PplWare Mobile

Router da MEO, NOS e Vodafone – Qual o melhor?


Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno says:

    O site tem que se informar se mais acerca do Novo router da NOS.
    É miseravel a informação aqui relatada.

    • Pedro Pinto says:

      Boas Nuno, escapou-nos alguma coisa?

      • Nuno says:

        Sim …. Procure informar se melhor e depois tenha uma conclusão realista.

        • Pedro Pinto says:

          Mas há alguma informação errada? Com base das características anunciadas, não vejo que haja outra conclusão. De referir, que por exemplo no caso da bridge, não vimos tal opção anunciada…apesar de alguns leitores referirem que está disponível para “admins”.

          • mlopes says:

            @PedroPinto mesmo que disponível para admins não poderia nunca ser ser incluída num comparativo que se queira justo uma vez que a generalidade dos utilizadores não tem acesso a esse conta e mesmo os que têm não era suposto terem

          • Filipe Neto says:

            Tem muita informação errada. O router NOS permite modo bridge, norma 802.11ac Wave 2, ipv6, debito até 650Mbps.

          • Pedro Pinto says:

            Tens essa info em documento oficial?

          • Tiago Pucarinho says:

            E depois, peço desculpa pela observação, mas fazer um artigo de comparação com base apenas nos manuais, é digamos que, um artigo fraco é sem qualquer tipo de fundamento ou credibilidade(minha opinião). É o mesmo que fazer um trabalho com pesquisa na Wikipédia. Pelo menos um teste ou dois em cada equipamento e após isso então fazer uma review ou crítica a cada um dos equipamentos baseado em utilização própria e real… Mas isso sou eu um mero leitor que não percebe nada de arquitetura 😉

          • Filipe Neto says:

            Tenho acesso aos 3 routers….
            Os 3 tem bridge os 3 tem ipv6, os 3 tem norma ac, os 3 tem controlo parental devices….
            Cumprimentos

          • Tiago Pucarinho says:

            Obrigado @Filipe Neto
            Haja alguém que consiga fazer um bom trabalho imparcial 😉

          • Tiago Pucarinho says:

            Ainda gostaria de saber como seria possível um router ter ligação 5Ghz sem ter norma AC

          • Francisco Esquina says:

            @Filipe Neto, o Router da Vodafone tem modo bridge nativo? As informações de há relativamente pouco tempo é que não tinha. Houve alguma atualização recente ou já tinha há mais tempo?

            Obrigado.

          • Filipe Neto says:

            O SmartRouter que é o modelo que aqui se discute tem modo bridge. Não sei se sempre teve pois só o fui testar hoje depois de ler este artigo.
            Cumprimentos

            Responder

          • Miguel Simoes says:

            Tiago Pucarinho, a norma “a” só funciona em 5Ghz e a norma “n” funciona em 5Ghz opcionalmente

          • Francisco Esquina says:

            Obrigado @Filipe Neto.
            Já agora, utilizando o modo bridge consegue atingir à mesma as velocidades contratadas?

          • Sérgio Santos says:

            @FilipeNeto, pode dizer onde ativar o modo bridge no router Vodafone? Tenho este modelo e não encontro esta opção. Pode ser limitação do utilizador que estou a usar. Desde já agradeço a informação.

      • Francisco Esquina says:

        Podia indicar na documentacao do Router da MEO onde indica que este tem o modo bridge?

          • Francisco Esquina says:

            Obrigado. Por acaso, já lhe tinha passado com a vista em cima.

            Mas este é um tutorial vosso. Oficialmente , nunca consegui encontrar referência a esse modo, nem no manual do equipamento. Pelo menos eu ainda não consegui encontrar. Pode ser que tenha sido uma funcionalidade que tenha sido acrescentada após a versão do manual que está publicado, quem sabe.

            Caso seja verdade (não haver menção oficial a esse modo) intriga-me o porquê disso!

            Já no da NOS, apesar de também não ter encontrado no manual está funcionalidade, é referida na zona onde publicam os tarifários (pacotes) que para o pacote com 1Gbps, para além de outros condicionalismos, desaconselha-se o uso via bridge. Ou melhor, já não encontro este detalhe nas notas, mas garanto que já lá esteve indicado. Interessante!

        • Carlos Correia says:

          Confirmo. Tenho o novo router da meo em modo bridge.

          • Ricardo says:

            Boa tarde Carlos
            Será que me pode indicar qual o user e pass de login usado para ativar essa função?
            Obrigado

          • Francisco Esquina says:

            Obrigado, @Carlos Correia.
            Consegue atingir à mesma as velocidades contratadas?

            Presumo que tenha a rede local de casa a ser gerida, então, por um Router que se liga à porta que está em modo bridge. Se sim, já usou o MEO go sendo reconhecido como estando em casa?

      • Miguel says:

        Boa tarde
        Posso afirmar que o reuter da meo e extramente fraco o 5Ghz so funciona perto dele pois afastamos e a ligacao cai completamente e nem passa para 2.4ghz consome logo dados moveis assim como o reuter tem muito pouco sinal

        • DóiDói says:

          Quem tem que passar para 2.4 GHz é o dispositivo cliente, não é o router.

          • Miguel says:

            Por outras palavras a meo de bom tem mt pouco comeca nos equipamentos fracos e acabam no servico volta Vodafone

        • mlopes says:

          também tenho esse problema com os 5ghz mas os meus equipamentos ligam-se aos 2,4ghz

        • Nuno Carvalho says:

          Miguel o que consideras perto?
          É que eu tenho o router da meo e funciona perfeitamente na rede 5Ghz em toda a minha casa sempre a debitar a velocidade contratada e qd saio de casa ainda estou ligado na 2.4Ghz.
          Se calhar será melhor verificares se o canal usado é o melhor.

          • Miguel says:

            Se mudar canal perco velocidade tenho que pelo menos estar a uns bons 5 m do reuter caso contrario chapeu

        • k says:

          5ghz tem cobertura menor que 2.4Ghz, é normal conseguires rede em 2 onde não consegues em 5. No entanto, se quando perdes cobertura de uma rede o aparelho não liga a outra outra disponível automaticamente, isso é problema do aparelho, não do router.

        • Bruno Rosa says:

          Talvez o seu possa ter defeito. Ja instalei mais de 50 em casas de clientes e ninguem reclamou. Procure encontrar pontos de interferência,proximos do Router. Exemplo: ajulejos, espelhos… Casas com muita cofragem, tendem a prejudicar o wifi,por exemplo. O equipamento MEO aqui analisado, é o melhor que a operadora tem de momento e posso garantir que ja solucionou alguns problemas até então incontornáveis.

      • tuga says:

        A meu ver escapou tudo, pois é tudo muito bonito mas na realidade a Vodafone é a única das 3 operadoras mencionadas que não lida com os clientes na base do engano, mudei da meo para a nos e da nos para a vodafone onde tenho o contrato a mais de 2 anos e ate agora do liguei 1 vez para o apoio tecnico e nem foi por nada de mais com as outras 2 anteriores era uma constante e nunca ficava nada resolvido a 100% definitivamente, quanto à cobertura do router para mim, na minha casa a vodafone é a melhor nem a meo nem a nos nunca apresentaram uma boa solução na cobertura wireless no tráfego não importa se a meo ou a nos tem um router q atinge os 1,7gbps se eles limitam e em muito a net contratada aos clientes, na meo sempre tive problemas com trafego, na nos a mesma coisa, se contratava 100Mb e se tinha 40Mb em casa ja me podia considerar sortudo neste momento pago o mesmo na vodafone q sempre paguei na meo e na nos e tenho 400Mb/100Mb mas recebo na realidade em casa 450Mb down 130Mb up, por isso q adianta mudarem os equipamentos se a forma de servirem os clientes permanece a mesma?

        • Ricardo says:

          Claro, quando a vodafone tiver pelo menos metade dos clientes que a meo e a nos tem, depois vem aqui dizer qualquer coisa.

          • Márcio Graveto says:

            Isso e treta, isso nao quer dizer nada de nada. Numero de clientes nao e sinonimo de qualidade 😉

          • k says:

            Número de clientes não justificação para os enganar e/ou ter mau serviço.

          • Pedro says:

            Eu andei 2 anos a reclamar com a NOS porque todas as semanas o router atrofiava por vezes mais que 3 e 4 vezes por semana, nunca me deixaram cancelar o serviço por justa causa, vinham a casa faziam reset ao router e iam-se embora… Mudei para a Vodafone, até hoje nada que reclamar visto que estou com o dobro da velocidade na nos por cabo tinha (100Mb/10Mb) por Wifi (40Mb/5Mb) na vodafone por cabo ou wifi (200Mb/180Mb).

          • PeterJust says:

            Mas há duvidas em relação ao serviço da Vodafone? Dá 15 a zero às ex PT que sempre gozaram com os clientes. Burro é quem lhes continua a dar dinheiro, de mim não levam mais um centimo, nem uma nem outra, comigo só gozaram uma vez mas posso dizer que graças a mim perderam seguramente mais de 50 clientes. É o Karma bitch

        • Miguel says:

          Tens razao ja fui cliente das 3 e a Vodafone espetacular tanto no servico tecnico como a nivel facturacao.a meo mt ma mesmo desde nao ter tecnicos para as avarias assim como nap pagas a hotas cobram te mais 5€ a vodafone nunca me fez isso

        • Nobre Luso says:

          Concordo inteiranente com o “Tuga”.
          Mesmo sem abordar todos os restantes excelentes Serviços da VODAFONE, e referindo apenas a Qualidade da internet, bastou-me ter sido cliente da Nos durante vários anos (sem alternativa para apreciar as diferenças) para medir as diferenças! Foi passar do 8 ao 100!
          A VODAFONE tem um Router de última geração.
          Por cabo de rede, as medições ultrapassam os valores contratados (200/100). E por Wireless a velocidade é enorme! Claro que depende do compartimento da casa e dos dispositivos ligados.
          Não trocarei essa empresa por nenhuma outra!

        • Bruno Rosa says:

          Na MEO, recebe o que contrata e caso contrário, deve reclamar. Caso uma reclamação nao resolva, aconcelho reclamar à provedoria do cliente MEO

      • Filipe Neto says:

        O SmartRouter que é o modelo que aqui se discute tem modo bridge. Não sei se sempre teve pois só o fui testar hoje depois de ler este artigo.
        Cumprimentos

      • Andre Lourenço says:

        Existe alguma incoerência no teu texto acima:
        O modem novo da Nos v4, esta disponível para a tecnologia ffth.
        Se precisares alguma informação sobre o mesmo pode indicar-te.

      • Casimiro Alves says:

        Pedro, o router da NOS tem o modo Brigde desde que ligado na porta 4.

        E realmente concordo no que é dito abaixo.

        Voces tem a obrigaçao de colocar algo concreto e real, nao simplesmente baseado em manuais velhos e sem info precisa e real.

    • Carlos Romão says:

      Realmente não há indicação disso, mais do mesmo a NOS é fraca até a comunicar. Como cliente fico sempre a perder.

      Mal termine contrato e avanço para outra. Porcaria de operador.

    • Armando says:

      É evidente que a NOS tem de longe o pior router do mercado e são pouco abertos a soluções. A Vodafone e a Meo têm bons routers. Terminada a fidelização tenta negociar com a concorrência ou então compra uma solução powerline onde ligas um aparelho um router é um segundo ao teu PC, mas com cabo.

    • mlopes says:

      custa-me sempre a entender este tipo de comentário. se alguém sabe a “informação aqui relatada” “é miserável” então porque não coloca a correta(?) será só vontade de dizer mal(?)

    • Bruno says:

      Podes crer. Ainda por cima já tem quase um ano o router. V4

  2. Stivane Jesus says:

    O router da NOS tras Modo Bridge tal na porta 4 como os anteriores

    • Pedro Pinto says:

      Não é indicado na informação disponibilizada.

      • Arlindo says:

        Não é indicado nos manuais, porque nem tudo o que é característica técnica tem de lá estar mas poderão confirmar com qualquer pessoa que tenha o router que é possível ativar essa opção em “Configurações” > “Configuração LAN” > “Configurar modo Bridge na porta LAN 4”

        Outro erro que deviam corrigir é o facto de dizerem que em HFC não há 1 Gbps. Não é verdade. Desde meados do mês passado que está disponível em toda a rede salvo pontuais exceções.
        É aliás informação oficial da NOS: http://www.nos.pt/institucional/Documents/Noticias%20e%20Comunicados/NOS%201Q18%20PORTUGUES.pdf (página 4; 2.º parágrafo)

        Quanto ao upload, a informação que prestam está correta, embora vá haver novidades nos próximos tempos.
        Fonte: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341 (post Carolina V.)

        De qualquer forma, parabéns pela iniciativa do artigo. É sempre bom fazerem textos comparativos deste género.

      • Jose oliveira says:

        Deixe ver se eu percebi mediante esta sua resposta, emite opinioes com base nos manuais dos equipanentos ? Nao faz testes praticos ? Que raio de forma de fazer comparativos ? ( sendo que acho estranho no sapo esses comparativos com outras lhe serem sempre favoraveis )

        • Vítor M. says:

          Bastava uma pesquisa para perceber que fazemos testes práticos. Caramba, custa primeiro pesquisar antes de disparatar? 😉 Podem questionar o que vos apetecer, mas uma pesquisa no site verão que além das análises aos produtos, acompanhamos a evolução do mercado. Custa assim tanto? Vá lá, não trunquem as frases colocadas para não mudarem o sentido das respostas.

          Qualquer coisa, disponham.

          • Jose oliveira says:

            O sr. Pedro pinto respondeu assim, e vou usar as palavras dele ” Não é indicado na informação disponibilizada. ” isto é fazer testes ?

          • Vítor M. says:

            Jose oliveira pesquisa lá e não baralhes as conversas. Por vezes, quando não têm nada por onde agarrar, começam a inventar. Não é necessário, basta pesquisar no site e pronto. Está tudo cá.

          • Jose oliveira says:

            Vítor M. eu nao estou a baralhar nada, foi feita uma pergunta e foi dada uma resposta, e essa resposta foi dada com base em manuais, e se ler o resto das opiniões nao sou só eu que penso assim, alias se for ver mais respostas dadas mais uma vez pelo sr. Pedro pinto ele assume que nao tem as 3 redes, assim sendo como fazem testes ? Já foram mostradas e eu ia utilizar outra palavra, mas vou usar a palavra incoerências naquilo que é dito, e com isto aonde quero chegar, como é dito no vosso site, a Pplware é principal canal de tecnologia do sapo, que por sua vez é pertencente á Altice, por isso todos os vossos artigos que fazem comparativos entre redes sao muito pouco fidedignos, porque o resultado é sempre favorável para a MEO …

      • Verissimo says:

        Nem todos as configurações vêm no manual.
        Sim ja tive NOS e tem um campo para ligação bridge , so assim pude jogar na PS3 e ter acesso ao multiplayer.

    • pedro says:

      exactamente, é como eu tenho configurado no meu !!!! essa opção é muito importante para mim, já que tenho ligado um outro router com um bom wifi ….

  3. João says:

    O router da NOS tem modo bridge mas ainda não tem a rede WIFI FON.

  4. Luis Silva says:

    O meu Router NOS tem a porta 4 em modo bridge, a opção está disponível para os admins. O router da NOS está apenas ativo para converter o cabo coaxial e para ligar o telefone fixo, na porta 4 tenho um Asus RT-AC3200 onde está tudo ligado. Por mim os operadores deviam ter como opção o router disponibilizando apenas a ligação, o mercado oferece OEM’s para todos os gostos/necessidades/carteiras.

  5. Marco Castanheira says:

    E como é que se comportam na prática?
    À dias precisei de fazer upload de 120GB para a S3, como em casa os pc’s n tem cabo de rede teve q ser tudo por wifi: as velocidades estavam fixes: 15MB/s em média, mas o router aquecia bastante… a cada 2h bloqueava e tinha que descansar um bocado 🙂

    • Marco Castanheira says:

      Não tem cabos de rede = não tem portas ethernet

      • José Alves says:

        Logo vi, um cabo de rede custa sensivelmente um euro hehe

        • 365 says:

          O cabo de rede até pode ser barato mas, se o PC não tiver porta LAN, vais enfiar o cabo onde?

          • Narciso Rocha says:

            Compras um adaptador que ligas a uma porta USB e já está.

          • José says:

            Tens 365 formas de o fazer 😉
            Eu apenas comentei a correção que ele fez numa forma de gozo 🙂

          • 365 says:

            Narciso Rocha, brilhante ideia, desculpa lá mas parece resposta de técnico afecto a operadora.

            Nem sei porque é que andamos a migrar para wifi quando a solução passa é por cabos de rede. Acho uma parvoice estas inovações wifi, quando… um simples adaptador e um cabo de rede resolvem o problema das velocidades e estabilidade de transferência de dados.

            Então se eu tiver, um tablet ou um smartphone, e quiser transferir uns gigas de filmes e músicas, também é suposto eu comprar um adaptador?

          • Dinis says:

            365 todo o wi fi do mundo não me faz trocar o meu cabo. Não sei se jogas mas mais importante que as velocidades a jogar é o ping e o número de pacotes “dropados”… Com o wifi, alguém ao telefone passa entre ti e o router e já perdeste pacotes na transmissão… morres sem saber porquê quando a culpa é do wifi

          • 365 says:

            Dinis, o que dizes é verdade, mas da mesma forma com há pessoas como tu que preferem o cabo, também há outros como eu que a preferência vai para o wifi por causa da mobilidade.

          • Dinis says:

            Vai haver sempre pessoas e situações para as duas tecnologias… não faz sentido um telemóvel ter uma tomada de rede como, para mim, não faz sentido ter um desktop ou uma consola (não portátil) ligado por wi fi. Até as soluções pela electricidade (para quem não pode ou não quer abrir as paredes) são melhores que o wi fi.

  6. Joaquim Faria says:

    Bom product placement

  7. Paulo Duarte says:

    A minha pergunta é: isto foi um teste ou apenas um olhar para as características?
    No meu caso seria importante ter uma cobertura ampla, o melhor possível. E ler que o router da MEO terá “certamente” melhor cobertura por ter 4 antenas em vez de 3… Tem melhor cobertura ou é uma suposição por ter uma antena a mais?
    Obrigado

  8. Jose Simoes says:

    Tive um casa um desses fiber gateway da NOS durante 4 meses e o telefone fixo nunca funcionou, apeasr de umas 6 intervenções no local (tudo o resto era como dizem).

    Como resolveram? Trocando por um ONT gradalhão ligado um router technocolor com + de 4 anos…

  9. Filipe Pimentel says:

    Onde está esse célebre Router Fiber
    Gateway? Só pode ser para algum amigo, porq a mim só me aumentam a fatura, e eu sou um cliente antigo, muitas vezes tenho a NET q nem consigo entrar

  10. Redin says:

    Alguém pode aproveitar a discussão à volta deste tema para falar sobre esta nova falha de segurança denominada de VPN-filter?
    É que parece ser demasiado sensível para as operadoras ficarem em silêncio.
    Poderão elas assegurar algo?

  11. Telmo Barros says:

    Parece mais ser um artigo “dirigido” para a MEO. Independentemente de eventualmente ser o melhor router, o serviço em geral continua a deixar muito desejar, tanto em termos de pessoal, como em termos de prestação de serviços de net

  12. CRITICO says:

    GRANDE ALTICE
    Não entendo o odio a esta empresa que só nos ajuda. E ainda querem entregar MILHÕES em impostos ao estado, mas os mamões dos politicos, como não lhes chove nada no bolso, estão contra!

    • Rui neves says:

      Vai dizer isso a quem está sem telefone há meses nas áreas fustigadas pelos incêndios e vendavais do último outono/inverno!

      • Alexandre Franquinho says:

        epah, vivendo nos outros 98% do pais, não tenho nad a apontar. Vivo numa zona tambem fustigada (Funchal) por cheias e incendios, e tendo em conta a gravidade, arranjaram tudo em 48h (cheias, 20/02/2010) e em menos de 2h (estes ultimos incendios).

  13. Mc says:

    Tenho o novo router da MEO e posso dizer que comparado com o antigo 784 ou 794 è uma boa M##. Sem DNS alterados nos PCs è lento. Pata quê 1700Mb se não abte pàginas ?

  14. TTall says:

    O router da NOS tem uma app ios/android, será disponivel ao publico brevemente

    • Pedro Pinto says:

      Logo ainda não tem 🙂

    • Carlos Romão says:

      Mau tenho de vir ao pplware para saber estas coisas? Pago há quase 4 anos o serviço NOS e estas novidades são colocadas à socapa num artigo? Não deveria haver aqui mais informação dedicada da NOS?

      Pplware e quando fazem uma análise ao novo router?

      • Ricardo says:

        O Router saiu à pouco tempo! É o chamado 4.0. Posso garantir que estou a apanhar 700MB de download com o cabo ligado ao portátil. Tenho pacote 1GB. Nunca vi a NOS com um Router assim. Agora estou mais que satisfeito.

    • Taptigpot says:

      Este comentário é mesmo à tuga, cheio de complexos. Não tem, essa é que é a verdade.

      Qualquer dia somos todos milionários, vamos é ganhar o euromilhões em breve, já que a esperança é a última a morrer.

    • Pedro says:

      Todos os dias fico surpreeendido com a capacidade de interpretação dos Portugueses.

  15. Altino says:

    tudo igual meu caro

  16. Samuel Pires says:

    Podiam fazer este comparativo com os Routers 4G deles, porque nem toda a gente tem acesso a fibra, nem mesmo ADSL.

  17. Mario Enrique Figueroa Blanco says:

    Neste momento seria interessante saber se os routers das operadoras são vulneráveis a este novo malware VPNFilter.

  18. nkp says:

    o que adianta a meo ter o melhor router se depois é a marca com mais reclamações?

    https://pplware.sapo.pt/informacao/portal-da-queixa-meo-e-a-marca-com-mais-reclamacoes/

    • KitKat says:

      É a que tem mais clientes também, logo é normal.

        • KitKat says:

          “A empresa da Altice assinala que o relatório publicado pelo regulador diz respeito apenas a pacotes de telecomunicações (vários serviços em conjunto), sendo que a Meo tem mais 3,5 milhões de de serviços (móvel, televisão, voz fixa e internet fixa) que o segundo operador.Nesta métrica a Meo tem 12,7 milhões de serviços e a Nos 9,2 milhões. E acrescenta que “é líder nos pacotes de maior valor e mais serviços incluídos (5P), por larga margem”.

        • KitKat says:

          “A empresa da Altice assinala que o relatório publicado pelo regulador diz respeito apenas a pacotes de telecomunicações (vários serviços em conjunto), sendo que a Meo tem mais 3,5 milhões de de serviços (móvel, televisão, voz fixa e internet fixa) que o segundo operador.Nesta métrica a Meo tem 12,7 milhões de serviços e a Nos 9,2 milhões. E acrescenta que “é líder nos pacotes de maior valor e mais serviços incluídos (5P), por larga margem”.

          • Dinis says:

            Fanboy da Altice faz as contas: a Meo tem 1404 reclamações e a NOS tem 629 (por exemplo). Mais do dobro!!! E não tem o dobro de serviços, só tem mais 1/4 por isso a Meo é a mais reclamada por percentagem de serviços, logo é a pior operadora do mercado

    • Alexandre Franquinho says:

      Não esquecer que a NOS açores e NOS Madeira são consideradas empresas a parte… mas se fizer a soma das 3, chega a uma conclusão bem engraçada 😉

  19. Marco Oliveira says:

    Vodafone tem 5Ghz

  20. Luis Caldas says:

    E para quando o modo Bridge no Router da Vodafone alguém tem conhecimento?

  21. Nelson says:

    Enganaram-se LOL eu sou Vodafone e sempre tive a opção para ativar e configurar o controlo parental

  22. João Paulo Martins says:

    Apesar de serem boas máquinas ainda ficam muito aquém das soluções Draytek ou de outras marcas mais especializadas em routing. Por exemplo: para quando os tão desejados túneis VPN LAN to LAN ou ainda VPN Dial In?

  23. valdemar lopes says:

    a cobertura da rede wifi do router da meo é miseravel

  24. F. B. says:

    Eu tenho IPv6 com Vodafone.

  25. David Ramos says:

    Esse router da NOS suporta modo bridge. Eu próprio utilizo

  26. Bruno Grilo says:

    Cá por mim, a MEO até podia banhar o router a ouro
    O serviço ao cliente da Vodafone vale 1000 routers da altice e outros 1000 da NOS (sim…altice com “a” pequeno)

  27. Vitor Soares says:

    Sou cliente da Meo Fibra tenho o novo router aqui mencionado (Fibergateway) mas o wi-fi não é grande coisa, sei que o router está no meu quarto existem duas portas a separar da minha cozinha, bem sei, mas dada a potência X10 e ser fibra a net que eu uso o sinal chega lá pessimamente, ou outras vezes nem dá para acessar seja por PC portátil ou com os smartphones, o meu Huwei P10 lite ou da minha mulher Samsung j7…moro num duplex, e então ao andar de cima nem sinal capta..porque será…já comprei um extensor de sinal (TP-Link Wi Fi Extender TL-WA854RE) que coloquei na cozinha, configurei através do WPS do router e mesmo assim é uma desilusão. Que acham que devo melhorar…Obrigado !!!

    • Manuel says:

      Pela descrição, estará a colocar o repetidor muito longe da Fibergateway. Tente colocar numa divisão mais próxima e veja se melhora.
      O TP-Link TL-WA854RE poderá também não ser o equipamento ideal, uma vez que funciona apenas em 2.4GHz e a Fibergateway é dual band concurrent (2.4GHz e 5GHz). Em substituição poderá optar por uma solução que tenha as duas bandas e no limite (caso seja possível) passar um cabo de rede para uma divisão central da casa e/ou usar soluções Power Line, para quem não tem hipoteses de passar cabos de rede.

    • João Paulo Martins says:

      Ou PowerLine ou fazer uma estrutura com APs da Ubiquity. Melhor não há.

      • Tmcr says:

        Confirmo. Tenho um power router da NOS e um Ubiquiti AC-LR.. e comparando ambos o AP que refiro consegue ter quase o dobro de cobertura dentro de paredes (casa).

    • Dinis Domingos says:

      Isso é o normal com os routers das casas… Todos são horríveis… Queres um router como deve de ser compra um Asus pre configurado ou compra um router com VLANs… Para que gastar dinheiro em repetidores e porcarias se um bom router vai cobrir a tua casa toda?

      • Alexandre Franquinho says:

        Tenho um asus e o fibergateway da MEO. Tendo em conta os routers com que já lidei até hoje, o da MEO é um MIMO autentico de se trabalhar. Já o da NOS… jezus. O da vodafone fica num ponto intermédio. Boa performance, mas faltam opções.

        • Ricardo says:

          Já experimentaste o 4.0? Há quanto tempo tens? Ou estás a falar do HUB 3.0? É que não deves estar a falar do Power Router concerteza até porque apenas está disponível em pacotes uma é essencialmente desde ontem.

      • Edexote says:

        Queres um router como deve ser e compras um Asus? LOL 😀

        • Dinis says:

          Um Asus porque vêm pré configurados para as nossas operadores porque se queres uma recomendação é Draytek mas nem toda a gente tem o dinheiro ou a paciência para configurar. O Asus mais barato (menos de 40 euros) dá 10 a 0 aos routers das operadores. E se tivesses lido mais comentários meus já tinhas visto que eu tenho um Dlink que só não uso porque fico sem telefone (só faz uma vlan). Tem mais de 10 anos e já tinha 4 portas de 1 gb, wifi 2.4 e 5 com antenas exteriores, porta usb, QoS, etc

    • tuga says:

      Muda de operadora de preferência Vodafone.

      • Dinis says:

        Eu acho a Vodafone a melhor operadora mas o router deles é tão mau como o da meo… ou da NOS. Já a box, a da vodafone, para mim é a mais lenta e que apresenta menos opções mas a televisão para mim é secundária.

        • Alexandre Franquinho says:

          No que toca a boxes, a NOS perde 20 a zero em todos os campos, mesmo com a UMA… Anós luz atrás da Meo e Vodafone.

          • Filipe Neto says:

            Eu prefiro as boxes da NOS pelo facto de não serem iptv. A UMA está exelente, rápida como as iptv da concorrência, tecnologicamente inovada.
            Cumprimentos

  28. John Doe says:

    Modo Bridge diz que o NOS não tem… mas tem.
    Rede Wifi comunidade diz que o NOS tem… mas não tem.
    Controlo parental diz que o Vodafone não tem… mas tem.
    Bom trabalho!

  29. César says:

    Uma coisa sao especificacoes outra e o funcionamento, o reutor da meo e dos piores ja tive o servico meo e a box e uma desgraca tive de trocar 3 vezes por mau funcionamento , sem contar que o 5ghz e so historia.
    tenho agora vodafone e ate hoje 0 problema funciona a 100%. O da nos nao posso dar opiniao porque nunca tive servico .
    Nao facam publicidade enganosa sff

    • Vítor M. says:

      Caríssimo César, confunde utilização com funcionalidades, isso não está sequer em discussão. É que nem queremos sequer abordar isso dadas as idiossincrasias existentes. Não tem absolutamente nada de publicidade, visto que se fala em todos os dispositivos de forma individual. Por exemplo, pode procurar pelos nossos artigos ao router da Vodafone, Meo, NOS ou NOWO. 😉 uma coisa é problemas de interpretação, outra é publicidade enganosa. Cumprimentos.

      • Dinis says:

        Publicidade enganosa é dizer que este ou aquele router é “o melhor” sem fazer um único teste e só a comparar as características no papel… Seja que companhia for a “melhor” deste “teste/comparativo/nada” .
        Aquilo que vocês fizeram foi aquilo que qualquer utilizador pode fazer: consultar as características… Com a agravante de que tenho que levar com a publicidade do vosso site. Nos sites das operadoras só tem publicidade a eles próprios. No fundo vocês são pagos (pelos vossos clientes publicitários) parta fazerem pesquisas na net… e UM teste só que seja, nada…
        Se o artigo se chamasse “Routers das operadores, qual o com mais funcinalidades” tá bem, agora dizerem que este ou aquele é melhor porque tem uma característica que vocês nem testaram para ver se está bem implementada, isso não é jornalismo…

        • Vítor M. says:

          O que fizemos foi consultar as características e não só. O que tu te esqueces é que já testamos os routers, temos os mesmos em utilização excepto o novo da NOS que está apenas agora a chegar aos consumidores. Depois, com base no que cada um oferece fizemos a análise que está no texto. Tu, nunca fizeste a nenhum, não fazes a mínima ideia do que se está a falar nem possuis qualquer método comparativo, apenas falas com o coração/carteira porque o teu “não ganhou”, como se isto se tratasse de uma equipa 😉

          A verdade é que na defesa do consumidor, todos nós, aquilo é apenas um comparativo do que as operadoras oferecem. Defendes algo como se te fossem ao bolso, isso é estranho, mas revelados.

          Não somos pagos por nenhuma operadora, o que te pode deixar triste, porque se calhar tu dependes dessa operadora, nós não. Se fores pesquisar, que não deves ter sabido fazer, verás que temos analisados todos os routers dos operadores, da MEO à NOWO, passando pela Vodafone e NOS, por isso o que dizes não faz sentido e cai em saco roto.

          • Dinis says:

            Vitor M tu não deves ter lido bem os meus comentários… “O meu ganhou”? se eu digo mal de todas as operadoras? Se TODOS os equipamentos das empresas portuguesas de internet não prestam? O facto de teres os routers aí não significa que os tenhas testado… Testar não é tê-los ligados e ver o que fazem mas sim submeter os aparelhos a testes.
            Quando dizes que eu nunca fiz nenhum? Nenhum quê, texto? Teste? Já fiz qualquer dos 2… Perdeste uma boa oportunidade… E tu ÉS pago por uma operadora porque pertences à sapo e a sapo é da altice… Ou trabalhas à borla?Eu não devia estar a ensinar-te o teu trabalho mas se queres uma metodologia de teste vai a este site: https://www.smallnetbuilder.com/
            Vocês não defendem consumidor nenhum porque os testes são sempre subjectivos… às vezes metem o score AnTuTu nos telemóveis que testam e não é em todos… É sempre “a fotografia boa” ou “o telemóvel responde depressa”, tudo coisas subjectivas…
            Quanto ao que eu digo não fazer sentido das duas uma: ou realmente estás a proteger uma marca ou não sabes português.
            Vou voltar a repetir, NENHUMA operadora portuguesa de internet presta (mesmo a vodafone que é a que eu considero melhor) porque não te deixam colocar o teu equipamento.

          • Filipe Neto says:

            O router 4.0 da NOS já está a ser instalado desde Setembro de 2017, não está só agora a chegar aos consumidores .
            Cumprimentos

          • Filipe Neto says:

            O router 4.0 da NOS já está a ser instalado desde Setembro de 2017, não está só agora a chegar aos consumidores .
            Cumprimentos

        • 365 says:

          Tal como esperado, quando um comentário não agrada é apagado. LOL
          pplware no seu melhor, né???
          Apague mais este sff

          • Dinis says:

            Já devias estar à espera… Aqui é assim a isenção e a credibilidade da Pplware…

          • 365 says:

            Dinis, concordo plenamente. é por estas e por outras que na maioria das vezes é ver de raspão aqui (quando venho) e seguir para outros sites bem mais interessantes.

  30. Marcelo says:

    Pagar e pagar sem atrasos no fim do mes , as regras são as mesmas para todos seja uma pessoa que tenha em casa 100 megas ou 1 mega 2 ou 4 que é o meu caso , pagar é igual ou mais ainda eu tenho um serviço Adsl , o senhor Armando Pereira ja tem fibra aqui a dois km , porque será !! Eu é que estou a pagar não terem vergonha de levar dinheiro por um serviço péssimo, porque os outros tem direito a fibra a 2 km é nos andamos a ADSL

  31. Emanuel says:

    hey

    tenho uma questão: quando dizem IPTV por wifi o que significa?
    Se tivermos uma box android por exemplo podemos ter os mesmos canais da box ?

    Cumprimentos,

    • Nuno Carvalho says:

      Quer dizer que a box do operador pode ser ligada via wi-fi em vez de ethernet

      • Pedro Pinto says:

        Exatamente. Consegues isso, por exemplo, com a Sophia.

        • Pcn says:

          Eu tenho uma box android e instalei lá MEO go. Não deu pela play store, fui pela apptoide. Canais HD sem problema nenhum e tem gravações automáticas. IPTV em wi-fi também tenho em casa com uma box MEO e o Fibergateway numa divisão diferente com os canais 4k a chegarem sem paragens nem macro blocos… E por Wi-Fi

        • Eugénio Costa says:

          E embora as duas operadoras ofereçam o modelo wireless da box, sejamos honestos: streaming de conteúdos 4K vai certamente afectar a largura de banda disponível para a já sobrecarregada rede de wifi, ainda que 5GHz

  32. Ze Cabra says:

    Comparar equipamentos que têm dois anos de diferença, especialmente no mercado do hardware, não é realista e na minha opinião também não é honesto. Como é óbvio o melhor equipamento será sempre o que tem tecnologia mais recente ….
    Por analogia, é o mesmo que comparar um telemóveis com 2 anos com um modelo actual …

  33. Manuel says:

    Segundo consta, a PCB é soldada em Portugal, todos os plásticos foram desenvolvidos e são fabricados em Portugal e é montado em Portugal, logo só terá uma contribuição externa. Mesmo tendo uma participação externa, pode-se considerar que é fabricado em Portugal, o que não acontece com os routers da Huawei e da Arris.

  34. Almeida says:

    A NOS tem o pior router e o mais atrasado mas faz publicidade como se fosse uma grande inovação e o melhor.

  35. Eugénio Costa says:

    Algum rigor e honestidade neste artigo seriam desejáveis. A Vodafone não foi “uma das primeiras”, foi a primeira operadora nacional a lançar um router e otn com suporte para a norma 802.11ac. Fê-lo a 23 de Agosto de 2016 (https://press.vodafone.pt/2016/08/23/vodafone-lanca-smart-router-com-wi-fi-de-ultima-geracao-que-permite-velocidades-4x-mais-rapidas/ ). A meo anunciou o lançamento do novo router a 3 Setembro de 2017, mais de um ano depois da Vodafone. O artigo não fala também do facto de Vodafone ser a única oferecer a tecnologia wireless mesh “super wifi premium”, fundamental para garantir o alcance da rede 5GHz. No mais, o modo bridge está disponível para administradores, através da intervenção de um técnico especializado no modo “super wifi extra”. Um artigo a compilar informação avulsa, disponível online não é relevante. O que esperamos da pplware são testes em cenários reais, testando as informações anunciadas pelos diversos operadores.

    • Francisco Esquina says:

      Será que pode indicar alguma referência ao modo bridge no Router da Vodafone?
      Ate agora, nunca encontrei referências a esse modo na Vodafone, supostamente, o único operador que nunca teve diaponivel essa funcionalidade.

      É que a uma pergunta muito explícita e direta a alguém da Vodafone para questionar sobre a existência desse modo, não há muito tempo, a resposta foi não.

  36. Dinis Domingos says:

    Mais um comparativo no papel. Testar as tabelas de roteamento tá quieto… Que interessa determinada característica se depois a sua execução é lenta? Tenho um dlink dir 825 com mais de 10 anos e que continua a ser mais rápido… Para já não falarmos do wi-fi que o de 5.0 GHz no fundo de uma sala com 30 m2 sem obstáculos já não tem rede e o de 2.5 GHz não passa 2 Paredes em linha recta. Além disso no caso da MEO se não tiverem mais de 1gb de NET não levam o router (tem um custo adicional de 4.99)… A única razão para eu mudar era poupar electricidade (uma vez que o ont é incluído pouparia cerca de 20 euros por ano) mas assim nem isso…

    • Pedro Pinto says:

      Tabelas de encaminhamento? apenas uma rota…e estática 🙂

      • Dinis says:

        Não me fiz entender: testar as capacidades de roteamento (por à prova a capacidade de gerir a tabela)…
        Este teste por exemplo WAN – LAN Throughput (Mbps) e LAN – WAN Throughput (Mbps).
        Qualquer das formas eu escrevi montes de coisas e a única resposta é corrigir-me… E quanto à performance wifi? quanto ao facto de este router não ser para todos grátis? 4,99 para substituir uma porcaria que já não prestava antes?
        E quanto ao facto de título do artigo ser uma mentira? É impossível saber “qual o melhor” router a olhar para as características no papel…
        O pior é que as pessoas vem a este site a pensar que é jornalismo….

  37. 365 says:

    A meo/altice até pode ter um rooter de ultima geração, mas depois coloca o technicolor tg784n v3 que é uma bela …..

    Obrigado pela publicidade à meo/altice, mas fica a dica, não é assim que fidelizam os clientes.

    • Manuel says:

      O Technicolor TG784N v3 foi substituido pelo Technicolor TG789vac v2. Devem é estar ainda a usar equipamentos recondicionados, o que é prática comum nos operadores.

      • 365 says:

        Pode ter substituido em teoria, na pratica continuam a instalar na mesma.

        A resposta oficial quando é feita uma queixa sobre a velocidade é que a velocidade nas portas RJ45 é que são garantidas. Este router da meo só será instalado quando as velocidades contratadas são superiores a 100mb e porque o TG784N v3 só permite 100mb nas portas lan, caso contrario aposto que o continuariam a escoar para o mercado.

        No meu caso tive de comprar um router Asus para ter wifi em condições em casa. É esperar a fidelização terminar…

  38. Filipe F says:

    Interessante era um teste real e não a ler specs… Porque da teoria à pratica muda muito.. Há antenas e antenas, ha chipset e chipset, depende da qualidade do hardware etc…

    Este comparativo em nada diz qual o melhor. Diz sim qual o que tem mais features.
    O melhor é testando, ver qual realmente tem mais dispersão de sinal, qual a distancias médias ou longas garante melhor ping ou velocidades, qual o mais estavel com uns 5 dispositivos ligados, qual o que realmente gasta menos energia…

    Agora specs? É como comparar sei lá, um Samsung com um BQ.. em hardare ate podem ter as mesmas specs, mas na realidade a Ram do Sams é mais rapida, do armazenamento também, com menos pixeis faz melhor fotografia, tem melhor ecra apesar de resolucao igual… Ou seja Specs nada dizem da qualidade do material.

  39. Vitor Penedo says:

    O artigo tem algumas imprecisões. Sou cliente da Vodafone há uns anos. Primeiro tive um 784nv3 e pedi para me activarem IPv6. Depois migrei para o Smart Router e fiquei sem IPv6, mas liguei de novo e voltaram a activar.
    Estive a verificar (não é funcionalidade que use normalmente) e o Smart Router Vodafone tem controlo parental.

  40. Carlos Rino says:

    Na segunda foto, na legenda não deveria ser “Super Router da VODAFONE”?

  41. silva says:

    os 3 router juntos não fazem um, estamos em 2018 e nem um opção para fazer vpn. QQ router de 20 euros faz vpn.

  42. Ana Rita says:

    Este artigo é tão certo, que a imagem que apresentam como router da MEO é na verdade o Router da Vodafone.

  43. Dinis says:

    Não sei se já repararam que a sapo é da altice/meo e está com “shortages”! LOL Grande serviço que os servidores nem ficam 24/7 online….

    • Alexandre Franquinho says:

      Não tás a trabalhar bem meu, nesta hora tens é de ir bater portas.

      • Dinis says:

        Nunca fiz parte de nenhuma das companhias. Aliás nos vários comentários disse mal de todas… a NOS nem vale a pena porque nem todos tem fibra em casa (mesmo em Lisboa), a Vodafone a parte humana é boa, os dns são rápidos, mas os routers são uma porcaria. A meo os routers são uma porcaria e o serviço humano é péssimo… os dns da meo são uma desgraça. Para tu veres no speedtest da okla o servidor escolhido automaticamente é o da NOS quando Lisboa tem 2 da Meo.
        Eu só vou dizer bem dos serviços de internet quando voltar a haver uma operadora como a antiga clix que te deixa ter o teu router com ip publico, sem vlan’s (a clix dava 2 ip’s dinâmicos e mais duas portas com vlans para as boxes isto tudo no ont – só ligavas o deles se quisesses).

  44. Eugénio Costa says:

    Algum rigor e honestidade neste artigo seriam desejáveis. A Vodafone não foi “uma das primeiras”, foi a primeira operadora nacional a lançar um router e otn com suporte para a norma 802.11ac., a 23 de Agosto de 2016. A meo anunciou o lançamento do novo router a 3 Setembro de 2017, mais de um ano depois da Vodafone. O artigo não fala também do facto da Vodafone ser a única oferecer a tecnologia wireless mesh “super wifi premium”, fundamental para garantir o alcance da rede 5GHz. No mais, o modo bridge está disponível para administradores, através da intervenção de um técnico especializado no modo “super wifi extra”. Um artigo a compilar informação avulsa, disponível online não é relevante. O que esperamos da pplware são testes em cenários reais, testando as informações anunciadas pelos diversos operadores.

  45. Enhenaeiro de obras por fazer says:

    E depois continua com o orgulho patriótico que em nada acrescente ou prova e acaba com o número de antenas, sempre pela metrica de mais é melhor… boa análise sim senhor!

  46. Dionísio says:

    Eu tenho o Smart Router (HG8247Q) da Vodafone a funcionar em modo bridge com outro router wifi, sem problemas… sem ser necessário configurações com modos especiais etc… com apenas configurações de rede.
    Mas isto não é a parte bonita.
    Bonito seria que, em vez de os equipamentos terem cada vez mais funcionalidades e etc.. em vez disso, era disponibilizarem apenas aos clientes um simples ont/modem com uma única porta WAN, e os clientes poderem estruturar as redes como quisessem, isso é que era bonito.
    Disponibilizar o serviço de tv completo pelo coaxial, sem necessidade de setop box dos operadores, sim isso também é possível, mas, em vez disso, os operadores preferem tirar proveito comercial do aluguer de equipamentos. Não é só fornecer serviços de comunicações, o renting dos equipamentos também dão uma boa receita.

  47. Hurley says:

    Falam muito, se querem o melhor router do mundo comprem 1 a parte. Felizes para sempre, agora querem router oferecidos e ainda se queixam? Com montagem de borla em casa, e apenas pagas o servico. Tomem juizo rapazes. Em relação ao artigo esta muito bem referido qual é melhor nivel de hardware, sobre o software todas operadoras ainda tem que melhorar e muito. Mas digo ja que do meo tem muito mais potencial, tendo menos limitações hardware. Obrigado e sejam felizes com vossa ignorância

    • Miguel says:

      Afinal de contas eu comprei um rooter e depois cada vez que serviço estava estava em baixo ligava para Meo eles diziam que não podiam nada quanto a isso não sabiam configurar o rooter, o que adianta com um rooter não vale de nada.

  48. Miguel says:

    O rotter da Meo é uma m### a net também, gastam Milhões na publicidade do Ronaldo e depois tem equipamentos de merda eu estou farto ligar para a assistência técnica e só sabem dizer a mesma eu estou farto da Meo.

    • Hurley says:

      Ok, percebo nao estou defender niguem, qual e razao ser uma m###a? Mesmo meo ou vodafone ou zon? Qual e despite ja fez? E o wifi? E por ethernet? Percebes alguma coisa de redes ou assim para indicar algo?

    • Hurley says:

      Ok, percebo nao estou defender niguem, qual e razao ser uma m? Mesmo meo ou vodafone ou zon? Qual e despite ja fez? E o wifi? E por ethernet? Percebes alguma coisa de redes ou assim para indicar algo?

  49. Filipe V says:

    “o melhor router é aquele que deixa o utilizador desligar mais funções” – by Filipe V

  50. Miguel says:

    Eu estou fulo com eles em relação ao serviço que eles têm e um dos piores serviços que já usei, vou colocar assim que o meu contrato terminar vais ser Vodafone e uma das melhoras de sempre em relação a tudo.

  51. Rui Pedro Caldeira says:

    Gostava só de dar os meus 2cents. O router da NOS deixa haver gestão em todo o lado usando a conta NOS (http://aminhanet.nos.pt), não é preciso uma página local http://192.168.1.1 ou afins. O Eco Wi-Fi parece-me interessante pois deve permitir poupar na conta da luz programando o wi-fi para se desligar a certas horas do dia

  52. Pedro says:

    Alguém me pode tirar a seguinte dúvida?: tenho net por banda larga móvel que usa um cartão sim por um router móvel daqueles de bolso wifi com o tarifário da meo 30gb ilimitado. Acontece que dentro de casa, em dias de chuva e com portadas fechadas fica com pouca cobertura. Pensei em comprar um router fixo, que liga à corrente eléctrica e que terão melhor capacidade de captação. A minha dúvida é se posso utilizar o cartão sim que já possuo ou esse router precisa de alguma configuração especial da Meo ou autorização da mesma?

    • Luísa Lourenço says:

      Ligas a uma tomada elétrica o router,tal como fazes com um telemóvel e tens sempre NET , ou então compras uma bateria portátil e tá feito, a meu tem e podes trocar por pontos, á e a NET de 30, não é ilimitado. Eu dou está informação porque tenho igual e safo me muito bem, mas se fores a uma loja MEO eles te informar ao melhor que eu aqui a escrever. Eu estou satisfeita.

  53. Rui Silva says:

    O número de clientes pode ou não influenciar a velocidade? Depende. O débito (largura de banda) duma fibra é 2,4GB ou seja podes ligar 24 clientes a 100M, se ligares 48 obviamente se tiverem muitos ligados ao mesmo tempo não vais ter 100M e a culpa não é do ROUTER.
    No meu caso tenho rede Wi-Fi em todo o rés-do-chão e boa parte do 1° andar. A Vodafone por ter menos clientes beneficia neste aspecto. Cliente Meo, não tenho o Fibergateway. A Meo pode não ter o melhor apoio ao cliente, mas tecnicamente são os melhores

  54. Ricardo says:

    Sr. Pedro, artigo muito facioso para não dizer mais que soaria muito mal. Muitos erros na informação prestada. Sou cliente NOS e é bem conhecido o problema com o Router 3.0 mas este novo é na verdade bem melhor. Tem tudo o que o dizem que não tem. Faça o teste seja em HFC ou FTTH e depois comentem. Digo-vos uma coisa tenho HFC, pacote com 1GB desde hoje. Teste de velocidade com cabo ligado ao portátil 700MB, volto a frisar em HFC que dizem ser impossível. Testem antes de dizer baboseiras.

    • Filipe Neto says:

      Com HFC tem 1giga, já o comprovei pessoalmente.
      A concorrência da NOS tenta passar uma informação errada do HFC ou DOCSIS mas posso provar o contrário .
      Cumprimentos

  55. Luis Silva says:

    Tinha Vodafone até à 1 mês atrás e agora tenho Meo fibra. Mudei só porque sim. Apeteceu-me experimentar o serviço da MEO.

    Gostava de saber qual é a potencia das antenas wifi dos routers? Pergunto isto porque agora com este novo router da Meo, tenho menos alcance wifi do que tinha com o da Vodafone. O que não faz muito sentido, uma vez que um tem 4 antenas internas e o outro tem 3, daí querer saber qual é a potencia das antenas?

    Também seria interessante saber a quantidade de memória, processador, etc…

    • Scofield81 says:

      Aqui está um belo exemplo de utilização real… Mas nada disto foi tido em consideração neste comparativo… O facto de ter mais antenas não garante melhor cobertura… O que me parece é que a Vodafone tem as antenas melhor colocadas para oferecer melhor cobertura… A potência Wi-Fi é a mesma porque é regulada pelas normais europeias…

    • Paulo Santos says:

      Experimenta mudar de canal, provavelmente o que está a ser usado está congestionado, eu também passei da Vodafone para o MEO e tenho agora melhor cobertura com o fibergateway do que tinha com o smartrouter.

    • Filipe Neto says:

      Sim, testado e comprovado, o router da Altice mesmo com
      4 antenas tem uma cobertura inferior em relação aos concorrentes que só tem 3 antenas. Testado no mesmo local com o mesmo ambiente e os mesmos clientes.
      Cumprimentos

  56. Andre says:

    É normal fazer este tipo de artigos, principalmente quando não se testa equipamentos.
    E nem procurar toda a informação disponível ( o hub v4) é ftth e coaxial.
    Depois fazemos conclusões com base na quantidade de antenas…
    É natural, de lembrar que o sapo onde o pplware esta alojado pertencente ao mesmo dono da Meo.

  57. Albino says:

    E possivel usar o router da MEO tendo outra operadora? Obrigado

  58. Kiko Madureira says:

    É aqui que posso reclamar de só ter 2Mbps?

    Para manter a credibilidade deste post e de alguns (muitos) comentários, de seguida segue a minha receita de bacalhau com natas:

    Ingredientes: 600 g de batata para fritar, 3 cebolas, 4 dentes de alho, 1 dl de azeite, 200 g de cenoura, 600 g de bacalhau demolhado desfiado, 4 dl de natas, óleo, sal, pimenta e queijo ralado q.b. 

    Modo de preparação:
    1 – Ligue o forno a 200º C. Descasque a batata, corte em cubos pequenos, lave e enxugue. Frite-a em óleo e retire para papel absorvente. 
    2 – Corte as cebolas em meias-luas. Pique os dentes de alho e refogue-os no azeite, juntamente com a cebola. Descasque a cenoura, corte-a em cubinhos, junte ao refogado e deixe cozinhar um pouco. 
    3 – Adicione o bacalhau ao refogado, envolva e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre.Acrescente a batata e as natas, tempere com sal e pimenta e envolva. 
    4 – Coloque o preparado num pirex, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno durante 20 minutos. Sirva de seguida. 

    Para ficar perfeito: Acompanhe este prato com uma salada mista de alface e tomate. 

    PS: se não quiserem acreditar que a receita não é minha estão à vontade.

  59. Rickie Kaveby says:

    Hi!
    Even if the GR241AG router has som good technical prestanda, it is still from an end customer point of view the worst router i have ever seen.

    Why? Because it has at least three very serious securoty issues because the end user do not have the administrator password of the router.

    Security issue 1:
    How many persons have the admin password to my router? I don’t know. As far as I know, hundreds of persons can log in to my router as administrator and change the configuration. Any of them can modify my DNS setting to a fake DNS server and thus trick the end user in various ways. Please read this article and especially the last lines
    “And speaking of routers, it’s never a bad idea to check whether your router’s security is adequate. It’s always advisable to ensure it is properly updated and configured, so that no one can access it unauthorized, and we should avoid using weak passwords or having services activated which allow remote connections to the router. ”
    https://www.welivesecurity.com/2017/02/27/dns-attacks-try-direct-fake-pages/

    As I cannot log into my router as administrator, I do not consider it safe.
    If you have a lot of money in your home, would you consider it safe knowing that hundreds of people have the key to your front door?

    Security issue 2:
    The router answer on ping. Can not be configured by user meo. Security issue.

    Security issue 3:
    The firewall can only be turned of and on. Have you ever heard of a router where the firewall can only be turned off/on?

    Kind regards,
    Rickie Kåveby

  60. xjonas says:

    Gosto de aprender com os entendidos. Mas a minha rede ainda é adsl. O titulo só questiona qual o melhor router. Podiam dizer que era para quem tem fibra, escusava de perder tempo. Apesar de viver em Tomar, em Portugal ainda há muita gente ao abandono das novas tecnologias. Na minha zona, entrada da cidade, a fibra é uma miragem.

  61. Pedro Figueiredo says:

    Já fui Vodafone e posso dizer que é mesmo muito boa com a qualidade do serviço em geral e o apoio ao cliente também é muito bom, mas isto foi a minha experiência com eles em Lisboa… no entanto apesar de ser boa é mais cara que os restantes.

    Sei que algumas zonas do país têm pouca cobertura e o serviço é fraco, agora vou experimentar a NOS, espero não me arrepender e sei por experiência própria que ficar dependente dos aparelhos fornecidos é um erro, por isso já tinha repetidores 5Ghz pela casa e um deles estava ligado por Ethernet ao router da VDF e foi sempre assim que conseguia velocidades boas e sem falhas por toda a casa.

    Com a NOS vou fazer o mesmo, julgo que assim não deva ter problemas.

  62. Ricardo says:

    Não tenho queixas do novo Router 4.0 da NOS. Na frequência 5Ghz apanho a velocidade máxima que contratei. Em 3meses Router mantevesse estável. Para uma casa de 70m2 o router serve perfeitamente. Para casas maiores sugiro um repitor de jeito.

    • Pedro Figueiredo says:

      Bem haja pela dica, vou experimentar ver como funciona sem os repetidores mas provavelmente um terei de instalar pois na Banda 5Ghz o sinal poderá ter dificuldade assegurar sinal pela casa sem quebras de velocidade e consistência.

      Os repetidores que tenho são da TPLink e sempre funcionaram a 5Ghz “com uma perna às costas” têm um sinal bem potente.

      Mas só mesmo experimentando.

  63. Evaristo Domingues says:

    Engrº. Pedro Pinto
    Agradeço um esclarecimento:
    Sou cliente Meo há mais de três dezenas de anos. Em outubro renovei o contrato que se tornou insatisfatório por que só em 26 de dezembro me forneceram o Router Fiber Gateway . O reuter anterior estava dentro do prédio a 12 metros da entrada. Este foi colocado na entrada da porta da Rua na zona dos contadores da água e luz perdendo força e qualidade de internet em toda a extenção do prédio embora tenta repetidores de sinal. Pedi se era possível levar um cabo de fibra até ao local do antigo reuter para assim puder instalar o novo no mesmo local do anterior. Ninguém me responde isto desde 26 de dezembro. Pergunto . Em termos técnicos é possível levar a fibra até ao escritório da Empresa local do reuter antigo ? Falamos de uma residência de estudantes Erasmus que têm extrema necessidade de uma internet de qualidade. Obrigado desde já anseio com a brevidade possível a sua resposta. Evaristo Domingues

    • Bruno says:

      Bom dia Srº Evaristo,

      É possivel faze-lo, usando uns aparelhos que fazem a conversão de cabo de rede para FTTH (fibra).

      Relativamente a só ter tido acesso ao FiberGateway 2 meses depois, é uma situação que se poderá justificar ou não, dependendo da velocidade contratada. O que a Meo nos dá enquanto directiva de instalação, é que o FiberGateway so poderá ser instalado em serviços de velocidade contratada >= a 200Mbps ou com box 4K, não sendo o único equipamento compatível com essas velocidades. Dependendo dos equipamentos disponiveis no Stock da Equipa Técnica, poderá ser instalado tanto o FiberGateway, como um equipamento ONT (descodificador da fibra) associado a um Router Technicolor modelo TG789VAC V2. Em casos de velocidades de 100Mbps, aplica-se o ONT, associado a um Router Technicolor TG784N V3, o qual tem disponivel os 100Mbps apenas na porta de rede Nº4 e cerca de 50/70 por wifi. Em serviços de 30Mbps, aplica-se ONT e Router Thomson TG784N.

      Em suma, a sua indignação será apenas justificável, em caso de não ter recebido instalação de equipamentos compativeis com a velocidade contratada.

      Existem muitos clientes que reclamam que não receberam este equipamento e não aceitam que a operadora não fornece este equipamento em todos os pacotes. No entanto, não nos podemos esquecer, que nenhum contracto, tem obrigação de fornecimento de equipamentos especificos, mas somente a velocidade contratada. Não quero com isto dizer que é o seu caso ou não, mas apenas deixar um pequeno esclarecimento

      Um bem haja

  64. Rickie Kaveby says:

    Still I consider the MEO FIber router extremely unsafe and would never use it. Mine is set up in bridge mode and I use a safe router behind it.

    Why? At least three security issues:
    1: End users don’t get the admin password and thus can not change it.
    Would you leave 100 000 € on the kitchen table if you are not sure that the keys to the front door is safe? This is exactly the same situation.
    2: The firewall can be turned off and on, but you can’t configure it. You have no idea how it is configured. I have never before seen a router on which you cannot configure the firewall
    3: The router answer to ping.

    Now I haven’t been able to use fiber internet since I changed adress 2 1/2 months ago. Fiber is available less than ten meters outside the building but MEO seem to have very bad control over their network. They have been in my apartment to install fiber only to find that there is a node lacking in the infrastucture.

  65. Marco says:

    Vou sair da pior operadora (NOS) e ir para a que nunca tive (Vodafone) alguém desiludido com o Smart Router 2.0 ou com a vodafone?

  66. Alexander Fernandes says:

    Olá,

    Para quando um post com a atualização de este?

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