Acidentalmente, cientistas convertem CO2 em combustível


Destaques PPLWARE

49 Respostas

  1. milkshaker says:

    Tudo muito giro, mas daqui a umas semanas logo aparece outra noticia a dizer que os resultados afinal não foram os esperados e a mesma tecnologia não tem futuro.
    Só mesmo quando o petróleo acabar é que conseguiremos dar um salto tecnologico digno desse nome, dado os poderes intituidos á volta desse produto ( petróleo)
    Espero sinceramente estar enganado.

    • bola says:

      Tesla… SpaceX 😉

    • Daniel says:

      O mesmo as pessoas diziam do carvão antes da segunda guerra mundial. O petróleo é a fonte de energia primordial por uma simples razão: é a mais eficiente. Eficiência medida no preço de exploração e conversão da fonte de energia por kwatt.
      Até agora só houve duas fontes de energia a terem mais eficiência que o petróleo: petróleo e gás de xisto, por um breve periodo no início da década, por causa da subida dos preços do barril de petróleo. Desde então os preços do petróleo reduziram devido à “ameaça” de uma energia mais eficiente, e o preço tem de continuar a baixar devido aos avanços tecnológicos na exploração destas fontes de energia.
      Sim, as energias derivadas do xisto não são “renováveis” nem “verdes”, mas há-de chegar o dia em que essas vão ser mais eficientes que o petróleo.

    • Berrio says:

      Basicamente os gajos dos hidrocarbonetos não vão gostar de perder lucros. E o Petróleo já era para ter acabado à 1 século, portanto mais uma descoberta para a gaveta

    • P says:

      Já existem processos para converter CO2 em combustíveis há uns anos. A questão é até que ponto é que vale a pena implementá-los

      Porque a verdade é que precisas de fornecer mais energia do que aquela que é libertada pela combustão do combustível que obténs!

      • Bartolomeu says:

        Acho que a ideia é poder usar isto como forma de armazenar energia obtida de fontes renováveis em períodos em que não há consumo suficiente.

      • Marco Pinto says:

        Que não é o caso desta descoberta acidental. Foi gasta energia eléctrica em valores desprezíveis e o resultado foi um combustível com um potencial de rendimento de 63%.
        No caso de investigação dirigida à melhoria desta performance acidental pode trazer resultados que sejam viáveis do ponto de vista do consumo e do comércio deste tipo de produção de energia.

        • Bartolomeu says:

          As leis da termodinâmica não permitem o que estás a pensar. Eles não estão a gastar menos energia eléctrica do que a energia total que se obtém a partir da combustão do etanol.
          Os 63% de eficiência Farádica já dão uma indicação de que à perdas de energia no processo, como seria de esperar.

          • Johnson says:

            Se fosse como o nosso caro amigo Marco Pinto disse seria maravilhoso. Bastava meter um catalisador destes num veículo e utilizava-se o etanol na CI, que era transformado em CO2, e de novo reposto a etanol no veiculo para autonomias gigantescas 😀

            Seria bom. Mas, como o bartolomeu disse, não é possível que tal aconteça.

    • Papa Joe says:

      Milk ..Shakaste com esse texto 🙂

  2. Scala says:

    Infelizmente quem “manda” no Mundo não vai deixar. Vai haver mortes … se é que me entendem.

    • Berrio says:

      Não…as próximas guerras vão dever se à falta de água doce no Mundo.

      • FNP.PT says:

        Ainda bem… água doce engorda. Melhor beber água salgada dessalinizada. E há muita nesses oceanos! 😉

      • TenhoDito says:

        ver filmes e ler artigos de activistas inuteis da nessas ideias. Ha muita agua nos oceanos que da para transformar em agua potavel. so nunca foi feito em grande escala porque ainda nao houve necessidade para tal

        • Pedro S. says:

          Muitas ilhas sem água potável já fazem tal. 😉 Veja cabo verde! 😉

        • Amilcar Alho says:

          Há uns anos também diziam que havia muito petróleo…

        • MLopes says:

          não ler artigos científicos e não ver filmes dá em ideias erradas. não é por uma questão de necessidade que não se desmineraliza, é por uma questão de custo!
          e quando há problemas de dinheiro é bem provável que hajam guerras e o acesso a um recurso escasso e mais barato do que as alternativas (a água doce) significa dinheiro.
          aliás, como disse Paul Valéry, “A guerra é um massacre entre pessoas que não se conhecem para proveito de pessoas que se conhecem mas não se massacram.” e esse proveito é, invariavelmente, dinheiro, acrescento eu

      • Pérolas says:

        Berrio, Isso vai ser depois, porque antes disso as economias em todo o lado vão colapsar, pois, assentam em paradigmas e valores errados… Se entretanto as mentalidades mudarem, mas, quem tem fé no ser humano??? Só no limiar da sua destruição é que as mentalidades, podem, eventualmente mudar. Veremos…

  3. Bartolomeu says:

    “o processo de combustão usou uma quantidade muito modesta de energia eléctrica”
    Esta descrição não faz sentido, e há outras frases muito confusas

  4. Henrique says:

    De certa maneira, é como se a reação de combustão do Etanol ( CH3CH2OH + 3O2 – – 3 H2O + 2 CO2 + calor) fosse reversível.

  5. Manuel says:

    Não irá substituir o petróleo. Existe tecnologia para substituir o petróleo desde a década de 70 do século passado. Evolução nesse sentido? Nenhuma

    • bola says:

      Hidrogénio, solar, álcool, etc….

    • David says:

      Desde do tempo do antigo egipto, mas shhhh não digas nada, ainda o povo acorda e começa a revolução dos escravos e lá se vai os luxos da elite, deixa andar em slow burn que a escravatura tem que durar mais uns quantos seculos ou até a elite fugir para marte.

  6. Dc says:

    “Acidentalmente”

  7. Jonas Tadeu says:

    Já agora uma pequena correcção: ” a uma corrente eléctrica de apenas 1,2 volts” deve-se ler ” a uma tensão eléctrica de apenas 1,2 volts”. Volt é a medida de tensão eléctrica, e Ampére é a medida de corrente eléctrica.

  8. David says:

    Vão-nos vender a nossa propria poluição, vamos pagar quantas vezes por queimar o mesmo pedaço de energia? ideias que acidentalmente parecem muito capitalistas logo será um processo completamente sem travão até provocar uma nova era do gelo, os ricos agora vão-nos congelar!

  9. Luis Diogo says:

    uiiiiiiiiiii isto não vai longe…..esperem mais uns dias e tudo vai ser negado, afinal a coisa não era tão magnifica como parecia, outros valores se vão levantar

  10. Rui Peres says:

    É pena que as grandes Empresas do petróleo vão fazer com que isso desapareça.

  11. JonnyKid says:

    Esqueçam isso tudo. A industria automóvel vai acabar os motores de combustão interna, mais cedo ou mais tarde. Alias, segundo um artigo aqui publicado, a Alemanha está elaborar uma lei que prevê o fim dos motores de combustão interna até ao ano 2030 e que será alargada a sua industria automóvel a toda a União Europeia
    https://pplware.sapo.pt/informacao/alemanha-eliminar-combustao-interna-2030/

    • Bartolomeu says:

      Isto pode servir para outras coisas para além de combustível para carros. Pode ser uma maneira mais eficiente e/ou económica de armazenar energia de fontes renováveis, em vez de baterias.

  12. R.C. says:

    Para todos so existe uma energia realmente amiga do ambiente que e a energia solar que nao acaba ja.

  13. Alvega says:

    “Sem saber bem como,”, entao a ciência nao é uma coisa exacta ?
    Para mim é só mais um passo rumo ao futuro, outrios virao, a panaceia era descobrirem o MOTO-CONTINU-O, que é assim uma espécie de pedra filosofal para a malta das energias.
    Dito de outro modo,descobrirem algo que gerasse tao ou mais energia do que aquela que consome para efectuar trabalho, de modo ininterrupto e infindável.
    Isso sim seria algo de novo, mas este é apenas um passo, talvez importante, mas falta muito caminho pela frente.
    Eu pessoalmente, aposto no hidrogénio, acho que é o caminho, com o solar ou algo do género a complementar.
    Nos entretantos, virá a politica, o dinheiro, a ganancia, e mais uma serie de obstáculos.
    Eu acredito que algo vai aparecer, quando ? nao sei mas gostava de ainda por cá andar e desfrutar do mesmo.

  14. sideshow says:

    …ou mortos nos próximos meses! 😉

  15. sideshow says:

    …ou mortos nos próximos meses! 😉

  16. hugo says:

    Uma correção importante: CO2 não é poluição. Faz parte do sistema, como o oxigénio. Sem CO2 não havia vida na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.