TSMC: Fabrico de chips de 5nm e 7nm já está a todo o vapor até meados de 2021
Há um frenesim à volta dos processos de fabrico de 5nm e 7nm da TSMC. Na corrida concorrem várias empresas que lutam para conseguir a maior quantidade de componentes, como por exemplo a Apple, Qualcomm, Nvidia e MediaTek.
Assim, e segundo os relatórios mais recentes, a fabricante de Taiwan já tem o fabrico de chips de 5nm e 7nm a todo o vapor até ao segundo trimestre de 2021.
A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é a maior fabricante independente de semicondutores do mundo. E dela depende o futuro de muitas marcas e equipamentos, como smartphones, processadores e gráficas.
Há muitas marcas que estão a competir para conseguirem stock suficiente de componentes, como a Apple, a Qualcomm, a Nvidia e a MediaTek. A empresa de Cupertino, por exemplo é a responsável por praticamente todas as reservas do fabrico de 5nm, destinados ao chip do A14 Bionic integrado no seu novo iPhone 12.
Processos de 5nm e 7nm da TSMC ocupados até meados de 2021
De acordo com os mais recentes relatórios, o processo de fabrico na litografia de 5 nanómetros e 7 nanómetros, da TSMC já está totalmente ocupado até ao segundo trimestre dó próximo ano, 2021.
As informações apontam para a existência de muitos pedidos de chips de 5nm. Mas com a produção apertada, a fabricante de Taiwan tem continuado a aumentar a sua capacidade de fabrico.
Em suma, a capacidade mensal de produção da TSMC aumentou de 80.000 para 100.000 unidades. Para além disso, a taxa de rendimento do fabrico em massa também teve um aumento acentuado face ao processo de 7nm.
Leia também: Chips de 3 nanómetros podem começar a ser fabricados já em 2021
Mas devido ao imenso número de encomendas, a empresa teve que organizar a produção e já tem a sua capacidade carregada até meados do próximo ano. O processo de 7nm continua a ter muita procura, nomeadamente para produtos no segmento de servidores e novas consolas de videojogos.
Samsung poderá fornecer a Apple para o chip M1
Por outro lado, alguns relatórios emitidos pela Coreia do Sul adiantam que, devido ao cronograma de produção apertado da TSMC, talvez a Samsung possa ser uma solução para o fabrico do chip M1. Assim, caso isso venha a acontecer, então será a primeira vez, em cinco anos, que a empresa da maçã usará componentes da marca sul coreana.
As informações é que a Apple encomendou todos os componentes do M1 à fabricante taiwanesa. No entanto os analistas indicam que a TSMC não será capaz de responder a todos os pedidos da marca de Cupertino. Assim, e sendo que apenas há a alternativa da Samsung, talvez seja essa a única solução para a produção de chips de 5nm.
De acordo com um investigador da NH Investment & Securities, as encomendas da Apple para o chip M1 correspondem a cerca de 25% do total da capacidade de processamento de 5nm da TSMC. Mas a fabricante também já transferiu uma parte da sua capacidade para o fabrico de 5nm para o processador A14 Bionic do iPhone 12.
Assim, é possível que a marca de Tim Cook não tenha outra escolha do que recorrer à rival Samsung para levar avante a produção dos seus equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
E depois ainda existem iluminados que dizem que não usam produtos chineses.
Mas no baloso trazem um iPhone, que nada mais é que um conjunto de componentes chineses, e depois ainda são montados na China os iPhone. A única coisa que tem americana é o software e mesmo isso é programado por chineses e demais nacionalidades.
Aí huawei, xiomai, não que são chineses. Então e iPhones é macbooks são o quê? Só iluminados neste mundo.
A TSMC está em Taiwan.
E depois existem ignorantes.
Como lhe foi dito a TSMC é Taiwanesa e pode ter fabricas para a produção na china, mas na realidade a china por si só e com as suas empresas não tem sequer capacidade e know-how para produzir chips de 7nm, quanto mais de 5nm e então de 3nm nem falar.
Cumprimentos
“Assim, caso isso venha a acontecer, então será a primeira vez, em cinco anos, que a empresa da maçã usará componentes da marca sul coreana.”
Desde o iPhone X que a apple utiliza componentes da marca sul coreana Samsung…
Usam Samsung desde a sempre, os primeiros iPhones ate SOC e memorias da Samsung utilizavam
A Apple desde o primeiro iPhone que tem componentes Samsung. Contudo, o que está em causa é outro tipo de componentes. Desde há vários anos que a Samsung, nos SoC não fornece nada. E, a fazer fé na informação, poderá, depois de 5 anos, voltar a fornecer neste componente.
“talvez a Samsung possa ser uma solução para o fabrico do chip M1”
Não parece fazer muito sentido! Não passa duma notícia coreana para alimentar o interesse na Samsung.
Ser 5nm não quer dizer que basta pegar no desenho “já feito” e podem começar logo a fabricar. Usam métodos de fabrico diferentes e a densidade de transistores permitida pelo método da Samsung é significativamente menor do que na TSMC. O consumo seria potencialmente significativamente diferente, o que seria problemático!
Isso obrigaria a vários meses de espera para optimizar o desenho e depois a produção. No final ganhariam pouca vantagem pois passado pouco tempo já a TSMC poderia aumentar a produção, se é que existe esse problema, pois é difícil de imaginar a Apple a planear o lançamento sem planear o calendário de produção do chip, e isto quando a TSMC deixou de ter um grande cliente para 5nm.
Os números apresentados também não fazem grande sentido. O número de Macs que são vendidos não é equivalente a 25% das vendas de iPhones com os melhores processadores.
A AMD também é um dos maiores clientes da TSMC.
Agora percebe-se melhor a falta de escassez de hardware, não é só devido à pandemia…