PplWare Mobile

Se um avião cair, qual será o melhor lugar para sobreviver?


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Vasco Ferraz de Oliveira says:

    Bolas Vitor… A We Love Social vai viajar amanhã… e ainda por cima vamos passar por cima do deserto!

    O que vale é que não vamos em primeira classe!!

  2. Renato says:

    O melhor lugar é bem aconchegadinho e agarrado à Caixa Negra.

  3. Samuel L. J. says:

    Se um avião cair explode, não é preciso de ser engenheiro para perceber isso. Se um avião ficar problemas e precisar de fazer uma aterragem de emergência é outra coisa. Há muitas variaveis em jogo, só vão adicionar mais peso, aumentar os preços dos bilhetes e vão morrer todos queimados na mesma.

    • Vasco Ferraz de Oliveira says:

      “Se um avião cair explode”…?
      és o Samuel L Joaquim ou o Michael Bay?

        • Vítor M. says:

          É completamente diferente e em tempos distintos. O que é agora mostrado é mais moderno, com uma componente forte de monitorização dos interiores e dos danos mais próximos da realidade, Como é dito no vídeo, este tipo de experiência nunca tinha sido feita e mostra muitos dados nunca antes vistos e recolhidos.

          • joao says:

            Vitor sei k este teste mais recente mas não foi assim tao recente pois a coisa de alguns meses deu na tv e era este mesmo teste ,mas o documentário não era sobre quem sobrevive mas sim as árias e as forças que no avião mais frágil ,e tbm como se portavam os passageiros que se baixaram e compram as regras e outros k não ,sim muita gente sobrevive no teste pois tinham la os bombeiros e apagaram o fogo que indiciou pouco tempo de pois ,depois tbm tem o factor do piloto neste teste o avião fez uma aterragem praticamente em velocidade … a uma nota ao fim do documentário que isto foi mais um teste a resistência dos matérias ,claro k era bom sair tudo bem de um acidente destes mas infelizmente este teste foi feito nas condições perfeitas para causar só alguns danos ,mas ficamos com uma ideia como se morre numa queda …..

        • Vlad says:

          O que eu vi é um incêndio e não uma explosão. Existe uma diferença entre ambos. As explosões em caso de queda são extremamente raras.

        • Helio says:

          Se em 1984 já era possível controlar remotamente um avião, imagino 17 anos depois…

    • Vítor M. says:

      O que leva um avião a explodir? As questões podem ser fáceis de colocar, mas começam cada vez mais a ser simples de responder. A história, a tecnologia e o conhecimento humano das causas, dos materiais e dos fenómenos atmosféricos têm ajudado substancialmente a perceber o que “aconteceu”. Isso é um factor importantíssimo.

      Muitas pessoas não voam. Não o fazem pelo preço, mas sim pelo medo.

    • Hugo says:

      Um avião pode “cair” e ainda assim fazer uma aterragem de emergência.
      Lá porque os motores gripam não tem que bater a 90º no chão.
      Agora as variáveis são muitas sem dúvida.

    • Dreamliner says:

      “(…) e o avião cair explode (…)”, nunca ouvi afirmação tão idiota. O avião explodirá dependendo da queda, se for como esta, a cair na areia, ou em alto mar pode explodir ou não. Tudo depende. Agora não venhas para aqui dizer se “o avião cair explode”.

  4. Rodrigo Da Silva says:

    O meu lugar de preferencia ‘e atras da asa do lado direito 😀

  5. José says:

    Neste acidente ficou provado que o melhor sitio é mesmo nos motores.

  6. Alberto says:

    Em que posição dos meios de transporte mais seguros se encontram as nossas pernas? Alguém sabe algo sobre isso?

  7. Kekes says:

    O melhor sítio e mesmo fora do avião xD

  8. Gil says:

    O melhor sitio é do lado de fora do avião, e quanto mais longe melhor. 🙂

  9. José Oliveira says:

    Para sobreviver Só faz falta que as pessoas se regulem pelo espaço de tempo que vai do nascer ao pôr do SOL e nunca o ultrapassar, ; Visto que quem ultrapassar essa velocidade chegará lá (fim) mais depressa. ««« proibido o excesso de velocidade»»»

  10. MikEV says:

    Quanto a mim há 4 motivos para querer evitar o avião:
    Poluição;
    Risco;
    Preço;
    Incómodo (de tempos em aeroportos com bagagens atrás).

    Se resolverem os primeiros 3 aceito o 4o para ocasiões especiais.

    • Rodrigo says:

      Desses 4 motivos so vejo um mais ou menos valido.
      1- O aviao polui sem duvida mas se comparares com a quantidade de pessoas que leva polui menos do que os outros meios de transporte.
      2 – Ha mais probabilidade de accidente quando andas de carro do que aviao.
      3- Com as viagens low cost o preco tem vindo a baixar muito. Vai ver os custos que uma pessoa tem a ir a outro pais de autocarro, comboio ou carro proprio.
      4- Perde-se um pouco de tempo nos aeroportos mas nada de especial.

      O unico senao que ha com as viagens de aviao é o limite de peso que uma pessoa pode levar na bagagem.

  11. joaquim vaz says:

    eu estaria do lado, dizendo o melhor lugar seria na caixa negra.

  12. gajo de alfama says:

    O melhor sitio para sobreviver é mesmo em casa, na cama, embrulhado em cobertores, em conchinha.

  13. Alvega says:

    Vale o que vale….para mim despenhar não é propriamente isto, chamar-lhe ia “aterrar de barriga descontroladamente”.
    Não sendo o mais viajado dos mortais mas para mim o melhor meio de transporte é sem duvida o TGV. não sei se o mais seguro, deixo isso para os tipos das matemáticas, mas o rácio Km\passageiros deve igualmente ser elevado.
    Quanto ao acidente provocado de avião foi escolhido um cenário pouco verosímil, somente ao AMARAR ou aterrando sem trem os aviões caiem assim.

  14. Jorge Fernandes says:

    O melhor lugar para estar num avião que cai é…. não estar nesse avião!!!! Brincadeiras à parte, o meio de transporte é sem qualquer sombra de dúvida o aéreo. Diariamente cruzam os nossos céus milhares de voos e nada lhes acontece. O ponto fraco é que quando algo corre mal, o numero de vitimas é elevado. Mas ainda assim não tenho qualquer receio de voar.

    • lmx says:

      e defacto e o mais seguro..

      ninguém se safa, para contar o horror que foi..
      as famílias e as televisões tendem a ampliar os acidentes e até vemos grandes romarias aos locais do acidente, há mediatismo para as famílias das vítimas, e uma morte lixada, porque é demasiado lenta tendo em conta que desde que te apercebes que vais morrer até ambateres no solo e uma eternidade de horror..
      nunca sabes qual a competência do piloto ou se o gajo tem tendências suicidas tipo o al al estava a ficar cego e achou que a humanidade era a culpada..
      nunca sabes de sem doença mas por fanatismo, o sacaninha da cabine não vai avançar mais rapi para o solo, não tens hipotse de impedir uma coisa dessas,
      em caso de necessidade, esquece não há paraquedas, a cena é feita para ser vivida em grande!Os paraquedas também custariam uma pipa de massa e o tempo que demora a dobrar um paraquedas e uma loucura.. queda livre de melhor..
      não sabes quando o teu avião vai se passa r vai começar a reportar falhar na altitude como os da Airbus que ultimamente caem que pacecem tordos..
      epah..
      O ideal..
      andar naquele transporte que tem não tem maior probabilidade de sofrer acidente, mas que muito provavelmente será aquele que de certeza te levará vivo ao destino…

      contem os acidentes de carro e os de avião comparem com a quantidade de veículos, e depoiis am am auqueles que tiveram acidente porque avariam..

  15. Dani says:

    O melhor lugar para estar num acidente de avião depende de como se desenrola o acidente.
    Não há melhores lugares antes do acidente, depois talvez..
    A melhor parte em viajar de avião para mim nem é o levantar voo nem a aterragem é mesmo quando me levanto da cadeira e saio do avião com o meu próprio pé ahah para mim e para muita gente que até batem palmas qd ele toca no chão x)

  16. pepa says:

    eu quando voo penso: espero que não caia… Porque se cai.. tenho as mesmas probabilidades de sobreviver que tem a Académica de Coimbra em ganhar o champeonatt

  17. lmx says:

    não existe uma melhor zona, depende de como o avião cai..
    este estudo, e mais um..

    a parte traseira na situação reportada e quando a frente embate no solo sofre um efeito que acelera de uma uma ao solo..

    se o avião embater ligeiramente com a traseira, aí penso que a traseira seja a melhor parte para sobreviver, a frente vai sufre o efeito que a traseira sofre contra o chão se fosse ao contrário, mas partindo do princípio que o avião de desloca para a frente.. esta permissa nem sempre é verdadeira apesar de ser esquesita, partindo desse princípio, para mim, o melhor há de ser a meio, se o avião não tiver combustível, que sejundo a lei, um avião deve largar o combustível antes de tentar se esmagar todo contra o solo..

    No entanto… eu continuo a viajar no transporte mais seguro do mundo.. o meu carro, e aí de alguém que tenha ideias 😀

  18. Optimista Analista says:

    Isto de viajar de avião é para quem tem dinheiro ou não tem vergonha de estar sempre a dever ou a roubar, normalmente não tenho pena dessa gente, no entanto nos lugares mais seguros deveriam ir crianças.

    • Luis says:

      E isto de comentar na internet, deveria de ser restrito a quem tem alguma coisa de jeito para dizer ,que obviamente não é o seu caso .O facto de não andar de avião ,não invalida que não possa levar com um na cabêça,já penso nisso(presumo que no seu caso ,deva ser difícil ,mas faça um esforço)?

    • lmx says:

      É mais barato de avião 🙂

      Os Ricos é que andam de carro, se for analizar os custos 😉

    • LR says:

      Este é dos comentários mais absurdos e atrasados que jã li! Nem os comentários habituais nas noticias de futebol são tão aberrantes. Eu faço muitas horas de avião por ano, não roubo nem devo nada a ninguém, e também não sou rico. É impressionante como em pleno Séc. XXI os velhos do Restelo continuam activos, apesar de cada vez mais obtusos… Enfim, já não há esperança de melhoras…
      Em relação ao teste, apesar da utilidade ao obter dados importantes para a melhoria da segurança, está um pouco distante da realidade. Actualmente são já poucos os modelos de aviões comerciais com motores traseiros elevados. A maioria tem motores colocados sob as asas, que no caso deste teste poderia fazer com que as asas fossem arrancadas nommomento do embate (os motores fariam o efeito de ancora), o que poderia levar á rotura dos tanques de combustivel (no interior das asas) e consequente incêndio. Com o 727 do estudo, o aparelho usou o fundo das asas e da estrutura para deslizar pela areia. Aliás, se tivesse “aterrado” sem trem de aterragem descido, dúvido que se tivesse partido.

  19. Atavares says:

    Na minha modesta opinião, sem ler os comentários dos outros leitores, nem o artigo, apenas o título do artigo, eu penso que o melhor lugar no avião quando cai é… ter perdido o avião e ficar em terra todo chateado, até saber da noticia.

  20. Pedro says:

    Agora quando viajar de Auckland para Lisboa já vou mais descansado… or not.

  21. jdoe says:

    Uma noticia com 4 anos

  22. Paulo Seichinha says:

    Se o avião cair, o melhor lugar para eu sobreviver é no sofá da minha sala de estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.