Bill Gates compra iate de 590 milhões de euros a hidrogénio com 7000 km de autonomia
Bill Gates, o cofundador da Microsoft, vai passar a ser proprietário do primeiro super iate movido a hidrogénio do mundo. O Aqua, está avaliado em cerca de 590 milhões de euros. A embarcação foi recentemente apresentada no evento Monaco Yacht Show, mede 112 metros de comprimento, tem capacidade para 14 passageiros e 31 tripulantes. Segundo o jornal britânico The Telegraph, Gates já encomendou o barco que tem uma sala de hidromassagem, sala de yoga, plataforma de banho e plataforma de praia, piscina infinita e até um heliporto.
Atualização: Posteriormente à saída da notícia, a empresa responsável pelo design do Aqua, a Sinot, publicou no seu site que a empresa não tem qualquer ligação a Bill Gates ou a algum seu representante.
Bill Gates vai gastar 590 milhões no Aqua movido a hidrogénio
Chama-se Aqua, foi apresentado recentemente num evento no Mónaco e será a mais recente compra do multimilionário Bill Gates. Conforme podemos ver na descrição em baixo, esta embarcação é um super iate elétrico com um sistema de hidrogénio que se tornará o maior modelo de emissão zero já construído.
Além disso, a luxuosa embarcação arrasta pelo mares do mundo o exemplo de navegar com a melhor alternativa aos sistemas poluentes.
Ao relembrar cada pormenor deste navio, é notória a aposta em algo inovador, diferente e concetual. Esta embarcação de 112 metros de comprimento foi concedida à empresa de navegação holandesa Feadship. Como tal, o construtor da embarcação terá a tarefa de desenhar e fabricar um modelo futurista que também terá todos os luxos e avanços tecnológicos.
Conforme foi apresentado em outubro do ano passado, o Aqua é capaz de percorrer 3750 milhas náuticas (6945 quilómetros). Poderá deslocar-se a uma velocidade de cruzeiro entre 10 e 12 nós e um máximo de até 17 nós (31,4 km/h) graças ao hidrogénio liquefeito armazenado em dois tanques de 28 toneladas que são mantidos a uma temperatura de -253ºC.
Em caso de falta de hidrogénio, o projeto inclui a instalação de um sistema diesel. Esta alternativa funcionará como um extensor de alcance, caso o iate precise de se deslocar para uma área onde não haja fornecimento.
Fatura a apresentar aos cofres do cofundador da Microsoft
Segundo os dados revelados, o valor desta embarcação ronda os 644 milhões de dólares (cerca de 588 milhões de euros). Este barco deverá estar pronto para iniciar a sua viagem em 2024. Assim, Bill Gates terá uma criação tecnológica capaz de provar que é possível criar transportes marítimos que não façam os valores das emissões de CO₂ chegar aos atuais 800 milhões de toneladas por ano.
Além disso, existe outro tipo de emissões, as dos grandes navios que funcionam com um combustível cujo teor de enxofre é de 35 000 partes por milhão de enxofre. Isto é 3500 vezes superior ao combustível para carros particulares, que é 10 partes por milhão de enxofre.
Atualização: 18 horas
Posteriormente à saída da notícia, a empresa responsável pelo design do Aqua, a Sinot, publicou no seu site que a empresa não tem qualquer ligação a Bill Gates ou a algum seu representante. Que as informações publicadas estão incorretas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Telegraph
Neste artigo: aqua, bill gates, hidrogénio, iate
3500 vezes superior? Que abuso. Bem diziam que a maior parte da poluição na Madeira ou em Lisboa era referente aos barcos que lá atracavam. O imposto a pagar também deveria ser 3500 vezes superior ao imposto de um carro. Ou isso já não interessa?
É a velha história do tabaco VS sal ou açucar. A quantidade de imposto que um paga (alegando problemas de saude) não tem nada a ver com a quantidade de imposto que o outro paga (para os mesmos problemas de saude). O que faz mais mal? Um maço de cigarros ou um quilo de sal? Um custa 5 euros, o outro, 20 centimos. Se alguém comesse aquela quantidade de sal no mesmo tempo em que fuma um maço de cigarros, ficava melhor ou pior? Um Kg de açucar entra nas mesmas contas já agora.
O problema é que o tabaco também prejudica quem está a nosso redor. Não me incomoda minimamente se alguém tiver a devorar um balde de chocolate. Incomoda bastante ter alguém a fumar ao lado.
E não esquecer que sal e açúcar são essenciais á vida, o seu excesso é que prejudicial. Isso é verdade para qualquer alimento/nutriente, o excesso de certas vitaminas e minerais podem criar graves problemas de saúde.
O tabaco não é essencial á vida é só vicio e mania
Bem dito.
Não. Está a misturar coisas. Eu pago o mesmo imposto quer esteja a fumar no meio da missa, ou a fumar sozinho na praia. Porque raio alguem há-de pagar um imposto por eventualmente ir fumar para o meio das outras pessoas? Não ha regras e leis que o proibem?
Senão qualquer dia proibem de comprar um carro, pois pode levá-lo para atropelar velhinhas.
E não, sal refinado ou açucar refinado não fazem falta nenhuma.
Então vai lá dizer isso aos médicos porque quando uma pessoa está desidratada ou na cama de um hospital eles andam a espetar agulhas contendo Água com sal (o chamado soro fisiológico).
Aos atletas recomendam bebidas isotônicas ou aumentar o consumo de sal e açúcar devido á desidratação e/ou o excesso de consumo de água (sim também pode ser prejudicial).
deixa la isso Radamel. Perdeste a discussão mas a vida continua
yap
Radamel, o sal e o açúcar são necessárias ao organismo (ver as DDR de cada um), mas o tabaco não é (a DDR do tabaco é zero)… quando descreve 1 quilo de sal ou açúcar induz a incorretas análises pois ninguém como 1 kg de açúcar ou sal por dia ou sequer semana (se calhar até nem num mês)…
Não confunda coisas, onde aprendeu que o açúcar refinado é essencial à vida?
Isso são conceitos que lhe ministram desde pequeno e vc nem questiona.
O ser humano não vive sem açúcar, mas vive muito melhor sem açúcar refinado.
“uma criação tecnológica capaz de provar que é possível criar transportes marítimos que não façam os valores das emissões de CO₂ chegar aos atuais 800 milhões de toneladas por ano”.
uma vez que os transporte marítimos são uma das grandes fontes de poluição do planeta, seria muito, muito bom conseguir-se alterar esta realidade através da alternativa aqui apresentada. será que seria possível fazer o mesmo com os aviões(?)
Com aviões é muito mais dificil, pois está dependente do peso.
As baterias eléctricas ainda são muito mais pesadas do que gasolina, por unidade de energia.
Para pequenos aviões, super leves, com pouca autonomia, até é possivél colocar baterias elétricas e ter um resultado aceitavél.
Mas para aviões comerciais de cargas ou passageiros, é praticamente impossivél, pois a forma como escala a necessidade de energia com o aumento de peso é muito ingreme.
Concordo contigo! Mas os carros, motas e camiões também são uma das maiores fontes de poluição e nesse sector já há mudanças. Mas agora, meios aéreos e marítimo já não se aplicam porque as grandes empresas como por exemplo na aviação a Boeing não tem feito de muito mas a Airbus já tem protótipos e que para chegar à aviação comercial vai demorar muito tempo, e isto aplica-se também aos meios marítimos, como no transporte de mercadorias.
As empresas só não mudam porque não é rentável e quem se lixa é sempre o povo
Carros, motas e camiões são uma grande fonte de poluição?
Santa igno…preencher o resto sff
Carros, motas e camiões produzem 25 a 30% de toda a poluição.
E formos falar da poluição e SMOG no centro das cidades essa percentagem aumenta bastante.
Engano seu.
Sector dos transportes onde estão incluídos todos os transportes, desde rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário, contribui com 27% das emissões.
Tem em conta que a energia que temos no combustivél de avião tem um rácio de 43 MJoules de energia por Kg, enquanto que as melhores baterias de litio têmm apenas 1MJoule de energia por Kg. Ou seja, vais precisar de muito mais baterias para a mesma energia, ficando com um avião muito mais pedado, que vai precisar de mais energia e a pesr cada vez mais.
Aviões também são uma grande fonte de poluição mas não das maiores.
Só a refinaria de Sines polui 2x mais que a TAP.
Repito… noticia falsa, já desmentida pela própia empresa… Entre outros a BBC já publicou isto:
“Billionaire Bill Gates has not commissioned a hydrogen-powered superyacht from designer Sinot, the firm has told the BBC.
It has been widely reported that Mr Gates ordered a £500m ($644m) luxury vessel, based on the concept which was displayed in Monaco in 2019.
Sinot said it had “no business relationship” with Bill Gates.”
Isto.
Segundo a fonte da notícia, The Telegraph, o conteúdo é verdadeiro http://bit.ly/2vhQNN0 (assim como o The Guardian) contudo, a empresa que fez a publicação, a Sinot, não disse que era falsa, disse sim que é incorreta e que não tem relação com Bill Gates. Poderá haver outras ligações que não sejam diretamente com Bill Gates.
Contudo, vamos estar atentos para posteriormente atualizar a notícia conforme os desenvolvimentos.
Bem parecia ser fake, não estou a ver o Bill a entrar na roda dos gajos que ‘estouram’ em coisas destas.. no caso dele ‘estoura’ mais em causas sociais
Pensei o mesmo assim que vi a notícia.
😀 sugeria que desses uma volta pelas notícias e visses o parque automóvel de Bill Gates, as propriedades e muitos dos seu luxos (justos, foi ele que os conquistou) para veres que não é esse “cristão” desapegado de dinheiro que tu julgas 😀
Essas propriedades retêm o valor que o dinheiro não consegue. Ele é mais inteligente que nós todos, por isso há de saber o que fazer ao dinheiro e como utilizá-lo.
São investimentos pois claro. Ele de burro não tem nada. Mesmo com as participações em muitas empresas. Faz ele muito bem, trabalhou para isso.
Engraçado…uma noticia falsa (e se fosse verdade ninguém tem nada com a forma como alguém gasta o seu dinheiro) é motivo de artigos e até comentários depreciativos. Já não é noticia com o mesmo relevo e “barulho” o facto de Bill Gates ter doado (através da sua fundação) 100 milhões de dólares para o combate ao coronavírus. E ter entregue de imediato 20 milhões a uma equipa de investigadores para desenvolver uma vacina para o “combate”…enfim!
A notícia não é referida pela empresa responsável pelo design como falsa, atenção. O que ela diz é que está incorreta. Refere-se especificamente à relação com Bill Gates, informação que o The Telegraph referiu como sendo Bill Gates quem encomendou um destes iates. Assim sendo, poderá ter de facto havido a tal encomenda, isso não foi descartado, mas poderá não estar diretamente o nome de Gates envolvido. Vamos seguir os desenvolvimentos 😉
É um concept. Logo ninguém pode encomendar nada porque não existe nada para alem de CGI e umas maquetes.
O que foi apresentado no Mónaco é muito mais que isso.
Quero lá saber de “canoas hidrogénicas”…
Venha lá o Windows 11 (ou 13) … :))
Calma, ainda recebes Windows 11 Hydrogen.
🙂 🙂 🙂
Podia com esses milhões enviar para África e matar a fome a muita gente ou vir para Portugal investir em energias renováveis ou tgv com 0 emissoes
Mata a fome durante 1 dia? 1 semana? 1 mês? E depois? Os problemas de fundo mantém-se…
Timing…
São coisas como estas que alimentam teorias de conspiração, então o homem vai comprar o iate mais caro do mundo precisamente quando há uma epidemia (vírus wuhan) enquanto a fundação gates está associada a vacinas e lidar com epidemias, vão logo dizer que está a fazer uma fortuna com a miséria dos outros ou pior, tem conflito de interesses. Nem quero entrar por aí.
590 milhoes!!
Agora digam que eles levam uma vida humilde