PplWare Mobile

Nobel da Economia Joseph Stiglitz quer banir a Bitcoin


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

53 Respostas

  1. Hugo Nobre says:

    Que estupidez!

    • JL says:

      Mas ele recebeu um prémio Nobel e tu não.
      Ele tem razão. Mais, Bitcoin é uma especulação financeira, sujeita a flutuações e que pode colapsar.

      • Rub3n says:

        lol e as fiat não são sujeitas a especulação?
        epá abre os olhos que já é dia, bitcoin tem um número definido de moedas, não é possível criar moeda com base na necessidade de ter dinheiro e com isso desvaloriza-la perante as outras, ao contrário do que acontece com as fiat que os países imprimem a seu belo gosto, como sabes já não têm nenhuma reserva de ouro que sustenta cada nota imprimida, hoje em dia imprimem tendo por base a confiança que as pessoas e as intituicoes têm nessa moeda.
        consciencializa-te que as Crypto são o futuro!
        a dúvida agora é quando vais apanhar o comboio, é que ele já arrancou e a qualquer momento a velocidade não te permite entrar…
        eu comprei 2 bitcoins em 2015, foi o melhor negócio da minha vida… só tenho pena de não ter comprado mais…

      • Popopo says:

        Ninguém diz que é boa ideia pagar um café com Bitcoin. Só se põe em Bitcoin quem quer.

      • Hugo Nobre says:

        Colapsar ?
        E os bancos centrais não ?
        Que percebo o motivo da agressividade na resposta.
        Cada um tem a sua opinião… Mas banir a bitcoin não faz sentido.
        Ainda mais engraçado é o facto de estes especialistas falarem tanto sem terem quase conhecimento nenhum sobre o funcionalmente da bloclchain e do cryptospace

      • marcelo says:

        como qualquer ação de qq coisa. A diferença é que se pegar os bancos ficam fora da jogada, e os governos tb.

  2. ptpedropt says:

    Comentários de velhos que ainda vivem no século passado..

    Banir a Bitcoin? ele ao menos sabe como funcionam os Bitcoins?
    Banir “a Bitcoin”? A serio???

    Eu só vejo uma forma, banindo a internet..

    • Alexandre says:

      Por muitas vantagens que possa ter vejo a bitcoin como mais uma arma do terrorismo e hackers do que como algo benéfico! Por mim também bania isso.

      • ervilhoid says:

        Lavagem cerebral pura

      • Pedro Gaspar says:

        estás a ver mal…. o bitcoin ao contrario do que muitos dizem não é produzido apartir de anda, em ultimo caso o costo da produção de um bitcoin é igual ao valor da eletrecidade que foi necessaria para o criar… e as moedas convencionais são feitas apartir do quê ?

        É normal que senhores como este pensem em banir o bitcoin, têm medo dele, retira-lhes o poder que eles estão habituados a ter

        • Hugo says:

          Não sou contra nem a favor, mas acreditas mesmo no que dizes?
          Quantas pessoas conheces que tenham ganho dinheiro com a bitcoin?
          Bitcoins, a longo prazo, apenas servem para lavagem de dinheiro e para os “tubarões” continuarem a manipular o sistema.

    • Gekko says:

      Ele pode não perceber puto sobre como funcionam as bitcoins, e sobre como é dificil bani-las.
      Mas tem razão quando diz que facilitam a evasão fiscal.
      E está sujeita à mesma lógica especulativa de um mercado financeiro qualquer ou como é que achas que a bitcoin sobe de 490 euros para 10000 em menos de um ano. Foram grandes ataques de ransomware que geraram necessidade de procura de bitcoin e agora temos os especuladores de sempre das bolsas a entrar nas bitcoin.

      Assim que eles quiserem ter o retorno do investimento, vendendo as bitcoin por euros ou outra moeda papel qualquer, o preço das bitcoin vai cair.

      É demasiado instável e sujeita a lógias de mercado que procurava combater no inicio, não é há toa que já há forks (feitos porque havia pessoal que achava que o processo de validação de transações era demasiado lento para os mercados).

      E lá só porque o homem tem uma precupação legitima com a parte não técnica de uma técnologia, neste caso as bitcoin (a regulação e possibilidade de evasão fiscal), não quer dizer que seja um tótó que vive no século passado.

      Nem tudo é uma questão técnica na técnologia (ao contrário do que algumas pessoas acham, ou querem achar), também há componentes sociais e politicas nas técnologias adoptadas ou desenvolvidas.

      Um exemplo, imagina que és um programador a criar uma rede social nova tipo o mastadon, queres ter algoritmos de filtragem do teu stream, quão invasivo queres ser no minar os dados dos teus utilizadores para ter receitas publicitárias, queres ter receitas publicitárias.

      Nem tudo é acerca de adoptar as técnologias bonitas.

      O homem apenas tem uma precupação com a parte não tecnológica da coisa, neste caso a evasão fiscal.

    • Ricardo Almeida says:

      Exacto. A tentativa de controlar o dinheiro que flui nas cryptomoedas é ridícula. A resposta do mundo das cryptomoedas será a descentralização. Troca e envio de moedas peer to peer sem interferência de intermediário (corretora). O melhor exemplo são as BitShares.

      • Joao Carvalhinho says:

        Esquecem-se que para entrar e sair das bitcoins há um registo “centralizado” numa wallets… tens que “depositar” dinheiro para uma conta real (e.g. coinbase). Mais tarde ou mais cedo, são elas que vão ser obrigadas a ceder, e tal como os intermediários financeiros a produzir reports dos valores de entrada, e de saída de uma certa conta ou pessoa.

  3. maxim says:

    e os números que eu tenho no banco é dinheiro querem ver…há muito que o papel que usamos e chamamos de nota só valem o papel pq o ouro que essa nota simpoboliza não está lá de certeza

  4. FD says:

    Por muito respeito que tenho pelo sr. Joseph Stiglitz. O que diz apenas mostra desconhecimento sobre o assunto e medo do que as cryptocurrencies podem fazer ao actual sistema financeiro mundial.

  5. ricardo says:

    Até que enfim alguem com sensatez de o dizer
    Concordo plenamente, é hora de acabar com este esquema de bolha de roubar dinheiro às pessoas
    Espero que acabe de vez com esta tentativa de criar uma moeda falsa

    • Ricardo Almeida says:

      Amigo, existem mais de 1600 moedas. E como vai acabar com algo que é descentralizado? Que não obedece a leis de nenhum país? Aliás, neste momento a bitcoin consiste numa tecnologia completamente desatualizada. Empresas como a Bosch, Volkswagen, Google têm desenvolvido parcerias com algumas moedas, o melhor exemplo é o IOTA, considerada a base para a 3 revolução industrial.

  6. sacrefi says:

    O Sr. Joseph podia era dar ideias, como por exemplo implementar entidades controladoras na rede bitcoin, assim como é defenido num exemplo da utilização do Blockchain para fazer auditorias em cadeias de produtos alimentar (saber de onde veio e por onde passou).

  7. ervilhoid says:

    Acho piada a parte de evasão!

    Se a ajuda a Pedrogão fosse criada uma moeda digital 1:1€ era mais fácil de controlar o dinheiro gerado, e depois quem anda nas cryptos , uns já declaram outros vão declarar os ganhos

    2º ao ouvir este tipo até parece que evasão fiscal, off shores falências de bancos etc são imaginação minha

  8. ficolixado says:

    Impossivel banir o BTC LooOL Como é possivel darem um premio nobel a um gajo que nem sabe o que é o BTC?!! Oh God…

    • Joao Carvalhinho says:

      Está descansado que ele sabe… deve ter um batalhão de alunos universitários a estudar o fenómeno e a produzir reports para ele na faculdade onde lecciona… ele apenas reflecte no que poderá acontecer se esta “Bolha” rebenta, e atá como taxar os ganhos com este tipo de negócio… tal como há gente preocupada em taxar o trabalho realizado por robots e autómatos, que não declaram IRS.

  9. Manuel Gomes says:

    O medo…. É tudo o que dão a entender com estas ideias. Que estão com medo.

  10. No interessa says:

    Querem banir a bitcoin porque não podem mamar das transferencias que os utilizadores fazem entre si. Inventam mil e uma historia para justificar a destruição do sistema para manterem as mesmas barrigas no poder. A ultima que inventaram foi a droga no mercado negro, na Deep Web… mas como é que a droga circula pelos fios ou redes de computadores ? A responsabilidade de controlar o negocio da droga é dos transportadores e das autoridades policiais, não dos sistemas de pagamento. Por acaso também queimam as notas que apreendem quando caçam os narcotraficantes ??

  11. Artur says:

    O Nobel da Economia não existe, é um abuso de utilização do nome Nobel. O prémio não é dado pela academia de ciências de Estocolmo e não tem qualquer conexão com a mesma, tendo até a reprovação dos herdeiros de Alfred Nobel. É apenas um truque dos chamados economistas para se darem credibilidade e prestigio, e pelo titulo do artigo parece que funciona, ou o Pedro Pinto teria simplesmente titulado o artigo “O premiado economista….”, ou algo do género.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Nobel_Memorial_Prize_in_Economic_Sciences#Controversies_and_criticisms

  12. Rub3n says:

    O objectivo destas noticias é gerar FUD (fear uncertainty and doubt), mas o mais engraçado é que se no início estas notícias ainda tinham algum impacto, com o passar do tempo o mercado das cryptomoedas ficou cada vez mais resistente e impermeável a esta manobra.
    Atenção que estamos a falar de um Market Cap das Crypto de 320 mil milhões de dollars, bem pertinho dos 359 mil milhões de um jp morgan e bem superior aos 93 mil milhões usd de um goldman sachs.
    Percebem agora porque estão estes tipo todos borrados?
    É que estes 320Bil usd não estão no mercado que eles desejariam, estão num mercado paralelo que tem as suas próprias regras e a meu ver é muito mais justo que o mercado das fiat.

  13. JacareDTR says:

    “únicas vantagens da Bitcoin são a capacidade para ser usada na evasão fiscal e também o facto de estar isenta de supervisão” —-> guess what? as moedas tradicionais tb, é tudo a fugir para offshores, etc, etc. supervisão? nem é preciso ir muito longe e ver o belo trabalho de supervisão do BdP looool e não é caso unico

    “uma bolha que proporciona momentos entusiasmantes à medida que valoriza e desvaloriza” —-> não é assim tão diferente do resto da trengada que especulam nos mercados

    “Depois de Vítor Constâncio considerar que a Bitcoin não é uma moeda…” —-> o artista que despachou metade das nossas reservas de ouro e como prémio arranjaram-lhe um tacho de VP no BCE loool

    se a bitcoin é assim tão má, porquê banir? provavelmente irá extinguir-se sozinha, não?

    disclaimer: não sou possuidor de bitcoin ou outra moeda virtual. apenas reconheço potencial para colocar em causa o modelo vigente.

  14. Ricardo says:

    Com ou sem Bitcoin uma coisa é certa, a criptomoeda está aí para ficar. Não é por acaso que já vês grandes empresas como a Apple, Microsoft, IBM entre outras, a aceitarem criptomoeda como forma de pagamento ou mesmo a estabelecer protocolos de cooperação.

  15. Darksantacruz says:

    Quando existe medo na mudança… E nem vou falar no facto de que com criptomoedas deixa de ser necessário existirem intermediários que são os bancos isto para não falar em governos…

    Há muita gente com medo de perder controle e dinheiro, ora este senhor diz que as criptomoedas são ou serão usadas para a evasão fiscal e o que acontece actualmente? Panama papers será que lhe diz algo?

    Já parece o desespero ao ver o castelo de cartas a cair a falar mais alto.

  16. Kroko says:

    Na minha opinião há coisas boas e coisas más. Por exemplo uma “entidade” que se dedique ao a actividades ilegais pode fácilmente comprar Bitcoin fica com o dinheiro guardado, movimenta facilmente o dinheiro e nem precida de branquear capitais. Para não falar em casos de terrorismo em que seja necessário movimentar capitais para financiar ataques é super fácil e não há rasto. Acho que é a isto que Stiglitz se refere, por isso não venham cá dizer que a Bitcoin é perfeita e não têm desvantagens ou alguns problemas. Mas é como em tudo não há nada perfeito, há sempre um compromisso de desvantagens e vantagens e temos que saber escolher.

  17. CMatomic says:

    Numa sociedade social capitalista , eu posso vender qualquer produto ou serviço , desde que emite uma factura . o problema aqui não é bitcoin , o problema é a insistências de leis para este serviço , todos temos que ter consciência que para haver estado social tem que haver impostos , se for permitido a existência de facturas de compra de produtos com cripto moedas , problema fica resolvido .

  18. Jorge Rosa says:

    – Banir os Bitcoin… Pois claro, era o que faltava!
    – (…)”Foge ao controlo”(…) Exacto! Foi exactamente por isso que a inventaram, e é por isso mesmo que é aceite e é por isso mesmo que tem muito sucesso. – (…) “Ajuda ao terrorismo”(…) Pois, pois, pois… Pois já com os dólares e euros (uma vez que estão devidamente “controlados” por “quem de direito”) já os terroristas (governos incluídos) não conseguem adquirir armas, nem fazer guerras… Ou afinal conseguem?…. … … …
    – Aaaaaah… Afinal é em tudo “IGUALZINHA” às outras moedas (para bem e para o mal) apenas as pessoas não pagam taxas, nem taxinhas (fees) a prospectores financeiros (banca e afins, e que afinal nada fazem nem nada produzem)… Pois é!…

  19. int3 says:

    Tem toda a razão. Tirando a parte de banir. É preciso ter cuidado com o que se diz.

  20. José says:

    Amigos,
    O melhor investimento são as coisas palpaveis (fisicas). Não é preciso ser um catedrático em economia para perceber que o Bitcoin é uma bolha.

  21. Rui says:

    Boas,

    Uma questão pertinente; Na altura de compra seja bitcoins ou altcoins é necessário fornecer à entidade (localbitcoins, coinbase, etc…) a nossa identidade (cartão de cidadão, etc…).
    A minha pergunta é quão seguro é isso?
    Nos bancos e outros locais também nos é exigido isso mas são locais físicos, aqui enviamos a nossa identidade online…..assim fica a minha pergunta.
    Gostava de comprar ou bitcoins ou altcoins mas não estou muito confortável a enviar a minha identidade para uma entidade via online.
    Podem dar as vossas opiniões e/ou casos se faz favor?

    • Jorge Rosa says:

      – Não é necessária qualquer identificação (há dados encriptados na própria moeda, mas tem a haver com um código único automáticamente gerado para o utilizador, mas mesmo isso não é certo).

      – Aconselho ver mais alguma informação aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin – e recomendo muito, procurar no Youtube (e também no Google) pelas palavras “bitcoin test”, “bitcoins shops”, etc… Existe sempre informação actualizada que todos (os interessados, claro) devem saber. Bem como ver as experiências e opiniões de outras pessoas que usam essa “moeda”.

      – A polémica é por isso mesmo, porque assim até os criminosos podem ter dinheiro sem se identificarem… MAS… SEMPRE foi assim com euros, dólares e com todas as outras moedas. Só que com esta, a banca não tem controle e não pode cobrar taxinhas… Daí a polémica inventada. 😉

      • Ricardo Almeida says:

        Jorge, acho que o Rui refere-se ao ato em si de compra de cryptomoeda. Quando fazes o registo numa corretora, eles usam vários protocolos de segurança para depositar/cambiar/retirar valor. Comprovativos de residência, de identidade etc e para isso tem de se fazer upload dessas cópias. O que posso dizer da minha experiência é que nunca tive problema com esta questão.

        • ruca says:

          Boas Ricardo, obrigado, era isso a que eu referia.
          Já agora podes dizer qual a entidade/correctora que usaste?
          E que wallet?

          • Ricardo Almeida says:

            Até agora usei a anycoindirect e a litebit, que.funcionam por transferência bancária. Não tem todas moedas, aliás, não há nenhuma corretora com todas as moedas. Existe também a bittfinex, bittrex etc mas estas funcionam através do depósito de bitcoin ou ethereum em que depois podes fazer o câmbio pela moeda que te interessa. Aconselho é pesquisar as moedas que te interessam, procurar a wallet dessa moeda e instalar no computador. Só depois de ter tudo organizado é que deves fazer a transferencia. Porque nessa transferência vão pedir o endereço da tua wallet. Mas no YouTube encontras a informação necessária. As corretoras também tem wallet incorporadas dentro, mas são vulneráveis a hackers. É preferível usar uma wallet diretamente no teu computador é mais seguro.

        • Jorge Rosa says:

          Ok. E já agora, também eu agradeço a informação. Vinda de quem usa a “moeda” actualmente, vale bem por “mil vídeos”. (Já não uso nem “mino” bitcoins já à bastante tempo, por isso tenho a consciência que muita coisa me “passa ao lado”) Obrigado! 🙂

  22. Clau says:

    Quanto aos méritos dos comentários de Joseph Stiglitz não me interessam. Não me interessa a proposta de querer banir as BTC. O que para mim está claro é que as BTC são um novo esquema de pirâmide. É curioso que quem defende as BTC que dizem que estás cripto moedas são o futuro, esquecem-se que esse futuro está cotado em dólares. Uma BTC está cotada neste momento em USD10.000, e não em 10.000 pataniscas ou em pastéis de Belém.
    Tal como estão concebidas, as BTC fogem de todo ao controle das autoridades. É perfeito para o submundo. Aqueles que defendem as BTC esperam receber as suas reformas como, se a acumulação e especulação das BTC não são tributadas?

  23. Braga says:

    Quando inventaram ao automóvel, as grandes companhias de carruagens puxadas a cavalos tentaram influenciar os governos a banir o automóvel. Por motivos óbvios…
    Agora é o mesmo.
    A digitalização é inevitável. O mundo está a mudar e os primeiros a adaptarem-se saem a ganhar (a historia prova isso continuamente). Não neguem o que não conhecem.

    As opiniões de reprovação que vi até agora são exatamente o que eu pensava do bitcoin até ter ganho a curiosidade de perceber a final o que é isso. Depois de aprender um pouco sobre o assunto, só posso ter a opinião que quem o inventou é um GÉNIO da economia e da informática. É uma solução brilhante para os problemas do dinheiro atual (chamado FIAT). Depois de aprender alguma economia, percebi que esta economia que vivemos com o Euro, Dolar, … é uma fraude continuamente manipulada por alguns para alguns. O Bitcoin nasceu exatamente como uma consequência da “pequena” (pois vem ai a realmente grande) crise imobiliária em USA, com o propósito se voltar a dar ao dinheiro características do ouro.

    Sobre os imposto: sim, é quase impossível o estado controlar devidamente o fluxo de dinheiro. É preciso que também este se adapte à nova realidade.

    Sobre negocios sujos que o bitcoin esconde: Tenho a certeza absoluta que o dinheiro mais “sujo” do mundo é o dólar. E depois o Euro. O bitcoin é um “menino” neste prisma.

    E não me falem de dinheiro virtual. Virtual é o fiat. O bitcoin é muito mais real e palpável que o Euro ou do Dolar. Ok?

  24. Viriato says:

    Isto só demonstra que os Usurpadores estão a ficar com medo “muito medo”, depois de toda a porcaria que têm feito com a economia mundial, se a crença nas suas moedas cair o seu reinado chega ao fim.

  25. diogo says:

    Joao Carvalhinho é possivel usar bitcoin anoninamente.
    A prova disso é que é utilizada por hackers. e foi utilizada nos ataques de ransomware.
    Pode haver registo das transação, mas não há registo da identidade.

    • Joao Carvalhinho says:

      não sei se estou certo, mas creio que é exactamente o contrário…asseguras a anonimidade nas transferência em BTC (não há rastro identificativo), mas para levantares o dinheiro vivo em € ou $ tens que ter uma conta algures numa entidade “real” que faça a intermediação da coisa. No fundo, e em teoria, é o mesmo que a bolsa. Só que as transações de “btc” são feitas de forma distribuída em vez de NASDAQ e afins e a entrada é feita via wallets em vez de corretoras. Ou seja estas WALLETS vão acabar por ter que prestar contas aos diversos sistemas fiscais mundiais, tal como hoje em dia os bancos e as corretoras fazem!(Pelo menos em PT… se for wallet num paraíso fiscal deve ser diferente, mas tens o estado a perna quando mandas vir o guito do paraíso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia