesse sentido precisa de se incluir no futuro da web e abrir-se aos web standards, caso contrario a sua tecnologia estará constantemente a ser atacada por todos os lados à medida que a aceitação dos web standards vão crescendo", acrescentou Grønvold.
Embora as grandes empresas não tenham tanta pressa como Steve Jobs, não deixam de ter uma opinião que vai ao encontro do CEO da Apple, o que deixa o Flash em maus lençóis.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Who cares?
É mesmo! Quem quer utiliza, quem não quer não utiliza! Se for por ai jogos como o COD MW2 também não são bons porque fazem o meu PC aquecer! Ganhem juízo!
Uma coisa é o pc aquecer porque decido jogar um jogo… outra é o pc aquecer porque estou a navegar e os sites por onde navego me obrigam a utilizar flash…
Da mesma maneira que decides jogar um jogo decides entrar num Site que tem Flash. Sabes que podes cancelar/desactivar o Flash?
“Se removermos o flash possivelmente alguns (muitos) serviços/sites deixarão de funcionar.”
Chega-te esta citação?
Quem é que quererá uma navegação incompleta??
Eu não quero, logo, para já sou “obrigado” a ter o flash instalado.
Uma coisa é entretenimento outra coisa é acesso a informação que pode ser essencial para trabalho. Há que distinguir as coisas.
Cumps…
Eu respondi ao Nuno que disse que era obrigado a utilizar. Ainda bem que aqui ninguém utiliza iPhones nem iPod Touch se não andavam todos tristes pela “navegação incompleta” que a Apple vos obrigaria a ter!
Se te obrigam usa o Flashblock.
Boa Tarde.
Sou programador actualmente em AS3, a linguagem de programação que usamos em Flash para quem não sabe.
É verde que o Flash usa muito o CPU, e é necessario optimizar, se não pode aparecer a concorrencia a ganhar terreno.
Pelo que parece o HTML5 ja vai suportar algumas coisas identicas ao Flash, ainda não me informei a respeito de HTML5, se vai deixar de ser um marcador de texto e passar a incorporar uma linguagem de programação.
De qualquer maneira deve estar aparecer por ai qualquer coisa, quanto mais não seja da Google.
Cumprimentos.
Cada vez menos o pessoal utiliza o pc pa jogos hoje em dia pa jogares é consolas ( soz off topic )
on topic: o flash até é bom se formos a ver 🙂 pensem lá ai e tal tamos numa noite de inverno com um frio do caneco, vamos po youtube ver videos e ainda aquecemos as maozinhas ou os pezinhos 🙂
Em minha casa não se usa aquecedores… Vivemos 5 pessoas cada uma com o seu portatil ligado no Inverno… até de manga curta da para andar 😀
loooool
Então joga um FPS na consola contra mim no pc e depois diz se não se joga no pc… o único controlador que pode ser o mais semelhante à sensibilidade que se tem no rato de computador é o wiimote.
Infelizmente as coisas não estão nada boas para o lado do Flash… que ele irá perder o standard isso é quase inevitável, pelos mais variados factores, mas eles se não se adiantam em melhorar muita coisa, as linguagens associadas ao HTML5 podem-lhe roubar uma quota importante ao Flash, naqueles sites onde o Flash tem lugar perfeito, que é sites 100% flash com animação…
Vamos lá ver onde isto vai.. que que o flash faz o CPU aquecer, isso já tinha notado não só no Mac como no Aspire One..que embora não faça LOAD’s de CPU elevados, a temperatura aumenta sempre que estou no Youtube e por consequência lá dispara as ventoinhas…
Só faltou ligar ao artigo em que o Mac portátil dava para fritar… sem flash!!
Nem valia a pena fazer a ligação. 😉
O Mac que aqueceu a temperaturas altas foi um caso isolado e não foi em circunstâncias ditas “normais” …
Foi usado um dos programas que mais puxa pelo computador (Cinebench) … que é mesmo para testar a capacidade máxima de processamento do CPU, ou seja, estamos a falar de extremos mesmo 😉
Então se for com várias páginas ao mesmo tempo é que se nota, e muito !
Mas se não é para puxar pelo processador para que é que serve ter um i7? Só para dizer que se tem um?
Isso é a mesma coisa que ter uma namorada giríssima de fazer inveja e só lhe poder dar abraços e apertos de mão. (Podemos fazer esta analogia a quase todos os produtos da Apple 🙂 )
Resumindo, ter um i7 só para ver o email e navegar na net é completamente estúpido. Mas pronto se a Apple diz que não faz sentido puxar pelas capacidades máximas dos processadores, os fanboys acreditam.
Only Apple… :):)
😀 Muito bom o último parágrafo!
“O Mac que aqueceu a temperaturas altas foi um caso isolado “
Isso é o que eu vou ver e depois digo-te até onde um i7 pode ser puxado 😉
Conheço umas quantas pessoas proprietárias de macbook pro e todas dizem o mesmo. sem uma base de refrigeração decente queimas-te. lol
True
“URGE UMA MUDANÇA”????
nao sera antes…. “(S)URGE UMA MUDANÇA” ?
:D…
não sei se tavas a ser irónico, mas urgir é mesmo um verbo…
XD
Mesmo…q fail XD
Eu acho é que tu não percebeste a afirmação dele.
O correcto é URGE uma Mudança
Ou seja: é urgente que surja uma mudança!
“Surge uma mudança” só será correcto quando uma solução aparecer!
Mas será mesmo do Flash ou de cada programador a culpa da perfomance e/ou aquecimento?
Ainda tenho minhas dúvidas em alguns “ambientes” desenvolvidos em Flash.
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
ainda há tempos atrás falavam mal do Java, mas a linguagem é que sempre levou com a culpa da má programação.
É uma hipotese que acontece e muito, mas infelizmente o flash não é inocente. O problema está também no Plugin que vária e muito de plataforma para plataforma e isso é um enorme calcanhar de Aquiles do flash.
Flash é dependente de boa programação e de um bom plugin, optimizado e bem programado.
HTML5 é apenas dependente de uma boa programação (dos webdesigners), ou seja, não existe o terceiro passo do plugin ainda a ajudar a decrescer ainda mais a performance e fiabilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=rfmbZkqORX4
Talvez devesses dar uma vista de olhos ao quão bom o HTML5 é.
Aqui tens outro exemplo 😉
https://www.youtube.com/watch?v=CNOBditEQPw
É um relógio a rodar, mas onde é que está a interactividade? No video acima mostrei que o HTML5 ainda não está maduro, e nem sequer funciona devidamente num iPad (web experience a la Steve Jobs).
@DeuX
Nesses videos não vi igualmente interactividade alguma. O que pus é um efeito 3D igualmente apresentado nos outros videos.
Mas se quiseres ver interactividade, podes sempre ver o evento do iPhoneOS 4.0 que eles mostram e bem aplicações feitas em HTML5…
Já que estamos em maré de citações, que tal esta ?
“Vamos tentar e criar as melhores ferramentas do mundo para HTML5,” disse Kevin Lynch.
E quem será Kevin Lynch ? Da Apple ou mesmo da Opera ? Não – é o engenheiro-chefe da Adobe !
Eu bem tenho vindo a dizer que a Adobe também está a fazer um esforço de adaptação aos novos web standards.
http://news.cnet.com/8301-30684_3-20004218-265.html
Claro, e é isso mesmo, o CS5 exporta canvas HTML5.
É com certeza um momento de mudança mundial, em todas as empresas envolvidas no mundo tecnológico.
“Por alguma razão o Flash actualmente não vem embutido nas ferramentas web”… hummm o que dizer do Google Chrome que já vem com o plugin do Flash pré-instalado?…
Me parece que essas afirmações sobre o Flash realmente começaram de pois que o Jobs resolveu atacar o Flash dizendo que não vai funcionar nos devices deles, que na minha opinião é apenas pelo lado comercial mesmo… e como tem muita gente que segue cegamente o que ele faz/diz/pensa… cai nessa, o problema é que quem o segue não ganha uma migalha do que ele ganha pra ficar soltando essas m….
http://mugtug.com/sketchpad/
Paint em HTML5
http://pixlr.com/editor/
Photoshop em Flash
pwnd! lolol
Tanto criticaram o Jobs, mas parece que homem afinal tinha razão.
Mesmo que não tenha razão é “cool” concordar com ele e partilhar das suas ideias.
O único senão que posso ver no Flash, é o facto de ser proprietário, mas até isso é pouco importante, uma vez que é de distribuição gratuita. Pesado? Sim, se mal programado, tal como qualquer outra linguagem… quanto ao facto de estrelar ovos, isso deve ser nos novos MacBook Pro!
Ninguém se queixa dos vídeos em HD, e olhem que requerem bastante dos pcs!
A Apple teve de armar uma guerra, uma vez que não incorporou no iPad, agora tem de justificar de alguma maneira; nada melhor que dizer mal!
Não surpreende a Opera também seguir esse caminho, pois tem de fazer parecer bem as suas posições à Apple, ou não conseguiam colocar o Opera nos iPhones!
Vejo mais política que critérios técnicos, nesta guerra criada pela Apple!
Uma coisa é certa, enquanto se discute o Flash, ninguém repara nas lacunas dos iPads…
“A Apple teve de armar uma guerra, uma vez que não incorporou no iPad, agora tem de justificar de alguma maneira; nada melhor que dizer mal!”
Concordo 1005 contigo.
É claro que eu quiz dizer:
Concordo 100% contigo.
mas pode ser mesmo 1005% rsrsrsrsrs
Eu que o diga.
Se abro o browser para jogar Farmville e fico com ele aberto por um bocado de tempo, a temperatura do meu CPU dispara logo para os 80º ou mais !!!!
São temperaturas um pouco altas não ? isso é em portátil ?
Uma limpezazita e um pouco de pasta térmica no cpu não seria pior 😀
Já o levei a loja, limparam-me o PC e meteram massa termica…
melhorou um pouco mas sempre que me meto no Farmville, toca a subir para 70 e muitos 80º …
Não confio muito na programação desse jogo…
Já vi máquinas de boa qualidade ficarem “engasgadas” com esse pseudo jogo…
a qualidade dos artigos aqui no pplware tem vindo a decrescer a um ritmo alarmante… é pena. desde erros ortográficos (que se notam só a ler rapidamente as primeiras linhas) a montagens de imagem de fraca qualidade. isto para não falar que estes supostos artigos se resumem a traduções de artigos de outras páginas. enfim… espero que voltem ao vosso melhor.
Por acaso eu até tenho gostado e todos os dias continuo a visitar o site, sem reparar ou dar importância a esses tais “erros” e “traduções”! Quem não gosta não lê.. -.-‘
André obviamente que quem não gosta não é lê, como bem referes, mas quem vem aqui, como vem o takecare, entre outros nicks que ele assume, não é para dizer bem 😀 ele é a prova que estamos a crescer e a ter mais e melhores conteúdos.
Se ele não se sentisse incomodado, arreliado com a inveja e outras maleitas não tinha esse discurso. ;D Enquanto esse tipo de atitude andar por cá, é sinal que demos mais um passo em frente, em conjunto claro, com os nosso excelentes visitantes.
Erros e gralhas, quando os há, corrigem-se.
As traduções é um sinal que Portugal está atrasado e a Lusa que eu saiba também traduz não distribui em Inglês 😉
Bom domingo. 🙂
takecare, já vi que tens problemas de controlo de raiva e inveja. Não estás bem contigo mesmo? Trata-te.
Claro que eu sei que isso são problemas teus 😉 mas apenas de digo: “Ó cigarra… trabalha em vez de assobiares”.
O nosso melhor é agora é hoje, isso chama-se evolução.
Enfim, eu espero que te habitues. 😀
exemplo disso e o meu netbook… quando vou ver a metrologia (meteo.pt) ou um video no youtube a utilizaçao do cpu aumenta logo e a ventoinha, tambem, aumenta a velocidade logo de seguida…
@rodasp
“…metrologia…” —> “…meteorologia…”
Mais um bocado de gasolina para a fogueira …
O flash não é bom, actualmente é uma das causas das falhas de segurança e chashes nos browsers e em linux “afoga” o processador com trabalho que era evitado se existisse alguma optimização do código, nisso a Adobe tem de melhorar.
Por outro lado, se alguns dispositivos aquecem demais quando se explora toda a capacidade de processamento disponível é porque estão mal projectados, qualquer utilizador espera poder utilizar plenamente o equipamento que compra.
Se um consumidor comprar um equipamento, especialmente um topo de gama que tipicamente é bastante caro, é de esperar que o mesmo seja capaz de mostrar páginas que utilizem flash, independentemente da falta de optimização do plugin do flash, caso contrário é o mesmo que dizer que se comprou um automóvel mais caro que uma casa, que tem um motor que debita perto de 500 cv, mas não pode exceder 50 Km/h ou o automóvel desmonta-se todo.
As afirmações que são mencionadas têm muitos interesses políticos e valem o que valem vindo de uma empresa que espera ver o seu produto ser aprovado por outra empresa que ultimamente não tem feito outra coisa senão dizer mal do flash.
Concordo com algumas boas considerações que fazes, até poderia concordar contigo quando dizes que a Apple tem o Opera na mão, mas é simplista demais, tendo em conta que está também debaixo do fogo do Steve:
https://pplware.sapo.pt/informacao/jobs-ataca-agora-firefox-e-opera/
Seja como for e parece-me que é um facto: a Adobe no CS5 já deu o braço a torcer. Será tarde?
Veremos, na minha opinião o Flash está condenado… mas de Flash a Fenix (Phoenix) é um saltinho! 😉
Notícias de tablóide…
Bom, poderia ser num table, numa tablet até mesmo poderia ser num iPad… mas sim acho que flash também aquece um tablóide.
Essa crítica sobre o Flash tem fundamento, o meu sócio tem um iPhone 3GS que não aquece absolutamente nenhuma página que tem Flash porque a Apple resolveu desistir disso…. e eu tenho um Samsung Pixon 12 que aquece… mas abre todos os sites em Flash rsrsrsrsrsrsrs
Será que o Jobs tem um iPhone???? rsrsrsrsrsrs
Eu no meu carro posso tirar as rodas e por hexagonos.. e tenho a certeza que ele irá andar…
Afinal de contas, o importante é isso não é?… desde que ande é eficaz…?…
Essa comparação foi um bocadinho afastada do que aquilo que ele queria dizer.
Eu acho que era mais na onda de “Eu tenho um carro com Hexagonos como rodas, mas como isso não é eficiente, tirei-lhe as rodas e agora o carro está parado”.
Quote Jeronimo:
“e eu tenho um Samsung Pixon 12 que aquece… mas abre todos os sites em Flash rsrsrsrsrsrsrs”
Ou seja, não importa se as rodas sejam hexagonos, desde que ele ande, bem ou mal, interessa é que ande…
Este é o raciocinio que eu pelo menos não adopto. Para mim ou se anda bem, ou não se anda…
Ter um Ferrari para andar a 20 km hora mais vale não ter. Anda a meio gás e gasta mais gasolina que um carro vulgar…
Acho muito bem. Mas sinceramente preferia ser eu a escolher se estou disposto a andar a 20 km/hora num Ferrari, do que alguém escolha isso por mim.
@Fontinhas
Claro, acho que acima de tudo quem deve escolher é sempre o consumidor, por isso é que existem várias marcas e cada um deve escolher o que mais se adequa 😉
Há vantagens e desvantagens em todas, eu para ter flash num samsung vou adbicar de um bom SO, rápido e fluido com um excelente touch-screen…
Já a Apple, não aceita o Flash porque não acompanha esse fluidez do sistema e compromete-o, optou por arranjar uma solução mais eficaz aos clientes. Não se limitou a dizer: “Não damos suporte ao Flash e ponto…”.. aí não estaria de acordo nem comprava sequer, agora quando vejo que querem arranjar uma alternativa melhor e mais eficaz, já apoio. Eu por exemplo dá-me bastante prazer ligar o iPhone e ver videos no Youtube com grande qualidade sem ter que aturar as falhas do flash como aturo por exemplo, no computador portátil.
Eiiii tanta gente a DISTORCER AS COISAS!!!! LOLOL
O flash possibilita funçoes e gráficos e apresentaçoes superiores, muitas delas com video e som, como é que queriam que o PC nao aquecesse????? LOL óbvio que em vez de processar letras e umas imagens em jpg, gif, png vai processar video e som e daí mais potência é necessária!
Agora, sendo possível LIGAR e DESLIGAR, quem quiser mais bateria, etc pode DESLIGAR o suporte flash e já está! Quem precisa/quer usa!
“Ah e tal mas há gente que precisa aceder aos sites”: e entao o que querem? Se substituirem por outro nao vai aquecer? TAMANHA palhaçada!!! Claro que sim!
Desculpem-me mas é demasiado estúpido que queiram convencer as pessoas contra o flash alegando bateria e aquecimento se é EXACTAMENTE por isso que a tecnologia evolui que é no sentido de CPUs mais potentes e melhor gestao de bateria!!!
Senao expliquem-me qual é o sentido de ter CPUs QUAD CORE + 8Gb RAM + baterias de 6-8 células + placas gráficas potentes…para processar letras e imagens a navegar? OU ENTAO NAO SE IMPORTAM QUE O PC aqueça em JOGOS e PHOTOSHOP e importam-se com o FLASH??? Ok…é a piada do momento!!!
mmick
Uma questão de lógica. O flash para funcionar precisa de mais “camadas” logo irá puxar mais pelo CPU… ou seja, já por si o flash puxa pelo CPU, é natural, depois está dependente de um plugin bem programado que consiga tirar partido dos recursos do sistema, ou seja, outro entrave, e depois é que chega o processamento…é só “niveis” atrás de niveis para o flash funcionar…
O HTML5 não tem tantas “camadas” para serem processadas, logo irá puxar menos pelo CPU, é uma questão lógica. E é claro, em videos então nota-se mais.
Onde é que se vê o Flash a tropeçar? Videos de alta qualidade por exemplo.
1080p o Flash arrasta-se até em computadores ditos gama média, já videos encodados em H.264 não se arrastam tanto, e para além disso faz menos loads do CPU, ou seja, temos melhor performance com a necessidade de menos recursos. O Flash por mais que tente nunca irá alcançar essa qualidade, a não ser que tivesse menos camadas para poder funcionar, que é isso que o HTML5 vai trazer.
Estamos a falar e a comparar uma tecnologia que corre em muitos poucos browsers (HTML5) com o Flash antigo em vez de vermos o Flash de nova geraçao com aceleraçao pelas gráficas, etc. Além disso comparaçoes sem sentido como estas tentam esconder o facto de que comparam um formato que colmatou o grande “gap” que existia até à data nos formatos web com o futuro. Até à data precisamos imenso do flash e se o actual é um “resource hog” o futuro vem colmatar vários problemas.
Estas discussoes só existem actualmente porque a Apple veio com estas tretas, ponto final. QUANDO o próximo flash estiver cá e QUANDO o html5 estiver em todos os browsers, aí sim. AGORA só existe esta discussao porque A APPLE NAO TEM FLASH no iPad nem iPhone/iPod e nao lhes dá jeito (€€€) ter (pelos royalties, pelos jogos flash, pelos possíveis cracks ao sistema via flash, etc).
Eu vou deixar de comentar isto porque vê-se claramente que esta discussao nao tem nada haver com o futuro da Web mas sim o futuro “à-la-Apple” e se a Microsoft/Opera tivessem vindo elas sozinhas falar disto ninguém queria saber.
Todos os standards geram polémicas e discussões na hora de serem escolhidos… seja a Apple a defender, seja a MS a defender, seja ele quem for, o importante é que ganhe o melhor e nisso o FLASH… NÃO É O MELHOR! 😉
Ponto.
Isto para mim é tão chato como quando a Microsoft foi obrigada a retirar o IE como default browser do Windows…
Quem faz uma casa, decide as divisões que nela coloca, o tamanho, a cor, o espaço… Quando nós visitamos a casa de alguém, não nos compete a nós julgar o que essa pessoa fez à casa, mas sim adaptarmo-nos ao ambiente onde estamos e se possivel ajustar aquela almofada do sofá para ficarmos mais confortáveis…
Quem faz um SO, quem faz um site, decide se lhe coloca um browser uo não, quem faz um site decide se lhe coloca Flash ou HTML 5. tão simples como isto…
Queremos? Instalamos as ferramentas necessárias, não queremos, não instalamos…
Agora uma vez que vai haver alternativas viáveis (HTML 5), quem precisa de nós é a Adobe, e não nós dela… Portanto ela que melhore “a sua casa” para nós não começarmos a abandonar as “visitas” lá 😀
A Microsoft foi obrigada a dar a hipotese de instalar outros SO, aconteceu o mesmo à Apple? A Microsoft basicamente suporta tanto PCs como Apple, porque nao obrigar a Apple a suportar o OSX também em PCs? (gostava de ver…o OSX a ter que lidar com tanto HW e SW LOL).
Há coisas que sao desiguais (como tudo neste mundo) e daí que cada vez mais temos que estar no MEIO da balança e nao acreditar somente num dos pratos.
Isso já foi mais que debatido e questionado. O MacOSX é um sistema dedicado e não um sistema como o Windows, logo não está perante as mesmas politicas.
A MS tem acordos com marcas, logo não pode monopolizar o proprio sistema. O MacOSX é para um MAC o mesmo que o sistema da PS3 ou XBOX360 são para as respectivas consolas 😉
Ninguém pode obrigar a Sony a deixar instalar o seu sistema numa XBOX, por exemplo.
“(gostava de ver…o OSX a ter que lidar com tanto HW e SW LOL).”
E lida, basta veres os hackintoshes que correm perfeitamente em caso dos programadores fazerem Drivers adequados, basta apenas isso. A única coisa que faz o MacOSX correr bem apenas e não PERFEITAMENTE num PC é que ele é desenhado para EFI e não BIOS, e é aí a maior dor de cabeça dos “hackintosheres”…
Quem tem de optar por utilizar flash ou não são os programadores dos sites.
O flash é uma ferramenta que está à disposição de quem quiser, agora, se eu quiser fazer um site pessoal, ou empresarial utilizando flash, é comigo. Não é o Steve Jobs ou seja quem for que vai decidir por mim que tipo de linguagem uso no meu site.
Se eu quero um site em flash que vai aquecer os computadores do pessoal, eu é que corro esse risco, e quem o visita. Não acho que deva ser a empresa que vende os equipamentos que nos deve proibir de utilizar tais ferramentas.
É a mesma coisa que a Apple agora lembrar-se de tirar wireless dos equipamentos porque gasta bateria.
O problema é da Apple que está a limitar os próprios equipamentos a retirar-lhes o suporte flash.
Quem continua a comprar é que comete um erro…
Eu prefiro com equipamento que suporta tudo e depois utilizo o que pretendo ao meu gosto e não ao gosto de quem o fabricou.
Mas cada um sabe de si…
A Apple retirou o flash do iPhone OS, para iPhone e iPad.
A Microsoft também no Windows Phone 7, pelo menos de início.
Nos outros dispositivos móveis o flash é uma porcaria.
É um facto, não é uma opinião deste ou daquele – o flash não é uma tecnologia apropriada para os dispositivos móveis.
Basicamente é assim – se queres construir um site para ser acedido por smartphones esquece o flash.
Mas vou-te dar um exemplo. Estava a almoçar e lembrei-me de marcar, com um iPhone, uma inspecção de um automóvel na Controlauto. Como têm o site todo construído em flash não consegui aceder-lhe.
Agora a pergunta:
– É a Apple que deve permitir o flash no iPhone OS,
– Ou é a Controlauto que deve construir um site fácil de aceder através do iPhone e de smartphones em geral ?
É que a web não é só para computadores de secretária.
Deste-me razão. Não é a apple que deve decidir, quem ficou a perder foi a controlauto que não conseguiste aceder ao site deles. A apple não tem nada a ver com a má programação dos sites em flash.
Boas
Acho esta discussão estúpida. Ninguém falou no mal do Flash antes do iPad… nem mesmo quando este não vinha no iPhone, por isso não sei se dizer mal do Flash é uma estratégia da Apple devido ao iPad ou não, mas também não quero saber.
Nos meus PCs, tanto Windows (Sony Vaio com Windows 7 + Dell Optiflex GW270 com Windows XP) como Linux (Dell Optiplex GW240), funcionam sem problemas com o Flash, O Farmville é um pouco lento, mas anda.
Nos sites que faço incluo Flash muito raramente, mas às vezes incluo, especialmente quando preciso de adicionar video.
Na minha opinião o HTML5 e o Flash não têm nada a ver, nunca consegui fazer um site em HTML5 que me fizesse tudo o que o Flash faz e lanço esse desafio aqui, mostrarem-me um site nessas condições.
Eu trabalho especialmente em PHP e particularmente em CodeIgniter com jQuery, uso as tags de HTML5 que funcionam bem e faço uns hacks para funcionarem em IE. Nos pluggins de gráficos, se quiser drilldown verdadeiro sem problemas de browsers, também tenho que usar o Flash, pois os pluggins de jQuery para isso não são 100% funcionais e eu preferiria mil vezes usar o jQuery em vez do Flash.
Até se pudesse, evitava o Flash pelo seu “peso” no sistema (sem chegar a fritar ovos), mas batalho pela performamce, porém realisticamente não me é possível.
Ainda sobre fritar ovos, os meus PCs não aguentam temperaturas acima de 60 graus, desligam-se como medida de segurança, portanto as temperaturas que li aqui, ou têm os sistemas de segurança desactivados, ou têm super-CPUs. Pois com essas temperaturas não duram muito tempo.
Bem, seja como for, se a Apple não dissesse o que disse, estariamos aqui a comparar o HTML5 com o Flash (que comparação ignóbil) ou mesmo a dizer mal do Flash?
Eu penso que não, mas sou apenas eu a pensar.
Fiquem bem.
A. Pedro Coelho
Permite-me discordar de ti.
Esta conversa já tem alguns anos mesmo, mas agudizou-se com as versões mais “polémicas” do Flash, como a versão 9 que trouxe muitos problemas aos browsers e sucessivamente aos utilizadores.
Há um ano precisamente, li algures que o Flash teria alguns problemas com tecnologias recentes, incorporadas nos browsers.
Pouco tempo depois começou-se a falar mais frequentemente no HTML5:
http://www.infoworld.com/d/developer-world/html-5-could-it-kill-flash-and-silverlight-291
Mas há artigos bem mais antigos, sobre este assunto.
O Steve não trouxe nada de novo à discussão, apenas ele tem muito mais popularidade e fala com uma insistência carismática sobre os assuntos, que lhe interessam claro.
Ele é um estratega, é um player que não quer depender do flash, tecnologia proprietária de terceiros.
Quer ser ele a dominar e a controlar os objectos que as páginas carregam, o que não acontece neste momento, porque quem usa o Safari perde muito do bom que a internet ainda só tem em flash. ora para ele isso é castrador, pois não quer fazer com os seus clientes como outras marcas o fazem, que é deixar que sejam terceiros a cuidar da qualidade do serviço que corre sobre o sistema operativo, seja ele qual for.
Assim, ele está a forçar o mercado a abandonar o flash. Se ele conseguir aliados fortes: Microsoft, Opera, Sony, Samsung, LG, entre outros, irá conseguir acabar com o flash.
Aí poderá também o utilizador ganhar com isso… vamos ver.
Mas… não te esqueças, o Steve 😉 visa o lucro… como qualquer bom gestor de uma empresa.
Bom. Uma lista de sites sem flash arranja-se, ou melhor, arranjou a Apple uma lista de sites adequados ao Mobile Safari que é compatível com os últimos padrões da web — incluindo o HTML5, mas também CSS3 e JavaScript.
Penso que a Apple não lançou uma guerra exactamente ao flash, mas sim ao flash para dispositivos móveis. Não é bem uma guerra ao flash para os Sony Vaio e Dell. Agora, como não há sites onde se aceda só por computador ou só por smartphone, a guerra estendeu-se.
Cumps.
http://www.apple.com/ipad/ready-for-ipad/
Tenho um I7 com 8 gigas de RAM, uso o flash em tudo o que há na net e até em alguns jogos que o usam como parte do seu funcionamento e devo dizer que o processador nunca vai alem dos 32ºC, disco nos 30ºC e o sistema em geral acima dos 31ºC…. Já tive um pc velhinho que esse sim por ser apenas um core duo atingia cerca de 45ºC. Já o MAcBook White da mulher não pode ser usado ao colo pois fica em brasa…..muito pior que o meu HP com 3 anos…. por isso dizer que o flash frita ovos….é em tudo um exagero sem fundamento