PplWare Mobile

Novo Recorde! Bitcoin já vale mais de 19 mil dólares


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. George Orwell says:

    É inevitável o surgimento no futuro de moeda digitais disciplinadas por lei e com entidades tutelares ou reguladoras acreditadas e com estabelecimentos, online e até físicos, bem determinados.

    O que não é o caso da Bitcoin para a qual não há ainda o enfoque histórico suficiente para designar com precisão se esta é um esquema Ponzi ( também designado de pirâmide), uma bolha especulativa ou um ilusão colectiva dos seus detentores. Futuramente saber-se-á. Para além de não possuir valor intrínseco nem titular alguma “commodity” – neste parte, o mesmo acontece com as moedas correntes desde os acordos de Bretton Woods – , apenas tem um valor de cotação para pagamentos não reversíveis, sendo que, tanto a moeda digital como a transação por esta intermediada não se encontram asseguradas por alguma organização internacionalmente acreditada, com sede e escritório localmente estabelecidos. Consequentemente, qualquer detentor desta moeda que se sinta lesado não pode processar uma rede “peer to peer” cifrada por falta de personalidade jurídica desta.

    Este grande momento “bullish” que tal moeda digital atravessa, só pode prenunciar que não vai ser sempre “bullish”, o que seria um impossibilidade em termos económicos, quanto mais não seja por haver muitos grandes detentores que escolherão o momento óptimo para transaccionar grandes quantidades de moeda digital por moeda corrente, determinando assim numa queda abrupta depois de especulativamente terem ganho elevadas mais valias enquanto o furor “bullish” que alimentavam fazia subir a cotação.

    Também não é de descurar a hipótese de uma das grandes potências económicas, ao sentir a sua moeda corrente prejudicada ou atentada pela moeda virtual ou nela descortinar vultuosos branqueamentos de capitais ou montantes ligados a organizações terroristas ou outras associações criminosas, possa vir, de um momento para o outro, a criminalizar o uso da Bitcoin provocando o desabamento desta face a uma superveniência de milhentas ordens de transacção para moeda corrente, coisa que nenhuma entidade pode assegurar ou responsabilizar-se.

    A título de exemplo, bastará a R.P. China, como parece acontecer no momento, querer valorizar a sua moeda corrente como uma moeda de transacções internacionais de “commodities” como o petróleo, assumido-se assim como um grande concorrente do dólar, para ter interesse em criminalizar localmente as moedas virtuais.

    E, muito pior, esta pretensão da R.P. China aliada à política económica dos USA de juros baixos e até negativos que muito alimentam um “boom” das moedas digitais, acompanhada de uma dívida pública gigantesca ( a maior do globo) cujo principal credor é justamente a R.P. China, tem potencial para acarretar duma assentada a queda do dólar e um “flash crash” informático de biliões e biliões ordens automáticas, também elas digitais, de ordens de venda na NYSE e, por arrasto, as mais importantes praças financeiras do mundo, a exemplo do ocorrido em 1987, mas com proporções ainda mais gigantescas.

    No processo alguns ganharão e muitos outros perderão, sendo o mais dramático e lamentável de todos, a perda de empregos por aqueles que jamais tiveram culpa ou relação alguma com processo, mas que, por serem vulneráveis, serão os primeiros a serem arrastados pela quase inevitável grande torrente digital depressiva da era dos computadores domésticos. Competiria a um Estado responsável não se preocupar apenas com guerras preemptivas, mas ser igualmente preemptivo em prevenir uma depressão mais que anunciada.

    • Vasco Alves says:

      Kabummmm! Vai ser cá um estoiro. Imagino a contabilidade em rastos de alguns fundos. Vou adorar assistir pela CNBC / Bloomberg a esta derrocada, com pena apenas dos inocentes deste ponzi digital. Não sei que algoritmo irá corrigir para baixo a cotação, de forma sustentada, mas aposto que não existe. Foi boa a festa pá, já dizia o músico brasileiro.

    • Monica Alma says:

      Um das grandes vantagens do Bitcoin é sua rapidez, consegue fazer transferências em muito menos tempo que todas suas concorrentes (Visa, Mastercard). Estas demoram no mínimo a fazer uma transferência bancária de 2880 minutos enquanto o Bitcoin demora muito menos tempo (https://blockchain.info/charts/avg-confirmation-time?timespan=all) num dia normal menos de 60 minutos. É por isso que estas concorrentes estão desesperadas em reduzir o tempo de transferência.
      Porquê o tempo da transferência tem um impacto tão grande na nossa economia?
      Quando nós compramos um produto este passou no mínimo por 5 empresas (ex: telemóvel, extrair minério, transportes, construção de hardware de várias empresas {CPU, Memoria, Baterias}, software, construção do modelo exemplo Samsung, transporte, vendedor final e nós).
      Estas empresas tem que se endividar para conseguir manter-se até receberem o dinheiro final do seu trabalho. Reduzir o tempo de espera (visa 5*2880) ou (Bitcoin 5*60) pode ser crucial para as empresas ter liquidez. Além disso empresas multinacionais conseguem circular o dinheiro muito facilmente sem câmbios sem perdas o que tem vantagens enormes.
      O Bitcoin mais as outras moedas digitais vale neste momento vale 0,7% do dinheiro mundial.
      Na minha opinião é que Bitcoin está a subir rápido demais e isto pode ter consequências a curto prazo. Além disso já existe moedas virtuais muito mais interessantes que o Bitcoin e mais rápidas.
      É preciso ter cuidado, mas o futuro está nas moedas digitais que vai ser a próxima grande revolução económica. Em que todos somos responsáveis, o fim da inflação e o inicio da deflação.

      • George Orwell says:

        Excelente contributo para o nosso esclarecimento. Obrigado Mónica !

        • Ninguém says:

          Só vejo aqui pessoas mal informadas. Primeiro, esclareçam-me a relação entre a Bitcoin e um esquema Ponzi, ou dizem isso só porque outros dizem o mesmo?

          Outra: Mónica, a Bicoin não tem qualquer hipótese de substituir o Visa/Mastercard para fazer transferencias, isto porque cada transacção da Bitcoin custa-te no mínimo 20$ (aumenta de dia para dia), nem que queiras transferir só 5$.

          Existem outras coins que podem sim fazer concorrência ao Visa/Mastercard, nomeadamente o XRP da Ripple, com tempos de transacção muito mais rápidos que o Visa e baixos custos de operação.

          E por favor, metam nas vossas cabeças que as Crypto não servem só para lavar dinheiro ou fazer dinheiro rápido. Existe uma tecnologia por baixo das moedas (chamada BLOCKCHAIN) que pode, no futuro, transformar completamente a forma como são fornecidos serviços (com utilidade para qualquer sector).

          Como diz uma amigo meu, “no futuro podemos ter blockchains em vez de empresas”.

          • ervilhoid says:

            O xrp da ripple supostamente é para substituir o SWIFT

            Quanto ao Visa, é trabalhar em conjunto, TenxPay e Monaco trabalham em conjunto

          • Monica Alama says:

            Obrigado Ninguém, Não tinha reparado que a transferência tinha aumentado 0.5$ em Abril para 20$ hoje. Como acho o projecto Ethereum muito mais interessante basicamente desliguei-me um pouco do Bitcoin e estou a seguir Ethereum e alguns contratos em que a transferência custa dependendo da velocidade desejada (normalmente menos de 0.1$). Sim o segredo está no BLOCKCHAIN. Mas já sabes na nossa sociedade o que move as pessoas e as empresas é dinheiro.

          • Mónica Alma says:

            Retificado 1 euro

    • Pedro says:

      Não sei se percebeste ou sequer se te informaste mas o objectivo do Bitcoin é exactamente ser descentralizado e portanto não estar dependente de nenhum organismo central que o possa regular, controlar, inflacionar, ou qualquer outra coisa. Relativamente ao seu valor, consideras que as notas que tens na carteira têm valor intrínseco a não ser o valor do papel? Percebes o conceito de oferta e procura? Se existissem vários triliões de bitcoins em vez de 16 milhões e o valor fosse de por exemplo 10 euros por Bitcoin, já não ficarias chocado? Sabes sequer o que é um esquema de ponzi? A valorização actual das moedas digitais é realmente acelerada e até pode descer abruptamente mas o seu valor vai sempre aumentar no longo prazo caso a sua utilização aumente consideravelmente. Pode ser que aí percebes que um pedaço de código pode ter o mesmo valor que um pedaço de papel com algumas vantagens adicionais.

      • George Orwell says:

        “não sei se percebeste ou sequer se te informaste” …. “Percebes o conceito de oferta e procura? ” … “Sabes sequer o que é um esquema de ponzi?” …”Consideras que as notas que tens na carteira têm valor intrínseco a não ser o valor do papel?”…

        Este tipo de argumentação presumida inquina uma discussão fundamentada e apenas parece remeter a um exame de Economia em que tu és o examinador pronto para chapar ZERO como valor nominal da minha intrínseca ignorância. Fosse a Bitcoin assim tão transparente e precisa !

        Mas, muito acima de nós e aqui citado pelo Pplware, encontra-se a visão do premiado Nobel Joseph Stiglitz que opina ser este o momento de banir a Bitcoin ?
        E fosse só ele ! Quererás examinar Joseph Stiglitz também ?

        O futuro próximo encarrega-se de nos revelar a realidade e perspectivas da Bitcoin.

  2. Alexandre says:

    Quando isto estoirar vai fazer sangue… Até lá a malta que aproveite! Estão numa boa altura para vender

  3. int3 says:

    Tether. exatamente igual as outras mas vale sempre 1 dólar. assim não temos medo de estar sempre a inflacionar ou o contrário.

  4. nice says:

    É aproveitar que ainda vai subir mais, muito mais…..
    Pena que vejam a bitcoin para retratar tudo o que é lavagem de dinheiro ou mesmo coisas ilicitas.
    Vejam e informen-se sobre as ( bitcoins / criptopoedas ) e nao falem sem saber.
    De teorias de economonia centralizada é o que existe, e esta aos olhos de todos que é uma valente m****

  5. manito says:

    A sua valorização está associada á crescente adesao á mineração ou seja quanto mais gente a minerar maior valorizaçao da mesma, mais partes de moeda criada, mais bitcoinsa a circular, ao mesmo tempo cria se o desejo de trocar moedas reais por esta bitcoin e é sempre a subir…… resumindo esquema de piramide… quando a moda passar e existir outra, vai tudo pelo cano abaixo!

  6. Zinco says:

    Como posso comprar esta moeda ? O Meu avô quer investir as economias nesta moeda.

  7. joao sampaio says:

    quando a bolha rebentar quero ver ……. o novo recorde

  8. Hefesto,o Grande says:

    Que paranóia com uma moeda virtual.Eu nem considero isto um assunto.Uma moeda virtual ?? Só pode ser uma piada. 😀 😀

    • Ninguém says:

      Se pensares bem não existe muita diferença (em valor real) do euro/dollar para uma bitcoin.

      As fiat deixaram que estar indexadas ao ouro faz agora umas décadas.

  9. Nonnus says:

    Quem acha mesmo que esta moeda é mesmo o mais valia e que é um negocio que dá lucro. Pensem lá nisto.

    Peguem num bitcoin e vão a padaria comprar o pão para o dia*. O que é que eu quero dizer com isto?

    No mundo real essa moeda vale tanto como nada, porque não conseguem comprar os bens essenciais para viverem. Essa moeda no mundo real, numa loja real (na loja do vosso bairro) não compra nada, e enquanto assim for o valor é meramente especulativo.

    Muita gente tem carteiras com alguns bitcoins, então troquem lá esses bitcoins por euros ou dolares (dinheiro físico) ver se alguém os compra, não de-em a desculpa que não vendem porque estão a espera que valorize mais.

    Na realidade podem comprar armas, droga (com isto podem comprar uma ida para a prisão) e pouco mais. As poucas lojas que aceitavam bitcoins já deixaram de aceitar, isto deve querer dizer alguma coisa. Uma mão cheia de nada.

    Uma moeda que vale 19mil dólares, mas se tivessem que viver com esse dinheiro já tinham todos morrido a fome.

    *Um gajo comprar um pão com 1 bitcoin como é que recebia o troco? Em cheque.

    • ervilhoid says:

      Não faltam exchanges para trocar por €

      Qual é o problema de ainda não ser facilmente trocada? ainda é uma criança..

      Até na Suíça crescem caixas ATM para fazerem a troca

    • ervilhoid says:

      ah e uma bitcoin não vai ser usada para comprar pão, assim como não compras pão com ouro ou um barril de petroleo

      E mesmo que fosse pago o pão com moeda digital, não há necessidade de troco, nem sei para que perco tempo a dar uma resposta a uma pessoa tão mal informada que não fez o mínimo esforço para perceber o assunto

      • Nonnus says:

        Eu sou mal informado e tu deste um bom exemplo para me dares razão.

        Então não compro pão com ouro? Basta a ir a qualquer centro comercial, ou as dezenas de lojas, para não dizer milhares espalhadas por este pais fora, com uma barra de ouro para ter dinheiro para comprar o dito pão. Faz la tu o mesmo com esse bitcoin.

        Se não queres perceber onde quero chegar com o meu exemplo, estas no teu direito, se queres mostrar que estou errado, tens de arranjar um melhor exemplo, porque o ouro realmente não foi um exemplo muito feliz.

        Na Suiça crescem caixas ATM, em Portugal acabaram com a única que havia. Lá esta para comprar pão com bitcoins temos de ir a Suiça, já com uma barra de ouro podemos comprar cá.

      • Metal says:

        te garanto que consegues comprar pão com ouro.

    • Mónica Alma says:

      Lol,Para mim a frase da semana “Um gajo comprar um pão com 1 bitcoin como é que recebia o troco? Em cheque.”

      @Nonnus o Bitcoin é divisível até 8 casas decimais, ou seja, 0.00000001 que é aproximadamente 0.02 cêntimos a dividir por 100. Podes fazê-lo diretamente por telemóvel de carteira para carteira.

      • Nonnus says:

        A ideia da frase é mostrar o valor irrealista do bitcoin. Assim como é irreal alguém ir com uma barra de ouro comprar um pão.

        O que eu estou a tentar transmitir é que o bitcoin actualmente não permite transacções com mesma facilidade que outros bens/valores para se conseguir viver, mas isto já todos nós sabemos, só que existe pessoas que gostam tanto do bitcoin (e se calhar já perderam mais dinheiro do que ganharam com o bitcoin, mas é o idealismo a falar mais alto) que não querem ver que é tudo especulativo e na realidade não tem valor nenhum na vida tal como a vivemos hoje. Um dia poderá vir a ter, na actualidade não.

    • BC says:

      Ias comprar pão com uma barra de ouro? Com certificados de aforro? Com ações?
      Não, pois não?
      Então pronto…

    • int3 says:

      precisas de umas aulas de economia.

  10. Joao Torres says:

    3…2…1………..BOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.