E os destaques tecnológicos da semana que passou foram…
Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que reflectem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico no Pplware.
Vamos ser claros: a sua vida interessa à Google (e a muitas outras empresas) e é fácil espiar tudo o que faz, o que pesquisa, o que diz e o que compra... ponto! Você é um alvo barato para as grandes empresas ganharem dinheiro, sabe como?
Sim, claro que sim, publicidade dirigida... entre outras coisas. E sabe como se recolhe hoje tudo sobre si?
O sistema operativo Android é o mais utilizado no mundo dos dispositivos móveis, então, com alguma engenharia social, as empresas apostam no Android para recolher dados sobre si mas com a sua "inocente" autorização. Vamos ver como.
A chegada do Windows 10 está eminente. Espera-se para breve a chegada de versões mais estáveis para os testes com os consumidores, mas a verdade é que este sistema não deve demorar a sair.
A Microsoft tem anunciado o seu lançamento para o Verão, sem ter uma data precisa. Mas a CEO da AMD pode ter agora anunciado inadvertidamente a data final de lançamento do Windows 10.
A segurança é um exercício contínuo no mundo da informática, não há uma segurança absoluta e por vezes a investigação pormenorizada descobre falhas gravíssimas.
Agora, foi descoberta uma falha encontrada em aplicações para iPhone e iPad que deixa vulneráveis milhões de utilizadores. Esta falha está presente no código de terceiros que as apps usam para estabelecer ligações seguras HTTPS aos serviços Web.
Actualmente, o sector dos dispositivos móveis tem sido um dos mais rentáveis em todo o mundo e em consequência disso, 60% do tráfego registado pela Google é realizado via smartphones e/ou tablets, o que levou a empresa norte-americana a actualizar o seu algoritmo Google GOOG.
Milhões de sites vão sofrer graves perdas, isto porque não estão preparados para o mundo mobile.
O WWDC (Apple Worldwide Developers Conference) é uma das conferências mais esperadas do ano. Neste evento podemos ver anúncios de novos sistemas operativos, novos dispositivos, novos serviços, etc.
Mas... o que esperamos, ou não, ver apresentado no WWDC 2015? Vamos saber!
Há cerca de um ano, quando a Microsoft lançou os primeiros smartphones com Windows Phone 8.1 ainda sob a marca Nokia, um dos objectivos da marca era a conquista de uma maior quota do mercado referente aos dispositivos móveis através do segmento mais baixo, aquele onde se encontra a grande maioria dos consumidores. Desde então, desde o lançamento do Nokia Lumia 630, que a marca não mais parou de colocar no mercado dispositivos a preços bastante competitivos tendo em conta a qualidade dos equipamentos.
Apresentados em Janeiro, os Microsoft Lumia 435 e Lumia 532 configuram mais dois dos equipamentos de entrada de gama da marca. Mas tendo sido lançados em simultâneo, dentro da mesma gama, quais serão as diferenças entre eles?
O novo Xiaomi Mi 4i acaba de ser apresentado no Mi Launch 2015.
A Xiaomi quer conquistar o mundo e está a consegui-lo a um ritmo alucinante. Hoje, em Nova Deli, na Índia, Hugo Barra já deu a conhecer o novo smartphone ao mundo!
Mas existirão mais novidades?
Apesar de estáveis e com muitas ferramentas disponíveis a verdade é que as distribuições GNU/Linux não são muito usadas à escala mundial, comparativamente ao Windows ou ao OSX. A Canonical é uma das responsáveis por dar algum protagonismo ao mundo Linux na área dos sistemas operativos e o Ubuntu é certamente a distribuição mais popular do momento.
Segundo a Canonical, no mundo existem mais de 25 milhões de utilizadores que usam o Ubuntu.
As formas de garantir a segurança dos dados dos utilizadores tem evoluído nos últimos anos e são agora muito mais capazes e robustas.
Em particular nos dispositivos móveis, as marcas têm colocado hardware especializado em controlar os acessos não autorizados.
Mas o problema maior está quando estes sistemas não funcionam de forma correcta e permitem o acesso aos dados, como foi descoberto no Samsung Galaxy S5.
As questões relativas à privacidade na Internet têm vindo a ganhar cada vez mais importância no contexto de trabalho. Por um lado os funcionários fazem uso da infraestrutura da empresa, para acesso à rede, mas estas vêm-se em muito casos obrigadas a limitar (não a vigiar) o acesso a determinados conteúdos.
De acordo com a recomendação do Conselho da Europa,os trabalhadores portugueses podem agora invocar um conjunto de regras para se defenderem em tribunal.
Apresentados a 9 de Março no evento Spring Forward da Apple, os novos Apple Watch eram aguardados fervorosamente por muito fãs da marca. Por Terras de Sua Majestade foi-nos possível chegar mais cedo a estes novos wearables, acompanhámos de perto as vendas e conseguimos dois exemplares para teste.
Hoje mostramos-lhe o unboxing ao Apple Watch Sport de 38mm e ao Apple Watch com bracelete metálica de 42mm, e ainda as primeiras impressões sobre estes dois relógios que tanta curiosidade geram no público em geral.
O grupo Anonymous Portugal anunciou há breves minutos, no seu grupo de Facebook, mais um novo ataque.
Desta vez o alvo foi o site das Águas de Portugal onde foi alterada a informação da página inicial mas também foram publicados os dados presentes na base de dados, incluindo passwords.
Este artigo tem mais de um ano