TSMC já iniciou as pesquisas para a produção de chips de apenas 1nm
No que respeita ao processo de fabrico, atualmente o mais avançado já implementado é o da litografia de 5nm. E, neste segmento, a taiwanesa TSMC é a grande líder, sendo a Apple a sua maior cliente deste processo.
Mas a fabricante também já está a preparar o próximo fabrico de 3nm enquanto avança com pesquisas sobre o de 2nm. Contudo, a TSMC não se quer ficar 'apenas' por aqui e, segundo as informações, também já deu início às pesquisas para a produção de chips de 1nm.
Enquanto temos fabricantes que apenas agora começam a entrar na litografia de 10nm, como a Intel, outras já estão muito mais avançadas neste processo.
A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é atualmente a mais proativa ao nível mundial no que respeita à evolução no processo de fabrico dos chips. Os componentes de 7nm e 5nm já estão a ser produzidos a todo o gás, mas também já se prepara o fabrico de 3nm e 2nm. No entanto, a IBM já deu o pontapé de saída e foi a primeira a anunciar o seu chip de apenas 2 nanómetros.
Contudo, e mesmo que há alguns anos os especialistas tivessem alertado que seria complicado continuar a reduzir a litografia dos chips, as fabricantes têm mostrado que tal é, sim, possível!
TSMC já pesquisa o processo de apenas 1nm
De acordo com as informações, a TSMC já iniciou as suas pesquisas para a produção de chips de 1nm de litografia.
No entanto, tal processo poderá chegar apenas daqui a vários anos. Isto porque, em conjunto com a Universidade Nacional de Taiwan e com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a fabricante taiwanesa concluiu que a produção de chips de apenas 1nm terá como obstáculo a dificuldade de encontrar transístores adequados a este processo.
Por outro lado, componentes com menores dimensões não são necessariamente sinónimo de menor desempenho. Mas são um passo importante para a evolução das tecnologias e dos equipamentos nos quais podem ser aplicados.
Enquanto estas pesquisas se processam, para já vamos aguardar por novidades mais concretas sobre os chips de 3 nanómetros. Estes componentes devem chegar ao mercado no final deste ano ou início do próximo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto isso a Intel a falar bem dos 14++++++ 🙂
Não era a partir de 1 nm que iniciava o problema do tunelamento quântico? Alguém sabe qual é realmente a dimensão mínima que um transístor pode ter?
Pode ser tão pequeno que não vai ser visível a olho nu ou mesmo com um telescópio normal!!
Os nomes dos processos de fabrico, já não têm qualquer relação directa com o tamanho de qualquer feature, de um transístor. Especialmente após a era Finfet.
Nem em 3nm a tsmc tem um tamanho de gate de 3nm:
https://en.wikipedia.org/wiki/3_nm_process
O que eles estão a fazer actualmente é aumentar a densidade de transistores, entre outras coisas.
Com tecnologias como gate-all-around conseguem esse tipo de melhorias…
Só lhe chamam 3nm/2nm/1nm para marketing…
Lá está, no final das contas a Intel é que ganha pelo bom nome e por todo o suporte que tem.
Enquanto a apple ja tem pcs com 5nm e saem os m2 com 3nm no final do ano, os outros andam todos contentes com a amd por ainda andar nos 7nm e a intel nos 10. Ponham na cabeca que o futuro dos processadores e o arm da Apple. Quem não gosta da apple acaba 10 anos atrasado
Essas contas devem estar meio erradas. Em 2011 (10 anos atrás) a Apple usava 45 nm nos iphones e a Intel andava nos 32 nm.
Em 2021 a apple e a unica nos 5nm em pcs e comeca com 3nm no final do ano. Vamos contar os anos ate a intel chegar la e depois vemos
o M2 não vai ser a 3nm
Não temos de pôr nada na cabeça, é o mercado que vai ditar.
A apple até pode chegar a 1nm, porque tanto a intel a 10 ou amd a 7 são melhores para trabalhos e jogos pesados. Até a intel em 14++++++ é melhor que a apple a 5nm, 3nm, 1nm.
Programas como o 3ds Max e Revit só existem para Windows. Não consegues comparar directamente com o M1 da Apple porque simplesmente não existem para macOS, assim como muitos outros softwares.
Como chegaste a essa conclusão?
IBM 2021 – 2nm.
A IBM não produz chips. Já não tem foundries, pois vendeu tudo á GF.
Apenas licenceia patentes a empresas como a Intel, GF, TSMC, Samsung, etc.