Quantcast
PplWare Mobile

Musk acredita que os humanos serão capazes de enviar a sua personalidade para o Optimus

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tadeu says:

    vendedor de banha da cobra! Não são apenas as memórias que nos fazem únicos, nem a nossa personalidade é apenas resultado de alguma coisa no cérebro que possa ser “descarregada”. A forma como o cérebro funciona está também intimamente relacionada com outros orgãos e mecanismos de regulação hormonal que variam de pessoa para pessoa, a que somam toda as questões de como o cérebro lida com os nossos sentidos.
    Para além de que não é por um robot ter determinadas memórias ou traços de personalidade nossos que deixaríamos de sofrer e morrer; a nossa consciência não seria transferida, ao contrário das falácias repetidas por muita ficção científica.

    • sórrir says:

      Repete lá, apenas percebi o “vendedor de banha da cobra”. Está tudo dito! Só acreditas nos teus disparates.

      • Tadeu says:

        Terás que ler alguns livros sobre biologia e neurociências então! Ou podes ler os livros do António Damásio. Achar que a nossa personalidade advém apenas do que se passa no cérebro é ignorar o que é o corpo humano e como o sistema hormonal afecta muitas facetas do nosso comportamento e consequentemente personalidade. É o continuar da visão miópica de que se pode separar tudo, que o cérebro é um órgão isolado do resto, ou que os estímulos que recebemos nos nossos sentidos seriam iguais independentemente da pessoa. Somos mais do que a soma das partes.

    • Miguel Real says:

      O Tadeu que já ouvi falar era o São Judas Tadeu, afrente, não me chame eu Miguel, (que nome pesado). Não percebi a relação entre o Seu comentário/opnião e o artigo. Muita da ficção cientifica do psaado já foi e é uma realidade exemplos? Jlues Verne – submarino moderno, Gusmão – Passarola, Irmãos Wrigth – avião, sem energia atomica muitoas formas e curas modernas não existiriam, chega ou dou mais alguns??? não é a tecnologia que substitui a Humanidade nem o Homen/Mulher mas ao contrário Nós é que nos deixamos substituir pela tecnologia o que pode sem bom ou não mas determinado por nós.

      • Tadeu says:

        Lê o Musk diz e perceberás que ele está a vender a ideia de que uma pessoa poderá deixar de estar no corpo e ser transferida para um robot… Ora isso é uma impossibilidade, máximo que consegues é duplicar, e não transferir.
        E quanto à ficção científica, talvez devesses ler/ver ficção mais bem pensada, ou até filosofia, que já se debruçou sobre este género de questão.

        • Rui says:

          Algo me diz que não leste a noticia original, pois ele diz que será possivel preservar memoria e experiencias, mas deixaremos de ser os mesmos…
          e será decadas até isso acontecer se acontecer…

          • Tadeu says:

            As tuas próprias palavras acabam por confirmar o que disse, ao caíres na ideia de que há sequer um “nós” a ser preservado (“deixaremos de ser os mesmos”), o “nós/eu” só existe no nosso corpo.
            E não há qualquer interesse em falar em preservar memórias e personalidade se tal não é baseado numa ideia falaciosa de continuidade. Qual é que seria o teu interesse em teres um android que é uma cópia de ti, se não fosse baseado na doidice de achar que isso seria uma forma de continuares a existir?

        • Nuno V says:

          Xi rapaz, esquece lá isso! Os Musk fanboys estão para lá da razão, o que Musk diz é automaticamente verdadeiro e este nunca se engana ou engana outras pessoas.

          • Miguel Real says:

            “Science is not only compatible with spirituality; it is a profound source of spirituality.” – Carl Sagan
            Ora muto bem escrito Nuno V. Mas é valido não só pro Musk e fans boys and girls para todos devemos pensar pela nossa cabeça e conversar dialogar estudar aprender mas não apenas na esola seja ela qual for! e o que o Tadeu escreve merece atenção.
            Coitado do Icaro que nos pudesse visitar e ver como se voa.

          • Nuno V says:

            Em vez de colocares uma citação fora de contexto, lê o o livro um mundo infestado de demónios que é de onde foi retirada esta frase. Sagan não está a usar a palavra espiritualismo referente a espíritos, nem sequer referente ao sobrenatural. É sim referente ao que fazemos no nosso tempo, ao significado que damos á nossa vida.

        • Miguel Real says:

          Nem na ficção cientifica me lembro de ‘duplicar’ apenas de transferir, talvez o ‘estado quantico’ dos seres vivos possam ser duplicados outra forma de clonagem que tem limitações nas vezes que podes clonar a mesma ‘celula’.
          Repara que imensas ‘coisas’ no mundo actual eram ficção cientifica apenas á 1 ou 2 seculos atras nem preciso de dar exemplos pois não?
          Lè a Utopia de Tomas Moore talvez gostes. sabes que ele há os Socráticos e os Socretinos??? (não estou a dizer que é algum deles respeito).

  2. Joao Ptt says:

    É uma estupidez pegada.
    A alma/ espírito não pode ser descarregada para dentro de um objecto assim como estes ignorantes tentam fazer crer.
    Se disserem que podem programar o robot para exprimir-se de determinadas maneiras que até se podem parecer com a pessoa, é uma coisa, agora descarregar a personalidade da pessoa, é claramente burrice, é não perceber nada de nada de como funciona o todo.

    • iDroid says:

      Primeiro temos que provar que a alma/espírito existem. Podes partilhar links de estudos e meta-análises conceituadas que demonstrem a sua existência?

      • Tadeu says:

        neste contexto torna-se um pouco irrelevante a discussão sobre a existência ou não de “alma”.
        O facto é que no máximo isto apenas permitiria uma duplicação de algumas características nossas e não uma transferência da nossa consciência. Não é por um robot ou mesmo um corpo duplicado, ter essas características que nós deixaríamos de existir no nosso corpo e deixar de passar por tudo o que qualquer outra pessoa comum passa, inclusive a morte. Para todos os efeitos uma duplicação criaria uma nova pessoa, com muitas semelhanças mas um ente independente de nós.

        • Miguel Real says:

          O Tadeu quando dizes: “apenas santo deus ! a ignorancia” não percebi estaras a admitir a Tua propria mignorancia pois quem chama ignorante a alguem é o verdadeuro Ignorante pois em vez de dizeres o porque manda perdigotos para o ar? sou ignorante em muita coisa mas não chamo de uma foma vazia ignorante a ninguem pois ignoro o que essa pessoa sabe!

          • Tadeu says:

            pensa lá um pouco… lê bem o que eu já escrevi e verás onde és ignorante (aliás já admites que nem na ficção cientifica te lembras de ‘duplicar’, o que já dá uma pista…)

      • Samuel MGor says:

        Não se pode medir ou estudar almas/espíritos!! Mas posso dizer que sim existe. No outro dia quase levei com uma estátua de loiça em cima e nem lhe toquei, se isto não é prova então o que será?

      • Luis Henrique Santos Silva says:

        Provas existem muitas, o problema é que não se prova da mesma maneira que é provado as coisas no plano físico, é difícil haver equipamentos que o possam detectar, já que o espírito propriamente dito é um tipo de matéria muito diferente do que possamos imaginar, por isso dizermos que o espirito é energia, já o que liga o espirito ao nosso corpo ao que chamamos de períspirito já é semimaterial, em certas condições pode-se tornar visível e palpável graças ao ectoplasma..
        Comunicações deles há às centenas, o problema está em as pessoas acreditarem e estudarem cada caso.
        Depois existe outros factores, que se cada um pensar com lógica e razão acabamos à conclusão que somos mesmo espírito e não corpo, apenas habitamos um.

        se uma pessoa pesquisar bem até encontra artigos a falar das pesquisas que Williams Crooks fez sobre este assunto, ele queria desmascarar as sessões espiritas, pois ele pensava ser tudo fraude, ele fez as pesquisas em casa dele com a médium de efeitos físicos e materialização, e acabou constatando que realmente existe espirito, e até pode tocar e medir, até criou um equipamento para essas sessões.
        Isto já para não falar de outros cientistas da época que investigaram esses fenômenos.
        E ainda hoje se continua estudando e verificando.
        Uma coisa te posso dizer, que quem realmente tem mediunidade mais ostensiva, passa por situações complicadas e essas pessoas constatam de maneira menos feliz muitas das vezes que realmente existe espiritos, agora quem tem essa faculdade pouco ostensiva ou nula. pouco se vai aperceber e achar que os outros é que são malucos.

        Embora acho que os tempos vão mudar e muita gente vai acabar por ter de se aperceber disso nem que seja através dos filhos.

        • Nuno V says:

          Lamento, mas estas duas afirmações “que não se prova da mesma maneira que é provado as coisas no plano físico”, “é um tipo de matéria” e “é energia”, porque tanto energia como matéria são propriedades físicas. E não existe uma única prova que suporte a hipótese de existir uma alma / espírito, bem como existe muitos factos que contradizem esta. E o ectoplasma não existe.

          William Crookes nunca quis desmascarar nada, Crookes interessou-se sobre o oculto após a morte do seu irmão, quatro anos antes de ele ter investigado quem quer que seja. Bem com algumas das pessoas que ele investigou, e disse que eram genuínas, vieram a ser mostradas mais tarde que eram uma fraude. Os cientistas, no seu trabalho têm que ser honestos, principalmente nas ciências não sociais, porque se forem desmascarados sofrem a pena do seu nome ficar manchado para sempre. E isto muitas das vezes faz com que estes também sejam um pouco crédulos e acreditem na palavra das pessoas. Também não ajudou quando Crookes, na altura, não era um cético no que toca ao oculto. O mesmo se passou com os cientistas que estudaram Uri Geller, que o último conseguiu enganar os primeiros. Mais tarde foi demonstrado que era uma fraude.

          • Luis Henrique Santos Silva says:

            Desculpa amigo, mas ainda não temos equipamentos que possam detectar outros estados de matéria noutros estados que ainda não conhecemos, basta virarmos para a física quântica que até falam alguma coisa disso.
            quando disse é energia o espirito, porque segundo os mesmos, os “espiritos” dizem que ainda não somos capazes de compreender certas coisas, e energia pode até ser uma formas mais simples de dizer. da mesma forma que uma criança não entende coisas que um adulto possa falar, a mesma coisa que nós ainda estamos longe de compreender a verdadeira natureza do espirito e de Deus, muito longe.
            E sim, as coisas não se provam da mesma maneira como nos laboratórios, se não já se tinha provado há muito tempo.
            Ectoplasma existe mesmo, o problema é conseguir apanhar, pois é algo que só é formado por certos mediuns e em certas circunstâncias pois é fotossensível, por isso se pode compreender a complexidade disso.
            Além disso consegues provar que não existe espirito? Adoro quando tentam sempre atirar os outros contra a parede com a coisa de “conseguem provar?”. Só digo isto e só mais esta vez, pelo que eu vivi e experienciei e outras pessoas ainda mais intensas do que eu, podemos dizer que existe sim! De tal forma que eles nos rodeiam e nos acompanham, e nós somos espirito que sobrevivemos à morte do corpo físico.

            Podem se rebolar no chão fazerem birra e tal, mas lá porque não acreditam não significa que não exista, quando deixarem esse pedaço de carne verão o como tão real é.

          • Nuno V says:

            Se não tens equipamentos que possam detetar, não podes afirmar com certeza que é verdadeiro o que dizes e principalmente quando dizes que existem muitas provas. E como não tens como detetar também não podes dizer que é outro estado da matéria. Estás a tirar informações do traseiro.

            A mecânica quântica fala precisamente zero sobre a matéria. O “Deepak Chopra” e restantes charlatães new agers, não são físicos, e percebem tanto de mecânica quântica como eu percebo de tricô, que é exatamente zero.

            Meu caro, estamos a falar em como detetar fenómenos, portanto estamos no campo da ciência. Na ciência, energia é um termo bem definido sem ambiguidade. Usa outro termo.

            “ nós ainda estamos longe de compreender a verdadeira natureza do espirito e de Deus”
            Não se pode compreender o que evidentemente não existe.

            “Ectoplasma existe mesmo, o problema é conseguir apanhar, pois é algo que só é formado por certos mediuns e em certas circunstâncias pois é fotossensível, por isso se pode compreender a complexidade disso.”
            Conseguimos detetar partículas tão pequenas como quarks, mas “matéria” visível dos espíritos não… Lamento mas isso não passa de uma desculpa ad hoc.

            “Além disso consegues provar que não existe espirito?”
            Não preciso, tu é que estas a fazer a afirmação no positivo. Como Hitchens disse “O que é afirmado sem provas pode ser rejeitado sem provas.”. A neuro-ciência e a psicologia têm demonstrado que a consciência é uma propriedade emergente do cérebro e tudo aquilo que atribuímos à alma é explicado pelo funcionamento deste. Vocês precisam de primeiro desenvolver uma hipótese cientifica que explique um fenómeno na natureza fazendo uso de almas e espíritos e depois precisam de provas. Até lá, sinto-me confortável em afirmar que estes não existem, com o mesmo nível de confiança que sei que não existem duendes.

            “quando deixarem esse pedaço de carne verão o como tão real é.”
            Quando morrer passarei de adubo, o fim.

    • Miguel Real says:

      Para vendedor da banha da cobra num ta mal quase 1 milhao de teslas nos EUA, baterias para casa aldeias vilas e cidades, telhas solares, foguetes que aterram de pé… grande banha da cobra e em breve trilionário náo sou fã do Musk mas a realidade fala por ela propria naõ se trata de verdade ou falsidade (eficiencia:motores electricos.70/80% a combustão 30/40com generosidade).
      Tal como as religiões partem de dogmas, alguns ‘cientistas’ sem dar por tal faz o mesmo, (isso é uma negação dos principios cientificos, ex.: a teoriaé teoria sobre o big bang não pode ser demonstrada e foi ‘inventada’ por um padre ou a Younger Dryas Forged Human Prehistory – e esta hem), ora aqui nem se põe em cena a Alma/Espirito e como somos ‘HOMO Sapiens’ achamos que as plantas e os animais não tem Alma/Espirito !! porque? nem faz sentido !!!, (nisso concordo com os Budistas), pensamos que somos muito evoluidos porque temos Andrades e Aiphones mas em unbiguismo e Homo-centrismo somos especialistas. Agora vamos ao ‘Alan Turing’, matematico que impulsionou muita da matematica ‘computacional’ existente, quase todos os sistemas ‘informaticos’ que existem hoje são baseados nos principios de Turing e se estudar-mos o que ele demonstra percebemos que no futuro, (o presente actual já foi o futuro do passado), com outras formas ‘computacionais’ das quais a Inteligencia Artificial e a computação quantica que ainda estão a começar poderam fazer com que seja possivel ‘digitalizar’ um ser vivo para dentro de uma maquina ou transferir um ser vivo ainda vivo mas ‘velho’ para outro da mesma especie que tenha morrido em determinadas condições , (ambas as ideas começaram como ficção cientifica como o submarino do Jules Verne ou Friday do Robert A. Heinlein e outras do Philip K. Dick.. ), alem disso se se confirmar que a Informação ‘é como a energia’, (leis de newton e termodinamica), o fisico Stephen Hawking diz algo do genero sobre a Informação ser ‘tudo e todo’, assim num futuro imaginavel, (será só um atributo humano? parece que não), poderá ser possivel digitalizar um ser vivo tal como o teletransportar “voar era ficção faz menos de 2 seculos agora existem varias formas de voar”.
      Mas o artigo não trata de nada disso. Trata de ‘evoluir’ a tecnologia de robos já existemtes para uma nova geração e não foi o Musk que começou ,só por tomar forma humana se fala desta forma mas se fossem os parecidos com cães e mulas já utilizados no exercito americano não se falaria desta forma !? ainda por cima é antropromorfico mas quase que apenas isso, (os robots das linhas de montagem não existem nem contam??? ou os dos japoneses?? não são do Musk num é- pois é).
      Tal como os Portuguses que emigraram para a Alemanha despois da 2º grande guerra e ajudaram a recontruir o pais porque o alemaes não tinham gentes uficiente ou não queriam fazer determinados trabalhos, (como muitos emigrantes extra-Europa que cá fazem o que os Europeus não querem fazer), os Robots ocuparam esse espaço e depois muito mais, (afinal falta gente no planeta para fazer muitas coisas), deixando parte da humanidade disponivel para outras actividades, (ir para Marte, exploração do sistema solar, evolução teosofica da humanidade, filosofia, imaginaçao… tudo os que os robots não fazem mais uma ‘mudança), claro que vão existir sempre distopias/utopias alem das discrepancias e decrepancia entre ricos e pobres, evolucionista e conservistas enfim a dualidade ‘noral’ da treta pois a realidade não é dual. Assim deixem-se de coisas e ao contrário de mim centrem-se no artigo.
      P.S.: será que ninguem reparou que todas as tecnologias em que o Musk se mete vão dar a Marte???? motores atmosfericos em Marte não funcionam logo motores electricos, paineis solares para Marte, Industria 4.0 na vertical para Marte, Boring tuneis em Marte, Baterias para Marte, robots para Marte… tudo testado na Terra e talvez na Lua para depois funciuonar em Marte e no Sistema Solar pois Marte é o melhor trampolim para todo o Sistema : poço gravitico pequeno, pouca atmosfera entre os planetas interiores e exteriores, perto da cintura de asteroides … ninguem reparou ou ninguem fala sobre isso ??? mas devem perceber que o Plano do Musk é realmente bem gisado e está anos a avnte da maioria das cabecinhas terrestres.

    • Luis Henrique Santos Silva says:

      Acho que nem vale a pena batermos nessa tecla com as pessoas, pois mal falamos da palavra espirito, alma ou Deus fico logo às avessas, e querem logo provas de que existe como se pudesse ser comprovado em laboratórios xpto e tal.
      Embora provas não faltam, existem é “cegos” como Jesus disse, e que quem tenham olhos de ver que veja, e ouvidos de ouvir que ouça.
      Acredito que os tempos que ai vêm vão fazer abanar as pessoas, principalmente na área da medicina.
      As pessoas tem de parar que nem tudo se consegue provar ao gosto de todos, e mesmo alguns vendo não crêem, é complicado, mesmo na Cova da Iria, viram um fenômeno acontecer e mesmo assim foi o que foi.
      Crianças nascem a saber coisas que ninguém as ensinou, lembram-se coisas de outras existências.
      Geralmente só acreditam quando bate à porta e levam uma bofetada valente de uma mão invisível…..

      Mas para finalizar, se fossemos fazer uma sondagem e já se fez, a maioria das pessoas acredita em Deus e no espirito, se calhar para muitos existe é o problema do orgulho que dificulta as pessoas verem as coisas.

      • Miguel Real says:

        Até estava a achar interessante pois percebo o que a ‘Fé’, (um dogma como a existente cientifica do big bang que ainda não podemos demostrar é apenas uma hipotese teorica e investigação a ciencia é assim), mas a da Cova da Iria matou-me pode ter sido um fenome ‘climatico’.
        Acredito no Transcendente e na Teosofia, (enquanto ciencia e ferramenta), mas ‘abomino’ a Teologia. Alem que dizes que as crianças nascem a saber algo que ninguem lhes ensinou ! quem ensina as aves a voar e os peixes a nadar?.
        Como posso acreditar num Deus que dá tantas guerras e morte se Deus é Amor, Perdão Compaixão mas Judeus Cristãos e Mulçumanos que ‘rezam’ ao mesmo Deus andam faz seculos em Guerra, mortes e miséria.
        Mas apesar de parecer contraditoŕio acredito no Espirito, (e não Alma), e que não é exclusivo do Homo Sapiens, lembro-me de um estudo cientifico que demonstra que a nossa maquina biologia está feita de origem para acreditar no Transcendente, (teria que procurar muito mas existe). Sondagens ??? tipo as das eleições que só servem para manipular não obrigado, até porque o donos disto tudo querem manter o pessoal na ignorancia o mais possivel e só determinadas ‘classes’ devem ter acesso ao Saber, (que ditaturial e ridiculo), foi assim no passdo mas continua a ser assim e continuará enquanto não evoluirmos o suficente em todos os aspectos. Quem disse que o Homem se ‘mede’ pela forma como trata os animais… apesar dos animais não tratarem o Homem da mesma forma nem de longe? Somos muito mais primitivos do que pensamos e quanto a Jesus, (profeta reconhecido pela 3 religióes de Abraão), não vejo quase ninguem ou ninguem mesmo a dar a outra face e outras ‘coisas’ em que admiro imenso a Mensagem Filosofica de Jesus, (Cristo é um titulo era Jesus da Nararé apesar de ter nascido em Belem), que já foi deturpada e manipulada tantas vezes basta vez pelo Evangelhos aceites e pelos realmente existentes como o de Maria. E quem é que faz seculos obdece aos 10 Mandamentos ???? a ‘solução passa pela Teosofia e não pela mTeologia inclusive não tecnologia futura que se fala apesar de não me agradar pois parece querem corromper a biologia que nos faz duara os anos que a natureza nos dá em vez de ricos e poderosos se perpetuarem neste mundo. ja viram o home bicentenario dá que pensar.

  3. LA says:

    É para ganhar mais uns trocos dos investidores e dos contribuintes.

  4. Tabonitota says:

    Estamos a entrar num campo que não me agrada nada …. Mesmo nada …. Daqui a dias estão a dizer que ficamos em casa alagados , e que o nosso robot vai trabalhar por nós ? Vai ser bonito vai …

  5. Carlos Sárria says:

    Ele quer é fazer androides para substituírem o ser humano com mão de obra baratinha assalariado. Carrega com impostos no robozinho!

  6. LarilasOS says:

    Eu já usufruo da Optimus….ah não é…agora mudou…agora é NOS…mas é 93 que eu sei…

  7. AlexX says:

    Quando falam disto como sendo uma possibilidade no futuro, é porque já foi feito e existe. É um pouco como os clones. Já devem ter como transferir memórias desde há muito tempo, tal como criar um clone humano adulto que já sai falando vários idiomas. O que não acredito que alguma vez consigam e tal como já comentaram acima, é dar ao robô o que faz de nós sermos diferentes e muito mais avançados, a alma, ou emoções. E o poder de criar algo que “abane” essas emoções. Por ex, um robô até pode compor uma música ou escrever um poema mas não deixará ninguém arrepiado com isso, pode amar mas nunca sentirá o que é o amor, pode rir mas nunca sentirá alegria, poder ler e memorizar tudo que foi escrito pelo Homem e vencê-lo em todos os jogos com a sua lógica, mas nunca conseguirá surpreender.

  8. Miguel Real says:

    Talvez se possa melhorar as prespectivas se lerem algo sobre o Budismo, (não dogmatico por existem os 2).

  9. Apenas eu says:

    Espero bem que nunca se ponha em prática este plano de transferência da personalidade para um pedaço de lixo, já multiplicando a esperar 9 meses, os idiotas aparecem que nem pipocas agora imaginem isso acontecer instantaneamente!!!
    Será o fim do mundo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.