Será que a Samsung vai seguir a Apple e abdicará de carregador e earphones na caixa?
O lixo tecnológico é um dos grandes problemas dos dias de hoje e as empresas de smartphones são das grandes responsáveis. É, por isso, que hoje vemos empresas como a Apple ou a Samsung a alterar pequenos comportamentos para minimizar o impacto. Além da utilização de materiais recicláveis na criação dos seus produtos a Apple passou a retirar das suas caixas o adaptador de corrente.
A Samsung parece que vai tomar a mesma ação.
A Samsung no passado destacou-se pela retirada dos plásticos da sua caixa, contudo, esse é um passo demasiado pequeno para todos os problemas de reciclagem que o mundo atravessa.
A Apple, por outro lado, este ano foi um pouco mais longe e deixou alguns acessórios fora da sua caixa, nomeadamente o adaptador de corrente. Na verdade, este acessório já está espalhado pelas nossas casas e muitos, provavelmente até andam perdidos pelas gavetas da tralha.
Caixas de smartphones sem acessórios... é o caminho a seguir
Agora, surge a notícia de que também a Samsung deverá abdicar de alguns acessórios dento da sua caixa, já no próximo lançamento do Galaxy S21. Na verdade este rumor já tinha sido lançado no passado, não se tendo vindo a verificar.
De acordo com rumores que circulam na Coreia do Sul, a Samsung seguirá a abordagem da Apple de não oferecer um carregador e earphones na caixa do seu próximo topo de gama.
Esta informação, surge, aparentemente, de pessoas ligadas à indústria que confirmam que a Samsung está ponderar deixar de fora todos os acessórios exceto um cabo USB Tipo-C. No entanto, parece ser apenas uma ideia "em cima da mesa".
Além do argumento da proteção do meio ambiente, há ainda um argumento que se prende com a perda de receitas em 2020, motivada pela pandemia. A exclusão destes acessórios poderá reduzir os custos da empresa e aumentar, de certa forma, a margem de lucro.
Na verdade esta parece ser uma decisão contraditória, já que a empresa foi uma das que se aprontou a gozar com a Apple, depois do lançamento do iPhone 12.
O Samsung Galaxy S21 deverá ser lançado em 2021, mas mais cedo do que é habitual, com rumores a apontar para janeiro.
Leia ainda
Este artigo tem mais de um ano
Não me acredito minimamente.Vai primar pelo oposto,como será evidente.E ainda bem porque isso de seguir tendências já foi moda.
Gostei da ironia.
ahah 😀
Não “me” acredito é uma bimbalhada.
Obviamente. Ainda está para nascer uma marca que não siga as pisadas da Apple.
Exactamente, já copiaram tanta coisa, desde o multi task, ao NFC, aos Widgets, agrupar notificações, partilha de fotografias, picture-in-picture, etc etc…. Se calhar o copiar isto até nem é tao grave
O NFC que já era usado na China aos anos? Os widgets que acabaram de aparecer no IOS?
Eles “copiam se” todos uns aos outros, não quer dizer que por vezes seja mau que isso aconteça o pessoal é que fica todo ofendido por alguma razão XD
o Gabriel estava a ser irónico, penso eu…
Sabes ironizar mas não sabes perceber ironia.
Quero ver todos os que vieram para aqui gozar com a decisão da apple a falarem agora!
Não vais ver… (têm vergonha) 🙂
Da minha parte crítico na mesma seja qual for a marca. Mas para mim o problema foi o cabo que eles escolheram. Se era para reduziram mandavam um cabo USB a que é o que 99% tem de facto. Agora mandarem um cabo que só serve a quem tem o iphone 11 é que acho que é incompreensível.
O cabo é USB (Lightning -> USB-C). Não entendo o problema.
Só aqui em casa tenho 4 carregadores compatíveis (Macbook, Nintendo Switch e 2 da Anker).
Não sei qual é o problema e porque razão isto gera tanta discussão. Eu caso decida comprar o iPhone não preciso de mais um carregador para ir para a gaveta e possivelmente mais tarde para o lixo visto eu viver num apartamento pequeno e sem espaço para tralha.
Pronto se quiseres arranjar um estás á vontade. Eu teria que comprar um e aparentemente também um bom número de pessoas o teria daí a discussão.
O problema não é só esse…
os transformadores têm diferentes capacidades, só porque o encaixe é o mesmo, não quer dizer que seja adequado…
mesmo dentro do USB-C tens carregadores 5/7/9 ou 12v, pode ser 1.0/1.5/2.0 ou mesmo 3Ah…
E depois tens os transformadores ainda mais potentes…
Isto não é só ‘ah e tal, se encaixa funciona’…
Eu gozo e critico Apple pelas suas estratégias anti-consumidor pro-lucro e anti-concorrenciais.
Eu elogiei a decisão da Apple. Sei olhar para as coisas de forma objetiva e continuo a achar que a Apple explora os seus utilizadors o quanto consegue.
Auriculares deve ser obrigatório em qualquer marca! Onde está a vantagem do cliente no preço dos smartphone da Apple sem auriculares e tomada de alimentação, na compra do smartphone se for dada a opção de pagar menos X no momento da compra ok.
Se isso acontecer, para mim, passam a ficar na prateleira. Já chega de quererem vender equipamentos normais a preços de luxo com falta de funcionalidades ou acessórios básicos. Para mim, é muito simples. O que não faltam são outros fabricantes… (é também precisamente por estas razoes que nunca ponderei iphones sequer). Mas a ver vamos…
Então daqui a 2 anos não usas smartphone.
Pois, há sempre esse risco… No entanto, se isso vier a acontecer, so terei problemas mais tarde. Normalmente um tlm para mim tem de aguentar 5 anos ou mais (o valor dele tem de andar a rondar o racio de 100 a 150€ por ano de utilização). Se durar menos que isso, é razão pra trocar de marca e experimentar outros… Se todos seguirem esse caminho (o que duvido seriamente), lá terei de escolher o que “oferecer” mais pelo valor cobrado.
Deviam era copiar o tamanho do iPhone 12 Mini, isso sim…!
(dicas para um android daquele tamanho e ecran (quase) full-body?)
Samsung S10e
Mesmo assim, o iPhone 12 mini é mais pequeno…
” É, por isso, que hoje vemos empresas como a Apple ou a Samsung a alterar pequenos comportamentos para minimizar o impacto.” Induzem o leitor em como as medidas tomadas são por questões ambientais, quando a decisão (no caso da remoção do carregador da Apple”) é meramente económica.
Podes suspeitar que as motivações foram puramente económicas, mas não é possível teres a certeza absoluta.
ai é é …..
Claro… Nem tu acreditas no que acabaste de escrever…! 🙂
… ou mais X no momento da compra.
E agora as marcas chinesas começam a oferecer 2 carregadores
Este ano acho que eles já confirmaram que não mas acredito que os próximos note já venham sem essa novidade
Se não vierem com os acessórios e o preço baixar na mesma percentagem, é uma medida a elogiar e a seguir.
Deste modo quem já tem os acessórios poupa uns trocos e não precisa de andar a acumular cabos por todos os cantos…
Se não vierem os acessórios e o preço for o mesmo ou ainda maior, já todos sabemos os motivos.
Por mim, é produto a descartar…
Os phones podiam tirar, são um lixo que só causa poluição tecnológica.
Já o carregador é essencial na grande maioria das vezes.
Não foi a Samsung que veio gozar com a Apple por causa do carregador? Pera pera pera, afinal foi e já tinha tirado os earphones dos telefones recentes. Ta certo ta certo. Quer dizer, tudo a chipar na Apple mas toca a ir atrás. E os haters feitos néscios a ir atrás e agora têm de esconder a cara. Que figurinhas.
Sim, mas o certo é que dá gozo à applezinha e o resto é conversa….
Mas isso só chateia quem é burro sinceramente. As marcas estão se a borrifar, toda a publicidade é boa publicidade já dizia alguém que percebia da coisa.
Eu critiquei a maçã e crítico a Samsung se fizer igual especialmente sem aviso. Agora a vantagem que a Samsung possa vir a ter é não ter trocado o tipo de carregador curiosamente no ano anterior a decidir retirar os carregadores da caixa e depois mandar os novos telemóveis só com esse cabo, para mim isso é que não fez sentido nenhum.
“e crítico a Samsung se fizer igual especialmente sem aviso”: têm de te avisar com 30 dias por carta registada?
Quando fores comprar um smartphone vês o que é que está contido ou não, não têm de avisar ninguém lol
Ou és mau de standup ou gostas de falar sem saber. Achas que a Samsung fazia boa figura se viesse gozar com a Apple e fizesse o mesmo mês e meio depois?
Qualquer dia, as televisões vêm sem o cabo de alimentação e os portateis sem o transfornador. Tomem juizo. Não existe nenhuma empresa destas que se preocupe, com o meio ambiente. Apenas querem mais lucro. Vendem os equipamentos ao mesmo preço, e recebem o valor dos acessório a dobrar.
Se isto se tornar tendência em todos os equipamentos, eventualmente vai chegar a uma altura que realmente ajudou no ambiente… Seja mais lucro ou não, acaba por dar resultado.
No entanto, visto que esta medida é nova, deveria haver uma opção de trazer ou não o transformador, cabo, etc.
De certa forma as TVs não trazem tudo incluido, nomeadamente os cabos de video.
A maioria das TVs não traz cabo HDMI nem coaxial. Ainda me aconteceu recentemente com uma TV Samsung, tive de ir comprar os cabos à parte se queria trar partido da TV, quando inclusive uma vez comprei um suporte de parede que oferecia o cabo HDMI e nem precisava.
Tenho vários devices que comprei recentemente que também não vieram com adpatador de corrente: um relógio da Fitbit, uns phones wireless da Sennheiser, etc.
Se concordo com a decisão da Apple? Não. Se me choca a decisão? Também não, porque infelizmente hoje em dia é a tendência da maximização do lucro.
Efetivamente o que se vê mais a boiar no oceano são pedaços de plástico provenientes das caixas dos telemóveis. Obrigado Apple, obrigado samsung por salvarem o plan€ta.
“…o adaptador de corrente. Na verdade, este acessório já está espalhado pelas nossas casas e muitos, provavelmente até andam perdidos pelas gavetas da tralha.” Nem toda as pessoas têm dinheiro para andar a mudar de tlm (smartphone) de 2 em 2 anos ou todos os anos. RIP Samsung.
LOL, Apple é melhor LOL
Tens updates mas reduzem processamento dos cores com a desculpa de ser para melhorar a bateria LOL
No entanto qualquer marca de tlms te diz que se o telefone avariar por uso indevido de acessórios, a garantia nao cobre nada. Quando falo em uso indevido, digo, carregadores ou cabos não originais. Não é fácil de provar, mas….
Não me parece!
A Samsung não aumenta lucros removendo seja o que for da caixa.
No caso da Samsung, se a preocupação é ambiental, que tal atualizar os equipamentos por mais anos?
Assim não temos que estar sempre a comprar um tlf novo sempre que os Srº deixam de actualizar os modelos topos de gama.
Continuas a ter updates de segurança. Agora se queres updates de software enquanto o telemóvel durar so tens uma marca que faça isso
Tens toda a razão. Se querem reduzir o desperdício que façam telemóveis que durem 4/5 anos com a mínima manutenção.
E tecnicamente funciona… O meu note Edge ainda funciona e nao vejo motivo para trocar.
A unica manutenção, tem sido a troca de bateria (ja foram 2) e formatar de 2 em 2 anos. Não é que fosse necessario, mas ajuda a apagar o lixo de forma eficaz.
Um cliente jovem compra pela primeira vez um iPhone e depois tem de comprar auriculares e carregador é um grande negócio,é a mesma jogada de tirar a entrada 3.5m para vender phones Bluetooth.
O meu próximo telemóvel não vem sequer na caixa. Caixa essa que terá um unboxing épico que justificará o preço praticado.
Não, a Samsung não é estúpida!
Apenas um rumor… nada mais que isso.
Não não vai. Ainda há uns dias a samsung publicou um tweet a dizer que o carregador é uma necessidade basica.
Também já o fez quando foi nos telefones sem jack 3.5 . E agora já tem telefones sem jack 3.5… Por isso, são todas iguais. E digo isto, tendo um Samsung.
No futuro, sem dúvida, mas para já não se pode dar a esse luxo, senão corre o risco dos clientes optarem pela concorrência.
Se for assim, qualquer dia vendem carros sem rodas…. se quiseres compras a parte……
Os equipamentos tem de possuir qualquer tipo de carregador e auriculares.
Houve uma altura que a BQ lançou uma gama mais recente de telefones em que deixaram de enviar o carregador, implementando uma política ambiental. Nada de novo, portanto.
Eu comprei o xiaomi redmi note 9s…é um telefone barato, tem um processador rápido, tem 6gb de ram, tem 128gb de rom, tem entrada dos phones (aquela que a Apple retirou em tempos atrás dos seus telefones), câmera de 48 MPx, traz o cabo de USB e ainda o carregador de 18w…e custou só 200euricos…por outro lado a Huawei manda o carregador de 65w…(mas custa um pouco mais)…portanto opções não faltam
É muito fácil, mandam vir de França. Porque todas as marcas são obrigadas a fornecer headphones e cabo por lei.
Amazon França com garantia
Um artigo para tentar ludibriar as pessoas.
A apple apenas teve uma intenção, aumentar os lucros…
Certo, mas se as outras o fizerem, será por questões ecológicas? 😉 são capazes de o pensar são!
Eu acho que devia de vir sem carregador e vir um vale na caixa, quem precisa levanta em loja, quem não precisa não polui.
Acho ridículo.. duvido que aconteça mas já não digo nada…
Então deixa cá ver.. lançam smartphones com carregamentos cada vez mais rápidos.. e depois não trazem carregadores? Vamos carregar com 10w com os carregadores antigos? Faz algum sentido isto? É claro que o consumidor vai ter de comprar um carregador… Reduzir poluição .. tá bem tá… Mais lucros isso sim… Ridículo..
Tenho a uma base de carregamento wireless há 4 anos. Uso essa base desde os 2 últimos iphones que tive. Essa questão de não trazer carregador na caixa não me afeta nem dou a mínima importância. Neste momento tenho dois carregadores em caixas que possivelmente vão para o lixo no futuro. Se o futuro é wireless então está na hora de muitos mudarem, como aconteceu com a remoção da entrada jack dos fones. Já é raro ver alguém com fones de fios.
Acho que se dá importância ao que não precisa ter tanta importância.
façam como os fanboys da Playstation que aplaudiram o facto da nova ps5 vir acondicionada em cartão reciclado (tipo caixa de ovos) ao invés do tradicional esferovite.
Apenas esqueceram do pequeno promenor de que a PS5 é de longe a consola com mais plástico na construção e como não fosse suficiente ainda de meteram um suporte de plástico.
No artigo original coreano, vem apenas alguém ligado à indústria (comunicações) a dizer que a Samsung também deveria optar pelo mesmo caminho. Ou seja, apenas rumores e nada mais.
Mas, a ser verdade que a Samsung faça isso, vou começar a olhar para outras marcas depois de uma década a usar os seus smartphones.