Quantcast
PplWare Mobile

Chip SuperFin de 10nm da Intel é 35% mais eficiente que o seu processo de 14nm

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. ChiNelo68 says:

    entretanto a concorrência vai nos 7nm.

    • ChiNelo68 says:

      e a preparar-se para lançar com 5nm.

    • PGomes says:

      Em termos de dimensões de features de transístores e densidade, os 10nm da Intel são equivalentes aos 7nm da TSMC.
      É preciso ter em conta que o nome destes processos de fabrico, já não têm relação directa com as dimensões dos transístores. Isso já acontece há quase uma década.

      A grande diferença entre o N7 da TSMC e os 10nm da Intel, são os Yields. E nisso a Intel parece estar ainda muito atrás.

  2. miguel says:

    Qual é a novidade?
    Intel ficou adormecida só pensava no desempenho e nunca na eficiência e assim viu a concorrência a passar a perna.

  3. honorato says:

    já podiam estar no 10 ou 7 nm há muito tempo o meu i5 8265u podiam ter esses 35% mais eficiente quando saiu se a Intel tivesse focada para isso. os processadores estiveram anos com 14nm agora acordaram quando o comboio já passou.

  4. Silvio pinto says:

    A China riu deste artigo é disse xau xau 5nm

  5. vitor says:

    Ainda não vi ninguém aqui realmente debater as diferenças entre 7nm ou 10nm ou 14nm.
    Parece que quanto mais baixo o valor, pelo menos neste fórum é tudo melhor.
    Infelizmente basta ir a vários sites em inglês, especialistas nesta matéria e não nas questões informáticas em geral, para se comprovar que os nm da Intel, são diferentes de outros nm no mercado e que não significa propriamente que sejam inferiores.
    Era bom que a pplware com tanta matéria que existe na internet, fizesse um artigo esclarecedor sobre o assunto.

    • Cat says:

      Não deves ter vistos os Watts necessários para um chip 14nm ter a mesma performance que um de 7nm. Porque na realidade teres 14 ou 7, até consegues a mesma performance, a Intel fez um bom trabalho nisso, mas agora a novel de gasto energético è uma discrepância que nem da para comparar. Porque é que achas que a intel ate desenvolveu um cooler liquido oferecido em stock?

    • A maníaca says:

      Eu faço-te um sumário:

      A) o processo (tamanho) tem por norma duas variantes: 1) tudo é realmente 7nm (ou tamanho que for); 2) a distância/ tamanho das pistas é o do nodo, mas os transístores não. Daí que muitas vezes fala-se de nodos intermédios.

      B) a qualidade de “impressão” e materiais/ técnicas é tão importante como o tamanho, logo os 10nm da Intel são equivalentes a um 7nm standard.

      C) a arquitectura e optimização valem outros 1/3 de importância. A Intel consegue ter um controlo apertado da
      Voltagem, Boost, etc e isso dá outra vantagem.

    • ACS says:

      os nm neste momento são marketing. traduz a melhoria em relação à geração anterior e é diferente para cada fabricante. Neste momentos os 3 maiores são intel, samsung e TSMC e os números em todos querem dizer coisas diferentes.

  6. Samuel MG says:

    “Uma recente comparação realizada nos fóruns chineses Bilibili, relativa ao consumo de energia, coloca frente a frente o processo de fabrico topo de gama da Intel, SuperFin de 10nm, com o seu tradicional de 14nm.”

    O que é que uma produtora de anime chinês sabe sobre informática!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.