Samsung lança caixa de carregamento com luz UV para esterilização dos equipamentos
Muitas são as soluções que estão a surgir no mercado, no sentido de limpar e matar vírus e bactérias dos objetos que utilizamos no nosso dia-a-dia. O smartphone é sem dúvida um dos que mais acumula sujidade e a sua limpeza frequente pode minimizar a propagação de doenças.
A pensar nisso, a Samsung desenvolveu uma caixa que além de carregar os seus equipamentos sem fios, ainda tem luz UV para esterilização dos mesmos.
O coronavírus e a COVID-19 vieram trazer ao mundo uma nova forma de olhar para a higiene. A lavagem das mãos com mais frequência, o cuidado a tocar em objetos e equipamentos públicos, a troca de calçado para andar dentro de casa, são alguns dos pequenos grandes cuidados que passámos a ter ou que simplesmente redobrámos.
Aqui já deixámos várias dicas de como deve limpar o smartphone ou o computador, e também já demos a conhecer várias soluções de equipamentos que recorrem a luz UV para ajudar a esterilizar não só dispositivos eletrónicos, mas também pequenos objetos do dia a dia, como as chaves do carro ou o porta-moedas, como esta opção, por exemplo.
A caixa de carregamento wireless e esterilizadora da Samsung
Perante esta realidade, também a Samsung parece estar a apostar em oferecer soluções aos seus clientes. Assim, acabou de anunciar uma caixa capaz de carregar sem fios smartphones e outros acessórios, mas que tem como grande destaque a utilização de radiação UV-C.
Desta forma, além da utilidade de carregamento, ainda garante a eliminação de 99% dos germes e bactérias, dos equipamentos. Mas é claro, poderá esterilizar qualquer outro objeto que caiba dentro da caixa.
A caixa tem como dimensões 22,8 x 12,8 x 4,9 cm e carrega objetos a 10W, sem fios.
Para já, apenas está a ser comercializado na Tailândia, mas poderá chegar a mais pontos do globo, ainda que a marca não o tenha anunciado. No site de venda, o produto encontra-se disponível por cerca de 45 € (1590 baht).
Este artigo tem mais de um ano
Este aparelho certamente não é eficiente nem consegue esterilizar totalmente um objecto, a não ser que o mesmo seja uma folha de papel ao alto.
Esterilização por UV requer duas coisa, UVC entre 100-280nm, não é so dizer UV, apenas nessa wavelength é que se têm energia suficiente para fazer efeito.
O segundo ponto é que este aparelho garantidamente não têm, linha directa com o objecto, as únicas partes directamente expostas aos UV são o topo e o fundo do telefone, as outras 4 fases não serão esterilizadas, nem a 99% nem a 50%.
Quem tiver interesse nestes aparelhos que compre um com múltiplos leds/ lampadas UV esses sim têm um mínimo de possibilidade.
Grande malha!