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Carros elétricos podem ficar muito mais baratos e há uma razão forte para isso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Via

Autor: Vítor M.


  1. O gosto caro says:

    Não precisa aumentar necessariamente tanto na que está a aumentar a reciclagem e investimento nas de sódio. Num futuro as de sódio serão mainstream e lítio para muito alta performance

  2. Stanley says:

    Sobre os diferentes tipos de bateria para carros elétricos: existem vários, com químicas e materiais diferentes, umas que perdem performance e outras podem ganham com o tempo de uso, etc.

    A grande maioria do público desconhece a variedade de baterias automotivas.

  3. Jota says:

    Eles falam falam falam falam e eu não os vejo a fazer nada, com certeza que fico chateado!

  4. Só eu sei, porque não fico em casa! says:

    Isso é uma falsa questão, os veículos elétricos não vão baixar de preço/valor, uma vez que a questão, incide nos valores absurdos dos painéis de carbono, utilizados nos veículos elétricos, uma vez que são extremamente pesados devido às baterias de lítio, o carbono aumentou absurdamente nos últimos anos, devido a este facto, basta ver o que se passou no mercado das bicicletas de carbono, a industria automóvel, foi a grande causa do aumento do carbono nos mercados mundiais.

    • Rui says:

      Basta ver o que se tem passado com o mercado a tesla baixou os carros em mais de 10 mil euros e a vw ja anunciou um a 25 mil euros

    • JL says:

      Mas já baixaram, porque diz que não vão baixar ?

      Aumentou devido a este facto ? provas ?

      • Só eu sei, porque não fico em casa! says:

        JL, onde baixaram os preços dos carros elétricos é pá, deverá ter ocorrido algum milagre, temos que canonizar quem o fez, será qualquer coisa como inédito na história de Portugal, não seja infantil e não acredite sempre na história da carochinha, fique bem.

        • JL says:

          Já lhe disseram quem, e vão baixar mais.

        • JL says:

          E tem outros casos.

          O Nissan Leaf quando saiu tinha 110 cv e 24 kwh de bateria custava 36 mil euros.

          Hoje com 150cv 40 kwh de bateria, maior, mais espaçoso, com mais tecnologia, custa 34 mil.

          Se isto não é uma baixa de preços, não sei o que será…..

    • Joel says:

      A Tesla baixou o preço en 10.000 nos seus automóveis, desde 01 de Janeiro de 2023, assim como outras marcas.

  5. TugAzeiteiro says:

    Os carros electricos estão a baixar de preço e os a combustão a aumentar… Sim, porque se pegarmos num SUV popular, tipo o Qashqai, este carro começava nos 25mil € e atualmente o novo começa nos 34mil €… Podemos tambem ir para um 208 (um segmento B)… que aumentau para o preço de um pequeno familiar de segmento C de há 10 anos atrás! Portanto, a continuar assim, daqui por 3 ou 4 anos os electricos ficam ao preço da sua versão a combustão, e mais 3 ou 4 anos o electrico será mais barato. Agora falta é toda a preparação da rede de carregamentos para suportar este aumento de veículos……

  6. João says:

    Eu sei que é polémico, mas os híbridos plug-in são uma alternativa fantástica por terem baterias bem mais pequenas . O problema é que os fabricantes não têm interesse em gastar o precioso lítio nestes carros até porque há pressao para as zero emissões . Nas minhas mãos um plug-in iria andar toda a semana a zero emissões . Eu faço milhares de kms por ano em pequenas deslocações – e não estou sozinho nisso .Mas o facto é que só há híbridos plug-in de segmento C para cima e mesmo as marcas mais acessíveis , quando os fazem, carregam o carro de extras que não lhes custam praticamente nada , para justificar preços na casa dos 40 a 50 mil euros. Assim não há como.

    • Realista says:

      Os híbridos precisam de espaço para os componentes tradicionais como o motor térmico mas para além disso necessitam de espaço para o motor elétrico e as baterias, logo não consegues ter um carro citadino pequeno e híbrido sem ceder em alguma coisa…

      No entanto o grande problema dos híbridos é que possuem as desvantagens dos dois tipos de motores, isto é:

      – A circular com a bateria, o carro consome mais que um equivalente 100% elétrico porque têm de carregar o peso do motor a combustão e da gasolina…
      – A circular com o motor térmico, o carro consome mais que um equivalente com combustão porque têm de carregar o peso das baterias e do motor elétrico…
      – Ter um motor térmico a alimentar um motor elétrico não é económico…
      – Contínuas a necessitar da manutenção do motor a combustão…
      – A bateria como é mais pequena é mais afetada pela degradação a nível de km…
      – Necessitas de parar na bomba na mesma…
      – Necessitas de o carregar em casa na mesma…

      Assim a melhor opção é escolher um exclusivo: combustão ou elétrico.

      • Grunho says:

        Motor térmico a alimentar motor eléctrico funciona bem a baixas velocidades e trânsito de cidade porque o térmico está a maior parte do tempo desligado. A partir de certa velocidade, como em AE, é melhor o térmico mover directamente as rodas, como no Civic e no Jazz, com resultados muito bons. Tracção 100% eléctrica, como no Qashqai, tem rendimento muito abaixo.

    • Gonçalo says:

      Concordo mas esses carros vão sempre ser caros porque estas a meter as duas tecnologias no carro vai ser difícil ser muito barato mas estou contigo é uma excelente opção.

  7. Mascotes electricas nao obrigado. says:

    Continuem a comprar electricos…é o futuro…
    https://pplware.sapo.pt/motores/ha-carros-eletricos-novos-a-serem-enviados-para-a-sucata/

    • JL says:

      Sem qualquer duvida que é o futuro, quem com receios, não compre tesla.

    • Stanley says:

      Elétrico bom é elétrico novo. Quando chegar ao fim da vida útil da bateria, o carro vai desvalorizar ladeira abaixo.

      • Rui says:

        é exatamente igual para os motores quando o motor começa com fugas de oleo e chega ao fim da sua vida o carro também passa a valer 0

        • Nuno says:

          O que dura mais, uma bateria ou um motor a combustão? Qual faz mais km?

          • Nuno Manuel Alves says:

            Bateria … Nem tem comparaçao possível sequer… O motor ice é uma engenharia falhada dependente de peças e líquidos de X em X KM. Só o facto de conseguir em alguns casos rodar perto de 1 M de km. Que são raros os casos. Já não falar da soma parva de dinheiro e manutenções mais peças que são obrigatórias de substituir de X em X km. É de rir olha tenta colocar um carro ice com zero km num dinamómetro e um EV…ambos zero km e vê os resultados no mesmo teste ambos com 500 mil e dps vê os resultados …ahhh e esperar que o ice consiga de facto a proeza de rodar 500 mil

  8. virtuacool says:

    O meu sonho é um carro elétrico com uma autonomia descente. Atualmente não compraria um carro elétrico, mesmo que fique mais barato. Não tenho dinheiro para dois carros. Portanto preciso de um carro para o dia-a-dia, e também para passear e viajar.

    • LU Motores says:

      Isso é verdade,
      Faço diariamente poucos kilómetros(17+-), o que qualquer elétrico dava…mas para viajens mais longas “um qualquer” poderia ser difícil. O que requeria ter dois carros, dois seguros etc… Futuramente, penso que irei ainda passar por um híbrido pra trocar pelo V70 e o Corsa. Isto se as baterias não custarem 30K€ como no híbrido Volvo V60 D6! que estive a ver num fórum…

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