COVID-19: Cibercriminosos estão a prejudicar gravemente ação dos hospitais e OMS
Cibercriminosos tentaram invadir a sistemas hospitalares em Espanha, França e até na Organização Mundial de Saúde. Para tal, os atacantes criaram um engodo, enviando e-mails aos funcionários do hospital que os levava a descarregar malware para as suas máquinas. As autoridades policiais descobriram tentativas que tinham a intenção clara de "infetar" os computadores dos hospitais de vários países.
Numa luta contra a pandemia, esta é uma altura em que os hackers entenderam que o sistema estaria mais fragilizado.
Ataque a computadores dos hospitais espanhóis
Segundo as informações, os profissionais de saúde estão a ser alertados para não abrir e-mails suspeitos nos computadores dentro do sistema informático dos hospitais. Existe um risco de poderem fragilizar os sistemas permitindo um ataque de malware.
Conforme aviso da Polícia Nacional Espanhola...
todo o sistema informático dos hospitais espanhóis" está a ser alvo de um ataque cibernético que utiliza uma enorme campanha de e-mail dirigida aos profissionais de saúde, com e-mails que dizem conter um "vírus muito perigoso e malicioso
Além destes, outros e-mails também estão a ser enviados com o objetivo de conseguir o acesso aos sistemas operativos, infetando computadores para conseguir acesso às palavras-passe e informações pessoais. Esta realidade levou já os especialistas em segurança online a alertar para um aumento global do número de ciberataques, muitos deles baseados na pandemia de Covid-19.
Ataque por Netwalker Ransomware
Numa altura em que os hospitais de todo o país estão a ser levados além das suas capacidades logísticas pela propagação do coronavírus, as consequências de um ataque cibernético bem-sucedido pode ser mais uma gora neste mar de catástrofe. O esquema de ataque foi identificado como tendo por trás Netwalker Ransomware.
Os investigadores analisaram um dos anexos enviados nos emails, chamado " CORONAVIRUS_COVID-19.vbs ", e detetaram uma nova campanha de phishing do Coronavírus. Caso as máquinas fiquem infetadas com este malware, o Ransomware passa a encriptar todos os conteúdos e apenas existe o acesso a um ficheiro de texto. Essa nota mostrar as instruções à vítima de como deve proceder para pagar o resgate e, supostamente, ter as máquinas novamente livres.
NÚMEROS DUROS DA REALIDADE
Este são números para se refletir. Conforme o dia vai avançando, mais dados vão sendo conhecidos. Assim, o número de mortos em Espanha já ultrapassa os números da China. No país vizinho são já 3434 o número de vítimas mortais. Na Alemanha, o número de pessoas infetadas ultrapassa os 30 mil casos. Além dos países na Europa, o Irão ultrapassa as 2000 vítimas mortais de Covid-19. Em termos globais, o número de mortos no mundo aproxima-se dos 20 mil.
Ataque à Organização Mundial de Saúde
Os hackers atacaram a Organização Mundial da Saúde no início deste mês, com ataques cibernéticos mais do que duplicando, de acordo com um alto funcionário da OMS. Segundo informações a OMS, a identidade dos hackers não é clara e que os esforços não foram bem-sucedidos. Contudo, ficou o alerta que as tentativas de hackers contra a agência e os seus parceiros dispararam enquanto lutavam para conter a COVID-19, que matou mais de 16.500 pessoas em todo o mundo.
A tentativa de ataque cibernético na OMS foi marcada pela primeira vez para a agência Reuters por Alexander Urbelis. Conforme foi dado a conhecer, Urbelis, especialista em segurança cibernética, monitoriza atividades suspeitas de registo de domínio na Internet. Segundo Urbelis, esta atividade criminosa começou por volta do dia 13 de março, quando um grupo de hackers que ele seguia ativou um site malicioso que imitava o sistema de e-mail interno da OMS.
Urbelis referiu que não sabia quem era o responsável, mas duas outras fontes informadas suspeitaram de um grupo avançado de hackers conhecido como DarkHotel. Este grupo é conhecido desde há muitos anos por realizar operações de espionagem cibernética desde pelo menos 2007.
Assim, este cenário levou a OMS a publicar um alerta a alertar que os hackers apresentam-se como a agência para roubar dinheiro e informações confidenciais do público.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
… os amigos do Rui Pinto! Ainda há pessoas que queriam que ele fosse libertado! Essas pessoas deviam era estar lá dentro também!
Se não consegues ver diferença estás todo queimado…
+1
não há diferença nenhuma.. as leis sao para todos. Se fez bem ou mal? vamos deixar isso para os filósofos.É ilegal nos dois casos.. 1+1=2
Ok santinho
Deve estar em privação de uma qualquer substância, certamente!
Deixa a droga moço
Mas que estupidez…
Com sorte param os hospitais a 100% e mandamos toda a gente para a rua para obter imunidade por grupo, que é a única forma de combater uma pandemia como a história nos ensinou no passado.
Esse é um pensamento muito Darwinista! A sobrevivência do mais forte né?!
Espero que não fumes ou tenhas complicações que possam ser agravadas pelo COVID-19.
Essa teoria é muito fixe e tal mas não encaixa com os morais da atualidade. Por exemplo, estás disposto a morrer, sim TU, morrer por pessoas que não conheces de lado nenhum?
Não é apenas teoria, este virus voltará no final do ano e todos os anos de forma consecutiva como um virus da gripe, se não obtivermos imunidade de grupo o episodio irá repetir-se.
É fácil, podes ser o primeiro a dar o passo; e dizes isso porque teoria tens muita e decerto nem 20 anos tens, logo garganta porque a ti te afetaria pouco. Agora se tivesses 70 queria ver essa garganta.. até fechava as janelas lol
45, com filhos, pais e avós. Se tivesse 70 nem me ralava.
Espera e verás que tenho razão.
Fala a pessoa que não consegue distinguir a diferença entre uma bactéria e um vírus.
Tendo em conta que existem múltiplos casos de pessoas que após terem recuperado do covid-19,foram novamente infectadas pelo vírus uma segunda vez, o teu comentário é tresanda a ignorância. Para não falar que é de crueldade extrema, pois estarias a condenar milhões de pessoas à morte.
boa tarde
podes indicar me a fonte, sff para um trabalho
Precisamente por existirem já 3 estirpes conhecidas e algumas pessoas serem infetadas por outras, demonstra que o virus voltará vezes e vezes sem conta.
Ignorância é de quem não sabe do assunto e acha que efetivamente se vai dominar um virus que muta 2 vezes a cada mês que passa.
Não existe qualquer evidência que demonstre que exista duas ou mais estirpes do sars-cov-2. De momento apenas existe esta estirpe.
Falas de ignorância quando não sabes nada sobre algo. E dá para ver a tua ignorância quando colocas afirmações que são falsas.
Como por exemplo, tu disseste que o vírus sofre duas mutações por mês. Tal é ridículo, os vírus cada vez que se replicam sofrem mutações, não apenas duas vezes por mês.
O que te referiste das duas estirpes, são duas variantes do vírus, no entanto estas são basicamente idênticas, sendo consideradas a mesma estirpe. Isso não quer dizer que não vai aparecer uma nova estirpe, aliás, o que tu propões até acelera a hipótese de tal acontecer.
Vai dizer isso aos Italianos e à estirpe que lhes calhou na rifa..
A estirpe que calhou aos italianos foi a mesma que calhou aos chineses, aos portugueses,… A tua ignorância é gritante. A razão pela qual a mortalidade na Itália é mais alta que na China está ligada à capacidade de resposta do SNS italiano. Esta vai ser a razão, que em caso de o vírus chegar em força aos países mais pobres de África, a taxa de mortalidade vai ultrapassar a da Itália, não porque tiveram uma estirpe mais agressiva.
Isso que disseste pura e simplesmente não é verdade.
Olá Zé,
Reparei no teu comentário profundamente errado. Na verdade a pandemia que certamente te referes chama-se gripe espanhola (mas que começou nos EUA). Esta pandemia foi provocada pelo primeiro surto de H1N1. O resultado foram entre 50 a 100 Milhoes de mortes e o surto não foi contido pela imunidade de grupo, mas porque simplesmente o hospedeiro morria antes de contagiar o próximo. Em 2009 ocorreu um surto de N1H1 – gripeA e era imperativo que as pessoas infectadas tomassem medicação própria, caso contrário a história se repeteria. Por isso pensa bem se queres experimentar a imunidade de grupo. Boa saude.
Não, refiro-me a outras como pestes negras, pestes bubónicas e até mesmo tuberculose.
Nos dias que correm essas pandemias ainda têm surtos, tal como H1N1 e H5N1, simplesmente como no 1º mundo já atingimos imunidade de grupo não tem grande impacto e raramente são faladas, mas basta pesquisares.
O quê que a peste bubónica, peste negra e a tuberculose têm em comum? Nenhuma destas foi causada por um vírus, mas sim por bactérias. E não queiras apanhar nenhuma destas bactérias, porque continuamos a não ser imunes a estas e continuam a morrer todos anos pessoas devido a estas.
Já agora consegues fundamentar o que dizes com algum estudo?
És mesmo ignorante, nem sequer sabes a diferença entre um vírus e uma bactéria. Nem sequer sabes que a “peste negra” e a peste bubônica são exatamente a mesma doença. Além disso essas doenças não se propagam porque podem ser tratadas com antibióticos uma vez que são causadas por uma bactéria. E como obviamente não sabes, aproveito para te ensinar que os antibióticos são tão eficazes a combater vírus como é eficaz lavar os pés para curar uma enxaqueca. Informa-te primeiro antes de vires para aqui mandar postas de pescada que só demonstram o quão ignorante és neste assunto.
Isso seria à custa de muitas vidas!
É melhor deixar essa opção para o fim da lista.
É o ciclo natural da vida.
Tenho familiares idosos, alguns em lares, mas não há nada que possamos fazer, estamos a poupá-los agora para lhes dar uma hipotesse mais à frente com sistemas de saúde menos lotados, só isso.
Quando tiveres uma doença qualquer, principalmente uma que coloque em risco a tua vida, faz um favor à humanidade e não procures ajuda profissional. Afinal de contas, é o ciclo natural da vida.
Tenho testamento vital que dita precisamente isso.
Maioria das pessoas não consegue reconhecer a realidade mesmo que ela lhes morda.
E que realidade é essa? Que a medicina funciona, que conseguimos elevar a esperança de vida para valores nunca antes vistos na nossa história.
Acho que fazes muito bem em negar a medicina moderna a ti próprio, quanto mais rápido nos virmos livre de pessoas como tu, melhor.
Que imbecilidade!
Até nesta altura fazem isto !
Era serem apanhados e espetarem com 1 pau no cú como faziam nos tempos da tortura.
direitos humanos e tal..