Coronavírus (Covid-19): É seguro encomendar produtos da China?
O Coronavírus é hoje um enorme desafio da sociedade científica. O número de mortes causadas pela epidemia é significativo e ainda não há solução. A economia chinesa está em queda e todos os cuidados são poucos.
Com tanto material a ser encomendado da China a questão que se coloca é se "É seguro encomendar produtos da China?". A Direção-geral da Saúde (DGS) responde!
Covid-19 faz vítimas noutros setores
A epidemia Coronavírus está a assustar o mundo, em especial a China. As medidas para conter esta epidemia são cada vez mais rígidas e é fundamental tomar todas as precauções. Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
No campo tecnológico, além de todos os eventos que têm vindo a ser cancelados, surge também a questão se continua a ser seguro encomendar produtos da China. Como sabemos, são várias as plataformas online que vendem produtos a bons preços, mas será que vale a pena arriscar?
É seguro encomendar produtos da China?
De acordo com a DGS, os coronavírus não sobrevivem por longos períodos em objetos. As pessoas que recebem encomendas ou cartas da China não estão em risco de ser infetadas pelo novo coronavírus (Covid-19).
Segundo um estudo recente, o coronavírus pode sobreviver até 5 dias em materiais como madeira, papel e plástico. O tempo de vida dependerá do tipo de material onde o vírus estiver alojado.
Até ao momento ainda não existe vacina para este vírus. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento. O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.
Como se proteger do coronavírus?
Não tendo sido reportados casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção. Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:>
- Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;
- Evitar contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta;
- Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Encomendaram algo da China recentemente?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Só queria acrescentar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o nome oficial do novo coronavírus (2019-nCoV).
O nome é Covid-19.
Covid-19 e’ o nome da doenca, nao do virus. O virus e’ SARS-CoV-2
Correcto.
Obrigado pela correção!
aqui o que importa é saber se é ou nao seguro.. tenha la o nome k tiver as pessoas conhecem mais pelo “virus que anda aí” do que pelo nome cientifico ..
Tenho duas encomendas pendentes na Aliexpress já há muitos dias e a serem regularmente adiadas. É perfeitamente compreensível.
Ok, é informação, mas creio que muita gente já percebeu que neste momento não há certezas quanto a nada sobre este vírus, a prova é mesmo o que referem dos tais 5 dias agora indicados, mas… sabem lá se são 5 dias
Por precaução, evitar contacto com o interior dos pacotes.
Ninguém sabe também se o exterior é seguro ou não…
Resposta: Não comprar. Esperar por solução, existem alternativas para compras online chinesas. O problema principal são os pequenos artigos que normalmente vem acondicionados em envelopes de plástico hermeticamente fechados, sendo um óptimo ambiente de cultura para todo o tipo de vírus e bactérias.
Esperem lá. Então se é 5 dias ou se forem 9 ou 15, não deveria de haver um período de quarentena determinado pelas autoridades de saúde?
Ou seja,…
Se falarmos em 5 dias,
Se eu receber um pacote em 60 horas,
Se a encomenda vier de uma zona de risco,
Se eu a abrir,… Tenho 50% de probabilidade de estar a contrair a doença.
Não deveria de haver uma estratégia nacional para reter as encomendas com determinados prazos de entrega e informarem devidamente pessoas e empresas, DEVIDAMENTE.
60 horas não são 5 dias. Dificilmente se recebe algo vindo da China em menos de duas semanas – uma semana na melhor das hipóteses, o que é muito raro. E a estratégia chama-se alfândega, só não é para proteger as pessoas dos vírus.
Estou com metade dad minhas encomendas por enviar, e as poucas que são enviadas estão a chegar em uma semana!
É raro numa situação normal mas já recebi em fevereiro 4 ou 5 encomendas que da encomenda a estarem na caixa do correio foram 7 ou 8 dias de calendário…
É errado.
Encomendei uma coisa num sabado foi enviado na segunda e na quarta estava eu a levantar nas instalações da DHL Porto porque o motorista só iria entregar na quinta.
Coisas urgentes acontecem e já não é a primeira vez que recebo coisas em 48…72h
Essa encomenda veio da china? 1 dia de viagem apenas parece bom demais…
Estou certo que além de não ter sido assim tão rápido ainda pagou uma bela nota para desalfandegar!
sim veio mesmo da china, veio de aviao via DHL Express tenho todos os pontos onde passou e é interessante ver a rapidez
Taxas foram algumas mas tendo em conta a necessidade foi bem barato e atempadamente.
Pois, mas assim é fácil…
Também já recebi em 2 dias mas tem taxas absurdas…
Pelo menos no meu caso de uma compra de 7000€…
São 60 horas úteis que ele sobrevive, por isso são 5 dias.
A bactéria apenas se transmite (pelo que se sabe até agora) através das vias respiratórias, ou seja, no caso das encomendas (e partindo do princípio que a bactéria ainda está viva), só corre risco se levar as mãos à boca ou esfregar o nariz sem as lavar após manusear a encomenda (ou se lamber a caixa eheh).
Outro pormenor que é importante e ainda não vi ninguém mencionar… Excepto se for por transmissão directa (de pessoa para pessoa), na Europa a bactéria tem probabilidades mínimas de se desenvolver; isto por causa dos nossos cuidados de higiene, as nossas ruas são constantemente limpas, o lixo recolhido, as casas e estabelecimentos são limpos regularmente, o manuseamento de alimentos obedece a regras, nós próprios tomamos banho ou lavamos as mãos regularmente… Coisa que não acontece na China, razão pela qual a bactéria chegou ás notícias.
É um vírus. Não é uma bactéria.
Peço desculpa pelo erro infantil na identificação e, já agora, pelo erro ortográfico também, deve ler-se “às notícias”.
Pelo que se sabe vale o que vale…
Pela nova metodologia de diagnóstico encontraram 13.000 novos casos num dia…
A semana passada 5 encomendas feitas da China, esta semana 3. Sem receios ou preocupações.
Não receias de chinesses à mais?
Noutra notícia do vosso site “sobreviver entre 4 a 5 dias em materiais como alumínio, madeira, papel, plástico e vidro.” A verdade é que ainda se sabe pouco sobre este vírus…e a coisa piora devido ao facto de a China , só libertar o que lhe interessa….Ninguém sabe ao certo o que se lá passa …Uma coisa parece-me certa : a economia Chinesa vai sofrer bastante ….Por outro lado , as pessoas vão começar a ter medo de fazer turismo , o que pode trazer sérios problemas para Portugal ….lá para o final do ano é que se vai ver
Tudo o que compram seja na Worten, fnac, Jumbo, Radiopopular etc.. 90% são fabricados na China. Apenas pagas mais quando os compram nas grandes superfícies.
Se o vírus se transmitisse pelos objectos já existiria uma pandemia global.
Encomendas da China chegam todos os dias e continuam a chegar.
Já haveria montões de casos entre pessoal das alfândegas e carteiros…para começar.
Não é o caso.
Bom esclarecimento! Obg pplware. A minha experiência é igual à de muitos aqui, tenho recebido várias encomendas da china nestes dias. Sem problemas ou receios…
Todos os cuidados são poucos quando o desconhecimento é quem reina.
Contudo, antes das noticias, fiz 5 encomendas no ALI em fornecedores diferentes,
Os artigos têm chegado “a conta-gotas” tendo esgotado o período dos 60 dias.
Por precaução, os plásticos foram pulverizados por álcool.
Ainda cá estou sem contágios (felizmente).
A minha encomenda quando chegar vai direita para a lareira, ahahahaha.
Let it burn!!!
Praise pelo conteúdo humorístico de qualidade 🙂
Não arrisco. Não compro nada da China e quem comprar só pode ser burro e acreditar na sorte. COM A SAÚDE NÃO BRINCO…
Durante os próximos meses limite-se a comprar produtos alimentares frescos e pouco mais nesse caso, de resto, a probabilidade de ser algo made in China, já se sabe que é de 99%. Melhor mesmo é ficar dentro de sua casa os próximos meses. Fora de casa irá lidar com centenas de coisas made in china a toda a hora, e nunca se sabe se não vieram de lá há poucos dias.. não acredite na sorte e fique dentro de casa. É também certamente um favor que faz ao resto da população.
Quis dar lição de moral e falhou miseravelmente
“produtos da china em MERCADOS COMUNS, em PT”
RIR
Seguindo a logica, tudo o que seja brinquedos, computadores, telemoveis, ferramentas, etc
Não podes adquirir nenhum
Sorte dum cabreste também pá xD
Se nao encomendas nada da china, o que compras cá vem de Espanha, França, Itália, Turquia, etc. Qual a diferença?
fica de quarentena na alfandega
Verdade sobre Aliexpress coronavirus:
http://aliexpressreview.com/index.php/2020/03/04/aliexpress-coronavirus/