Top 5 melhores smartphones de 2019
Durante o ano de 2019, muitos foram os smartphones testados aqui no Pplware. É certo que o ano ainda não terminou, mas as novidades do ano são mais do que conhecidas.
Como tal, com base nos modelos testados durante todo o ano, estes foram os 5 que se destacaram em diferentes categorias.
É importante referir que, tal como a nossa classificação nas análises, também as nossas escolhas têm sempre em conta a gama onde o smartphone se insere. Assim, não se tratam de "melhores absolutos" mas sim dos que melhor se qualificam em qualidade/preço.
A melhor Construção e Design
Apesar de muitos smartphones se terem destacado com câmaras pop-up, com capas traseiras com cores distintas, com recortes no ecrã e ecrãs com margens absolutamente diminutas, o destaque vai para um smartphone "simples".
O Xiaomi Mi 9 SE recebe a nossa melhor avaliação, no requisito Construção e Design. Este smartphone disponível por menos de 300 €, na altura do seu lançamento, conseguiu apresentar acabamentos de topo.
O Mi 9 SE é um smartphone com uma construção exímia.
O ecrã e a traseira são em vidro com acabamento curvo e as laterais em metal, boleado. Estas características conferem-lhe uma excelente ergonomia, já para não falar que acaba por ser um smartphone pequeno, apesar do seu ecrã de quase 6 polegadas.
O melhor Ecrã
O Samsung Galaxy Note10+ recebeu nota máxima no parâmetro do ecrã. A Samsung foi sem dúvida uma das marcas que mais surpreendeu com os seus ecrãs. Em primeiro lugar tivemos o Galaxy S10, com as suas câmaras embutidas no ecrã de forma intrusiva. Depois veio o Note10, este já mais harmonioso.
[...] este Dynamic AMOLED é absolutamente fantástico.
Desta vez a Samsung conseguiu ir ainda mais além com a proporção de ecrã face à estrutura do equipamento, oferecendo assim uma área ocupada pelo ecrã superior a 90%. Este ecrã é de 6,8″ e a câmara perfurada é menos intrusiva que nos modelos Galaxy S.
Além disso, o smartphone tem uma adaptação perfeita às variações de luminosidade. Apresenta ainda uma excelente reprodução de cores e um contraste incrível. Não há nada de negativo a apontar.
O melhor Desempenho
Neste tópico, sinceramente, a escolha foi difícil. Qualquer smartphone de topo ao logo dos vários lançamentos durante 2019 apresentou um desempenho de excelência.
O Apple iPhone 11 Pro Max, por exemplo, com o seu processador A13 Bionic e sistema operativo desenhado à sua medida, seria um excelente candidato. No entanto, os seus mais de 1500 euros, não poderiam oferecer outra coisa.
A relação entre qualidade e preço pesa bastante nas nossas avaliações. Como tal, seria injusto não atribuir este título ao smartphone que mais nos surpreendeu verdadeiramente.
Assim, o título de smartphone com melhor desempenho vai para o OnePlus 7T Pro. Na verdade, também poderia estar como vencedor de melhor ecrã do ano. Contudo, onde se destacou verdadeiramente foi mesmo no desempenho.
O OnePlus 7T Pro vem equipado com um processador de topo, o Snapdragon 855+, um octa-core, composto por 1×2.96 GHz Kryo 485 + 3×2.42 GHz Kryo 485 + 4×1.78 GHz Kryo 485. Adicionalmente, integra a GPU Adreno 640 (700 MHz). O modelo que tivemos em testes, por exemplo, trazia 8 GB de RAM, sendo a gestão de tarefas é feita de forma exemplar. Não há bloqueios, não há atrasos, a navegação é muito fluida e em jogos o desempenho é de excelência. É claro que a OxygenOS 10 e o Android 10, dão uma ajuda importante.
Se é desempenho de excelência que procura, é com segurança que sugiro o OnePlus 7T Pro.
Nos testes de Benchmark também não resta margem para dúvidas com, por exemplo, 488629 pontos no Antutu. Aliás, a Antutu coloca apenas o ROG Phone 2 à frente do OnePlus 7T Pro, que infelizmente não tivemos oportunidade de testar.
A melhor Câmara
Apesar de ter sido lançado o Huawei Mate 30 Pro, o Xiaomi Mi CC9 e até o Apple iPhone 11 Pro, o ano ficou marcado pelo lançamento do Huawei P30 Pro que revolucionou de facto o segmento da fotografia nos smartphones. Como tal, é ele que recebe o nosso título de smartphone com melhor câmara de 2019.
O grande destaque deste smartphone vai sem dúvida para a sua câmara de 40 MP, uma grande angular de 27 mm, abertura f/1.6 e OIS (estabilização ótica de imagem). Mas existem ainda outras três câmaras neste módulo. Uma ultra grande angular de 20 MP, outra de 8 MP, capaz de fazer zoom digital até 50 vezes e zoom ótico até 10 vezes. Por fim uma ToF, que faz basicamente um mapeamento de profundidade e pode criar a imagem com efeito desfocado mais perfeito.
O ruído fotográfico que tantas vezes é apontado nestes testes não é de todo um problema no P30 Pro.
Outra particularidade desta câmara de 40 MP prende-se com o seu sensor RYYB, que vem revolucionar os sensores das câmaras fotográficas, até então RGGB. É um sensor com maior sensibilidade à luz, ideal para imagens captadas à noite ou em ambientes mais escuros.
A melhor Autonomia
As baterias dos smartphones sofreram uma grande revolução neste último ano. Além dos carregamentos sem fios, carregamentos ultra rápidos, temos aquilo que realmente interessa: autonomia.
Quanto tempo um smartphone pode ser utilizado com uma utilização intensiva, sem preocupações com a bateria.
Foi assim conseguida uma excelente marca na autonomia, para um dispositivo de entrada de gama com desempenho bom. “Well done, Xiaomi!”.
O Xiaomi Redmi 7, um smartphone de entrada de gama, foi capaz de oferecer 15 horas e meia de utilização intensiva.
A Xiaomi, aliás, tem sido uma das marcas que mais inovação tem conseguido oferecer com nas baterias dos seus smartphones. Recentemente, mostrou ao mundo a sua tecnologia Super Charge Turbo. Esta é capaz de carregar uma bateria de 4000 mAh em apenas 17 minutos, a 100W.
E para si, quais foram os grandes smartphones do ano?
Este artigo tem mais de um ano
Falta mencionar que estes ecrãs Amoled podem ter uma excelente imagem só que tem um custo duram pouco devido a queimarem o Display para quem muda de Smartphone de 2 em 2 anos não é problema mas para que não o faz vai ter de mudar o display e paga por isso neste casos vale mais um LCD
Loja Xiaomi Porto, com mi 9T pro em demonstração com um exemplo claro disso mesmo! Amoled queimado! Desculpa da Loja: “Tem de compreender o tempo que o smartphone está ligado por dia”. Smartphone anunciado em Agosto, chegou a Portugal no final do próprio mês ou início de Setembro, e não aguenta dois meses em funcionamento no período diário de 8 horas…
Se o brilho tiver no máximo e sempre na mesma imagem entao aí até em ecrãs IPS acontece.
@Nuno, não sei se acontece no lcd, mas o desgaste no Amoled é maior e custo de substituição é dobro ou triplo! Compara a troca de display num Xiaomi A3 e num Redmi Note 8…
MTBF, confere?
Trocaram o display?
@Pedro
O terminal que referi estava em demonstração / exposição! Não só confere na publicidade a Loja e a marca como melindrar o potencial comprador!
Tenho aqui por casa um s6 com muitos anos e já passou pelas minhas mãos pela minha esposa e agora é da minha filha. Zero problemas no ecrã amoled.
Único problema agora é mesmo a bateria que já não aguenta muito. Nada que um powerbank não resolva.
Quando se fala em queimar o display quero dizer que o display fica marcado com sombras dos icones, do relogio etc.
apresenta o mesmo problema que as Tvs plasma tinham.
O display LCD IPS também acontece isso?
Exacto, não tem qualquer sombra.
Para mim isso é conversa. Sempre tive ecrãs amoled na última década e nunca tive qualquer burn in ou sombras.
E mantenho os meus equipamentos por muito tempo.
Mesmo que tivesse algum burn in, so compraria as amoled pois não suporto a falta de contraste dos lcd em especial dos pretos e do backligth blead.
Não é conversa com mencionei ja vi.
E o técnico confirmou
Boas, Eu tenho um plasma com 12 anos o Panasonic 37PX80 e zero problemas de burn-in, agora é assim TV plasma para mim só existiam duas Pioneer e a Panasonic o resto era tentativa. Se calhar é crês amoled e a mm coisa.
Há mais de 4 anos que tenho sempre telemóveis com AMOLED e ZERO problemas… não sei onde foste buscar esses dados mas acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água!
Pois já vi Samsung S 9 e Huawei Mate 20 Pro e até o vendedor da Huawei com que falei me confirmou,
Eu que até gostava do Mate 20 Pro desisti de o comprar por causa disso, Samsung era tudo Amoled, Xiaomi igual acabei por comprar um com LCD.
…..tinha dado jeito antes da Black Friday…..
Vê se podes trocar eu comprei o Honor 20 view tem o mesmo processador , memoria e disco do Mate 20 Pro o Display e LCD e estou satisfeito.
“Melhor construção e design”
Xiaomi Mi 9 SE
wtf?
Sem gorilla glass 6, ip68 , com notch, tem a melhor construção e design?
Também estou chocado com isso.
Gorillaz glass é apenas ecrã (não tem nada a ver com design), ip68 (mais conhecido como á prova de água e poeira) só tem a ver com construção.
Antes tudo tinha notch e ninguém reclamava, tás tão importado com o notch, já agora falta seres Apple F*ckin Fanboy
Eu cá acho que vou apostar no Asus Zenfone 6. Em especial pela câmara que é espetacular.
Alguém tem e está satisfeito?
Tenho um colega de trabalho que não fala noutra coisa… Completamente satisfeito com a camera do Asus ZenFone 6! As fotos que tem são prova disso, agora um frente com iPhone, Samsung ou Huawei não sei…
Entao o Iphone 11 pro max não é melhor em nada?
no preço 🙂
No Dxomark até a xiaomi está a frente do 11 pro max
Acho que na capacidade de encantar (no bom e mau sentido) o consumidor.
É o melhor smartphone em vídeo ( como a maioria dos iPhones) juntamente com o Xiaomi note 10 (CC9) https://www.dxomark.com/the-best-smartphone-cameras-of-2019/
800 euros de diferença ahahahahha
Penso que falta ai a nomeação do mais completo. De resto excelente artigo!
Excelente artigo kkkkk
Naturalmente o meu Mi9.
OP7 sem duvida