Pplware

O ano de 2016 no Pplware.com… Vítor Martins

Neste ano que agora termina foram-nos propostos vários novos desafios. Enfrentámos os obstáculos com uma ambição renovada, sempre com o intuito de fazer mais e melhor. Estivemos presentes em muitos eventos nacionais e muitos por esta Europa fora. A experiência permite que possamos fazer do Pplware um projecto independente, útil e abrangente, no que toca a conteúdos de informação tecnológica.

Foi sobre a proposta de abrangência que dediquei a minha atenção e aqui está o “meu ano” passado em revista: trago alguns artigos que entendi serem relevantes por uma ou outra razão especial.

Os artigos que escolhi espelham algumas das intenções propostas e conseguidas. Além da nossa aprendizagem contínua, há igualmente uma partilha de experiências, ao ponto de termos, em 2016, apresentado o nosso evento de tecnologia, o Create Tech 2016.

Estivemos em destaque em muitas publicações nacionais, fomos eleitos o melhor blog do ano na categoria de Inovação e Tecnologia, estivemos a dar o nosso contributo no Porto Canal, visitámos “É a vida Alvim” e fomos distinguidos com um prémio de mérito na autarquia onde o Pplware tem a sua sede social. Mas não é tudo, há algumas novidades guardadas para lançarmos em 2017. Contudo, o momento agora é para apresentar um top de artigos que entendi serem a minha marca.

 

A nossa Memória consegue guardar a totalidade da Internet

Janeiro iniciou-se com algumas descobertas interessantes. Apareceram informações relevantes sobre a capacidade de memória do nosso cérebro. Dizem os cientistas que pode ser 10 vezes maior do que se acreditava anteriormente, isto depois de perceberem o tamanho e a extensão nas nossas ligações neuronais.

A título de curiosidade, os cientistas acreditam que na nossa memória cabe toda a informação que aloja hoje a Internet.

 

5 truques para carregar o seu smartphone Android rapidamente

Também no início do ano, começámos logo a partilhar alguns truques úteis para ajudar quem nos visita. Como o sistema operativo móvel com mais utilizadores é o Android, nada como sugerir algumas boas práticas.

Algumas informações são recolhidas e adaptadas das boas práticas disponibilizadas da Universidade das Baterias, um centro de informações onde estão compilados estudos e investigações levados a cabo por empresas do ramo do fabrico de baterias para dispositivos móveis.

Ainda dentro dos dispositivos móveis, quisemos igualmente ajudar quem tem iOS e quer sincronizar os seus contactos com o Gmail, a maior e mais fiável plataforma agregadora “da vida” das pessoas.

 

Como ter Internet de borla em quase todo o lado

Fevereiro trouxe o impulso de viajar. Barcelona foi um dos nossos destinos para acompanhar o WMC mas não quisemos deixar passar a oportunidade de sugerir algumas aplicações que têm como objectivo ajudar os utilizadores a ter Internet Wi-Fi um pouco por todo o mundo.

As aplicações que recomendamos agregam dados de acesso a milhões de hotspots espalhados pelo planeta. Tudo legal e funcional qb.

Fevereiro trouxe igualmente a recuperação de um artigo que escrevi há cerca de 10 anos. Agora adaptado à realidade, deixei 100 Comandos para “Executar” no seu Windows 10.

 

Ouro – Top 10 dos países que mais produzem

Março foi um mês de ouro e como tal, face ao que tanto se falou neste metal precioso e essencial para os mundo da tecnologia, deixámos, a título de curiosidade, a informação de que é estimado haver ouro no valor de 5 euros dentro de um computador. Parecendo muito pouco, vamos imaginar os milhões de computadores diariamente produzidos! Mas onde está esse ouro todo?

Este artigo explica e dá uma mostra das reservas no mundo e quais os países mais poderosos.

Em Março foi também interessante perceber que o mundo está dobrado às redes sociais e que o futuro por lá passa, mesmo que não seja o nosso desejo. Tanto é que o Facebook, no ano 2098, terá mais “utilizadores” mortos que vivos. Perceba esta realidade.

Não poderia fechar as contas do mês de Março sem relembrar que há um projecto megalómano a ser pensado no país de Putin. Um magnata russo, com a vida limitada devido a uma doença, Dmitry Itskov, quer digitalizar o cérebro e ter imortalidade cibernética. Imaginem o que será necessário para este feito médico e científico?

 

Como fazer cópias de segurança ao Mac com a Time Machine

O sistema operativo da Apple teve um incremento importante e há recursos que muitos utilizadores desconhecem. Assim, fomos deixando dicas essenciais para tirar proveito de diversas ferramentas.

A Time Machine apareceu no OS X 10.5 Leopard, o que permitiu à Apple alterar a concepção das cópias nativas, disponibilizando funcionalidades soberbas. Este artigo irá mostrar um pouco dessas potencialidades.

Março foi também fértil em notícias e rumores sobre o iPhone e sobre o seu novo sistema operativo. Deixámos, por isso, algumas dicas importantes para tirar mais proveito destas máquinas da Apple. Um que trouxe muita utilidade foi um pequeno truque que pode libertar gigas de espaço no seu iPhone.

 

Se um avião cair, qual será o melhor lugar para sobreviver?

Abril apareceu quase sem darmos conta, o ano corre muito rápido e cada vez estamos mais vezes fora do país. Este ano o avião foi um importante meio de transporte. Mas, se os preços estão a baixar e as viagens são cada vez mais recorrentes, porque têm receio as pessoas de andar de avião?

Transformámos um estudo e documentário num artigo fantástico. Este artigo mostra, com imagens e dados recolhidos, se um avião cair qual será o melhor lugar para sobreviver.

Deu-me imenso gozo pesquisar sobre este assunto, ler sobre alguns acidentes, perceber como realmente são seguros os aviões e são indubitavelmente as máquinas mais perfeitas que existem.

 

Descubra quantos ciclos tem a bateria do seu MacBook

Maio é o meu mês e como tal foi um mês muito intenso, mesmo ao nível dos desafios. Claro que, estando muitas vezes fora do escritório, quem me salvou foi o portátil, mas continuamos dependentes das baterias que limitam a nossa actividade.

Para perceber melhor este fenómeno das baterias, deixámos uma pequena, mas útil, dica: que tal verificar quantos ciclos tem a bateria do nosso MacBook?

Outro tema que me tem prendido a atenção é o mudar do paradigma energético. Assim, este ano, debrucei muita da minha atenção e curiosidade a perceber como vamos passar do consumo desenfreado de combustíveis fósseis para energias limpas. O mundo começa a ver paulatinamente uma mudança para melhor. Escrevi que a energia solar tem o seu preço a cair 50% num ano. Carvão já é mais caro.

Como utilizador há muitos anos de Macs, desde MacBook Pro, MacBook Air e iMac, tenho curiosidade em aprender a tirar mais rendimento destas máquinas. Escrevi um artigo que começou por ser útil para mim: 5 Dicas que desconhece e que pode fazer no seu Mac. Nada como partilhar conhecimento com quem o pode usar com proveito.

 

Ransomware: Sabe o que é e como se previne?

É verdade, tenho igualmente uma atenção redobrada no que toca à segurança… vícios de uma vida inteira ligada aos conteúdos, ao mundo empresarial e, acima de tudo, uma vida profissional que depende da informação binária.

Este é um artigo que sugiro que leiam vivamente, que partilhem intensamente e que nunca deixem de seguir o que recomendo. Pelo bem da vossa vida digital.

O Ransomware tem arruinado muitas empresas, acreditem. Há ainda um ataque crescente a ser perpetuado, não há forma de travar definitivamente e as poucas medidas que existem são paliativas, são reactivas e de eficiência duvidosa.

Recuando a 2012, o Pplware foi um dos primeiros canais informativos a abordar este tipo de malware! O mundo digital via surgir um novo tipo de software malicioso que foi baptizado com o nome de ransomware (ransom = resgate). Esta terrível ameaça entrou rapidamente na vida dos utilizadores domésticos e empresariais e, como se não bastassem os estragos, ainda é pedido aos utilizadores o pagamento “do resgate”.

Como referi antes, a energia eléctrica e o processo limpo de a gerar é um dos meus focos. O artigo Lítio-enxofre poderá ser alternativa às baterias de iões de lítio faz parte dos temas que persigo… quem sabe se o meu próximo veículo não será dos 100% eléctricos!!!

 

Alzheimer: Canábis poderá ser usada na cura da doença

Quem me segue nas redes sociais sabe que um dos temas que mais me fascina é o da aplicação da tecnologia na saúde. Tenho uma colecção fantástica, ao longo destes anos, de artigos ligados a esta temática. Recentemente levei o tema ao Porto Canal, ao Update Digital do “Olá Maria”, e continua a focar a minha atenção no que o mundo científico apresenta.

Cientistas descobriram evidências preliminares que o tetraidrocanabinol (THC) e outros compostos químicos encontrados na canábis podem promover a remoção celular da beta-amilóide, uma proteína tóxica associada à doença de Alzheimer.

Se por um lado a tecnologia está no meu ADN, a verdade é que o cosmos sempre atraiu a minha atenção. Quem não se lembra, os da minha geração, do Espaço 1999, da Battlestar Galactica… como ainda hoje esse tema musical me deixa saudades!!! Mas a verdade é que muita da ficção dessa altura é hoje a nossa realidade, contudo há sonhos que dizem não ser possível de materializar. Um dia poderemos viajar no tempo? Não, isso é impossível… dizem! Mas o Regresso ao Futuro deixou esse sonho.

 

10 Serviços Públicos online que tem de conhecer

Quero igualmente destacar este artigo pela sua utilidade no presente mas, acima de tudo, pelo que vai representar para os portugueses já a partir de amanhã. Filas, horas perdidas para pedir a renovação do cartão de cidadão, desgaste num posto médico à espera de uma consulta ou dinheiro perdido por faltar ao trabalho quando foi renovar a carta de condução… Isto é-lhe familiar? Conheça estes 10 serviços que estão disponíveis online para si.

 

Porque custaria um iPhone 32 milhões de dólares em 1985?

A seguir ao 31 de Julho vem A’gosto. E nada como espevitar a curiosidade dos que estão já na época estival. O Verão foi óptimo, com temperaturas agradáveis e as pessoas não deixaram a leitura em casa. Hoje o Pplware tem já quase metade dos seus acessos via dispositivos móveis.

O site Webpage Fx fez um infográfico interessante. Consta na informação um cálculo de quanto poderia custar em 1985 um iPhone que substituiria todos os equipamentos que, na altura, possibilitavam executar as tarefas descritas. Mas 32 milhões de dólares… não será caro?

Se estivemos a fazer o caminho das pedras do passado tecnológico até um presente onde as pessoas estão dependentes de um smartphone, que tal deixar 10 veículos futuristas que vão transformar o modo como viajamos?

 

Pagamentos online – 6 alternativas ao PayPal

Setembro traz-nos a volta das férias, a escola que vai começar, o trabalho que precisa de ser pensado para enfrentar o último terço do ano. Contas para pagar e por isso debruçamos a nossa atenção em métodos de pagamento que trazem muitas vantagens aos utilizadores.

Como saiu o sistema operativo que consideramos ser aquele que inovou mais, mesmo que tenha apenas dado passos curtos, deixamos uma mostra do que o iOS 10 apresentou com 13 boas novidades para descobrir no seu iPhone e iPad.

O meio ambiente, o que fazemos ao nosso planeta e tudo o que os cientistas investigam… também esteve debaixo do nosso foco. Então, porque é algo que cada um de nós necessita, fomos perceber porque a Atmosfera perde oxigénio e os cientistas não sabem a razão. Blogs do Ano… sim o Pplware ganhou na sua categoria

O ano está agora no último trimestre do ano e nós começámos a recolher alguns créditos pelo nosso trabalho. Os primeiros créditos são as visitas que recebemos, o incremento útil que a cada mês temos notado e as outras empresas e organizações já sabem onde estamos e qual a nossa importância no meio informativo tecnológico. Não, este prémio não é da equipa do Pplware, este prémio é vosso, visitantes que tantos nos orgulhamos de dizer que temos. Não tenham dúvidas que é por vossa causa que todos os dias (todos mesmo, não há dias santos, não há fins de semana ou feriados políticos) estamos cá. É um privilégio recebermos no Pplware.

A Média Capital criou o evento Blogs do Ano e o Pplware arrecadou o prémio de melhor do Ano no que toca a Inovação e Tecnologia. O mais importante galardão, visto ser uma escolha dos nossos visitantes.

E se a poluição pudesse ser transformada em algo útil? Acidentalmente, cientistas convertem CO2 em combustível.

 

5 Funcionalidades do Google Docs que devíamos conhecer

Utilidade e usabilidade. São conceitos que estudamos cá dentro e engendramos forma de levar até vós a informação que preencha esses critérios. Como sabemos que as ferramentas de produção da Google, uma escolha nossa para este ano, apresentámos 5 fantásticas funcionalidades que pode encontrar actualmente no Google Docs.

Novembro trouxe igualmente recomendações de segurança para os nossos leitores. Atenção que são recomendações que usamos de forma muito séria. Deixámos 6 coisas a considerar antes de comprar um smartphone usado.

 

E se no futuro tivéssemos baterias de água do mar?

Dezembro obriga-nos a pensar no futuro… mais não seja já no ano novo. Então que tal olhar para o que o futuro próximo nos pode trazer? Que tal então imaginar que será possível existir num futuro próximo uma nova bateria que é produzida a partir de água do mar?

Mas Dezembro tem mais encanto ao fazermos as retrospectivas do que o mundo lançou em vídeo. Já não passamos sem o YouTubeRewind – YouTube revela os vídeos mais vistos em 2016. Trouxemos igualmente 5 funcionalidades do macOS Sierra que o utilizador desconhece, e tirámos da caixa aquele que consideramos como o computador deste ano, num Unboxing MacBook Pro.

E pronto, estas foram as minhas escolhas de centenas e centenas de artigos lançados este ano. Quero agradecer a todos os que nos seguem, os que nos ajudam neste caminho e que em 2017 possamos estar todos e mais uns quantos que iremos certamente conquistar.

É nosso objectivo interagir convosco e deixo o meu cardápio de artigos aqui para que possam decidir o que mais gosta. Não podemos, claro, esquecer aquela rubrica que criou já centenas de sites sobre a área de humor, rubrica que começámos há mais de 10 anos: E Porque Hoje é Sexta, que prende milhares de pessoas todas as semanas. Quem quiser pode também acompanhar-me no Google Plus, faça-o aqui.

Obrigado e bom ano de 2017 para Todos! 🙂

Exit mobile version