Batalha de Chernobyl: Rússia e Ucrânia lutam pelo controlo da zona de exclusão
Travam-se combates às portas da área de exclusão de Chernobyl. O presidente ucraniano afirmou que "as tropas russas estão a tentar tomar a central nuclear de energia de Chernobyl" e que os ucranianos "estão a dar a vida para que a tragédia de 1986 não se repita". Mas para que querem os russos o controlo de uma área que foi o palco do mais grave desastre nuclear da história mundial?
Esta área situa-se na rota mais direta entre Kiev e a fronteira bielorrussa, ganhando um especial interesse estratégico no atual conflito.
A 26 de Abril de 1986, o mundo susteve o fôlego. A central nuclear de Chernobyl sofreu um acidente trágico.
Trinta e seis anos mais tarde este nome, e o da pequena aldeia deitada ao pé do complexo energético, é novamente atual por uma razão diferente: a Rússia e a Ucrânia estão a travar uma das primeiras batalhas da guerra declarada de hoje nas proximidades.
Chernobyl: O que se passa na zona de exclusão?
Segundo um tweet do presidente Volodymyr Zelensky:
As forças de ocupação russas estão a tentar tomar conta da Central Nuclear de Chernobyl. Os nossos soldados estão a dar as suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Informei o Primeiro-Ministro sueco sobre o assunto. É uma declaração de guerra contra toda a Europa".
A notícia foi "oficialmente" confirmada pela AFP e outras agências, embora a fonte original tenha sempre vindo do governo ucraniano.
Russian occupation forces are trying to seize the #Chornobyl_NPP. Our defenders are giving their lives so that the tragedy of 1986 will not be repeated. Reported this to @SwedishPM. This is a declaration of war against the whole of Europe.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 24, 2022
A questão que se coloca é qual a razão para a Rússia tentar controlar uma área mortal.
Chernobyl está localizada a poucos quilómetros da Bielorrússia, um aliado russo próximo ativamente envolvido na invasão da Ucrânia. Além disso, a central nuclear foi construída nas margens do poderoso rio Dnieper, 80 quilómetros a norte de Kiev, um ponto estratégico fundamental para todos os lados.
O exército russo tem vindo a reunir forças na fronteira sul da Bielorrússia há meses. Era de esperar que, caso a invasão tomasse forma, os primeiros combates chegassem a Chernobyl.
Map showing roughly where Russian forces have advanced. Most significant in the south, progress from northern axis (+paratrooper assaults behind lines), slow progress in east and northeast. pic.twitter.com/SvKP6xOGBY
— Neil Hauer (@NeilPHauer) February 24, 2022
Entretanto, os desenvolvimentos rápidos desta guerra indicam que a central nuclear já foi tomada pelos russos, numa informação partilhada pelo próprio governo ucraniano.
E se o sarcófago que envolve a central nuclear for atingido?
A Ucrânia enfrenta uma guerra e todo o esforço de propaganda é pequeno. Tem um incentivo para exagerar os riscos. No entanto, há motivos de preocupação, segundo um conselheiro do Ministério do Interior:
A Guarda Nacional, que é responsável por garantir a segurança dos aterros radioativos, luta com todas as suas forças (...) o pó nuclear pode espalhar-se por toda a Ucrânia, Bielorrússia e Europa.
Portanto, pelas palavras do governo ucraneiano, poderá haver um perigo latente para toda a Europa. Contudo, e nesta fase, devemos interpretar as palavras de Zelensky, assim como dos seus ajudantes, com cautela.
Isto porque qualquer menção a "Chernobyl" num contexto de guerra atrai a atenção dos meios de comunicação social. Mas a guerra não tem de ser uma receita para a catástrofe.
Tanto a União Europeia como a Ucrânia passaram anos e gastaram-se milhões a desenvolver um novo sarcófago do reator 4, o principal local do acidente. É a parte mais sensível do complexo, mas também a mais bem protegida. E como Axios observa, ambos os lados estão conscientes dos perigos de bombardeá-lo ou lutar à sua volta.
A vida nas proximidades de Chernobyl é, de facto, relativamente possível. Os níveis de radiação são elevados, mas existem alojamentos turísticos, uma fauna (peculiar) em crescimento e 7.000 habitantes dentro e em redor da Zona de Exclusão.
A ideia de uma "poeirada nuclear" contaminando a Europa é... No mínimo exagerada.
Ten miles from the Belarusian border, Ukrainian forces have turned an uninhabited Chernobyl exclusion zone into a training ground.@MelissaBellCNN reports: pic.twitter.com/Jyl9JQiGjH
— Connect the World (@CNNConnect) February 8, 2022
A possibilidade de "defender" Chernobyl já tinha sido discutida pela Ucrânia há dias atrás. Este relatório do New York Times compila vozes das forças armadas ucranianas. Todos estavam conscientes dos riscos no terreno para aqueles que combatiam dentro da Zona de Exclusão, embora alguns defendessem o abandono total do terreno à sua sorte.
É uma lixeira (...) Nenhuma cultura crescerá lá.
Diz um trabalhador próximo da central.
No início deste mês, a Ucrânia realizou manobras militares dentro da Zona de Exclusão, convidando a imprensa a observar a partir do solo. Os militares realizaram testes com munições e explosivos precisamente por ser uma área desabitada, testes que contrastam com o aparente alarme transmitido hoje pelo governo ucraniano.
Portanto... Chernobyl também está em guerra!
Este artigo tem mais de um ano
Façam DDoS a Rússia. Está União Europeia é tão fraca.
E o outro Biden? Fala fala fala em sanções e ações militares (há videos disso) e o mesmo afirma que age militarmente se for preciso (antes da guerra) e nada vez
Os Estados Unidos são só bluff bluff não fazem nada. Nem vão fazer. Dizem que vão agir militarmente em caso de ataque. E não o fazem. Será que ainda não perceberam isto? Os estados Unidos só têm paleio.. pouca parra e uva. Falar também eu, fazer é que não.
Meus caros já estamos perante uma guerra. A Rússia vai comer a Ucrânia e depois Polónia, Moldova e por aí fora.. vão ver. Os Estados Unidos são é um cavalo de Tróia todos sabemos que eles não gostam da Europa.
O Biden é muito mansinho. Com o Trumpas o Putin não arriscaria esta jogada
Isso é certo. É que o Putin sabe que o Trump é maluco. O Kim Jong Un começou com brincadeiras e acabou logo a festa.
Acha que a Rússia é a Coréia do Norte.
Ali tem mais de mil misseis nuclear.Só falta apertar um botão.
Ai quem dera à Europa ter apostado na sua defesa!!!!!
O que vão fazer com material obsoleto a caír de podre?
Portugal com fragatas e aviões com 30 anos!!!!! UAU
Não temos nenhuma defesa anti-aérea, nada que pare com as centenas de Kalibr e Iskander que caíram e destruíram as defesas Ucranianas!!!!!!
vontadinha de para teres uma 3 guerra mundial?
Os EUA, também só são fortes com os fracos.
O maior problema é que a Rússia pode chegar a qualquer capital mundial apenas e só com o carregar do botão vermelho.
Eu sei que todos nos atrás do teclado somos o maior cá do bairro, e são desabafos pelo choque que é acordarmos e ver a falta de respeito da Rússia, e o que nos vêm logo a memória são os Rambos e Chuck Noris e por ai fora, mas na vida real as coisas são diferentes, o poderio militar nuclear da Rússia da lhes crédito para poderem fazer estas coisas.
Infelizmente a Rússia já conquistou a central!
Isto só demonstra a enorme fraqueza de toda a Europa e somos todos culpados por não investirmos na nossa defesa.
Infelizmente para todos nós, se o criminoso do Putin decidir avançar pela Europa fora, só os EUA podem travar estes criminosos!
Tenho alertado aqui muitas vezes para o facto da Europa ser tão mansinha!!!!!!!
Pois bem, já parece que todos perceberam que só quem é forte, pode fazer força ao Putin e nem as dezenas de ogivas nucleares da França e RU incomodam a Rússia!
A Europa que continue a desinvestir da defesa e ciberdefesa e vamos ser todos vassalos putinianos!!!!!!
A Ucrãnia vai levar forte e feio e a Europa toda só pode rosnar, mais nada, tal a nossa fraqueza!!!!
Os aviões, navios e defesas anti-aéreas não se constroem em dias, demoram anos!!!!!!
Vamos ter de pedir aos americanos, todos borradinhos de medo, que nos venham defender!!!!!
Ridículo, patético!!!!!!
Vamos assistir ao massacre da Ucrãnia e coitados, só quando o criminoso do Putin estiver satisfeito é que pára!
És muito activo a desejar guerra, pois fica a saber que se és macho e tens mais de 18 vais ser logo chamadinho a fazer treinos de armas e quando acabarem os voluntários, vêm logo buscar-te a casa para ires dar o corpo…
Nesta coisa da guerra e engracado, porque e que tambem nao chamam os politicos para a guerra ? Deviam dar o exemplo. Eu prefiro ser um cobarde vivo do que um heroi morto.
Estes povos não foram e são coitados?
– Afeganistão
– Iraque
– Síria
– Iémen
– Somália
– Líbia
– Níger
Quer dizer que a Rússia invadir um (1) país pode representar uma grande ameaça à Europa mas os EUA invadirem montes de países já não faz comichão a ninguém.
Os EUA não são criminosos também por invadirem países com justificações que se vieram a provar falsas? É que aqui nem as justificações são consideradas mas quando são os EUA já se consideram as justificações mesmo com o historial negativo que têm.
Menos hipocrisia por favor, guerras, invasões, são más em qualquer lado e de qualquer origem!
O seu discurso também parece ser muito pro guerra e isso não consigo suportar sem um comentário negativo.
a russia ja tomou o controle da usina, biden ta acuado, fracasso da otan…todos cagando de medo do pudin e suas ameaças.
e olha q ele nem engrossou a voz, e vai limpar a cara do biden com papel rasgado de sançoes kkkk…EUA fracasso total de ameaças.
mas tb o q se esperar de um paíszinho q so sabe atacar países pobres rs, quando o bicho engrossa, eles saem acuados, vietna q o diga kkkk
EUA chupa mais essa….
O SED deve ser Brasileiro e desconhece o mundo……
A OTAN-NATO não pode actuar se não for atacado nenhum membro! A Ucrãnia não faz parte da NATO!
Informe-se melhor.
Mas é verdade que a Europa está fragilizada. Por cá investir na defesa é dinheiro perdido!!!!!
A vida a acontecer o os zukas sem perceber.
Verdade já ando mortinho destes zucas que nem sabem sequer se ainda estão no baril ou noutro continente, era por todos dentro de um latão com agua.
Um virus Chines que enfraquece potencias mundiais a 2 anos.
Uma invazão Russa neste momento delicado em que todos estamos a viver a se recuperar do virus Chines.
É muita coincidência para ser só coincidência.
Há 2 anos.
Invasão
Andas distraído. A invasão Russa começou em 2014. Aliás, tu e a Europa andaram muito distraídos. E temos de perceber o outro lado: as agora republicas independentes apesar de território ucraniano nunca foram controlados pela Ucrânia e quem lá mora só quer a Rússia. E antes do nascimento da Ucrânia o ocidente fez muitas promessas à ex-URSS…que não foram cumpridas. A favor de guerras ? Claro que não. Mas para a vencer, temos de perceber o inimigo.
Não diga mentiras. Mostre lá essas promessas não cumpridas! Ainda não vi nenhuma.
Portanto, para si a Rússia pode fazer o que entender, está no seu direito!
Para si, se um dia os ingleses estiverem em maioria no Algarve, têem todo o direito de pedir a independência de Portugal, certo?
Antes de falar de política-militar, informe-se e vai perceber que na antiga URSS, era obrigatório falarem Russo!!!!!!
Putin é um criminoso, ponto! Os russos compactuam, são também criminosos e merecem tudo de mal que lhes possam fazer!!!!!!
Não digo mentiras. Tu é que não estás esclarecido. A NATO fez promessas a Putin que não cumpriu. Os Ucranianos tem andado com o apoio do ocidente a massacrar as agora repúblicas independentistas. Não podes ignorar isso, apesar do que vês na televisão. E depois, lê o meu comentário com seriedade e não digas coisas que eu não disse
Mostre-me aqui as promessas que não foram cumpridas. Não encontro nenhum documento com essas promessas.
Portanto, para si, um país do leste para pertencer a uma organização qualquer, tem de pedir autorização à Rússia! Realmente aprendemos todos os dias o significado de democracia!!!!!
Há cada gajo têm vergonha em defenderes um ditador.
1- Mostra o respeito do Memorando de Budapeste. Russia respeitou tanto que anexou a Crimeia. Agora invadiu Ucrania
2- Armenia que aderiu OTSC faz fronteira com NATO. Por essa lógica devíamos ter invadido Armenia.
As promessas vem do tempo em que se desmembrou a URSS e nasceu a Ucrânia. Não tem deixes embarcar pela narrativa do costume. Putin não é santinho, mas não é o único. E diz-me lá o que tens a dizer sobre o que a Ucrânia tem feito ao povoa das agora republica independentistas ? Ou isso já não te interessa ? E se forem os EUA a invadir quem quer que seja ? Já está tudo bem, é ?
Mais uma vez, as promessas pela Russia e que foram assinadas no Memorando de Budapeste. Russia assinou e não respeitou,
Mas com os EUA já se pode considerar todos as justificações que deram para invadir outros países, certo? Não existe hipocrisia nenhuma.
https://nsarchive.gwu.edu/briefing-book/russia-programs/2017-12-12/nato-expansion-what-gorbachev-heard-western-leaders-early
Carlos Oliveira têm vergonha em defenderes um ditador.
1- Promessas do Memorando de Budapeste. Russia respeitou tanto que anexou a Crimeia. Agora invadiu Ucrania
2- Armenia que aderiu OTSC faz fronteira com NATO. Por essa lógica devíamos ter invadido Armenia.
Se este grande problema (guerra) chegar a E.U. ou mesmo a Portugal, não vou poder combater, não sou vacinado nem tenho certificado de vacina. Se não pude ir restaurante, etc., pela falta das mesmas, também não posso combater.
Não tem problema. Fazendo o teste antígeno poderás combater durante 24h
Toma mas é juizinho,já deves ter idade para isso..Não se brinca com coisas sérias!
Então não sabes que na tropa te dão aquelas doses de cavalo de vacinas? Levas uma injeção com vacinas para 1001 maleitas e ficas logo pronto para marchar
+1 estes miúdos falam falam mas nem sabem o que lhes espera, acham que é um jogo de consola lolol
Vêm buscar a casa, dão vacina, dão arma, mostram 1x como se dispara e troca a munição, metem te num avião e sais na frente de batalha. Ai vez pessoal no chão com uma bala na cabeça, sem braços e pernas, etc.
E se levas com uma, não podes fazer reset e começar de novo…
Entre em mortos e feridos, alguns irão escapar. O mundo está louco e vai acabar mal.
Esperamos que haja bom senso das duas partes em confronto em vez da luta pelo poder, haja humildade para em vez da guerra, criarem a paz.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade.