Quantcast
PplWare Mobile

Chips de 3 nanómetros podem começar a ser fabricados já em 2021

                                    
                                

Fonte: TSMC

Autor: Marisa Pinto


  1. Ana says:

    Gostaria de saber como são fabricados estes chips de tão poucos nanómetros?

    • Samuel+MG says:

      Google-> aba videos

    • LG says:

      “7nm” ou “3nm” não representa a geometria do chip. Representa sim, a technologia usada no fábrico do mesmo. Estes chipes têm diminuindo de tamalho, mas estes “nm” não representa o tamanho do chip em si.

      Exemplo a TSMC fabrica os CPUs para a AMD e utiliza tecnologia 7nm. Isto sim tem na verdade um melhor custo-benifício tanto para a AMD como para a TSMC mas não representa por si so uma melhor performance (a arquitectura é algo a constatar obviamente).

      A Intel produz os próprios chips que estão nos 10nm. Embora 10nm > 7nm, segundo análises; estes têm uma arquitectura mais densa que os CPUs da AMD a 7nm.

  2. Tadeu says:

    “A TSMC é uma das fabricantes envolvidas no fabrico de componentes para o processador A14 Bionic da Apple,”
    A TSMC é a única fabricante do SoC A14 da Apple

  3. Luis says:

    A Intel ainda está nos 10nm já que deparou-se com uma série de problemas nos 7nm que ainda conseguiu resolver.

  4. Jorge says:

    É um processo de construção complexo e fascinante.
    Tudo começa por pegar em “bolachas” de silício (material não condutor de electricidade) e ir “dopando” com material condutor de electricidade para formar minúsculos dispositivos electrónicos chamados de transístores ..
    Podes ler aqui:
    https://www.infowester.com/processadores2.php

    Ou ver no youtube, claro 🙂
    https ://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/como-sao-produzidos-os-processadores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.