Quantcast
PplWare Mobile

Fabricante de Taiwan vai produzir 80 milhões de chips A14 para a Apple

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Daniel Carriço says:

    Pode ser que a qualcomm faça um processador a altura do A14 quando lançarem o seu Snapdragon 895+

    • Matias says:

      Coitados!

      Quando responderem ao A14, a Apple já vai no A24!

      A diferença entre Qualcomm (ou outros ARM) e Apple é ridicula! Não se vê isso em mais lado nenhum, AMD e Intel, por exemplo

      • Tiago says:

        Os socs apple sao tao bons que a propria intel e amd andam a tremer com o risco de passar a historia. O futuro e arm e os socs da apple nos ipads batem se de frente com os melhores portateis e ate desktops. A14 sera o primeiro soc 5nm e a intel ainda nos 14nm.

        • Hélio Musco says:

          Estás a comparar alhos com bugalhos. O SoC (que são usados em dispositivos pequenos) tem uma arquitetura totalmente diferente dum computador. É por isso que Apple precisa de fornecedores de CPUs e GPUs (para não falar do resto dos componentes) para os seus Macs.

          Se os iPads fossem tão poderosos como dizes, não valia a pena comprar Macs, PC Gaming/Workstations, consolas, etc…

          • Leonardo says:

            Realmente os processadores da Apple são potentes e eles acreditam neles daí a nova mudança que a Apple anunciou na WWDC de meter os processadores nos computadores

          • saldoso says:

            E, no en(tre)tanto, a Apple decidiu que iria passar a usar SoCs desenvolvidos pela Apple em todos os seus computadores, mesmo nas workstations.

          • Hélio Musco says:

            @saldoso & @Leornado, só porque a Apple decidiu usar os próprios chips nos seus computadores não significa que sejam melhores que os que já existem no mercado, pode ser tudo uma questão de lucro como normalmente acontece.
            Se Deus quiser, cá estaremos para ver os benchmarks dos CPUs da Apple vs AMD vs Intel nas mais diversas aplicações.

          • saldoso says:

            Hélio, benchmarks já demonstram que os processadoras da Apple conseguem ser competitivos em performance contra processadores Intel em portáteis. Apenas os topo de gama nos portáteis são melhores.
            E isto é o resultado num aparelho sem ventilação activa e com um envelope térmico mais restrito, agora imagina o que a Apple conseguirá ao criar uma variante do SoC que não esteja limitada por essas restrições.

          • Hélio Musco says:

            @saldoso, quando falei em benchmark, era mais nas aplicações conhecidas no mundo do desktop, e.g. Cinebench e jogos triple A.
            Jogos vai ser muito complicado pois o MacOS não está optimizado para tal, apenas consegue correr um pequeno número de jogos recentes. Agora em produtividade, vamos ver se conseguem superar os Ryzen da AMD.

          • saldoso says:

            Hélio,
            benchmarks são benchmarks…
            jogos é fundamentalmente GPU não CPU, sendo que estamos a falar na substituição dos CPUs. Nada impedirá a Apple de continuar a usar GPUs dedicados como até aqui.

          • Miguel says:

            Como já foi dito, a Apple vai colocar processadores ARM nos seus desktops, logo, acredito que vai aparecer versões com mais potencia do que os iPhones e iPads, um pouco como o processador Microsoft SQ1, que é uma versão para modificada da Snapdragon. Uma coisa que muitos se esquecem é o facto do Mac OS X original ter sido compilado em PowerPC, que é uma arquitetura RISC, assim como a ARM. O X86 é uma arquitetura CISC. Logo, acredito que vamos ter resultados a fazer lembrar os velhos PowerPC que batia processadores Intel com metade de RAM e de velocidade. A Intel tem que repensar muito bem a sua posição., os melhores processadores Mobile atuais é AMD, os melhores processadores de Servidor é AMD, os melhores supercomputadores do mundo é PowerPC e ARM. Será que estamos a assistir a um esgotamento da arquitetura CISC e a plataforma X86/X86-64?

          • Hélio Musco says:

            @saldoso, tens jogos que são mais pesados no CPU que em GPU (e.g. Civilization) e mesmo jogos que precisem puxem mais pela GPU, existem diferenças significativas entre usares um CPU de média gama com um de topo. Mas não vale a pena falar de jogos quando o assunto é Apple porque esse não é o campo deles.

          • saldoso says:

            Hélio Musco, podes ter esses jogos, mas não era nesses jogos que tu estavas a pensar comparar, nem muito sinceramente serias capaz de verificar a diferença em performance do CPU.

          • Miguel says:

            Desde que tenho o iPad (A12) ainda não toquei no pc…

          • Matias says:

            @Hélio Musco

            Não há nenhuma margem para dúvidas. A Apple mostrou o último Tomb Raider a correr a 1080p num chip A12Z… e ainda por cima emulado!

            Há alguma combinação CPU/GPU por aí capaz disso? O A12Z nem tem ventoinha nem tem dissipador sequer!

        • Miguel says:

          Acredito que a Intel possa “tremer” como dizes, mas por uma questão de mercado, porque perde valor em bolsa. A AMD é um caso um pouco distinto, porque para além de estar em vantagem neste momento, nos processadores x86, tem licença para construir processadores ARM, tendo até experiencia em processadores de servidor nesta arquitetura. Como vai nos 7nm e tem a sua própria divisão de arquitetura de GPU, acredito que tem mais chances de se poder equiparar aos melhores SoC do mercado.

  2. Cláudio says:

    Não entendendo muito de processadores, acho que os processadores da Apple não são assim tão fortes como pintam, tem mais a ver com a excelente otimização do Sistema Operativo deles, porque se colocarem um processador da Apple num Android, irão ver que nem roda sequer, e se for ao contrário até o Iphone levanta voo, se compararem os processadores da Apple com um 855 ou 865 sem ser inserido no Sistema operativo verão que o Snapdragon consegue melhores resultados.

  3. Samuel MG says:

    Os AXX da apple não são bons como dizem e o Claudio até tem razão no que diz quando se refere ao SO da apple só falha quando diz que é devido à optimização. Os SOs da apple são mais leves do que o SO da google e da mirasoft mas mais pesados quando comparados com as distros linux.

    • saldoso says:

      Continuas a usar uma comparação com um teste que não está feito para comparar entre plataformas. Mas não deixa de ter piada que o que agora mostras acaba por dizer o contrário do que pretendes.
      O espaço ocupado em disco não tem nada a ver com peso do sistema sobre a performance. É algo tão básico que nem dá para entender como é que achas isso relacionado.

      • Samuel MG says:

        Tem sim e não vale a pena dizer que não.

        • saldoso says:

          lol! que belo argumento…
          Quer então dizer que tu acreditas que se um sistema vier com mais wallpapers, efeitos sonoros, vozes do assistente, mais dicionários de diferentes línguas, mais aplicações, ficheiros não comprimidos, etc, etc… isso vai reduzir a performance, a rapidez de processos que na verdade nunca lêem esses ficheiros a mais?
          Santa paciência…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.