Bitcoin supera o ouro e torna-se o ativo com melhor desempenho de 2020
O mundo mudou e o conceito de dinheiro também poderá mudar no futuro. Apesar de estarmos a viver um tempo conturbado no plano económico, esta mudança já tinha começado há alguns anos. Assim, poderá não ser estranho este súbito aumento do valor da Bitcoin. Segundo as informações, esta alteração fez da moeda criptográfica o ativo com melhor desempenho de 2020, ultrapassando o ouro, a prata e o petróleo bruto.
Se o petróleo está cada vez mais em queda e os metais preciosos estão a ser afetados pela crise dos mercados financeiros, será a Bitcoin um bom investimento?
Bitcoin sobe e ouro desce
Conforme podemos perceber, nos últimos quatro meses, o preço da Bitcoin subiu quase um terço, apesar de uma grande queda em março, que lhe retirou mais de 4.000 dólares (3.600 euros) do seu valor. No mesmo período, o ouro subiu apenas cerca de 13%, enquanto a prata caiu 14% e o petróleo bruto caiu mais de 70% em valor.
Esta recuperação da Bitcoin ocorre a menos de duas semanas antes de um evento raro conhecido como halving. Este é um fenómeno que levará o número de novas Bitcoins criadas a cair 50%. Segundo os analistas, tal situação pode aumentar o valor da criptomoeda a níveis nunca antes vistos.
A redução para metade é apenas a terceira vez que se verifica nos 11 anos de história da Bitcoin e alguns analistas de mercado creem que este ano o preço da moeda criptográfica poderá atingir novos máximos de sempre.
Variação dos preços da Bitcoin, ouro e petróleo (%) desde 1 de janeiro de 2020
Conforme é mostrado, tanto a Bitcoin, como o ouro registaram ganhos significativos desde cerca de meados de março, quando países de todo o mundo começaram a introduzir medidas de bloqueio, num esforço para abrandar a propagação do surto da COVID-19.
Assim, isto resultou num abrandamento económico global e provocou o colapso dos mercados bolsistas, uma vez que os investidores procuraram assegurar as suas participações em ativos de refúgio.
Esta tem sido a razão pela qual o ouro tem tido tradicionalmente um bom desempenho em tempos de incerteza económica. Contudo, os dados de mercado sugerem que o fornecimento finito da criptomoeda significa que está a ser cada vez mais vista como um ativo de refúgio seguro.
A Bitcoin tem vindo a aumentar antes do evento de maio, com os investidores a anteciparem ansiosamente o impacto positivo de um aperto na oferta que ocorre uma vez em cada quatro anos.
Na situação atual, estamos em linha com o aumento de 182% da Bitcoin desde os mínimos de dezembro de 2018. O aumento a que assistimos actualmente pinta um quadro de alta para os meses que se seguem a esta terceira redução para metade.
Referiu Joshua Mahony, um analista de mercado sénior da empresa de serviços financeiros IG, ao The Independent.
Na crise financeira, investir em Bitcoins será seguro?
Numa análise à situação, de um ponto de vista mais amplo, é referido que o enorme crescimento do alívio da dívida do banco central e do governo realça a razão pela qual muitos sentem a necessidade de armazenar a sua riqueza em ativos alternativos.
Outras moedas criptográficas tiveram um desempenho ainda melhor que a Bitcoin. Assim, o exemplo do Ethereum a registar ganhos de mais de 60% desde o início do ano.
Além disso, de acordo com o Cryptonaute Acheter Bitcoin, "os investidores casuais tendem a comprar bitcoins quando o preço está em subida, algo contrário à típica estratégia de trading para a compra".
Apesar dos seus recentes ganhos, a Bitcoin e o Ethereum continuam muito longe dos máximos de finais de 2017 e princípios de 2018, quando uma Bitcoin valia mais do dobro do seu valor atual. Portanto, a questão que muitos irão colocar é se valerá a pena investir em ouro ou em Bitcoins.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
com a impressão de dinheiro do nada que os bancos centrais estão a fazer o bitcoin só tende a valorizar-se!
as pessoa nao sabem que os governos fazem aparecer dinheiro do nada para injectar nas impresas e bancos!
o lastro do dinheiro hoje em dia é a confianca dos governos e sua honestidade! 🙂
Buy Bitcoin!!!
a valorização do bitcoin não tem a ver com o sistema inflacionário atual mas sim pelo seu valor intrínseco. As propriedades de segurança, imutabilidade, transparência, pseudonímia, protocolo base altamente robusto, descentralizado, sem fronteiras, sem donos e sem necessidade de ter permissão ou intermediários, além da sua óbvia escassez confere à Bitcoin o seu valor que só antevejo a aumentar cada vez mais, à medida que a rede cresce, fica mais forte, mais segura e escalável tanto para ela própria como base para cruzamento com outras redes blockchain…. isso tudo junto fará com que a procura aumente à medida que vai escasseando. O valor irá, inevitavelmente aumentar e muito nos anos vindouros. Está aí a resposta à pergunta do artigo!
satoshi projectou devido a impresao de dinheiro por parte dos governos para salvar bancos! e nao so !
pois as carectristicas que mencionaste sao o lastro do bitcoin!
Não precisas de confirmar – já compraste bitcoins e tens interesse em que a cotação suba.
Mas, se quiseres esclarecer, nesta altura, está a ganhar ou a perder?
Amigo o bitcoin não foi feito para investimento ou para as pessoas ganharem dinheiro! não é esse o fundamento da moeda, é claro que nos primeiros tempos da adoção os que acreditam vão fazer muito dinheiro!
Claro, claro …
“As propriedades de segurança, imutabilidade, transparência, pseudonímia, protocolo base altamente robusto, descentralizado, sem fronteiras, sem donos e sem necessidade de ter permissão ou intermediários, além da sua óbvia escassez confere à Bitcoin o seu valor que só antevejo a aumentar cada vez mais ” – não é conversa de vendedor – é apenas “a visão de Satoshi, o lastro do Bitcoin” 😉
Não era mais honesto dizer sobre as moedas virtuais: como em qualquer especulação quer-se comprar barato, para vender caro. Como o custo em electricidade para “minerar” criptomoedas tem aumentado muito, até pode ser que o preço suba – mas não é o que o pessoal que especula quer. E sim, tem havido muita gente que especulou … e muita gente que se lixou. Desde que não joguem o dinheiro que lhes faz falta, quem sou eu para censurar.
@paulo eu conheço bem a Bitcoin. Valor é uma coisa, preço (especulativo e volátil, certamente) de mercado é outra. Só falei da primeira que é a mais importante. De resto, já se sabe como funcionam os mercados.
@dark sky desculpa lá mas o que disseste tem muita parra mas pouca uva além de fazeres perguntas descabidas.
É como uma declaração de interesses quando se dá uma opinião – tenho/não tenho interesses neste assunto.
Eu não comprei criptomoedas, não me preocupa a evolução da cotação. Dou apenas uma opinião, desconfiada, e dou um conselho sensato – não joguem o dinheiro que vos faz falta.
O crash de 2018 levou as poupanças de muita gente, em particular na Coreia do Sul, onde o entusiasmo especulativo pelas criptomoedas foi maior.
buy bitcoin, ahahaha não obrigado.
Já tenho a criptomoeda única legal e que funciona nos bancos 😀
Qual é a criptomoeda única legal que tem?
deixa uma mensagem no meu IG: makesyourvisiononline
Arrependido? 🙂
Título: Bitcoin supera o ouro e torna-se o ativo com melhor desempenho de 2020
Subtítulo: Na crise financeira, investir em Bitcoins será seguro?
Post: “Apesar dos seus recentes ganhos, a bitcoin e o Ethereum continuam muito longe dos máximos de finais de 2017 e princípios de 2018, quando uma Bitcoin valia mais do dobro do seu valor atual.
Conforme é mostrado, tanto a Bitcoin como o ouro registaram ganhos significativos desde cerca de meados de março”
O “mostrado” é um gráfico de 1/1/2010 a 6/1/2020 (nem sei se lá chega). Não percebi nada.
o gráfico é americano e as datas são por isso Jan, Fev, Mar, Abr e Maio. Está actualizado à data. Cumps.
Adorei a crítica!
Pplware@cm
O gráfico é entre 1 Jan 2020 e 1 Mai 2020. Está em “americano” Jan 1st 2020 till May 1 2020
OK, nem me lembeir do sistema americano mas(dia/ano 🙂
Mas o gráfico permite pôr em causa se BTC é o ativo que mais valorizou – depende do momento em que foram compradas e vendidas. É pegar numa régua e unir duas datas, a primeira de compra e a segunda de venda – se estiver inclinada para cima “ganhou”, inclinada para baixo “perdeu”.
Por exemplo, quem comprou BTC em fevereiro/março e teve que vender em abril perdeu bastante. Quem não vendeu está agora a recuperar.
Quanto ao ouro, tem-se mantido mais ou menos estável. A variação ouro/BTC mostra com clareza que a BTC é um ativo especulativo.
Mas há mais aspetos não é só pegar numa régua e unir dois pontos. No caso do ouro o preço de compra pode ser bastante maior que a cotação de venda – perguntem num ourives qual é o preço de 1gr de ouro se quiserem comprar e se quiserem vender.
As criptomoedas têm comissões. E há a questão da liquidez – pode-se querer vender à cotação anunciada, mas não aparecer quem compre.
Seria bom se o millenium bcp colabora-se invez de barrar a coinbase a quem tem conta no banco deles…
os bancos no colaboram com tecnologia que vem fazer frente a sua da idade da pedra!
criar um cartao revolut e fazer a transferencia por lá 🙂
*colaborasse
*”em vez de” ou “ao invés de”
A Dª Branca também dava 10% ao mês
aqui ninguém está a dar nada a ninguém 🙂
o bitcoin nao da redimentos nenhuns as empresao, esquemas ou nao é que dao!
é isso que o ppl ainda nao entende!
Quem gosta de investir fale comigo 🙂
O bitcoin é para lavar dinheiro, porque nem todos temos acesso, eu so tenho acesso ao bitcoin da bolsa sueca, mas nao é o mesmo da bolsa de nova iorque, nem a mesma cotacao.
mete mais tabaco!!!
Acho que não vai lá só com mais tabaco. xD
o dinheiro que foi usado para lavar tambem ja passou pelo banco agora pensa!!!!
antes de haver btc nao havia lavagem de dinheiro hahahah!
Quem gosta criptomoedas e tiver interesse em investir na única criptomoeda legal usada nos bancos e usada por todos nós no futuro fale comigo 🙂
Acerca do halving. O halving, contrariamente ao que muita gente pensa, não quer dizer que subitamente a bitcoin vai passar para o dobro (antes fosse). Apenas que a recompensa por cada bloco passa para metade, ou seja quem conseguir minar um bloco deixa de receber 12.5 BTC e passa a receber 6.25 BTC. Convém recordar que ninguém hoje em dia mina um bloco sozinho, normalmente grandes quantidades de mineradores juntam-se para dividir a recompensa (pooling).
A única consequência directa disso é que muita gente vai ter de fechar mining rigs porque o reward vai ser inferior ao preço da energia. O que vai tornar o blockchain temporariamente mais lento porque a dificuldade do “puzzle” vai-se manter mas o número de miners vai diminuir. Só daqui a uns 2000 blocos é que essa dificuldade vai ajustar para manter o ritmo habitual de 10min por bloco.
Aproveito para matar outro mito da bitcoin: menos mineradores não significa absolutamente nada. O protocolo está feito para se ajustar ao número de mineradores, sejam 10, sejam 10 milhões.
Neste momento há cerca de 18 milhões de bitcoin emitidas, das quais uma boa parte foi perdida nos anos em que não valia um tostão furado. Daqui até ao total da moeda, 21 milhões, estão apenas 3 milhões. O halving diminui a velocidade com que esses 3 milhões são emitidos, fazendo com que o valor assuma uma tendência crescente ao longo dos anos (mais escassez = mais valor).
Em suma, qual é o efeito do halving? Nenhum. É só um marco que assinala a diminuição do número de moedas em circulação, que tende a aumentar mas não vai aumentar de um dia para o outro.
Espero ter ajudado!
Fonte: sou blockchain developer
O que eu que queria saber é se vale o investimento…..