PplWare Mobile

Router Fiber Gateway MEO – 5 coisas que pode fazer


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Pedro says:

    Este router não está mau. No entanto falta a opção Bridge

  2. JLB says:

    Boas, algures !!!
    Alguém me consegue explicar porque é que a terminação de fibra, do lado da caixa onde chega o sinal óptico vindo do exterior, já não é feita na ficha de encaixe que existe para esse efeito! O técnico disse-me que era uma nova norma da Altice. Cá para mim é mais uma maneira de se alguém partir/dobrar o cabo óptico, a Altice cobrar uma deslocação técnica… Eles andem aí, cuidado!

    • Técnico Meo says:

      É para evitar mais atenuações opticas, m ais perdas passivas, menos fusões, menos riscos. Nunca me lembro de ter cobrado uma deslocação pelo pathcord / fibra partido, ou até mesmo quando era o gato, cão , empregada doméstica, aspitador ou marido cusco a partir a fibra. Mas já vi um cliente tentar reparar uma fibra partida quando lhe tentou colar fio de côco de pesca colado com cola super 3…. Mas tambem sei que alguns colegas cobraram a deslocação a clientes arrogantes, pintarolas ou xicos-espertos, portanto, cuidado mesmo 🙂

      • JLB says:

        OK, está esclarecido.
        Mas vamos ver se realmente não cobram nada, se alguma vez acontecer.
        Directamente ao Técnico não cobram de certeza, mas via factura; a ver vamos como diz o cego !!! 🙂

      • JLB says:

        Só mais um comentário…
        Nesta última instalação que solicitei para uma segunda habitação (da minha mãe) só fiz 3 reclamações no livrinho oficial e ao fim de mês e meio lá fizeram a instalação!
        Mas nada contra o técnico que foi lá casa fazer a instalação. 🙂

    • Pedro Pinto says:

      Neste router não precisas de ter ONT num equipamento à parte. Não sei se respondi à tua dúvida.

      • Técnico Meo says:

        Agora, na caixa óptica branca externa, não tem disponível um encaixe externo de cor verde para ligar um patchcord. Agora corta-se um patchcord ao meio, faz-se uma fusão directamente na fibra, acomoda-se a fusão dentro da caixa óptica e sai directamente o patchcord feito para ligar na ONT / Fibergateway.

  3. António Mendes says:

    Eu tenho este router há 1 semana. Até ao momento tudo ok, menos tralha e cabos na parede… Bem, o que ainda não percebi é o porquê de vir com duas ssid 2.4ghz e 5ghz. Como os equipamentos que possuo nenhum suporta mais 100mbs largura de banda apenas estou a usar a 2.4. Devo usar esta rede ou a de 5??

    • Técnico Meo says:

      Os cabos fazem falta. As duas frequências criam diversidade , compatibilidade e largura de banda. Podes ter equipamentos ligados em 5 ghz e em 2.4 ghz. 2.4 ghz dá mais propagação de sinal, mas menos largura de banda. 5 ghz dá mais largura de banda, mas menos alcance. Mete nos equipamentos ambas passwords, que são iguais se não as mudaste, que o equipamento terminal vai selecionar automaticamente a melhor sempre quando a intensidade do sinal o permita (5ghz, se os teus equipamentos terminais tiverem 5 ghz)

    • Pedro Pinto says:

      António Mendes
      Se os teus equipamentos suportarem 5Ghz, usa esta rede pois tens uma maior largura de banda (pode chegar aos 1,73 Gbps). No entanto tens um menor raio de cobertura.

      Dá uma vista de olhos neste artigo:
      https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/melhor-canal-wireless-5ghz-router/

      • António Fagundes says:

        Para mim o pior nem é isso, é a reflexão das ondas 5 Ghz que é muitíssimo superior, para quem vive em casas com bom isolamento isso é um problema.

  4. Antonio Ferreira says:

    Instalaram-me ontem. Parece expandir melhor a net por casa. Vamos ver.

  5. David Cordeiro says:

    VPN seria optimo!!

    • Alfredo Costa says:

      Duvido que alguma vez facilitem isso, imagina criar uma VPN entre 2 clientes MEO 1 deles com canais premium e assim pedir uma 2ª box para fazer-se um 2 pelo preço de 1 em Sport TVs e afins ^^

  6. Jorge Salvador says:

    Não dá para alterar os nomes dos dispositivos que estão na nossa rede Wi-Fi.

    • Luís Miguel Sequeira says:

      É verdade, e é mais chato do que parece… até porque depois se ficam com montes de dispositivos com nomes em branco que só se descobre o que são pelo MAC address… que pode não estar à mão para consultar!

  7. Jorge Salvador says:

    A nível de alcance do Wi-Fi, não noto diferença para o anterior que tinha (Technicolor TG789vac v2)

    • Técnico Meo says:

      Tem um pouco mais, a nível de antenas (mais) e posicionamento das mesmas foi melhor concebido. Trabalha melhor em pé, devido á polarização de onda, uma vez que a maior parte dos dispositivos usados por nós e respectivas antenas estão praticamente sempre em polarização vertical.

  8. TiagoDM says:

    Alguém sabe se suporta VPNs com IPSec Site-to-site?

  9. António Lérias says:

    Nem DNS deixa alterar. Não deixa desactivar o MEO-wifi (temos de dar borlas). Este router é para ter a configuração deles e não a nossa.

  10. Netmam says:

    Deixa-te de letras o meio WiFi ocupa uma largura de banda que não afeta a tua que tens contratada, também usufruía de fora da tua casa inseres o teu user da área cliente e podes navegar no WiFi em muitos sítios.

  11. Jorge Santos says:

    Como fazer para que a meo me troque o router existente por um destes?

  12. João Paiva says:

    Também gostava de trocar…

  13. Gustavo says:

    Problemas mais salientes deste modelo:

    – Não é possivel de forma nenhuma desactivar, mesmo temporariamente, o Wifi.
    – Se se optar por desligar o mesmo perder-se-á a possibilidade de ter TV por RF, alem de quem tiver uma rede interna com RJ45 não a terá mais.
    – Em caso de avaria do router (que até pode ser só de alimentação) terá a anomalia reproduzida na ONT incluida.
    – Como já foi dito: a falta do modo bridge.

  14. nop90 says:

    6ª coisa que se pode fazer com o router:

    – Usar noutra operadora melhor com velocidades decentes e bom suporte

  15. Luís Almeida says:

    Tenho o router a cerca de uma semana, tudo funciona bem mas bloqueia-me algumas aplicações do telemóvel. Se verificar a velocidade está boa (50mb download) mas demora muito tempo a abrir (pesquisas google ou videos no youtube) e outras (intagram, etc..) nem consigo abrir. Quando utilizo o 4G ou outras redes as aplicações funcionam perfeitamente.
    Acontece a mais alguém? Como resolveram?

    • Luís Miguel Sequeira says:

      A mim isso acontece sempre que os DNS servers da MEO estão a responder demasiado lentamente. No Technicolor isso não acontecia, pois tinha os endereços dos DNS públicos da Google a replicar por casa via DHCP (8.8.8.8 e 8.8.4.4). Agora já não dá, tenho de configurar máquina a máquina…

      Mas é fixe porque como o DNS da MEO lento afecta toda a gente, quando se usa o DNS da Google, somos os «únicos» a ter resposta rápida e aproveitamos a banda na totalidade

  16. Alfredo Costa says:

    O que o Router da MEO não faz:

    – mudar o nome do user de admin (viva potenciais ataques por brute force)
    – actualizar a lista de hosts visíveis, uma vez que só mostra leases de DHCP que por vezes nem os actualiza como deve ser

    Outra feature bonita: o DHCP é chato e por vezes força-se em hosts com IPs fixos

  17. noosphere says:

    Pessoal… Acabaram de me instalar isto…
    nao dá para mudar a gama de IP´s para 192.168.2.XXX????

  18. Jeka Bandito says:

    Tenho uma duvida. Sou cliente da MEO, como é que posso solicitar a instalação deste router ? Ligando para eles? Muito obrigado!

  19. Bruno Neves says:

    Eu tenho a minha box ligada a um segundo router, que esta a uns 20m do da meo. So que o router so permitia velocidades ate 100mbs (tenho net de 200mb)
    Entao comprei um novo, com norma AC e que aguenta at 1000mbs, mas agora ao ligar o cabo do novo router a box ela so consegue dar cada canal 10s e depois vai abaixo?
    Este metodo vai resolver este problema? ou algum conhece uma possivel solução?

  20. Luis says:

    Tenho um router desses instalado mas ao conectar qualquer dispositivo fica sem sinal o que poderá ser?

  21. Chedafome says:

    Resumindo, e corrijam-me se estou enganado, mas a única coisa que este router tem de bom é a velocidade porque em funcionalidades é um coitadinho, não?!

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Depende das funcionalidades que queres ou precisas… para 99,9% dos utilizadores, tem tudo o que precisas e muito mais (quem é que necessita, em casa, ter autenticação WiFi por RADIUS — já nem falando do nº de pessoas em Portugal que SABE o que é que é o RADIUS…).

      Não é só a velocidade que faz diferença — mesmo com o Wi-Fi a 2.4 GHz o acesso é muito melhor, o sinal chega mais longe, etc.

      • Chedafome says:

        Pois… nem sei do que me falas dessa tal autenticação por RADIUS mas sinceramente nesse aspecto faço parte da percentagem de que não quer saber porque não precisa, por isso nem me dou ao trabalho de ir ver ao Google.

        Eu referia-me mesmo a coisas pequenas e básicas tipo mudar o nome dos aparelhos na rede para não andar sempre a confirmar os mac adress, não estar apenas limitado entre um serviço “fraquinho” ou o pago da DynDNS, e um “chatinho” da no-ip. O da TZO só lá esta a fazer volume porque já nem existe, foi comprado pela Dyn há algum tempo.

        Referia-me a esse tipo de coisas muito uteis que podemos fazer em routers mais fraquinhos…

        Por isso para mim, ate que me provem o contrario, o que era muito bom, ou alterem umas coisitas num firmware, tudo se resume a um router rápido mas que carece de muita funcionalidade.

        (Não leves a mal, mas nem toda a gente precisa que a mulher tenha sinal “DO OUTRO LADO DA AVENIDA” como dizes ali no comentário de baixo)

        Mas lá esta, devo fazer parte de uma minoria muito exigente que nem sabe o que é autenticação WiFi por RADIUS porque se não podia vir a precisar, ou nem por isso.

  22. Miguel says:

    Eu gostava de ter mas a meo, já instalou a linha de fibra há 1 mês e não há previsão de ativação do serviço fibra na rua. Devem estar à espera de acabar o período de fidelização para mudar pra Vodafone

  23. cmg says:

    Desde que instalaram este router é “erro acesso sapo” que nunca mais acaba. Não está resolvido.

  24. Antonio cupertino says:

    No meu caso só tenho ligação na rede guest,em 5ghz ,quanto á cobertura o powerouter da nos tinha mais cobertura nada satisfeito,com este router

  25. Luís Miguel Sequeira says:

    Vou contar uma coisa engraçada que me aconteceu. Este ano mudei de casa várias vezes (e ainda vou mudar mais uma!). Quando fiz a 1ª mudança, instalaram-me este router, e devolvi o Technicolor. Aquando da 2ª mudança, trouxe o FiberGateway comigo (por recomendação da MEO), e preparei o local onde ia ficar, a um canto do escritório (é a divisão da casa onde passamos mais tempo e onde se concentra o nosso «parque informático»). Quando o técnico da MEO veio fazer mais uma instalação de fibra (este apartamento já tinha fibra pré-instalada… para três operadores… mas mesmo assim passaram mais uma fibra! 🙂 ) e viu onde ia ficar o router, franziu o sobrolho, e resmungou entre dentes «ah, pois, no sítio pior possível para ter acesso em toda a casa…» — comentário que não me foi dirigido directamente, mas que não deixei de estranhar, visto no apartamento anterior ter tido acesso de qualidade em toda a casa (medido com o SpeedTest da Ookla!).

    Bom, não só o acesso é formidável em todo o apartamento (afinal de contas, é um apartamento humilde num 3º andar, não é um duplex penthouse de 800m2…), como achei piada ter acesso com um sinal razoável no passeio DO OUTRO LADO DA AVENIDA onde moro!! E até apanho em 5 GHz… em 2.4 GHz até posso ir ao mini-mercado do outro lado da avenida e conseguir navegar com facilidade! Ok, talvez não seja a 100 MBps, mas que funciona, funciona!

    Tanto é assim que ainda outro dia me diverti… mandei uma mensagem à minha mulher, depois dela me ter dito que já vinha a caminho de casa. Ela tem um plano de dados fraquinho e de qualquer das maneiras não é fã de estar online «todo o tempo», por isso só tem o Wi-Fi activo, mas nunca liga a conexão de dados. Isto quer dizer que quando ela não está num sítio com cobertura Wi-Fi, tenho de me lembrar de lhe enviar mensagens por SMS, senão ela não recebe. Desta vez esqueci-me, e o «default» das mensagens enviadas entre iPhones é usar a Internet primeiro, se houver connectividade Wi-Fi, e SMS só como alternativa se não houver. Normalmente há um timeout, talvez de um minuto, até o iPhone perceber que não consegue entregar a mensagem via Internet, e automaticamente muda para SMS. Mas desta vez isto não aconteceu — recebi a indicação que ela tinha recebido a mensagem via Wi-Fi! Uns minutos mais tarde, ela entra no apartamento; o iPhone dela tinha apanhado a rede já na esquina da rua…

    Conclusão: até (alguns) técnicos da MEO subestimam a força do sinal do FiberGateway e a qualidade que este tem!

    Claro que o equipamento tem algumas desvantagens, mas não há routers perfeitos, todos têm as suas vantagens e desvantagens. Pelo menos neste (ao contrário do Technicolor…) a actualização do DynDNS funciona lindamente…

  26. Carlos says:

    Boas, entrei na app do router e desliguei as redes Wi-Fi agora não consigo entrar para voltar a ligá-las. O que devo fazer?

  27. Paulo says:

    O que não deixa fazer:

    Alterar DNSs
    Desativar DHCP (Deixa, mas depois funciona mal)
    Desativar DHCP IPV6
    Alterar definições IPV6

    E isto é que é importante e não as mariquices de configurar via APP

    • Luís Miguel Sequeira says:

      A cena de não se poder alterar os DNSs cheira-me a um golpe manhoso da MEO. É que se eles baixarem a velocidade de acesso à hora de ponta, o pessoal pode queixar-se à ANACOM; se introduzirem «lag» / aumento do «ping time» /mais «jitter» etc. (tudo se pode fazer artificialmente para piorar o acesso), o pessoal pode queixar-se à ANACOM. Então que fazer? Bom, coloca-se o acesso ao servidor DNS da MEO mais lento a responder. Toda a gente passa a ter dificuldades de acesso ao exterior, consumindo muito menos banda (porque não conseguem resolver nomes suficientemente depressa!), mas se alguém reclamar, pedem para experimentarem o Speedtest ou outra ferramenta do género e na maior parte dos casos — mesmo em hora de ponta! — confirmar-se-á que têm a plena banda de upload e download disponível e que os ping times e o jitter etc. estão todos dentro do normal. Com isso o técnico pode calmamente informar o cliente que está tudo a funcionar (como o próprio pode ver) e que o problema deve estar no computador com que acede à Internet… e não podemos reclamar à ANACOM, porque realmente a velocidade de acesso (o que inclui os ping times e jitter etc.) corresponde ao que foi contratado.

      Mesmo que alguém perceba que o «truque» está no DNS — e basta passar para os DNS públicos da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) por uns momentos e notar a diferença — também não pode reclamar. No contrato da MEO nada é dito em relação ao acesso aos servidores DNS da MEO. Aliás, tanto é assim, que qualquer pessoa é livre de os mudar (nota: se eles bloqueassem o DNS para o exterior, aí sim, poderíamos reclamar à ANACOM!); mas obviamente que a) o Fiber Gateway não deixa fazer isso para o DHCP, logo a maioria das pessoas não saberá o que fazer; e b) os técnicos da MEO claro que irão insistir sempre em manter a configuração recomendada (ou seja, usar os DNS da MEO).

      É manhoso, mas é eficaz; nunca naveguei tão depressa na MEO como desde o momento em que começaram a fazer esses «truques» no DNS…

      Claro que depois o pessoal, ao fim do período de fidelidade, muda para outro operador sem «manhas» no DNS, e no fundo a MEO é que fica a perder…

      • Diana Reguinga says:

        Boa tarde.
        O meu antigo router estava com problemas e teve de ser trocado ontem pelo router que está a descrever. E dá-me sempre jeito alterar o DNS para o da google.
        O que está a dizer é que se mudar para o DNS público da google a internet apresenta maior lentidão?
        Eu fui ver às definições de placa do meu computador e está estabecido o DNS da google tal como tinha deixado para o router antigo e não noto que a velocidade esteja mais lenta.
        Obrigada pela atenção, agradecia se pudesse responder, agora fiquei curiosa

  28. Rui Miguel Cunha Santos says:

    Boa noite, tenho este router e não tenho tido problemas, no entanto, tenho agora um dispositivo que se liga a 5ghz e nao encontra os dispositivos que estão ligadas por lan( tv ) ou outros dispositivos que estão ligados a 2,4 ghz. Já tiveram este problema?

    • Ana Bastos says:

      A Gama das redes 2.4 e 5GHZ internas são diferentes (faz todo o sentido) 192.168.1.XX e a gama das redes Guest 192.168.4.XX, por essa razão pode ser a explicação que o o dispositivo não encontro outros equipamentos.

      O facto de poderem estar ligados em gamas diferentes écomo estarem fisicamente em redes diferentes logo não irão estar visiveis.

      Deve validar que redes internas (os nomes SSID) e ligar se a essas. AS guest deixe para convidados que tenha em casa por ex.

      • Rui Miguel Cunha Santos says:

        Obrigado Ana, mas os dispositivos estão ligados na mesma gama de IP. A diferença é que uns ligam-se a rede 2,4 Ghz e outros a 5 Ghz. Contudo, já reportei a situação à MEO que conseguiu resolver a questão.

      • Rui Miguel Cunha Santos says:

        Obrigado Ana, mas os dispositivos estão ligados na mesma gama de IP. A diferença é que uns ligam-se a rede 2,4 Ghz e outros a 5 Ghz. Contudo, já reportei a situação à MEO que conseguiu resolver a questão.

  29. Nuno Flore says:

    Ola boa noite, Não consigo editar o nome nos host aos quais o router não atribui de raiz! e com tantos equipamentos ligados, dava imenso jeito. Neste router é possivel faze-lo?

    • Pedro Pinto says:

      Não percebi bem o que precisas 🙂 Podes explicar melhor?

      • Nuno Flore says:

        Boa tarde Pedro, no meu router fiber gatway da meo, tenho vários equipamentos registados “Host” e alguns não tem nome, apenas o numero que lhe é atribuído, e alguns nem isso, apenas o numero ip, e gostava de saber, como posso editar o nome dos dispositivos registados no router. desde ja obrigado pela atenção.

      • Jr says:

        Vou mudar de morada para uma moradia com 3 pisos e rede cablada. Com a mudança vou mudar o router para este fiber gtw. Alguma sugestão de APs para conectar a este router / rede e colocar 2 ou 3 antenas na casa?
        Já agora PoE…

  30. Nuno Flore says:

    Boa tarde Pedro, no meu router fiber gatway da meo, tenho vários equipamentos registados “Host” e alguns não tem nome, apenas o numero que lhe é atribuído, e alguns nem isso, apenas o numero ip, e gostava de saber, como posso editar o nome dos dispositivos registados no router. desde ja obrigado pela atenção.

  31. Nuno says:

    alguem sabe qual o user com permissão admin do router? não me refiro ao user meo que têm permissões de user muito limitadas.

  32. pxK says:

    Penso que hoje em dia já permite modo bridge…mas alguém já descobriu o superuser deste router? Usei o putty para verificar que utilizadores é que lá estavam e só mostra o “meo” que apenas tem permissões de utilizador, portanto tentar adicionar um administrador é impossível… os servidores DNS que eles usam estão ali bem visíveis na página do router; é como se estivessem a esfregar na cara que “está aqui à vista mas não o consegues mudar” lol

  33. Amilcar says:

    Boa noite, liguei um router tplink via wireless, ao router da Meo para servir de repetidor. No entanto ele não entrega um IP válido. Tenho o router da Meo Fibra no .254 E meti o Do link no .5 … faltará alguma configuração do lado do router da Meo? Sabendo que não me estou a ligar por cabo.

  34. Sam says:

    Boas a todos!

    É possível configurar uma entrada de static arp?

    Obrigado!

  35. Carlos Sobreira says:

    Gostaria que me ajudassem
    Bloquei dois dispositivos android na minha aplicação Meo Smart Wifi.

    Agora quero desbloquear e aplicação não deixa.

    como posso resolver esta situação?

    Obrigado

    Carlos

  36. paulo says:

    boas
    como encontar o numero do pin wps no router fiber gateway da MEO
    sao 8 digitos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.