AMD Ryzen 9 3950X com 16 núcleos rebenta com stock no Japão
No passado dia 25 de novembro, a AMD lançou no mercado 3 novas versões da 3.ª geração de processadores com arquitetura Zen 2, entre eles o Ryzen 9 3950X com 16 núcleos e 32 threads. Nesse mesmo dia, o processador foi colocado na prateleira de vários retalhistas ao redor do mundo. Contudo, o stock não foi suficiente para dar conta de tanta procura.
Desde então, que a disponibilidade do produto tem sido praticamente nula, estando completamente fora de stock para a maioria dos países europeus e nas maiores lojas de retalho dos EUA.
AMD Ryzen 9 3950X esgotou no Japão
A AMD aborda agora o mercado japonês, oficializando o lançamento no passado dia 30 de novembro. Tal como no resto do mundo, o stock disponível não foi suficiente para atender à procura. Como resultado, muitos dos entusiastas ficaram numa espera angustiante por mais unidades. Surpreendentemente, esta "febre AMD" não está localizada apenas na Europa e EUA, a epidemia é já mundial!
O bom momento da AMD
Conforme foi avançado, fazer a aquisição de um 3950X (bem como do 3960X e 3970X) representa uma tarefa herculea. Na verdade, é praticamente impossível encontrar um revendedor com este produto em stock. Atualmente, não existe ainda nenhum anúncio oficial com uma data prevista para a reposição de stocks, deixando muitos adeptos numa imposta e penosa espera.
No Japão, o processador foi oficialmente lançado no dia 30 de novembro. Os clientes foram obrigados a esperar em longas filas para assegurar a compra de um cupão de reserva.
Conforme relatado pela Akiba-pc.watch, as vendas estavam planeadas para terem início no dia 30 de novembro, tendo que cada comprador adquirir previamente um ticket de reserva e esperar na fila da respetiva loja. Posteriormente, e por ordem, era entregue o mais recente processador AM4 de 16 núcleos da AMD.
Segundo informações avançadas pelo site, houve inclusive alguns compradores que tentaram esperar na fila durante a noite, tendo sido proibida tal ação e sendo aconselhados que regressassem de novo durante a manhã.
O preço do processador não fez recuar os compradores
A afluência exibida pela comunidade japonesa foi enorme, e nem mesmo o preço estabelecido fez recuar os interessados. Este novo produto foi colocado no mercado nipónico com um preço recomendado de 100,000 Yen, aproximadamente 913 dólares.
Mesmo com uma diferença de mais de 150 dólares face ao preço estabelecido na data do lançamento americano, os processadores saíram como "pães quentes" e a procura não aparenta diminuir.
Os principais pontos de venda em Tóquio registaram números enormes de interessados. Tal como pode ser apreciado, houve filas com mais de 200 pessoas para o bilhete de reserva. No momento de abertura da maioria das lojas, o stock completo de Ryzen 9 3950X do Japão estava já esgotado.
Em suma, o balanço da série Ryzen 3000 não aparenta abrandar e a prova disso é o total de vendas que a marca tem alcançado, conquistando o top 10 dos processadores mais vendidos pela Amazon e destituindo completamente a Intel do posto número um de fabricantes de CPU, pelo menos é isso que os números indicam.
Este artigo tem mais de um ano
Okay, this is epyc
Well done
just another gamer
AMD has ryzen!
O Ryzen arrasou a Intel.
Como alguem que teve a AMD sempre à distancia, e ainda que haja algumas perdas com Infinity Fabric (agora ainda é menos um problema), só posso dizer maravilhas do meu Threadripper. Espero bem que o lume debaixo do rabo da Intel os ponha a andar – Agora, que foram apanhados com as calças em baixo, lá isso…
Eu não espero que a Intel comece já a andar, pelo menos de momento (E isto dito por alguém com 3 PC com Intel), porque a AMD fez um excelente trabalho e merece capitalizar com isso por mais um tempo. A Intel é demasiado rica e monopolista e não merece estar sempre na mão de cima.
A tecnologia da Intel está estanque (salvo os updates da 10a geração e foi por causa da AMD) há muito tempo e até agora foi só $$$. Os CPU tem imensos bugs para serem mais rápidos e baixo consumo. Os GPU (salvo os da 10a geração na variante G…) são uma nulidade.
Eu já cansei da Intel, os meus próximos PC serão AMD. O meu desktop com Skylake parece uma fornalha e para o que consome, a performance é bem modesta. O meu portátil de 8a geração Intel em tarefas ligeiras é muito poupado, mas em tarefas pesadas é outra fornalha e a performance novamente modesta.
Não entendo a necessidade de ir para estas filas por causa de um processador de 16 “cores”….
Não sei o que vão fazer com 16 “cores” que não façam com 12, para justificar esperar nessas filas intermináveis…
Definições de Afinidade” que podem ser ajustadas no “gestor de tarefas”, a aposta da AMD é para os jogadores que precisão de editar conteúdos e o 3950x é um dos melhores que o dinheiro pode comprar.
Se para jogar utilizar 8 proc. os restantes ficam para a gravação e edição de vídeo, mais a tecnologia cuda cores se for efetuada pelo gpu da nVidia. Como exemplo o programa Blender.
Agora imagine tudo ao mesmo tempo, pq ninguém tem tempo para ficar á espera, isso era no passado…
12 proc. 24 threads
16 proc. 32 threads
Nota:
Ryzen 9 3950X socket AM4
Ryzen Threadripper 3960x, 3970x e 3990x Socket sTR4 e não confundir com i7 3960x da intel.
Eu sei isso tudo no entanto volto a frisar, a diferença de 12 para 16 cores não justifica o histerismo de ficar naquelas filas!