Sberbank: maior banco russo reutiliza os chips dos cartões para combater a escassez
A guerra da Rússia contra a Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro, continua a ser uma das principais notícias da atualidade. E este conflito tem feito várias vítimas, deixado um rasto de destruição e trazido imensas consequências a vários níveis.
Uma das consequências é a falta de componentes tecnológicos, essenciais para a continuidade das operações em vários segmentos. Como tal, as últimas informações indicam que o Sberbank, o maior banco da Rússia, está a reutilizar os chips dos cartões bancários para combater a escassez dos mesmos.
Maior banco da Rússia reutiliza chips para combater a escassez
Segundo avança a Reuters, o Sberbank, que é o maior banco da Rússia, referiu nesta quinta-feira (7) que começou a remover os chips dos cartões bancários não ativos para combater a escassez de componentes. Esta escassez foi provocada pelos fornecedores europeus que suspenderam as vendas, no âmbito das várias sanções aplicadas ao país de Vladimir Putin devido à guerra contra a Ucrânia.
Em abril, o Sistema Nacional de Pagamentos com Cartão (NSPK) alertou que não havia chips suficientes para responder às necessidades de emissão de cartões Mir (sistema de pagamentos russo) da Rússia, uma vez que os fornecedores europeus de chips se recusaram a negociar com o país. Tal como aqui informámos, a Visa e a Mastecard também suspenderam as suas operações na Rússia.
Com estas sanções, a Rússia viu-se assim obrigada a arranjar alternativas. Segundo o que foi referido por Olga Maklashina, chefe de conformidade cibernética do Sberbank, numa conferência de segurança de pagamentos nesta quinta-feira:
A escassez de chips para cartões começou na Rússia. Trabalhamos principalmente com os produtores europeus de chips... agora há um grande problema com a logística da Europa.
Além disso, Visa e Mastercard deixaram o mercado russo, então todos começaram a reemitir e a fabricar cartões Mir, surgindo assim uma crescente procura pela emissão de cartões.
Maklashina disse ainda que esta estratégia já ajudou a economizar mil milhões de rublos, algo como 15,62 milhões de euros, uma vez que 375.000 cartões continuam desativados por mês. A colaboradora do banco adiantou ainda que "os chips tornaram-se escassos e mais caros. Os nossos colegas do centro emissor apresentaram uma solução quase genial - reimplantar chips de cartões bancários. Ou seja, começamos a tirar os chips dos cartões e inseri-los em novos".
Esta não é a primeira vez que a Rússia tenta encontrar soluções neste sentido, e já aqui informámos também que alguns tanques russos usam chips de eletrodomésticos e uma empresa russa recorreu a processadores russos para continuar a fabricar caixas automáticas.
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa noticia… Assim não há desperdicio.
Falta agora reutilizarem o criminoso putin para compostagem.
+1
Explica lá isso… Mas com provas concretas e logica. Não quero saber o que os Media dizem, YouTube, ou Facebook.
Agarras, vais ao google, procuras uma associação de ucranianos, e pergunta-lhes directamente. Estão cá refugiados em Portugal uns tantos milhares. E assim, ficas a saber sem YouTube, sem Facebook e também sem Agência TASS…
Cucurucuuuuuu Referes-te ao Ucranianos de BMW, Mercedes, ou de aqueles ue vao para resourte de luxo de ferias com o dinheiro que e enviado para Ucrania ou os tipos do batalhao Azov?
Nada como ir viver para a Rússia. Lá estaria em casa.
Fico muito feliz por me informares desse facto, pois ignorava que milhões de refugiados ucranianos possuem BMW, Mercedes e vão para resorts de luxo. Ignorava ainda, e relativamente a esse ponto talvez me consigas esclarecer, que o batalhão de Azov se tinha refugiado pela Europa inteira, pois parece-me que com tanta gente refugiada -milhões de acordo com as autoridades da Ucrânia e com os organismos internacionais – já não estaremos apenas perante um batalhão, mas antes perante um autêntico exército! Por fim, numa demonstração claríssima do que são as tuas falácias, também ignorava que tudo isso pudesse sequer ser utilizado, e ainda que fosse sequer minimamente verosímil, servir para justificar e legitimar, excepto para gente selvagem, a invasão e a destruição de um país soberano! Eis-me pois bastante esclarecido, quando aos argumentos daqueles que defendem uma invasão seguida da destruição sistemática das principais cidades e até o assassinato em massa de ucranianos completamente inocentes, e tudo isso num país que por sua vez jamais invadiu com o seu próprio exército o país atacante. Penso que a dúbia moral, a completa falta de ética e as falácias (ou para dizer melhor as mentiras) a que pessoas como tu gostam de recorrer, estão mais do que demonstradas.
Por fim, boa sorte na tua busca pela verdade distorcida! Tens nova 20 na cadeira do Prof. putin (arfghhhhhhhhhhhhn)
jorgeg,
Disses-te tudo, esses que se afirmam de vitimas, foram eles que apoiaram o genocídio em Donbass, e agora fogem com os lucros da negociata…é sempre a mesma coisa..eu punha-os a pão e agua durante uns anos, para pagarem pelos crimes que cometeram desde 2014.
Eh pah, independentemente de todos os factos, falaciosos ou não, SE, neste momento fosses(ucraniano) único membro vivo da tua família! Não me parece que fosses dar valor a carros e resorts. Humanamente não faz qualquer sentido. E a este nível, a humanidade já devia ter aprendido a lição, mas bom continuamos a usar a força(independentemente de ter ou não razão). Até nas redes sociais(completamente offtopic, só tirania e raiva mesmo).
se necessitas de explicações e mais provas do que as que já existe, é porque deves ter estado fechado num bunker nos ultimos meses. Todos tem direito ao seu ponto de vista, mas acho que não é segredo que existe uma INVASÃO de um pais, com justificações completamente idiotas, se achas que não é suficiente para a maior parte do mundo odiar aquele que é um dos maiores ditadores da actualidade, então parabéns por estares sozinho no teu mundo cor de rosa. (Cheira-me que a existir resposta vei ai uma das maravilhosas teorias da conspiração)
Eu necessito de explicacoes e provas, mostra-mas?
Desde 2014 12000 pessoas foram mortas pelo exercito Ucraniano na regiao de donbass e donezk e grande parte deles as maos do Batalha Azov que pelos visto o ocidente e tipos como tu idolatram, Parabens!
“com justificações completamente idiotas, ”
Clinton, Bush , Obama invadiram 9 paises e mataram mais de 2.000.000 de pessoas, qual foi a razao mesmo que eles invadiram,… Ha o Obama recebeu o premio Nobel Da paz! We can not make this sh*t up!
tu necessitas é de bom senso.
Queres provas? Vai conversar com as pessoas que foram assasinadas.. oh wait..
Vai ter com as vitimas que fugiram da ucrânia, e não jorge, não fugiram de bmw.
Deixa o Chega que isso faz-te mal jovem.
Este pessoal acredita em tudo o que lê na net.. dasse..
A cassete do PCP… Só que é falso, os números não batem certo e as baixas contabilizadas no Donbass são dos dois lados. A retórica da desnazificação é para consumo interno e pouco mais. A invasão é uma opção estratégica e política, algum erro de calculo na rapidez e eficacia militar por parte da Rússia. A corrupção endémica da Rússia revela aquilo que já se sabia, é uma potência com pés de barro. Tecnologia obsoleta, economia desastrosa, poderio militar apenas porque tem armas nucleares. O erro de calculo de Putin pode ser desastroso ao ponto de se poder tornar na Bielorussia da China. Quando perceberem será demasiado tarde.
oh,
tu pareces ser uma dessas pessoas que acredita na propaganda corrente, mas estas aqui a acusar outros que fizeram o “trabalho de casa” e foram pesquisar sobre o conflito na Ucrânia..a esses dizes que acreditam em tudo que veem na internet…ora bolas…
Então mas a vossa propaganda não era dizerem que quem se desvie da propaganda nazi, é logo apelidado de comunista…agora estas a acusar as pessoas de serem do Chega?
Já mudou a propaganda foi?
Explicador, ouvi dizer que o Putin descobriu armas de destruição maciça.
Se existem ou não, isso não interessa, basta apenas saber que existem suspeitas.
Pronto, assim já está a invasao justificada, certo?
Ou será que isso só serve para um lado?
Deve ser…
Ah espera, a invasão é para levar a democracia á Ucrânia.
Assim já está bem?
Sim, porque democracia na Ucrânia é coisa que por lá não há e duvido que alguma vez venha a haver.
Aquele país, por incrível que pareça, ainda é mais corrupto que Portugal.
Sim, custa a acreditar, mas é a pura verdade.
Existem na Europa países mais corruptos que o nosso.
É milagre…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
Por acaso já estiveste na Rússia? Para falares de corrupção.. Se achas que Portugal tem um problema de corrupção não conheces mundo de certeza.. mesmo aqui na Europa.
É isso. Andas a dormir. Acorda para a realidade e deixa o sofá.
Aparentemente 100% do que vem nos media e é partilhado nas redes sociais é tudo “fake news” para vossa excelência. Se for assim então não há criminosos, certíssimo…
Outro bot da Russia haha
Coitadas das plantas que a recebessem
Até acho que deveriam fazer isso em todo o lado, reaproveitar o máximo possível dos cartões de débito/crédito. Era uma ajuda ao ambiente, quantos cartões não vão parar aos aterros todos os dias.
Pois eles agora vão tem um fluxo brutal de emissão de cartões, á medida que os cartões correntes perdem a validade..
Não estamos a falar de 150 milhões de cartões, mas de muito mais do que isso, pelo menos o dobro ou o triplo, dado que há pessoas que teem cartões de vários bancos..
É uma situação que demora algum tempo a resolver..
O facto da Visa e MasterCard deixarem a Rússia, é um favor que estão a fazer aos Russos, pois mais independentes eles se tornam.
Com o problema que ficam com 65% de inflação, além de alguns bens que já quintuplicaram de preço e há escassez.
A Rússia não tem nem 15% de inflação, quanto mais 65%..
Vai haver produtos que terão que importar por outras vias, coisas que eles não produzem..por exemplo para marcas de carros estrangeiras, etc
Mas em relação a coisas mais básicas como cartões bancários, ficam independentes, ou seja é até bom que assim seja, porque qualquer decisão no futuro não é influenciada por fatores industriais..a isso chama-se independência.
Em relação aos preços de importações, é verdade que devem subir e em alguns casos bastante, mas o rublo também subiu de valor e isso vai ajudar a compensar, e em breve vão indexar o rublo ao ouro, o que ainda o vai tornar mais forte..
No entanto é uma espada de 2 gumes porque um rublo muito forte é mau para exportações..